
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting vai ser obrigado a pagar um total de 5.610 euros euros euros em multas relativas à final da Taça de Portugal, diante do Benfica, de acordo com o mais recente mapa de castigos, divulgado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Grande parte do valor da coima aplicada ao Clube de Alvalade (5.508 euros) está associado ao "comportamento incorreto do público", descrito no documento como insultos aos encarnados: "Os adeptos entoavam em coro e de forma perfeitamente audível o seguinte cântico "é m****" sempre que o speaker dizia: Benfica", lê-se.
O CD da FPF menciona ainda o uso de engenhos pirotécnicos, nomeadamente "nove flash lights, oito potes de fumo, dois petardos e uma tocha", que foi "arremessada, tendo caído fora do terreno de jogo, no tartan, sem que tenha atingido qualquer interveniente".
Os restantes 102 euros de coima aplicados ao Sporting derivam de um "atraso no reinício do jogo", uma vez que a formação verde e branca chegou ao relvado do Jamor mais tarde do que os encarnados, que estavam prontos para o início da segunda parte.
Em multas pessoais a alguns futebolistas do Sporting, devido a questões disciplinares, Geovany Quenda e Conrad Harder terão de pagar 102 euros, por terem sido admoestados pela terceira vez na prova rainha. Maxi Araújo e Morten Hjulmand são reincidentes e viram o preço dobrar para os 204 euros. Além das coimas, os leões têm vários jogadores com processos disciplinares.
Lateral-direito leonino não tem motivos para sorrir, depois de uma temporada em que foi pouco utilizado na equipa verde e branca
|
No final de uma temporada em que foi pouco utilizado no Sporting, Ricardo Esgaio recebe uma má notícia. O lateral-direito viu o seu valor de mercado diminuir 25% e fixar-se agora em 1,5 milhões de euros, de acordo com a mais recente atualização do Transfermarkt.
Até aqui, Ricardo Esgaio estava avaliado em 2 milhões de euros pelo portal especializado. Esta desvalorização resulta, em grande parte, dos poucos minutos de competição (766) do atleta de 32 anos, em 2024/25. Numa temporada em que festejou a conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal, o lateral-direito participou em apenas 18 partidas pela equipa verde e branca, o número mais baixo da sua carreira desde 2015/16.
Apesar da pouca utilização, Ricardo Esgaio vai permanecer no Sporting, na próxima temporada. A garantia foi dada pelo próprio, na passada segunda-feira, à chegada a um jantar de comemoração da conquista da dobradinha que reuniu plantel e staff da equipa verde e branca. O experiente jogador tem contrato com o Clube de Alvalade válido até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Vale recordar que Ricardo Esgaio esteve prestes a sair do Sporting, no passado mercado de inverno, tendo tido interessados na Turquia, Grécia e outros países no Médio Oriente. No entanto, o 'camisola 47' acabou por permanecer no plantel leonino, tendo em conta a grande experiência e papel no balneário.
Em 2024/25, Ricardo Esgaio somou 18 jogos ao serviço do Sporting: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Na época que acaba de terminar, o lateral-direito marcou um golo, no duelo frente ao Amarante, referente à quarta eliminatória da prova rainha do futebol português.
Treinador dos verdes e brancos foi acusado, ao longo da temporada, de ter discurso que não se enquadra no papel de técnico do Clube de Alvalade
|
Rui Borges foi, desde que assinou com o Sporting em dezembro, muito criticado graças ao seu discurso. Sofia Oliveira liderou o rol de depreciações ao treinador verde e branco, chegando a apelidar o técnico de "animal de taberna". Em entrevista a Daniel Oliveira no programa Alta Definição, o líder do plantel leonino respondeu aos comentários de que foi alvo durante a temporada.
Rui Borges: "Não vou mudar nunca"
"Não vou mudar nunca. Mas estes quatro meses têm demonstrado esse crescimento que preciso em alguns momentos. Não mudando, mas perceber até onde posso ir com toda a minha naturalidade. Se calhar não posso ter tão transparente em alguns momentos. Deixa-me triste porque gosto de o ser e gosto de ser natural", disse.
Rui Borges lamenta o facto de o seu discurso ser muito criticado, revelando que chegou até a questionar o departamento de comunicação do Sporting: "Se calhar o melhor é eu fazer como muitos outros. Ir falar, principalmente quando comunico para fora... levo as frases feitas".
Rui Borges: "Se calhar muita gente preferia que levasse frases feitas"
"Se calhar é o que muita gente preferia, não sei. Dada a minha exposição, cada palavra é avaliada e pode ter muitos significados e ser desviada para muitos contextos. Isso vai fazer parte do meu crescimento dado aquilo que tem sido o meu caminho", terminou o treinador do Sporting.
A transmissão integral da entrevista de Rui Borges estará disponível a partir das 14h15 deste sábado, 31 de maio, na SIC. Durante a longa conversa com Daniel Oliveira, o treinador do Sporting abordou também a forte relação que tinha com o falecido avô.
Assista às palavras do técnico:
Médio do Famalicão fez a melhor temporada da carreira e vê exibições traduzidas em possível alteração nas condições para a sua contratação
|
Gustavo Sá fez uma grande temporada ao serviço do Famalicão. As boas exibições do médio despertaram atenção da Direção do Sporting, que avalia a contratação do futebolista. No entanto, a época em crescendo valeu ao jogador uma subida no valor de mercado.
O internacional sub-21 português estava avaliado em 13 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt - portal especializado - e disparou para os 16M, o que pode inflacionar o preço, tendo também em conta os vários interessados nos seus serviços.
O jovem - que tem contrato até 2029 e uma cláusula de rescisão fixada nos 50 milhões de euros - foi o 12.º jogador que mais valorizou na Liga Portugal Betclic, a par de Lukas Hornicek (Braga), Eduardo Quaresma e Anatoliy Trubin (Benfica).
Tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, o Sporting pode fazer valer as boas relações com o Famalicão, de modo a ganhar a corrida pelo médio. De momento, Gustavo Sá é cobiçado por Inter, Como, Fiorentina e Atalanta, sendo também apontado a Porto e Benfica.
Esta temporada, Gustavo Sá - avaliado em 16 milhões de euros - disputou 34 encontros com a camisola do emblema de Vila Nova de Famalicão. No total, o jovem de 20 anos somou 2.622 minutos, tendo marcado quatro golos, feito sete assistências e tendo um papel fundamental no meio-campo da equipa.