Futebol
Exclusivo Leonino - Médio formado no Benfica não conta para 2026/27 e Sporting já tomou decisão
19 Fev 2026 | 14:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Fev 2026 | 10:06 |
Mais uma jornada, mais uma fatura para o Sporting. A ronda 22 da Liga Portugal Betclic, diante do Famalicão - que os leões venceram por 1-0, com golo de Daniel Bragança - voltou a aumentar o valor acumulado em multas na presente temporada.
A sanção mais pesada, no valor de 3.825 euros, está relacionada com a permanência de Luís Neto em zona indevida nos instantes finais do encontro frente ao Famalicão. O próprio adjunto foi multado em 2.550 euros por “inobservância de outros deveres”, enquanto a SAD leonina foi sancionada em 1.275 euros por “entrada ou permanência de pessoas não autorizadas”.
No mapa de castigos sumários, divulgado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, pode ler-se, citando o relatório do delegado da Liga: “O agente desportivo Luís Neto (…), com acesso e permanência na zona técnica até ao início e intervalo de jogo, com a função de Técnico de Apoio ao Aquecimento, permaneceu nas escadas de acesso ao relvado (Zona Técnica) desde os 30 minutos da segunda parte até ao final do jogo, apesar de ter sido alertado pelo Delegado da Liga que não podia estar naquele local e que se devia retirar”.
Além deste episódio, o Sporting foi ainda punido com 842 euros por cânticos insultuosos por parte dos adeptos verdes e brancos, 1.275 euros pela entrada de objetos não autorizados e, ainda, 1.910 euros pelo uso de pirotecnia.
O relatório do delegado refere: “Às 22:06 minutos os adeptos afetos à equipa visitada, Sporting CP, (…) instalados na bancada Topo Sul, setor A14 (Fora da ZCEAP) entoaram em uníssono o seguinte cântico : 'Oh eh oh horários indecentes; oh eh oh violência da Polícia; oh eh oh querem matar o futebol; a Liga é me***”.
Internacional moçambicano tem vindo a ser uma das peças mais relevantes de Rui Borges neste momento e há alguma incerteza quanto ao seu futuro
20 Fev 2026 | 09:38 |
Geny Catamo passou recentemente pelos escritórios da SAD do Sporting para rever o contrato. No entanto, no seu caso não haverá anúncio oficial, uma vez que se trata apenas de um ajuste salarial em função da evolução desportiva, além da extensão do vínculo por mais uma temporada, agora válido até 2029.
No entanto, tal como no caso de Ousmane Diomande, a renovação não garante a permanência do ala, de 25 anos, em Alvalade em 2026/27. O internacional moçambicano continua bem referenciado no mercado internacional e o Lyon, orientado por Paulo Fonseca, foi o mais recente clube a sondar os seus representantes. Antes disso, Aston Villa, Everton e Fulham também demonstraram interesse.
Vale lembrar que, de acordo com notícias recentes, Internamente, o entendimento é que a saída poderá acontecer já numa das próximas janelas de mercado, dependendo das propostas que cheguem a Alvalade. O Sporting pretende, assim, garantir que qualquer negociação futura seja feita a partir de uma posição de força, protegendo os interesses do Clube.
O Como, Aston Villa, Everton e Fulham e, já na mais recente janela de inverno, também o Lyon procuraram informações sobre as condições pelo canhoto. Ainda assim, a estrutura leonina recusou abrir negociações por considerar o futebolista uma peça essencial até ao final da época.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 28 partidas. Nos 1.648 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Internacional costa-marfinense renovou contrato com os verdes e brancos no mês de janeiro, mas a sua continuidade na próxima época não é garantida
20 Fev 2026 | 09:08 |
Ousmane Diomande renovou contrato com o Sporting no final de janeiro, prolongando o vínculo até 2030 e revendo as condições salariais. A cláusula de rescisão manteve-se inalterada nos 80 milhões de euros. Ainda assim, a extensão contratual não garante a permanência do central, de 22 anos, em Alvalade na próxima temporada.
