Futebol
Exclusivo Leonino - Ex presidente da MAG do Sporting desconfia de João Pereira: "É difícil avaliar"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Pep Guardiola esteve na conferência de imprensa ao encontro entre Sporting e Manchester City, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões. O técnico deixou elogios a Viktor Gyokeres, mas pareceu não estar interessado em contratar o avançado sueco, já que Erling Haaland "é o melhor avançado do mundo".
"Goleada? O último jogo não ficou 5-0 [em Alvalade]. Ficou 0-0. As lições aprendem-se. Não espero outra coisa. Aguardo um grande jogo e estamos obrigados a ganhar. Se fizermos o nosso trabalho ficaremos mais perto de ficar no top-8, esse é o nosso objetivo", começou por referir aos jornalistas presentes.
"Nós temos o Haaland, que é o melhor avançado do mundo. Desejo o melhor ao Rúben (..:) Não há nada melhor que ver uma equipa convencida daquilo que o treinador quer que faça. Só assim foi possível destruir a luta que houve só entre Benfica e Porto durante anos. E quando assim é, algo vai bem", completou o treinador espanhol.
O Sporting volta a entrar em campo nesta terça-feira, dia 5 de novembro, frente ao Manchester City, em jogo relativo à quarta jornada da Champions League. O encontro diante da turma liderada por Pep Guardiola jogar-se-á às 20h00, no Estádio José Alvalade.
Neste momento, o Sporting soma sete pontos na prova milionária, depois de uma vitória frente ao Lille, por 2-0, um empate com o PSV, a apenas uma bola, e um triunfo diante do Sturm Graz, por 2-0. Fora os citizens, o plantel leonino ainda terá pela frente Arsenal, Brugge, Leipzig e Bologna.
Media internacional avançam que o treinador português vai ter menos influência nas decisões do clube em comparação com o neerlandês
|
0Rúben Amorim foi anunciado pelo Manchester United dia 2 de novembro, mas só se junta aos ‘Red Devils’ no dia 11 de novembro – fica ao leme do Sporting até dia 10 de novembro, quando o Sporting visita o Braga para a Liga, mesmo antes de paragem para as seleções. No entretanto, vão surgindo cada vez mais notícias sobre o treinador português e a sua ligação ao clube inglês.
Desta vez, é a ESPN a avançar que Rúben Amorim vai ter menos poder do que tinha Erik Ten Hag quando estava no clube de Old Trafford, em relação a questões que se prendam com o plantel – nomeadamente no que toca a saídas do plantel do emblema inglês.
O treinador de 39 anos será consultado em relação às situações mencionadas, e terá uma palavra a dizer, mas não a palavra final: essa cabe a Omar Berrada, CEO do United, Dan Ashworth, o diretor desportivo e Jason Wilcox, diretor técnico. Será este o trio que tomará as decisões finais que respeitem o plantem do Manchester United, principalmente nas saídas de jogadores – apesar de Amorim ser uma das partes consultadas, por exemplo, quando o contrato de um jogador estiver a terminar.
A ESPN avança ainda que Amorim dará, até ao final da época, minutos a jogadores que se encontram nesta situação - como são os casos de Eriksen ou Lindelof – para que se possam provar perante o novo treinador. Só depois o português comunicará a sua opinião ao trio forte dos ‘Red Devils’, que tomaram a decisão acerca de cada dossier.
Rúben Amorim, contratado por valores acima dos 10 milhões de euros, valor da sua cláusula de rescisão, assinou contrato até ao fim da época 26/27. O treinador do Sporting vinha a fazer um arranque de época quase perfeito, com 10 vitórias em 10 jogos para o campeonato, e sete pontos em nove possíveis na Liga dos Campeões, antes da troca para Manchester.
