Futebol Formação
Treinador do Sporting faz 'confissão' após eliminação: "Estou muito..."
19 Mar 2026 | 12:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
16 Jun 2025 | 17:49 |
Pedro Pontes, treinador da equipa sub-17 do Sporting, lamentou as oportunidades perdidas pelo Clube de Alvalade ao longo da temporada, mas destacou os feitos da equipa das camadas jovens dos leões. O técnico português falou com os meios do Clube e fez o rescaldo da temporada depois do último jogo do ano desportivo, que terminou com vitória por 2-1, sobre o Leixões.
Pedro Pontes: "Mais uma vitória suada, foi um bocadinho o espelho daquilo que foi a nossa época"
Começou por falar sobre essa partida: "Era um jogo que nós sabíamos que seria difícil até pelo momento das duas equipas, que o Leixões SC viria desinibido, sem qualquer tipo de pressão e que isso equilibraria o jogo. Ao nível do controle de jogo, acabámos por ter muito jogo instalado no meio-campo do adversário, fomos criando espaços, sobretudo por fora com o adversário a fechar muito naquilo que era o espaço interior e isso fez com que tivéssemos um número muito elevado de cruzamentos e um número elevado de remates. Apenas dois golos acaba por ser curto para aquilo que foi a nossa exibição. Mais uma vitória suada, foi um bocadinho o espelho daquilo que foi a nossa época".
Falou, de seguida, da época da equipa sub-17 do Sporting: "Foram 36 jogos, com interrupções para a Selecção foram onze meses de trabalho e a minha primeira palavra vai para os jogadores, para todos, para os que moram perto, para os que moram longe e estão longe das famílias, porque muitas vezes é ignorado esse facto, mas eles são jovens, jovens que precisam de apoio e do amor da família. Muitas vezses nós somos a família, a equipa é a família deles".
Pedro Pontes: "Tivemos a utilização de 50 jogadores nesta equipa de sub-17"
"Eles conseguiram estar ao nível de representar um clube como o Sporting CP, com dignidade. Nem sempre ganhámos, mas tivemos sempre a atitude certa naquilo que era a competitividade do jogo. Tivemos momentos muito bons, tivemos momentos menos bons, há que aprender com os menos bons e continuar a trabalhar", acrescentou Pedro Pontes.
Terminou, destacando alguns dos feitos da equipa esta temporada: "Tivemos a utilização de 50 jogadores nesta equipa de sub-17, desses 50 jogadores, dez deles jogaram também em escalão acima, sub-19 e tivemos ainda a felicidade de termos dois jogadores sub-17 a jogar a UEFA Youth League. Na análise global, conseguimos em média ter maior percentagem de bola do que todas as equipas, conseguimos fazer maior número de remates, maior número de cruzamentos e isso acarreta um pouco do nosso ADN, da forma de estar no Sporting CP. Não estamos satisfeitos com o resultado final, porque queremos sempre vencer, mas estamos muito satisfeitos e muito orgulhosos com estes jogadores".
Assinatura deste novo vínculo representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo jogador ao longo das últimas temporadas
24 Mar 2026 | 13:49 |
O Sporting oficializou a assinatura de um contrato de formação com Dinis Tomás, na última segunda-feira, 24 de março, jovem defesa esquerdo de apenas 14 anos, reforçando a aposta contínua do Clube na valorização do talento emergente da sua academia.
O jogador tem vindo a destacar-se na presente temporada, somando quatro presenças e um golo no Campeonato Distrital de sub-15, evidenciando não só consistência defensiva como também capacidade de projeção ofensiva. Para além da posição de origem, Dinis Tomás revela versatilidade, podendo igualmente atuar como médio-esquerdo.
O seu desempenho valeu-lhe também a oportunidade de competir num patamar superior, tendo já registado dois jogos na 2.ª Divisão do Campeonato Nacional de Sub-15, experiência que contribui para o seu crescimento competitivo e maturidade em campo.
Com esta assinatura, o Sporting continua a consolidar a sua estratégia de formação, garantindo a continuidade de um jovem que reúne características técnicas e táticas alinhadas com o perfil desejado pelo clube leonino. Formado na Académica e com uma passagem pelo Núcleo do Sporting de Ançã, Dinis Tomás chegou a Alcochete na época 2020/2021.
