
Futebol Formação
Sporting vence 2-1 na última jornada, mas fica em quarto; Benfica e Porto lutam pelo título
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
Pedro Pontes, treinador da equipa sub-17 do Sporting, lamentou as oportunidades perdidas pelo Clube de Alvalade ao longo da temporada, mas destacou os feitos da equipa das camadas jovens dos leões. O técnico português falou com os meios do Clube e fez o rescaldo da temporada depois do último jogo do ano desportivo, que terminou com vitória por 2-1, sobre o Leixões.
Pedro Pontes: "Mais uma vitória suada, foi um bocadinho o espelho daquilo que foi a nossa época"
Começou por falar sobre essa partida: "Era um jogo que nós sabíamos que seria difícil até pelo momento das duas equipas, que o Leixões SC viria desinibido, sem qualquer tipo de pressão e que isso equilibraria o jogo. Ao nível do controle de jogo, acabámos por ter muito jogo instalado no meio-campo do adversário, fomos criando espaços, sobretudo por fora com o adversário a fechar muito naquilo que era o espaço interior e isso fez com que tivéssemos um número muito elevado de cruzamentos e um número elevado de remates. Apenas dois golos acaba por ser curto para aquilo que foi a nossa exibição. Mais uma vitória suada, foi um bocadinho o espelho daquilo que foi a nossa época".
Falou, de seguida, da época da equipa sub-17 do Sporting: "Foram 36 jogos, com interrupções para a Selecção foram onze meses de trabalho e a minha primeira palavra vai para os jogadores, para todos, para os que moram perto, para os que moram longe e estão longe das famílias, porque muitas vezes é ignorado esse facto, mas eles são jovens, jovens que precisam de apoio e do amor da família. Muitas vezses nós somos a família, a equipa é a família deles".
Pedro Pontes: "Tivemos a utilização de 50 jogadores nesta equipa de sub-17"
"Eles conseguiram estar ao nível de representar um clube como o Sporting CP, com dignidade. Nem sempre ganhámos, mas tivemos sempre a atitude certa naquilo que era a competitividade do jogo. Tivemos momentos muito bons, tivemos momentos menos bons, há que aprender com os menos bons e continuar a trabalhar", acrescentou Pedro Pontes.
Terminou, destacando alguns dos feitos da equipa esta temporada: "Tivemos a utilização de 50 jogadores nesta equipa de sub-17, desses 50 jogadores, dez deles jogaram também em escalão acima, sub-19 e tivemos ainda a felicidade de termos dois jogadores sub-17 a jogar a UEFA Youth League. Na análise global, conseguimos em média ter maior percentagem de bola do que todas as equipas, conseguimos fazer maior número de remates, maior número de cruzamentos e isso acarreta um pouco do nosso ADN, da forma de estar no Sporting CP. Não estamos satisfeitos com o resultado final, porque queremos sempre vencer, mas estamos muito satisfeitos e muito orgulhosos com estes jogadores".
Treinador do Clube de Alvalade falou, após encontro em que verdes e brancos dominaram do princípio do fim e levaram de vencida a equipa rival
|
A equipa de iniciados do Sporting venceu por 3-1 na receção ao Porto, num jogo referente à 18.ª e última jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15 e terminou a temporada no segundo posto. Após o triunfo, António Cruz fez a leitura do jogo e mostrou-se muito satisfeito pela exibição dos seus pupilos.
António Cruz: "A vitória é totalmente justa”
“Acabámos por fazer um bom jogo, a apresentar muita qualidade, um nível de concentração também bastante elevado e um compromisso do princípio ao fim. A primeira parte foi algo disputada, entrámos bem, mas no final da mesma sofremos um bocadinho e acabámos por marcar o 2-0 numa altura em que o adversário até estava por cima. Alterámos algumas coisas ao intervalo e a nossa segunda parte foi melhor do que a primeira. A vitória é totalmente justa”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube.
O técnico entende que a segunda parte permitiu corrigir algumas debilidades apresentadas nos primeiros 40 minutos: “O nosso ajuste ao intervalo permitiu fazer um encaixe táctico mais rápido, isso fez aumentar o nosso domínio e pisarmos mais terrenos ofensivos, fazer mais remates e isso vê-se no resultado final”.
António Cruz elogiou ainda a concentração defensiva dos seus jogadores: “Principalmente os defesas também evoluíram muito ao longo da temporada. Eram jogadores que jogavam bem, mas faltava-lhes um pouco de agressividade e concentração. A evolução, principalmente dos nossos defesas centrais, é bastante notória e acabam por sofrer o golo por desgaste físico”.
António Cruz: "Quanto mais forte treinarem, melhores jogadores serão individual e coletivamente"
O treinador dos iniciados confia que os jovens jogadores estão cada vez mais preparados para os desafios que se avizinham: “O caminho é longo e eles têm noção disso. Estamos sempre a alertar para isso. O resultado obviamente que é sempre importante ao fim de semana, porque acaba por fazer um balanço da nossa semana de treinos, mas eles sabem que o que interessa é o desenvolvimento deles ao longo do ano. Quanto mais forte treinarem, melhores jogadores serão individual e coletivamente e mais próximos de subir patamares estarão”.
