Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Luís Neto esteve na Academia Cristiano Ronaldo a assistir ao jogo-treino entre Sporting e Belenenses, que acabou com uma vitória dos leões, por 3-1. O central é desejo da Direção verde e branca para um cargo na estrutura do Clube de Alvalade.
Com a saída já oficializada de Hugo Viana para o Manchester City, Neto foi dado como novo diretor desportivo dos verdes e brancos. Contudo, a informação foi desmentida após o Sporting anunciar que extinguiu o cargo após o negócio do dirigente leonino com os citizens.
A presença na Academia leonina dá-se apenas pelas boas relações que mantém com os antigos companheiros e com Rúben Amorim, além do facto de ser muito apreciado por todos os responsáveis leoninos pelo que deu enquanto jogador do Sporting.
O jogador chegou aos leões oriundo do Zenit, em 2019, depois de ter terminado contrato com o emblema russo. Com a camisola do Sporting, o internacional português realizou 107 jogos, marcou um golo, fez duas assistências e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Em 2023/24, última época em Alvalade, com a Listada verde e branca, Luís Neto – avaliado em 100 mil euros – contabilizou 15 encontros: sete na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, dois na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 591 minutos que disputou, o defesa-central marcou um golo, diante do Dumiense.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro a contar para a 12.ª jornada do Campeonato Nacional entre verdes e brancos e insulares
|
01' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Leões em aquecimento.
0' - Suplentes: Diego Callai, St. Juste, Morita, Harder, Maxi Araújo, Fresneda, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e João Simões
0' - Onze do Sporting: Kovacevic; Debast, Diomande e Matheus Reis; Quenda, Hjulmand, Daniel Bragança e Geny; Edwards, Trincão e Gyokeres
0′ – Sporting e Santa Clara já se defrontaram em 17 ocasiões: Os verdes e brancos venceram 14 encontros contra um triunfos dos açorianos. Registam-se ainda dois empates.
0' - Já os insulares vêm de uma vitória no reduto do Famalicão (1-0), em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.
0' - Na última partida, os pupilos de João Pereira perderam por 5-1, em casa, frente ao Arsenal na quinta jornada da Liga dos Campeões.
0' - A turma de Vasco Matos ocupa o quarto lugar da prova com 21 pontos.
0' - Neste momento, os leões ocupam o primeiro lugar do Campeonato Nacional com 33 pontos.
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25.
0’ – O Sporting defronta o Santa Clara, este sábado, dia 30 de novembro, às 20h30, em Alvalade
Novo treinador do Clube de Alvalade ocupou lugar deixado vago por Ruben Amorim e tem sido alvo de críticas nos últimos dias
|
0Luís Miguel Henrique falou sobre a aposta por parte do Sporting em substituir Ruben Amorim por João Pereira. No jornal Record, o advogado de Jorge Jesus levanta algumas dúvidas sobre o novo treinador dos leões e refere que o mesmo possa estar a ser "queimado" pela Direção leonina.
"Percebo claramente o raciocínio e aposta de Frederico Varandas na "antecipação de etapa" na promoção de João Pereira a treinador principal da equipa A", começou por referir. "Contudo, sem o devido enquadramento e gestão de expetativas adequados, podemos estar a matar à nascença um potencial excelente treinador".
"Ainda que especulativo, para termos uma noção do real valor do treinador Ruben Amorim em novembro de 2024, há um exercício teórico que desafio o leitor a fazer e que será o seguinte" e questionou: "Se em janeiro 2019, o atual treinador do Manchester United tivesse passado diretamente do comando do Casa Pia e da quarta divisão do futebol português para a liderança da equipa principal de futebol do SCP, teria conquistado o mesmo sucesso e trilhado o mesmo caminho?"
"Passar João Pereira do comando do SCP "B" e da Liga 3 para a equipa "A" do Clube de Alvalade, da liderança da Liga e da gestão dos lugares cimeiros na Champions League, é como se Ruben se tivesse teletransportado de finais de 2018 para 2024, sem nunca ter vivido particularmente os anos de 2019/20/21/22/23 e conseguisse ser hoje a mesma pessoa, o mesmo treinador de futebol. Impossível, direi eu".
"Com isto, não pretendo afirmar que o João não merece a oportunidade que a súbita partida de Ruben escancarou e que Frederico lhe proporcionou. Pelo contrário, muito provavelmente o seu talento, mais tarde ou mais cedo, provará merecer, mas para isso caberá ao universo sportinguista proporcionar o clima de confiança e o tempo necessário para que o potencial que a cúpula da SAD verde e branca identificou em João Pereira não seja queimado antes de tempo".
Leões e açorianos encontram-se este sábado, dia 30 de novembro, em jogo a contar para o campeonato português, e há um dado estatístico interessante que salta à vista
|
0O Sporting defronta, este sábado, dia 30 de novembro, o Santa Clara, em partida a contar para a décima segunda jornada do campeonato português. Os leões recebem, em Alvalade, os açorianos que ocupam a quarta posição da Liga, mas há um dado estatístico em que as equipas não podiam estar mais separadas: os cartões amarelos.
É que o Santa Clara é a equipa que mais cartões amarelos apanha nesta Liga Portugal Betclic, com os árbitros a mostrar esse cartão por 37 vezes até ao fim da décima primeira jornada. O Sporting está no ponto oposto do espetro: os leões são a equipa com menos cartões amarelos vistos durante as 11 primeiras jornadas - foram exatamente 11 vezes que um jogador verde e branco fez uma falta que justificasse o cartão.
Estes 11 cartões amarelos estão, no caso do Sporting, divididos por sete jogadores diferentes, sendo que nenhum deles apanhou mais do que dois amarelos até agora. São eles: o central Gonçalo Inácio, o ala Geny Catamo, o médio Daniel Bragança e também o médio/avançado interior Pote. Do lado do Santa Clara, os dois atletas mais admoestados - o defesa Sidney Lima (cinco) e o avançado Safira (quatro) - têm mais cartões juntos do que todo o plantel dos verdes e brancos.
Esta diferença entre os dois clubes explica-se pelo contraste nas performances das equipas. O Sporting, agora comandado por João Pereira, tem uma média de 65,7% de posse de bola por jogo nas primeiras onze jornadas do campeonato, contra os 47% do Santa Clara. Sendo assim, com mais posse e controlo do jogo, os leões acabam por ter menos 56 faltas que os açorianos até agora, o que explica também a diferença nos cartões.
O Santa Clara tem feito uma época positiva, ocupando, à décima primeiro jornada, o quarto lugar da Liga Portugal Betclic. Já o Sporting segue imbatível, com 11 vitórias noutros tantos jogos, e vai tentar bater o recorde do melhor arranque de sempre no campeonato português.