Recorde-se que, também Diego Veiga, extremo de 14 anos que tem alinhado regularmente nos sub-16 do Sporting esta temporada, assinou contrato de formação. Desde 2017/18 ao serviço dos verdes e brancos, o jovem futebolista segue assim no dia a dia na Academia, evoluindo pelo conjunto leonino.
Emblema verde branco confirmou bom momento e somou terceiro triunfo consecutivo, mas ainda não conseguiu alcançar Porto na liderança
22 Mar 2026 | 13:02 |
A equipa de iniciados do Sporting venceu o Braga (2-0) este domingo, dia 22 de março, em jogo a contar para a sétima jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15. Os leões confirmaram o bom momento e somaram o terceiro triunfo consecutivo, um dos quais frente ao Estoril.
A jogar no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a primeira parte teve oportunidades para os dois lados, mas foi o Clube de Alvalade a ter uma ligeira superioridade no encontro. Ainda assim, apesar das tentativas, o nulo persistiu até ao final dos primeiros 40 minutos.
Na etapa complementar, a equipa verde e branca mostrou-se mais eficaz no ataque e chegou ao golo inaugural por intermédio de Jacobo Aparício, aos 52 minutos. O segundo tento apareceu cinco minutos depois, aos 57' por Aladje Conté.
Com esta vitória - a 18.ª em 25 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de João Lourenço somam 14 pontos na tabela classificativa e estão em igualdade pontual com o Benfica no segundo posto. O Porto é primeiro com 16 (menos um jogo). O próximo jogo está marcado para domingo, dia 29 de março, frente ao Belenenses, às 11h00, no Restelo.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Joaquim Cabeçana (Guarda-redes), Dinis Oliveira, Bernardo Lavos, Nicolas Aparício, Martim Sousa, Luís Gonçalves, David Makinde, Jacobo Aparício, Diego Monteiro, Laurindo Mendonça e Igor Ribeiro.
Adeptos festem triunfo frente ao Bodo/Glimt:
Presidente verde e branco pensa em preparar restruturação profunda no Clube de Alvalade devido ao fraco rendimento desportivo registado
21 Mar 2026 | 03:00 |
O Sporting prepara alterações profundas nas equipas técnicas da formação. Segundo apurou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, os fracos desempenhos desportivos registados recentemente obrigam Frederico Varandas a intervir. A Direção pondera avançar com várias saídas no final da temporada.
De acordo com fonte próxima do processo, a estrutura dos leões encontra-se insatisfeita perante o cenário verificado nos escalões inferiores. Existem particulares problemas identificados nas categorias de juniores, sub-23 e até na equipa B. Tais dificuldades competitivas geram enorme preocupação interna, exigindo medidas urgentes para estancar este declínio acentuado em comparação com os rivais.
Fruto disso, caso tal toada continue até terminar a presente temporada, os responsáveis do Sporting poderão avançar com uma verdadeira 'limpeza' nos comandos técnicos. Neste momento, mesmo as turmas em melhor fase - nomeadamente juvenis ou iniciados - dificilmente lutam por títulos nacionais esta época. Essa realidade agrava ainda mais qualquer necessidade absoluta duma intervenção estrutural profunda.
No que aos juniores diz respeito, apesar da boa campanha europeia na UEFA Youth League - pelas mãos de João Gião -, idêntico sucesso tarda em acontecer no campeonato nacional. Este escalão encontra-se atualmente sob alçada direta de Mauro Miguel, cujo trabalho interno não se tem conseguido refletir positivamente na tabela classificativa, somando resultados aquém das reais exigências leoninas.
Como referido anteriormente, todos estes escalões inseridos numa fase mais negativa podem sofrer avaliações bastante rigorosas no término oficial da época. Os responsáveis máximos pretendem evitar que um caminho descendente seja o futuro reservado aos jovens do Sporting, planeando rapidamente alguma mudança clara de paradigma para voltar a disputar troféus com regularidade.
Frederico Varandas fala dos títulos do Sporting:
Treinador do Sporting faz 'confissão' após eliminação: "Estou muito..."
19 Mar 2026 | 12:58
Sporting cai frente ao Real Madrid e despede-se da Youth League
18 Mar 2026 | 14:55
Central do Sporting aborda encontro com o Real Madrid: “Temos as nossas qualidades"
17 Mar 2026 | 17:41