Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Transferência do Sporting cresceu com baliza desenhada numa parede

Infância de pilar no recente sucesso do Clube de Alvalade não foi fácil, mas trabalho árduo conseguiu projetá-lo para os grandes palcos do futebol

A história de Hugo Viana, que troca o Sporting pelo Manchester City
A história de Hugo Viana, que troca o Sporting pelo Manchester City

  |

Icon Comentário0

Hugo Viana passou de diretor desportivo com sucesso no Sporting, para uma figura celebrada por adeptos ingleses, quando foi anunciado que no fim da época deixará Lisboa para ir exercer o mesmo cargo no Manchester City de Pep Guardiola. O jornal ‘Record’ foi às origens do antigo jogador para contar a sua história.


Tudo começou no bairro de Santa Marta, em Arcozelo, Barcelos, onde nasceu e cresceu. Despontou para o futebol através de uma baliza desenhada numa parede onde, ao lado de muitos outros com o mesmo sonho, testavam as suas capacidades com uma bola de futebol. Rapidamente se juntou às fileiras do Gil Vicente, onde esteve até dar o salto para palcos maiores.


"Andava sempre com a bola no pé. Só queria futebol e era uma joia de menino", conta Carlos Ramião, que se cruzou com Viana nos gilistas. "Tinha uma personalidade muito própria. Não falava muito. Era mais calmo, sempre reservado, com um comportamento sempre digno", partilha, desta vez, José Costa, outro elemento da estrutura dos barcelenses.


Quem o conhece aponta que a personalidade reservada se mantém até aos dias de hoje, em que brilha fora do campo: “Vê-se o resultado que o Sporting está a ter, mérito também da visão do Hugo. E agora vai para o Manchester City”, conta José Costa. Marconi, que foi treinador de Viana no Gil Vicente, adiciona: “Ele mesmo com nove anos já mostrava liderança. Mesmo calado dizia muito. E também sabia animar os colegas. Não me surpreende. Ele sempre teve olho”.

Hugo Viana, que seria trazido para o Sporting pelo incontornável Aurélio Pereira, tem sido, como jogador e como dirigente, um orgulho para a sua terra natal. Quem conhece o dirigente afirma que o embate do Sporting contra o seu futuro clube, o Manchester City, não será um problema: “Vai lidar com isso com grande profissionalismo. Merece toda a confiança”, afirma Marconi. 



Futebol

Sporting aceita vender esquerdino por 10 milhões

Futebolista que não entra nas contas de Rui Borges deverá abandonar plantel do Clube de Alvalade na presente janela de transferências

Sporting pede 10 milhões por Edwards
Sporting pede 10 milhões por Edwards

  |

Icon Comentário0

O Sporting está a pedir 10 milhões de euros aos interessados para vender Marcus Edwards. Apesar de a SAD do Clube de Alvalade querer a transferência a título definitivo, o empréstimo é o cenário mais realista e permite poupar valor do vencimento do extremo, que é de cerca de 1 milhões limpos anuais.


O jornal 'A Bola' acrescenta ainda que, caso os leões não consigam vender o jogador nesta janela de mercado, o futebolista vai deixar de ser jogador do emblema verde e branco no verão, já que o mesmo entra no último ano de contrato – termina em junho de 2026 - e os leões querem fazer um encaixe com a sua saída.


O extremo inglês continua sob alçada disciplinar, sendo que a atitude do atleta numa conversa com Rui Borges foi determinante para definir o futuro do atleta. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, clubes da metade inferior da tabela da Premier League e do Championship têm interesse no futebolista.


Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).

Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.



Futebol

Emprestado pelo Sporting marca no Nacional - AVS

Futebolista cedido pelos leões no último mercado de verão estreou-se a marcar na temporada em jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Rodrigo Ribeiro, emprestado pelo Sporting, marca no Nacional - AVS
Rodrigo Ribeiro, emprestado pelo Sporting, marca no Nacional - AVS

  |

Icon Comentário0

O Nacional somou a segunda vitória consecutiva na Liga Portugal Betclic, este domingo, dia 19 de janeiro, impondo-se na 18.ª jornada ao vencer o AVS por 3-1. O golo da turma avense foi marcado por Rodrigo Ribeiro, avançado emprestado pelo Sporting no último verão.


