Futebol
Tomás da Cunha questiona rendimento de titular dos leões no Sporting - Vitória SC: "Muitas perdas"
07 Jan 2026 | 09:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Set 2024 | 07:10 |
Hidemasa Morita lamentou a carga de jogos a que os futebolistas convocados para a seleção nacional estão sujeitos. Concentrado com o Japão, para os compromissos com China e Bahrein, o médio do Sporting garantiu que o elevado número de partidas faz com que, por vezes, não esteja na melhor forma.
“Tenho de pensar primeiro em mim.. Qualquer jogador deseja disputar todos as partidas e eu ficava satisfeito se pudesse ajudar a equipa a vencer todos os jogos”, disse o 'camisola 5' dos leões, em declarações à imprensa do seu país, citadas pelo jornal Record.
“Já sei que nas fases decisivas o meu rendimento pode cair devido a fatores como as viagens e as lesões; também sei, como disse, que tenho de pensar primeiro em mim para estar bem no momento em que as minhas equipas joguem", assegurou, mencionando ainda as "longas deslocações" e as "alterações climatéricas".
“Sei que há um limite para aquilo que posso alcançar, quero explorar esse limite e fazer ainda mais. Não podemos pensar que não é possível, até porque eu quero alcançar vitórias a todo o custo... Não vou mudar a minha forma de jogador, quero manter a minha agressividade, mas pretendo entender como posso melhorar", terminou o craque verde e branco.
Esta temporada, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - soma cinco partidas disputadas, nas quais esteve em campo durante 436 minutos. Em 2023/24, fez dois golos e quatro assistências, ao longo de 40 encontros, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim.
Leões foram eliminados da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, indo para dois jogos consecutivos sem vencer na temporada
07 Jan 2026 | 10:20 |
Ousmane Diomande, central do Sporting, continuará a desfalcar os leões. O pilar defensivo da equipa leonina esteve presente na vitória da Costa do Marfim, na última terça-feira, por 3-0 frente ao Burkina Faso, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN).
A permanência de Diomande na competição tem sido uma dor de cabeça para Rui Borges. Além da ausência do central africano, um dos seus titulares habituais, juntam-se as ausências de Zeno Debast e, agora, de Eduardo Quaresma, ambos por lesão, obrigando o treinador a adaptar Matheus Reis no eixo da defesa para fazer dupla com Gonçalo Inácio.
O jogo ficou resolvido ainda na primeira parte, com Amad Diallo a inaugurar o marcador aos 20 minutos e Yan Diomande a ampliar a vantagem aos 32’, antes de Bazoumana Touré fechar o resultado aos 87'. A performance sólida da equipa reforça a ambição da Costa do Marfim em conquistar um bicampeonato africano consecutivo.
Os “elefantes” surgem como uma das seleções favoritas a vencer a competição. Não só pelo historial e pela qualidade do plantel, mas pelos resultados na competição. A Costa do Marfim terminou em primeiro no Grupo F, com sete pontos, os mesmos de Camarões, e à frente de Moçambique, de Geny Catamo, já eliminado da competição, e do Gabão.
A Costa do Marfim terá agora um encontro de alta dificuldade frente ao Egito, a contar para os quartos de final, no próximo dia 10, com os dois gigantes do continente africano a lutarem por um lugar nas meias-finais e pela manutenção do sonho de sagrar-se campeã.
Há novidades sobre a novela entre o antigo treinador dos leões e o emblema inglês, sendo conhecidos mais motivos para o 'divórcio' entre as partes
07 Jan 2026 | 10:09 |
O jornal britânico Daily Mail revelou novos detalhes sobre o desgaste progressivo da relação entre Ruben Amorim e a direção do Manchester United, um processo que culminou na rescisão contratual oficializada na passada segunda-feira, após o empate (1-1) frente ao Leicester City, em Elland Road. Curiosamente, há muito Sporting à mistura.