Exibições do ala verde e branco têm feito furor neste início de temporada e propostas do estrangeiro podem chegar brevemente a Alvalade
|
0Geovany Quenda tem sido muito cobiçado no mercado dadas as suas prestações pela equipa do Sporting na presente temporada. O Manchester City e o Manchester United têm estado atentos às exibições do ainda pupilo de Rúben Amorim e podem avançar com propostas.
De Inglaterra surgem notícias sobre o interesse no jovem internacional português pelas camadas jovens da seleção. Segundo o Express Sport, há dois clubes especialmente interessados no jogador da formação do Sporting: os rivais da cidade de Manchester.
“Quenda terá a oportunidade de mostrar aos dois clubes de Manchester do que é feito no confronto desta terça-feira com o City”, escreveram os ingleses. Destacam que o jogador do Sporting pode criar uma guerra entre Rúben Amorim, treinador que se muda para os ‘Red Devils’ dia 11 de novembro, e Hugo Viana, que vai ser diretor desportivo dos ‘citizens’ a partir do fim da época 24/25.
O Express Sport relembra que a última palavra no Manchester United vai caber a Dan Ashworth (diretor desportivo) e Jason Wilcox (diretor técnico). No entanto, os dirigentes vêm com bons olhos uma movimentação por Quenda. “Pode haver uma batalha direta entre Hugo Viana e Rúben Amorim”, destaca o Express Sport, perspetivando também o interesse dos vizinhos azuis do United, comandados por Hugo Viana nesse processo.
Geovany Quenda, de 17 anos, está no Sporting desde 2019. Chegou no início da presente época à equipa principal do Sporting, lugar que agarrou rapidamente. Realizou, até agora, 16 jogos pelos leões, com dois golos marcados. Já também durante a presente época, mereceu a confiança do selecionador nacional Roberto Martínez e foi chamado à seleção nacional pela primeira vez, apesar de não ter chegado a pisar o relvado com a camisola da seleção.
Craque dos leões que tem estado imparável aparece em primeiro lugar num ranking que engloba alguns dos melhores jogadores do mundo
|
0Viktor Gyokeres tem estado intratável na presente temporada desportiva, marcando golos atrás de golos em todas as quatro competições em que o Sporting está envolvido. Tem sido um dos maiores destaques da equipa (ainda) aos comandos de Rúben Amorim.
O Viking de Alvalade surge, agora, em primeiro num ranking que mostra os jogadores que menos tempo precisam para fazer balançar as redes adversárias nas sete principais ligas europeias. O avançado lidera a lista, que resulta de uma análise da ‘Sportingpedia’ - dois outros jogadores da lista portuguesa estão presentes.
O top 10 é, então, o seguinte: em décimo, Lookman, da Atalanta (84 minutos e 10 segundos por golo); em nono, Erling Haaland, do Manchester City (81 minutos e 49 segundos); em oitavo, Omar Marmoush do Eintracht Frankfurt (74 minutos e 48 segundos); em sétimo, Robert Lewandowski, do Barcelona (70 minutos e 21 segundos); em sexto, Akturkoglu, do Benfica (70 minutos e 12 segundos).
No top 5 também surgem várias caras conhecidas: em quinto, Harry Kane, do Bayern Munique (68 minutos e 27 segundos); em quarto, Samu, do Porto (68 minutos e 17 segundos); em terceiro, Mateo Retegui, da Atalanta (64 minutos e 38 segundos); em segundo, Ayoze Perez, do Villarreal (61 minutos e 43 segundos); em primeiro lugar, Viktor Gyokeres, do Sporting (55 minutos e 19 segundos).
O sueco é, inclusive, o único jogador que demora menos de uma hora entre golos. Relembre-se que que Gyokeres – que chegou ao Sporting no início da época passada - está a assinar uma época fantástica de leão ao peito: o avançado soma, em todas as competições, 20 golos e quatro assistências em 16 jogos. É o melhor marcador da primeira liga em Portugal, e já festejou por duas vezes na Liga dos Campeões. Marcou por oito vezes nos últimos quatro encontros dos verdes e brancos.