Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“TÍNHAMOS UMA ‘SUPER’ EQUIPA”

Hugo Canela, ex-treinador da equipa de andebol do Sporting CP, recordou a conquista da Taça Challenge, num exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A conquista da segunda Taça Challenge do Sporting CP faz hoje, dia 27 de maio, precisamente três (LER AQUI) e o Leonino fez questão de relembrar este feito com um dos grandes protagonistas da conquista, Hugo Canela, antigo treinador da equipa de andebol verde e branca, que esteve ao serviço leonino entre 2016 e 2019, como míster principal.


Por curiosidade, esta conquista foi mesmo a primeira alegria que Hugo Canela deu aos leões, algo que nunca irá esquecer: “Foi o primeiro título que ganhei enquanto treinador e foi logo um título internacional. Foi espetacular, acho que isso diz tudo. Primeiro título que se ganha e ser logo internacional, podendo aumentar o número de conquistas europeias para o Sporting CP foi fantástico”, começou por dizer, em exclusivo, ao Leonino.


O caminho até à vitória


Além da conquista histórica, os leões escreveram as suas páginas na Europa ainda de outra forma, vencendo todos os jogos até à final. Hugo Canela lembrou-nos a receita para esse sucesso.

“A Taça Challenge é uma competição que tem umas caraterísticas muito especiais, tínhamos uma ‘super’ equipa e as equipas que fomos apanhando foram sempre acessíveis. Fomos sempre superiores aos nossos adversários e tivemos alguma sorte também no sorteio. O facto de termos sido 100% vitoriosos tem a ver com a qualidade que a equipa tinha, eramos bastante superiores”.


Na primeira-mão, jogada em Lisboa, os leões já levavam uma vantagem de nove bolas e iam confiantes até à Roménia, ainda que com algumas reservas.

“Ficámos mais convictos quando mudaram o local onde ia ser o jogo, porque a equipa que defrontámos não jogou no seu sítio normal, porque tinha havido confusão no jogo anterior, na meia-final. Assim, sabíamos que íamos jogar num pavilhão que teria mais pessoas, mas não era a casa deles e que iriamos com uma vantagem muito confortável, além de sabermos que tínhamos mais qualidade. Fomos muito confiantes, sempre com alguma dúvida, porque íamos jogar fora e devido ao que tinha acontecido na meia-final, sempre um pouco hesitantes, mas acho que estávamos muito confiantes de que íamos ganhar, porque a vantagem era muito boa e a nossa qualidade também”, relembrou.

Também o último treino, já em solo romeno, correu como o esperado: com muito foco e muita concentração, como nos conta o antigo míster e atleta leonino.

“Tenho ideia de que as pessoas estavam muito descontraídas, com os atletas muito concentrados e focados nas suas tarefas e naquilo que tínhamos para fazer. Foi um daqueles treinos em que os jogadores não se zangam, porque estavam todos altamente focados para um objetivo que era comum a todos e que todos tinham muita vontade de conquistar”, recordou.

Com a Challenge já mão

A insegurança foi pouca. A vencer já por alguns pontos, a equipa começou a descontrair e a aperceber-se da conquista. Para o treinador, as coisas correram da mesma forma, mas veio logo à sua cabeça o que ainda faltava: o campeonato nacional.

“Houve uma altura em que já tínhamos alguma vantagem e já estávamos mais descontraídos, mas olhei para o marcador e pensei: ‘Bem, vou ganhar este título’, mas no segundo minuto logo: ‘Agora tenho de vencer o campeonato’. Foi um momento para desfrutar das coisas, mas isto tem que ver com a forma como sou e só aproveitei cerca de um minuto. O Luís Cruz veio abraçar-me, depois os jogadores e já estávamos em ambiente de festa, mas só pensava em recuperar aquela malta porque agora tínhamos de ser campeões nacionais. Foi um minuto muito bom”, lembrou.

Alvalade em festa

Para terminar em beleza, atletas, equipa técnica e staff, chegaram a Alvalade na noite seguinte, pelas 22h00, onde foram recebidos com grande euforia por alguns Sportinguistas. Para Hugo Canela, esse foi o momento alto de todas as suas conquistas de leão ao peito.

“Essa é a parte muito boa das nossas conquistas. Na primeira pessoa, vermos a alegria que damos a milhares de pessoas, que são os adeptos e Sócios do Sporting CP. Gosto muito disso, que é a possibilidade de dar alegrias às outras pessoas é algo com que me identifico bastante. Sobretudo gostando do Clube onde trabalhava e sendo sempre bem tratado pelas pessoas e pelos Sócios”, explicou, antes de terminar esta conversa com aquilo com que mais se identificava no Clube.