Equipa verde e branca triunfou no clássico frente aos azuis e brancos na última jornada do Campeonato Nacional, mas águias conquistam título
|
A equipa de iniciados do Sporting venceu 3-1, na receção ao Porto, num jogo referente à 18.ª e última jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15. Com o triunfo no clássico, os verdes e brancos – que, na ronda anterior, tinha perdido (2-1) com o Rio Ave – garante o segundo lugar da classificação.
Num duelo disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, o Sporting inaugurou o marcador logo aos nove minutos, graças a um autogolo de Tiago Caires, central do Porto, após uma boa jogada de Eliabe Alves, no corredor esquerdo. No último minuto da primeira parte, os leões dilataram a vantagem, com um remate certeiro de Leonardo Damião, assistido por Martim Ribeiro de calcanhar.
Na segunda metade do jogo, o Sporting chegou ao 3-0, aos 66 minutos, por intermédio de Diogo Djabi. O médio leonino, que tinha sido lançado em campo quatro minutos antes, rematou de pé esquerdo, à entrada da área, batendo o guardião do Porto. Numa das últimas jogadas da partida, os azuis e brancos reduziram a desvantagem, com um golo de Kevin Cá, aos 79 minutos.
Com esta vitória – a 25.ª em 36 jogos esta temporada – a equipa de iniciados do Sporting, comandada por António Cruz termina a Fase de Apuramento de Campeão no segundo lugar da tabela classificativa, com 39 pontos. O Benfica é campeão (43) e o Porto fecha o pódio (34). Foi o último jogo da equipa de iniciados do Clube de Alvalade, na época 2024/25.
A equipa apresentada pelo Sporting foi composta por: Afonso Guerra (guarda-redes), Martim Baptista, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, António Santos, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro, Diego Farinha e Yanick Filipe.
Acompanhe aqui todas as emoções do Clássico entre leões e dragões, válido para a última jornada do Campeonato Nacional de sub-15
|
Termina o jogo!! Sporting vence Porto por 3-1!!!
79' - Golo do Porto. Kevin Cá assina o 3-1
78'- Samuel Tavares muito perto do 4-0. Grande defesa do guarda-redes do Porto.
75' - Afonso Guerra a evitar o golo do Porto, com uma boa defesa, na sequência de um livre cobrado pelos azuis e brancos.
70' - Cartão amarelo para Martim Ribeiro.
66' - Golo do Sporting!! Quatro minutos depois de entrar em campo, Diogo Djabi assina o terceiro golo dos verdes e brancos, com um grande remate de pé esquerdo. Sporting 3-0 Porto
62' - Segunda alteração nos leões. O treinador António Cruz lança Diogo Djabi para o lugar de Martim Martins.
56' - Primeira substituição no Sporting. Sai Eliabe Alves, entra Rodrigo Relvas.
53' - Martim Martins a cobrar um livre direto com muito perigo para a baliza do Porto. A bola sai a centímetros do poste esquerdo.
45' - Leonardo Damião vê o cartão amarelo, por palavras dirigidas ao árbitro do encontro.
Começa a segunda parte! Vamos, Sporting!!
Intervalo na partida! Sporting 2-0 Porto
40' - Golo do Sporting!!! Grande jogada coletiva do Sporting, finalizada por Leonardo Damião, depois de um toque de calcanhar de Martim Ribeiro. Sporting 2-0 Porto
36' - Mais uma enorme intervenção de Afonso Guerra, a negar o 1-1 a Salvador Ribeiro.
30' - Leonardo Damião a ser assistido pela equipa médica do Sporting, depois de uma falta dura de um jogador do Porto.
23' - Afonso Guerra, guarda-redes do Sporting, a fazer três boas defesas, que evitam o golo do empate.
9' - Golo do Sporting!!!! Eliabe Alves acelera pelo corredor esquerdo, cruza para a grande área e o central dos dragões desvia para a própria baliza. Sporting 1-0 Porto
7' - Primeiros minutos de jogo equilibrados, com as duas equipas a criarem algumas jogadas de perigo.
Começa o jogo! Vamos, Sporting!!
0' - Já há onze!
0' - Este será o 35.º jogo entre Sporting e Porto, com vantagem para os verdes e brancos: 16 vitórias, sete empates e 11 derrotas.
0' - O Benfica soma 40 pontos e já venceu o título de forma matemática. O Clube de Alvalade ocupa a segunda posição (36) e os azuis e brancos fecham o pódio (34).
0' - Já os dragões venceram o Farense, por 3-1.
0' - Os leões chegam a este embate após uma derrota por 2-1 frente ao Rio Ave.
0' - O Leonino leva até si todas as emoções do Clássico, referente à última jornada do apuramento de campeão do escalão de sub-15.
0' - A equipa de iniciados do Sporting recebe a formação do Porto, este domingo, pelas 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo.