Futebol
Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez
23 Mar 2026 | 13:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Dez 2024 | 15:32 |
O Sporting perdeu, diante do Santa Clara, por 1-0, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Tomás da Cunha visou Marcus Edwards, Geovany Quenda e Matheus Reis, tendo ainda mencionado algumas dificuldades da parte de Geny Catamo e de Daniel Bragança.
"Edwards recebeu várias vezes, mas deu sempre demasiados toques na bola. Além do desconforto de Catamo à esquerda, Quenda perdeu frequentemente os duelos em 1x1. Os movimentos surpresa de Bragança vão faltando. Matheus Reis comprometeu", escreveu, nas suas redes sociais.
Marcus Edwards foi ainda um dos jogadores que mais críticas recebeu dos adeptos. Por várias ocasiões, as bancadas do Estádio José Alvalade assobiaram o 'camisola 10' pela falta de empenho em lances defensivos ou pouca associação com os companheiros.
Com a derrota – a terceira em 21 encontros na presente temporada –, os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos, mas podem ver os rivais reduzir distâncias. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 28 pontos, mas menos um jogo. O Porto fecha o pódio com 27 e duas partidas por disputar.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Moreirense, em jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por César Peixoto jogar-se-á às 20h15, em Moreira de Cónegos.
Confira a publicação:
Próxima edição da maior prova de clubes da Europa começa a ganhar forma e os leões estão no centro de uma equação que pode mexer com o futebol português
23 Mar 2026 | 18:16 |
A UEFA Champions League de 2026/27 começa a ganhar contornos e o Sporting surge no centro de vários cenários que podem influenciar a presença portuguesa na prova. Com a época ainda em curso, as contas permanecem em aberto e dependem tanto dos resultados internos como das campanhas europeias.
Portugal tem, para já, pelo menos um lugar garantido na fase principal, reservado ao campeão nacional que, se tudo acabasse neste momento, seria o Porto. No entanto, o número total de representantes ainda pode aumentar, dependendo do desempenho coletivo dos clubes nas competições europeias desta temporada.
No caso específico do Sporting, existem diferentes caminhos possíveis para garantir presença direta na fase de liga. O mais direto passa pela conquista do tricampeonato, que assegura automaticamente o acesso sem necessidade de pré-eliminatórias. Outra possibilidade surge através das vagas adicionais atribuídas pela UEFA às federações com melhor desempenho europeu, cenário que continua em aberto e que mantém o clube atento às contas do ranking. Os leões estão no 14.º posto, com o resultado dos 90.000 pontos arrecadados ao longo dos cinco últimos anos.
Há ainda uma hipótese mais ambiciosa: a conquista da própria Liga dos Campeões. Um feito dessa dimensão garantiria automaticamente a presença na edição seguinte, reforçaria o posicionamento do futebol português e seria o momento mais alto da história do Clube de Alvalade.
Recorde-se que, nos quartos de final da prova milionária desta época, o Sporting irá defrontar o Arsenal. A partida da primeira mão será disputada em casa dos leões, a 7 de abril, com a segunda mão em Londres (15) - num reencontro esperado por muitos entre leões e Viktor Gyokeres.
'Camisola 11' dos verdes e brancos saiu em dificuldades ao decorrer do minuto 26 frente ao Alverca, sendo substituído por Georgios Vagiannidis
23 Mar 2026 | 17:10 |
Nuno Santos já conhece o tempo estimado de paragem após a lesão muscular na face posterior da coxa esquerda sofrida na primeira parte do Alverca - Sporting, encontro que marcou a sua primeira titularidade 512 dias depois da grave lesão no joelho direito que o levou à cirurgia: 15 a 20 dias.
O problema não é considerado grave, mas deverá afastar o ala por entre duas a três semanas. Na prática, o jogador de 31 anos falha pelo menos a receção ao Santa Clara, relativa à 28.ª jornada da Liga, e está em dúvida para os dois jogos frente ao Arsenal, a 7 de abril, em Alvalade, e a 14, no Emirates. A presença na primeira mão está descartada, mantendo-se ainda a possibilidade de recuperação a tempo da segunda.
Recorde-se que Nuno Santos saiu em lágrimas após a lesão, sendo confortado pelos colegas antes de se sentar no banco. Na segunda parte, já apresentou um semblante mais tranquilo e, no final, recebeu um cântico especial dos adeptos sportinguistas.
Vale lembrar que, na conferência de imprensa após a partida, Rui Borges também comentou a situação: "É muscular, não tem nada a ver com joelhos, graças a Deus. É natural. Um jogador que esteve 15 meses parado corre estes riscos, infelizmente. Quando volta, o corpo vai chiar em alguns sítios, como eu digo lá cima. Sei que é lesão, vai ser avaliado nos próximos dias, de certeza".
Nuno Santos – avaliado em 5 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 202 encontros, 34 golos, 43 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Ponta de lança internacional colombiano foi admoestado por João Pinheiro depois de ter dito que não tinha sofrido grande penalidade
23 Mar 2026 | 15:43 |
Ao contrário de Pedro Henriques, Iturralde González aprova a decisão de João Pinheiro de ter mostrado um cartão amarelo a Luis Suárez após simulação, onde o próprio avançado do Sporting confessou que não era grande penalidade e depois da revisão no VAR.
Iturralde González: "Parece-me muito boa a decisão"
"É uma jogada muito curiosa e explico porquê. Primeiro, é livre indireto e admoestação a Suárez por simular uma falta, parece-me muito boa decisão do árbitro, que é bem auxiliado pelo VAR", pode ler-se, nas suas declarações exclusivas ao jornal Record.
O antigo árbitro internacional explica o porquê do cartão amarelo ser bem mostrado. "Neste tipo de ações, o que o avançado faz é tentar "sacar" um penálti ao deixar a perna no solo, arrastando-a para contactar com o guarda-redes e assim parecer mais penálti. Nesta ação, o avançado o que faz é saltar por cima de André Gomes e atirar-se de seguida. Esta situação é muito rara e é a jogada mais difícil para um árbitro, porque não sabes se o guarda-redes chega primeiro ou se é o avançado que toca primeiro na bola. Mas neste caso, e é o curioso do tema, o avançado salta e depois atira-se. Não veremos muitas mais vezes esta jogada, mas esteve bem o VAR e o árbitro", afirmou.
Iturralde González: "Faltou sensibilidade"
Apesar da sua opinião, outros especialistas não entendem a decisão de João Pinheiro, como é o caso de Jorge Faustino. "Suárez acabou por se desequilibrar sozinho ao desviar-se do guarda-redes (sem simulação: mal no amarelo). Penálti bem revertido", afirma, acrescentando que foi uma "situação onde faltou sensibilidade quando Suárez teve um ato de fairplay".
O Sporting volta a entrar em campo no fim de semana de 4/5 de abril frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a jornada 28 da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Petit, jogar-se-á no Estádio José Alvalade ainda com horário por definir.
Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez
23 Mar 2026 | 13:51
Tomás da Cunha enaltece exibição de titular do Sporting: "Não se via desde..."
23 Mar 2026 | 12:19
Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"
23 Mar 2026 | 11:45