“Lembro-me, enquanto treinador, de ter sempre o Pavilhão muito bem composto, com recordes de bilheteiras, acho que as pessoas se identificavam com aquela coisa do atleta que foi do Sporting CP e que agora era treinador e que tinha uma postura diferente. Saber que consegui dar uma alegria a essas pessoas que me acarinhavam foi uma alegria imensa e, lá está, a chegada é sentirmos esse abraço e calor que sabemos que causamos e que é fabuloso”, concluiu.


Modalidades

CRAQUE NÓRDICO DO SPORTING JÁ SÓ PENSA EM BRILHAR NA LIGA DOS CAMPEÕES: "VAI SER DIVERTIDO"

Jogador verde e branco diz estar expectante para os encontros da fase de grupos da prova internacional

André Kristensen, guarda-redes do Sporting, ansioso pelo Liga dos Campeões
André Kristensen, guarda-redes do Sporting, ansioso pelo Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

Os leões do andebol arrancaram esta terça-feira, dia 16 de julho, a nova temporada 2024/2025 com a realização dos exames médicos. Depois de uma época de sonho em 2023/24, André Kristensen, guarda-redes norueguês, falou aos meios de comunicação do Clube de Alvalade e diz estar ansioso para os encontros da fase de grupos da Liga dos Campeões.


“Primeiro que tudo, o entusiasmo, esse é o sentimento de entrarmos numa nova temporada, que será uma muito importante, com muitos jogos duros, mas também jogos empolgantes. Será muito divertido participar na Liga dos Campeões e teremos também títulos para defender em Portugal, por isso teremos pela frente uma grande época e estamos ansiosos por isso”, começou por referir.


“Vamos treinar para os jogos e para competirmos com os melhores, por isso esta época teremos a possibilidade de nos pormos à prova, com muitos jogos duros e testes para tentarmos grande feitos. Liga dos Campeões? Significa muito, pois treinamos todos os dias para tentarmos ser cada vez melhores e para nos testarmos perante equipas de nível top na Europa e para vermos como nos comportamentos, por isso estamos ansiosos, porque cada equipa da Liga dos Campeões é realmente competitiva, com grandes jogadores e excelentes plantéis. Vamos disfrutar de cada segundo desses jogos, porque é uma grande oportunidade e uma hora representar o Sporting na Liga dos Campeões. Vai ser divertido”, acrescentou.


“Precisamos de criar uma boa relação, porque queremos o melhor para cada um e para termos as melhores prestações temos de nos apoiar uns aos outros. Estou ansioso por os conhecer e por ter uma boa relação com eles. Não falei com eles antes, mas estou entusiasmado por lhes dar as boas-vindas e por estabelecer uma parceria com os dois”, perspectivou o guardião dos leões.

“Primeiro, obrigado pelo apoio na temporada passada, ficámos muito satisfeitos e esperamos vê-los no Pavilhão João Rocha e noutros lugares. Ficamos muito gratos pelo apoio e esperamos fazê-los também felizes na nova temporada. Somos essencialmente uma equipa jovem, com grande potencial e por isso que sejamos capazes de dar mais passos na direção certa. Vai ser ótimo”, concluiu.



Modalidades

CAPITÃO DO SPORTING LANÇA APELO AOS ADEPTOS: "SÓ QUERO PEDIR QUE MANTENHAM O APOIO DA ÉPOCA PASSADA"

Jogador da equipa verde e branca lança o mote para a nova temporada desportiva

Salvador Salvador dá o mote para a nova época do Sporting
Salvador Salvador dá o mote para a nova época do Sporting

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting arrancou a temporada 2024/2025 com a realização dos exames médicos. Depois de uma época de sonho em 2023/24, Salvador Salvador, capitão da equipa verde e branca, diz estar muito feliz pelo regresso aos trabalhos e deixou um apelo aos adeptos para que continuem a apoiar a equipa, tal como na temporada passada.


“Passou um mês, mas fomos mantendo o contacto todos uns com os outros, falando praticamente diariamente. Eu próprio estive de férias com alguns, porque esta é a nossa família. Nós passamos mais tempo com esta ‘malta’ do que com as nossas próprias famílias e esse foi um dos segredos daquilo que foi a nossa época passada e esta época vai manter-se assim. Damo-nos todos muito bem e, por isso, sim, as saudades apertavam, mas já deu para rever todos”, disse aos aos meios de comunicação do Clube.


