"TERÁ MAIS DIFICULDADES": OUSMANE DIOMANDE VAI JOGAR CONDICIONADO DURANTE UM MÊS; CENTRAL DO SPORTING TEM REGRAS ESPECIAIS
Jovem craque dos leões inicia período meticuloso no qual terá de cumprir à risca vários 'mandamentos'
Redação Leonino
Texto
10 de Março 2024, 15:59
Francisco Trincão, Sporting, Atalanta, Ousmane Diomande

Ousmane Diomande começa este domingo, 10 de março, o Ramadão. Até ao próximo dia 8 de abril, o central do Sporting irá jogar sob regras especiais, visto que a sua religião, durante este período, não lhe permite ingerir qualquer tipo de alimento ou líquidos desde o nascer até ao pôr do sol. João Silva, preparador físico, garante que o ‘camisola 26’ de Rúben Amorim terá algumas condicionantes.

“Como não podem comer, têm mais dificuldades quando fazem esforço de alta intensidade. Um atleta quando está em jejum tem dificuldade em manter a alta intensidade. Da minha experiência, os jogadores mais experientes são os que conseguem ter um rendimento maior durante o Ramadão. Já estão habituados a dosear o esforço, enquanto os menos experientes são mais impetuosos, tentam dar tudo, e depois acaba a ‘gasolina’”, explica, ao Record.

Agora está frio e isso ajuda ao jejum. Quando se está em jejum com 35 graus, como às vezes acontece na Arábia Saudita, sentimos que a equipa perde muito rendimento devido às condições climatéricas e porque o jogador não tem combustível energético para aguentar o padrão normal de jogo”, refere.

“Depois do pôr-do-sol obviamente que comem. Têm de ter um nutricionista para conseguir fazer uma condição energética ao longo do seu período em que pode comer. A última refeição que fazem é depois da reza das 5h. Normalmente as equipas treinam por volta das 10h. Quando treinam ainda estão confortáveis. Seria mais difícil se os treinos fossem à tarde”, termina.

Esta temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – tem sido peça muito importante para Rúben Amorim no Sporting, levando 26 encontros (2.160 minutos) realizados, nos quais apontou dois golos (Moreirense e Sturm Graz) e fez uma assistência (Braga).

  Comentários