De acordo com a publicação, a estratégia definida pelos red devils para o mercado de transferências esteve no centro das tensões entre as partes. Desta vez, são identificados quatro nomes bem conhecidos do universo leonino que o treinador português terá sugerido, sem sucesso, para reforçar o plantel de Old Trafford: Ousmane Diomande, Salvador Blopa, Morten Hjulmand e Geovany Quenda.
Ruben Amorim conhecia bem o quarteto da sua passagem pelo Sporting e acreditava que estes poderiam encaixar na sua ideia de jogo e ajudar a acelerar o processo de reconstrução do clube inglês. Contudo, sentiu que a sua visão para o futuro do Manchester United não estava a ser partilhada pela hierarquia, o que acabou por aprofundar o fosso entre treinador e administração.
O cenário agravou-se ainda mais com a situação de Geovany Quenda. A jovem promessa do Sporting está a caminho de Inglaterra no final da temporada 2025/26, mas para reforçar o Chelsea, num negócio avaliado em cerca de 50,7 milhões de euros, podendo chegar aos 53 milhões mediante objetivos. Segundo a mesma fonte, o extremo chegou a ser vetado pela direção do United por apresentar um perfil considerado demasiado semelhante ao de Amad Diallo, atualmente ao serviço da Costa do Marfim na CAN.
Já os restantes alvos provenientes de Alvalade acabaram igualmente por não avançar, por diferentes razões, contribuindo para o crescente descontentamento de Ruben Amorim no Manchester United, mas não foram os únicos. O técnico luso também terá recomendado a contratação de Nuno Mendes (PSG), Emiliano Martínez e Ollie Watkins (ambos do Aston Villa). No entanto, a estrutura diretiva optou por outras soluções, apostando em Patrik Dorgu (Lecce), Senne Lammens (Antuérpia) e Benjamin Sesko (Leipzig), escolhas que acabaram por evidenciar a rutura definitiva entre treinador e clube.
Estrutura do Clube de Alvalade terá tido avanços significativos no decorrer das últimas horas pela contratação do jogador senegalês
07 Jan 2026 | 09:49 |
Sporting e Granada estão a um passo de fechar o acordo para a transferência de Souleymane Faye para Alvalade. Depois de negociações intensas nas últimas horas, os responsáveis dos dois clubes conseguiram aparar arestas e aproximar posições, sobretudo no capítulo financeiro, que era o principal entrave ao negócio.
Os leões partiram de uma proposta inicial de 5,5 milhões de euros, valor bastante abaixo dos 10 milhões exigidos, sem objetivos, pelo emblema andaluz. Pelo meio, caiu por terra a tentativa do Granada de baixar o preço mediante a permanência do jogador por empréstimo até ao final da época, cenário rejeitado de imediato pela SAD leonina.
Encontrado o ponto de equilíbrio, o jornal Record avança que o Sporting apresentou uma nova oferta: 5 milhões de euros fixos, acrescidos de 2 milhões em variáveis de fácil concretização, além da cedência de uma percentagem de uma futura mais-valia ao clube espanhol. Um pacote que deixou o entendimento muito próximo de ser selado.
Sinal claro disso foi dado na noite da última terça-feira. Na receção ao Rayo Vallecano, para a Taça do Rei (derrota por 3-1), Souleymane Faye não saiu do banco de suplentes, mesmo com a equipa em desvantagem. Uma ausência interpretada como medida de proteção, enquanto se aguarda a confirmação de que o extremo está, de facto, prestes a tornar-se jogador do Sporting.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Tomás da Cunha questiona rendimento de titular dos leões no Sporting - Vitória SC: "Muitas perdas"
07 Jan 2026 | 09:29
Ex dirigente aponta dedo a Rui Borges: "Não é treinador para o Sporting"
07 Jan 2026 | 09:19
Há novidades sobre Eduardo Quaresma e tempo previsto de ausência assusta Sporting
07 Jan 2026 | 08:48