“A equipa já estava preparada para entrar no palco da Liga dos Campeões, a maior competição de clubes e vai ser um desafio, mas estamos preparados. Já andamos há três, quatro anos a jogar a Liga Europeia, onde há sempre equipas que andam entre a Liga Europeia e a Champions. Estamos preparados para o desafio e manter o espírito da época passada vai ser fácil, porque a equipa mantem-se com a mesma ambição, com a mesma entrega e queremos muito repetir todo o sucesso que tivemos na época passada”, apontou.


“As saudades que temos entre todos, também as temos pelos nossos adeptos. Somos uma equipa que sente muito o jogo, que gosta sempre de puxar pelos adeptos, de sentir os adeptos nos pavilhões, seja onde for, porque na época passada foi assim, tivemos muito apoio em todos os pavilhões onde fomos".

"A única coisa que quero pedir aos adeptos é que, pelo menos, mantenham o apoio que deram na época passada. Tivemos jogos espetaculares e tenho a certeza de que vão ser ainda melhores este ano, porque vamos jogar a Champions. Mantenham o apoio, porque a equipa vai continuar com a garra que nos define e vamos continuar nós a puxar por eles e eles a puxarem por nós, por isso vai continuar a haver sempre esta união”, concluiu.



Modalidades

"UM DE VÓS": JÁ COM NOVO CLUBE, LATERAL CAMPEÃO PELO SPORTING DESPEDE-SE DOS ADEPTOS

Jogador que venceu título pelos leões já tem destino para a temporada 2024/25

Jogador que venceu título pelo Sporting já tem destino para a temporada 2024/25
Jogador que venceu título pelo Sporting já tem destino para a temporada 2024/25

  |

Icon Comentário0

Edmilson Araújo despediu-se dos adeptos do Sporting. A saída do lateral estava já confirmada desde o passado mês de abril (saiba mais AQUI), com os leões a oficializarem a despedida em junho (saiba mais AQUI). Agora, Pipo deixou uma mensagem emocionada.


"Um Clube que me deu tudo e que continua a dar. Não há palavras que possam explicar os quase 18 anos que vivi nesta casa, que é minha e que sempre será, ou as noites mágicas no João Rocha, com as bancadas cheias. Aos adeptos do Sporting quero agradecer todo o apoio. Um de vós", escreveu, nas redes sociais,


O antigo 'camisola 5' do andebol verde e branco já tem clube e vai rumar a França, para representar o Istres Povence. Esta será a segunda aventura de Pipo no estrangeiro, visto que esteve emprestado pelos leões ao Minaur Baia Mare, da Roménia, em 2020/21.


Em 2023/24, a última temporada pelo Sporting, Edmilson Araújo contabilizou 46 encontros no conjunto orientado por Ricardo Costa, nos quais apontou 30 finalizações certeiras, dado que desempenha na grande maioria do tempo tarefas defensivas. O jogador despediu-se com a conquista do triplete: Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional.

Ao todo, com o leão rampante ao peito, o internacional por Cabo Verde realizou 406 encontros, marcou 605 golos e conquistou onze títulos: uma Taça Challenge (2016/17), três Campeonatos Nacionais (2016/17, 2017/18 e 2023/24), cinco Taças de Portugal (2012/13, 2013/14, 2021/22, 2022/23 e 2023/24) e duas Supertaças (2013 e 2023).


Confira a publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"UM DE VÓS": JÁ COM NOVO CLUBE, LATERAL CAMPEÃO PELO SPORTING DESPEDE-SE DOS ADEPTOS
Modalidades

"UM DE VÓS": JÁ COM NOVO CLUBE, LATERAL CAMPEÃO PELO SPORTING DESPEDE-SE DOS ADEPTOS

 

Icon Comentário0
JÁ CÁ ESTÁ! WILLIAM HOGHIELM CHEGA AO SPORTING E DIZ QUE VEIO PARA "GANHAR TROFÉUS"
Modalidades

JÁ CÁ ESTÁ! WILLIAM HOGHIELM CHEGA AO SPORTING E DIZ QUE VEIO PARA "GANHAR TROFÉUS"

 

Icon Comentário0
OFICIAL! SPORTING CONTRATA SUECO PARA O ATAQUE; LEÕES RUMO AO BICAMPEONATO
Modalidades

OFICIAL! SPORTING CONTRATA SUECO PARA O ATAQUE; LEÕES RUMO AO BICAMPEONATO

 

Icon Comentário0