Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Hugo Viana passou de diretor desportivo com sucesso no Sporting, para uma figura celebrada por adeptos ingleses, quando foi anunciado que no fim da época deixará Lisboa para ir exercer o mesmo cargo no Manchester City de Pep Guardiola. O jornal ‘Record’ foi às origens do antigo jogador para contar a sua história.
Tudo começou no bairro de Santa Marta, em Arcozelo, Barcelos, onde nasceu e cresceu. Despontou para o futebol através de uma baliza desenhada numa parede onde, ao lado de muitos outros com o mesmo sonho, testavam as suas capacidades com uma bola de futebol. Rapidamente se juntou às fileiras do Gil Vicente, onde esteve até dar o salto para palcos maiores.
"Andava sempre com a bola no pé. Só queria futebol e era uma joia de menino", conta Carlos Ramião, que se cruzou com Viana nos gilistas. "Tinha uma personalidade muito própria. Não falava muito. Era mais calmo, sempre reservado, com um comportamento sempre digno", partilha, desta vez, José Costa, outro elemento da estrutura dos barcelenses.
Quem o conhece aponta que a personalidade reservada se mantém até aos dias de hoje, em que brilha fora do campo: “Vê-se o resultado que o Sporting está a ter, mérito também da visão do Hugo. E agora vai para o Manchester City”, conta José Costa. Marconi, que foi treinador de Viana no Gil Vicente, adiciona: “Ele mesmo com nove anos já mostrava liderança. Mesmo calado dizia muito. E também sabia animar os colegas. Não me surpreende. Ele sempre teve olho”.
Hugo Viana, que seria trazido para o Sporting pelo incontornável Aurélio Pereira, tem sido, como jogador e como dirigente, um orgulho para a sua terra natal. Quem conhece o dirigente afirma que o embate do Sporting contra o seu futuro clube, o Manchester City, não será um problema: “Vai lidar com isso com grande profissionalismo. Merece toda a confiança”, afirma Marconi.
Leões preparam-se para receber os ingleses em Alvalade e, do lado da equipa que milita na Premier League, já se conhecem os escolhidos pelo técnico
|
0Na próxima terça-feira, 5 de novembro, o Sporting recebe o Manchester City no Estádio José Alvalade para disputar a quarta jornada da fase da liga da Liga dos Campeões. A partida está agendada para começar às 20h00 e Pep Guardiola tem algumas baixas.
Na comitiva britânica estão em lista 24 jogadores. Respetivamente: os guarda redes Ederson, Stefan Ortega e Scott Carson; os defesas Kyle Walker, Rico Lewis, Manuel Akanji, Jahmai Simpson-Pusey, Sebastian Naylor, Josko Gvardiol, Nathan Ake e Josh Wilson-Esbrand; para o meio campo Jacob Wright, Nico O’Reilly, Ilkay Gundogan, Mateo Kovacic, Matheus Nunes, Kevin De Bruyne, Bernardo Silva e James McAtee; e, para atuar na linha de ataque, Guardiola contará com Jeremy Doku, Savinho, Will Dickson, Phil Foden e Erling Haaland.
Feitas as contas, a lista de não convocados inclui o ex-Benfica Rúben Dias, John Stones, Rodri, Jack Grealish e Oscar Bobb. Todos os nomes listados estão indisponíveis por motivos de lesão, ao lado de Kyle Walker e Kevin De Bruyne.
A equipa inglesa, que receberá Hugo Viana na próxima temporada, viaja para Lisboa esta segunda feira, 4 de novembro, com chegada prevista para a tarde. Os jogadores e a equipa técnica darão uma conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho, às 19h10, onde falarão com os jornalistas sobre as suas expectativas para o confronto que se avizinha.
Quanto à equipa treinada por Rúben Amorim, tem sido uma das boas surpresas desta edição da Liga dos Campeões, estando atualmente em oitavo lugar na tabela. O Sporting acumula sete pontos, resultado de duas vitórias frente ao Lille (2-0) e ao Sturm Graz (2-0) e um empate frente ao PSV (1-1).