Com a reabertura do mercado no verão, o internacional costa-marfinense continua fortemente referenciado na Premier League. Clubes de topo como Arsenal e Chelsea já sondaram os seus representantes em momentos anteriores. Além destes, também Newcastle e Crystal Palace têm acompanhado de perto a evolução do defesa.
Os magpies intensificaram as observações ao jogador que falhou parte da primeira metade da época devido a um problema muscular na coxa esquerda e que, ainda em dezembro, participou na CAN, condicionando as opções de Rui Borges. Já o Crystal Palace encaixou recentemente 23 milhões de euros com a venda de Marc Guéhi ao Manchester City, onde atua Hugo Viana, o que poderá dar margem financeira para nova investida no mercado.
A SAD leonina pretende salvaguardar os seus interesses, mas está consciente de que o investimento contínuo em infraestruturas obriga a manter abertas fontes de receita através de vendas estratégicas. Mesmo com a eventual entrada direta na próxima edição da Liga dos Campeões, a necessidade de realizar encaixes no defeso mantém-se.
Nesse contexto, Diomande poderá surgir na linha da frente das possíveis saídas. Se em janeiro os 80 milhões de euros eram apresentados como valor para “blindar” o patrão da defesa do Sporting, no verão poderá existir maior abertura para negociar por montante inferior.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 16 encontros pelo Sporting: nove na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 1.271 minutos e um golo marcado.
Internacional japonês termina o seu vínculo com o Clube de Alvalade no final da temporada desportiva, mas ainda tem algo a mostrar
20 Fev 2026 | 08:57 |
Com a reta final da época a aproximar-se, os jogadores aceleram pelo Clube… e pela seleção. Num ano atípico, em que o habitual período de férias dará lugar ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2026, são mais de uma dezena os atletas do Sporting com legítimas aspirações a marcar presença na grande competição que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Alguns têm praticamente lugar assegurado; outros precisam de convencer até ao último momento.
É neste último grupo que se enquadra Hidemasa Morita. O médio, de 30 anos, soma 40 internacionalizações pelo Japão desde a estreia em 2018, mas tem perdido protagonismo recentemente. Em 2025 alinhou apenas 45 minutos - frente ao Bahrein, a 20 de março, em jogo de qualificação - e, desde então, não voltou a ser utilizado, seja por questões físicas ou por opção do selecionador Hajime Moriyasu.
A ambição de conquistar o tricampeonato pelo Sporting cruza-se, assim, com a necessidade de convencer a seleção. O próprio assumiu a pressão: "Se não for chamado em março, não há Mundial. Ou seja, preciso de provar que sou necessário", disse, em janeiro, tendo em vista os particulares frente à Escócia (28 de março) e à Inglaterra (31 de março).
Para já, o japonês parece no caminho certo no Sporting: foi titular frente ao Porto (80') e ao Famalicão (76'), devendo manter o lugar na deslocação a Moreira de Cónegos. Pode somar três titularidades consecutivas pela primeira vez desde agosto.
Também Iván Fresneda, presença recente nos sub-21 de Espanha, procura a estreia pela seleção principal. Souleymane Faye, com uma internacionalização pelo Senegal, tenta ganhar peso nas escolhas. No lote de portugueses, Eduardo Quaresma, Daniel Bragança, João Simões e Geovany Quenda - todos internacionais sub-21 -- aguardam oportunidade na seleção principal, liderada por Roberto Martínez. O último, por exemplo, já integrou convocatórias, mas ainda não se estreou.
Situação distinta vivem Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves, habituais nas convocatórias portuguesas. Também Maxi Araújo (Uruguai), Ousmane Diomande (Costa do Marfim), Zeno Debast (Bélgica) e Luis Suárez (Colômbia) têm sido presença regular nas respetivas seleções.
Já Morten Hjulmand continua parte importante dos planos da Dinamarca, mas, ao contrário dos restantes, ainda precisa de garantir o apuramento. Os nórdicos disputam, no final de março, a vaga com a Macedónia do Norte e, em caso de sucesso, enfrentarão República da Irlanda ou República Checa.