
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting recebeu o Arsenal, em Alvalade, na quinta jornada da fase inicial da Liga dos Campeões, na passada terça feira, dia 26 de novembro. Os leões foram derrotados por 5-1, o que lhes valeu uma queda na tabela classificativa da competição... mas as más notícias podem não acabar por aí para Frederico Varandas, que pode ver o estádio dos verdes e brancos parcialmente interditado.
Já na quarta feira passada, o Comité de Controlo, Ética e Disciplina do organismo que tutela o futebol europeu, tinha anunciado que o Sporting estaria, nos próximos dois anos, com pena suspensa de interdição do sector A14 do estádio, local onde, por norma, se situa a claque Juventude Leonina. A justificação foi o uso de pirotecnia por parte na receção ao Manchester City, a 5 de novembro.
No mesmo comunicado onde partilharam esta informação, a UEFA afirmou ainda que, em caso de reincidência, aplicaria o castigo ao Clube de Alvalade. Mas a situação pode vir a piorar ainda mais para os verdes e brancos depois do jogo contra o Arsenal.
Isto porque durante a derrota caseira frente à equipa de Londres, ficou patente, de novo, a utilização de engenhos pirotécnicos - fosse através do uso de tochas, ou mesmo com fogo de artificio, como foi visto no topo Norte no estádio de Alvalade. Este último momento tem, de resto, dividido o universo Sportinguista entre os que aplaudem, e os que reprovam, em parte devido ao aviso que já existia antes do jogo.
A próxima reunião do comité disciplinar da UEFA - que vai decidir quais as consequências para o Clube de Alvalade - só acontece na próxima semana, e até lá, o Sporting não deverá ser informado de nada. Na altura saber-se-á se, no próximo encontro caseiro, frente ao Bolonha, na última jornada da Liga dos Campeões, o estádio dos leões estará parcialmente despido para receber os italianos: algo que a associação europeia de futebol já tinha avisado que poderia acontecer caso eventos como o do último jogo acontecessem.
Conhecido empresário e Sócio leonino não ficou indiferente à novela do ponta-de-lança sueco e apresentou uma ideia fora da caixa
|
Marco Costa concedeu uma entrevista exclusiva ao nosso Jornal. Depois de uma altura em que surgem rumores de que Viktor Gyokeres pode recusar-se a treinar no regresso aos trabalhos do Sporting, o adepto dos leões apresentou uma solução alternativa para resolver a novela, nomeadamente o de colocar o jogador na equipa B.
Marco Costa: "Gyokeres? Se ele não quiser treinar, temos sempre uma equipa B"
“Se ele não quiser treinar, temos sempre uma equipa B que está a precisar de pontas-de-lança. Pode ir treinar para lá e vai marcar uns golitos. Pode ser que o faça até ganhar juízo”, revelou.De seguida, o conhecido adepto Sportinguista confessou que o valor exigido por Frederico Varandas está abaixo do valor real do avançado sueco:
“Um ponta-de-lança fica em segundo na Bota de Ouro por 80 milhões de euros é barato. Tudo o que sai em mensagens não quero saber, o que interessa é o que está escrito no papel e no papel está escrito 100M. O Sporting está a ser solidário em dizer por 80M”.
Marco Costa: "Gyokeres? É um ícone do nosso Clube e vai sair pela porta grande"
“As pessoas têm de pensar que não são elas que mandam no Sporting e ele não tem de estar descontente com o Sporting. Até hoje, o Sporting só fez uma coisa que foi catapulta-lo. Ele tem de se queixar do seu agente, que não faz o seu trabalho. Como é que é normal um jogador que fica em segundo numa Bota de Ouro não ter clubes atrás dele?”, questionou.
Para terminar, Marco Costa não pode deixar despercebido os contributos do avançado sueco, nestes duas temporadas em Alvalade: “Sou eternamente grato aquilo que ele fez no Sporting e irei ser eternamente grato. Um jogador que marcou, fez história e que se tornou um símbolo e um ícone do nosso Clube e vai sair pela porta grande. Acredito que Gyokeres vai fazer isso”.
Médio lesionou-se a 19 de fevereiro, quando teve de sair aos 40’ no 0-0 com o Dortmund, na Alemanha, devido a fratura do quinto metatarso do pé direito
|
João Simões vai começar a pré-temporada do Sporting a 100%. O médio das camadas de formação de Alcochete lesionou-se gravemente na última temporada, mas vai estar apto para iniciar a nova época desportiva às ordens de Rui Borges já no dia 1 de julho.
O atleta fez a época de estreia na equipa principal do Sporting na época transata, que terminou com o bicampeonato e a dobradinha verde e branca. O médio beneficiou das muitas lesões que se fizeram sentir no plantel dos leões para ganhar o seu espaço em Alvalade.
Ainda assim, Frederico Varandas já fechou a renovação contratual com João Simões. O médio fez uma temporada em crescendo no Sporting e convenceu a estrutura a segurar o jovem por mais alguns anos, confirmando assim um Exclusivo do nosso Jornal.
Foi lançado por João Pereira na estreia, e manteve o lugar com a entrada de Rui Borges, até ao final de fevereiro, quando sofreu uma fratura do quinto metatarso do pé direito no jogo do play-off da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.
A lesão obrigou o jogador a intervenção cirúrgica, e a temporada de João Simões terminou nessa altura, ficando impedido de dar o contributo à equipa, e juntando-se a Nuno Santos e Daniel Bragança - que também estão perto do regresso aos relvados sem limitações.
Futebolista que não entra nas contas do Clube de Alvalade está em negociações para rumar ao campeão da Suíça nesta janela de mercado
|
Koba Koindredi não vai mesmo regressar ao Sporting. O médio de 23 anos de idade fez uma boa temporada nos suíços do Lausanne, mas os helvéticos não acionaram a opção de compra pelo futebolista que deverá rumar ao Basileia na próxima época desportiva.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o acordo entre o bicampeão português e o campeão da Suíça vai ser estabelecido através de um empréstimo, acabando por ser uma nova cedência do futebolista que contemplará ainda uma opção de compra.
Contratado ao Estoril no mercado de inverno de 2023/24, Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros. O futebolista custou aos leões qualquer coisa como 4,25 milhões de euros, aos quais acresciam mais 1,75M por objetivos.
No empréstimo ao Lausanne ficou acordada uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros. Apesar das boas exibições e de ter sido um dos jogadores em destaque na caminhada de sucesso no campeonato, o clube acabou por não ativar a cláusula em causa.
Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual no emblema helvético, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.