Antigo lateral-direito do Clube de Alvalade irá render Rúben Amorim no comando técnico dos verdes e brancos e será apresentado dia 11 de novembro
|
0João Pereira celebrou o terceiro aniversário de Daniel, filho mais novo. Através das redes sociais, Natacha Esmail, mulher do próximo treinador do Sporting, partilhou alguns momentos da festa, realizada em volta do Clube de Alvalade.
"Parabéns Meu Amor 💚🦁", escreveu, junto de várias fotografias e vídeos do técnico verde e branco com a família. O aniversariante destaca-se com uma camisola de Viktor Gyokeres, matador da formação leonina, que teve direito a uma visita de Jubas, mascote do Sporting.
A equipa técnica de João Pereira será composta por Tiago Teixeira, José Caldeira e António Calça e Pina, sendo que Luís Neto continua com um convite em mãos. A Direção leonina quer que o central regresse ao Sporting, desta feita com um papel fora das quatro linhas.
Tal como Amorim, João Pereira fez a formação no Benfica e também deixou oNatacha Esmai Braga a meio da época para se juntar ao Sporting – na altura, em 2009/10, ainda como jogador. Três anos volvidos iria deixar os leões, para regressar à equipa na temporada 2015/16.
Voltou a sair para a Turquia pouco mais de um ano depois, mas o percurso em Alvalade não terminou aí. Em 20/21, já perto de se retirar, aceitou o convite e terminou a carreira no Sporting. Não foi muito utilizado, mas tornou-se campeão pelos leões. João Pereira retirou-se no futebol no fim dessa época e passou logo para o banco, com os sub-23. À semelhança de Amorim, pode ficar à frente da equipa principal dos leões sem ainda ter concluído o curso de treinador, cujo diploma deverá receber em dezembro.
Veja um dos momentos partilhados:
Clube de Alvalade disponibilizou ingressos para deslocação à pedreira, num encontro que põe fim à caminhada do técnico com a Listada verde e branca
|
0O Sporting disponibilizou esta segunda-feira, dia 4 de novembro, os bilhetes para a deslocação a Braga. Os ingressos ficaram disponíveis às 16h00, mas esgotaram apenas num minuto, em mais uma demonstração de força e apoio dos adeptos leoninos.
O encontro, além de muito importante nas contas do campeonato e da jornada, visto haver ainda um Benfica - Porto, terá um 'ingrediente' extra para os adeptos do Sporting: vai marcar o último jogo de Rúben Amorim aos comandos dos verde e brancos.
O treinador português, que se muda para Manchester logo a seguir ao duelo contra os braguistas, vai encerrar este capítulo na Liga Portuguesa exatamente contra a equipa que o lançou na competição: foi a 4 de janeiro de 2020 que Rúben Amorim se estreou no banco do Braga para jogo da Liga – os arsenalistas venceram, na altura, a B SAD por 7-1.
O treinador realizou apenas 13 jogos no Braga, até ser contratado pelo Sporting, por 10 milhões de euros, valor da sua cláusula de rescisão. A 8 de março, pouco mais de dois meses depois de se ter estreado com os minhotos, fez a sua estreia como treinador do Sporting, com vitória por 2-0 sobre o Aves. A 10 de novembro, vai fazer o jogo 231 de leão ao peito, que será também o seu último nesta passagem por Alvalade.
Tanto Braga como Sporting chegam à décima primeira jornada da Liga Portugal Betclic em bons momentos. Os comandados de Carlos Carvalhal, levam 20 pontos em 10 jogos, tendo vencido quatro dos últimos cinco jogos para a Liga. Já os leões vêm mantendo o seu arranque perfeito: 10 vitórias em 10 partidas para os (ainda) comandados de Rúben Amorim, com um registo de golos incrível – 35 golos marcados e apenas três sofridos.