Bruno Costa fez o primeiro, de grande penalidade, aos 20 minutos. Daniel Roux cometeu penalti sobre Daniel Penha. Depois de ter sido avisado pelo VAR, o árbitro da partida viu a infração e apontou para o castigo máximo, convertido pelo médio ofensivo de 27 anos.


Os insulares chegaram aos 2-0 aos 34 minutos por Dudu Teodora. Ochoa ficou a meio caminho na saída e o avançado brasileiro atirou para o fundo das redes. Os últimos minutos do primeiro tempo seriam frenético. Rodrigo Ribeiro reduziu para o AVS aos 45+3. Após canto de Piazon, o avançado cabeceou de cima para baixo e fez o seu primeiro golo na temporada.


Três minutos depois, 3-1 para o Nacional, novamente na sequência de um canto. José Gomes rematou, Djibril Soumaré desviou para o fundo das redes. O Nacional assumiu o 13.º lugar isolado, com 19 pontos. O AVS segue no 17.º e penúltimo lugar, com 15 pontos.

Já Rodrigo Ribeiro – avaliado em 3 milhões de eurosleva 11 encontros realizados pelo AVS, nos quais disputou um total de 700 minutos, com apenas um golo marcado. No entanto, o atacante internacional sub-20 português ainda não convenceu os responsáveis leoninos de que merece um lugar no plantel do Sporting.



Futebol

Daniel Bragança tem "responsabilidade acrescida" no Sporting

Antigo técnico que treinou médio do emblema verde e branco diz ser um admirador das qualidades do internacional sub-21 por Portugal

Pedro Duarte elogia Daniel Bragança, médio do Sporting
Pedro Duarte elogia Daniel Bragança, médio do Sporting

  |

Icon Comentário0

Pedro Duarte trabalhou com Daniel Bragança - jogador que regressou aos convocados e foi utilizado na partida frente ao Rio Ave (3-0) - durante a passagem do médio no Estoril. O treinador português de 44 anos diz ser um admirador das qualidades do médio do Sporting e diz que o mesmo tem uma "responsabilidade acrescida" em Alvalade por ser um dos capitães da equipa.


"É um jogador muito inteligente e conhece muito bem o jogo... Independentemente do sistema ou da dinâmica, a sua inteligência joga a seu favor", refere o técnico, em declarações ao jornal Record, garantindo que o 'camisola 23' "ainda vai ajudar muito" os leões.


"Estava numa fase de afirmação e este contratempo pode tê-lo feito perder um pouco essa dinâmica. Estava a jogar a espaços, numa competição direta com Hjulmand e Morita. Nessa fase até estava a fazer golos. Salvo o erro, marcou em dois jogos seguidos. Fez falta ao meio-campo do Sporting, até pela competitividade que imprimia", explica.


Apesar de o médio ter falhado vários jogos devido a lesão, Pedro Duarte crê que "ainda vai a tempo de fazer uma boa temporada", uma vez que "ainda falta meio campeonato e mais uns quantos jogos das competições europeias" e Bragança "é muito focado no trabalho".

O técnico não esquece que, antes de contrair problemas físicos, o jovem "conseguiu entrar na luta por um lugar e até jogar diversos jogos como titular". Para terminar, refere que "ser da casa e ser um dos capitães de equipa dá-lhe uma responsabilidade acrescida. Mas, da forma que conheço o Daniel, sei que ele lida bem com essa responsabilidades e até a encara como uma motivação extra".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


João Luís compara diamante do Sporting a Edwards: "São parecidos"
Futebol

João Luís compara diamante do Sporting a Edwards: "São parecidos"

 

Icon Comentário0
Jota esteve na mira do Sporting no verão e pode...
Futebol

Jota esteve na mira do Sporting no verão e pode...

 

Icon Comentário0
"Amorim out" - Campeão mundial pede saída do ex Sporting do United
Futebol

"Amorim out" - Campeão mundial pede saída do ex Sporting do United

 

Icon Comentário0