Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting recebeu o Arsenal, em Alvalade, na quinta jornada da fase inicial da Liga dos Campeões, na passada terça feira, dia 26 de novembro. Os leões foram derrotados por 5-1, o que lhes valeu uma queda na tabela classificativa da competição... mas as más notícias podem não acabar por aí para Frederico Varandas, que pode ver o estádio dos verdes e brancos parcialmente interditado.
Já na quarta feira passada, o Comité de Controlo, Ética e Disciplina do organismo que tutela o futebol europeu, tinha anunciado que o Sporting estaria, nos próximos dois anos, com pena suspensa de interdição do sector A14 do estádio, local onde, por norma, se situa a claque Juventude Leonina. A justificação foi o uso de pirotecnia por parte na receção ao Manchester City, a 5 de novembro.
No mesmo comunicado onde partilharam esta informação, a UEFA afirmou ainda que, em caso de reincidência, aplicaria o castigo ao Clube de Alvalade. Mas a situação pode vir a piorar ainda mais para os verdes e brancos depois do jogo contra o Arsenal.
Isto porque durante a derrota caseira frente à equipa de Londres, ficou patente, de novo, a utilização de engenhos pirotécnicos - fosse através do uso de tochas, ou mesmo com fogo de artificio, como foi visto no topo Norte no estádio de Alvalade. Este último momento tem, de resto, dividido o universo Sportinguista entre os que aplaudem, e os que reprovam, em parte devido ao aviso que já existia antes do jogo.
A próxima reunião do comité disciplinar da UEFA - que vai decidir quais as consequências para o Clube de Alvalade - só acontece na próxima semana, e até lá, o Sporting não deverá ser informado de nada. Na altura saber-se-á se, no próximo encontro caseiro, frente ao Bolonha, na última jornada da Liga dos Campeões, o estádio dos leões estará parcialmente despido para receber os italianos: algo que a associação europeia de futebol já tinha avisado que poderia acontecer caso eventos como o do último jogo acontecessem.
Futebolista dos leões tem como objetivo agarrar uma nova oportunidade nesta fase ao serviço dos verdes e brancos
|
0Uma das poucas boas notícias do jogo em que o Sporting perdeu frente ao Arsenal foi Jeremiah St. Juste. O jogador neerlandês cumpriu os 90 minutos, algo que os adeptos leoninos não estavam habituados a ver devido às várias lesões que o jogador sofreu.
A última vez que o 'camisola 3' tinha sido totalista num encontro foi no dia 6 de abril, na vitória, por 2-1, frente ao Benfica. Na altura, o jogo contou para a 28.ª jornada do campeonato e foi provavelmente o encontro mais decisivo na conquista do título de 2023/24.
Desde essa data, St. Juste não completou os 90 minutos em nenhum outro encontro, tendo estado muito perto de o fazer no jogo frente ao Vitória de Guimarães, na 30.ª jornada da época transata. O jogador, desde que chegou ao Sporting, tem sofrido com inúmeras lesões, o que tem prejudicado a sua evolução na equipa agora treinada por João Pereira.
Na temporada passada, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – fez 20 encontros: 11 no Campeonato Nacional, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.026 minutos que disputou, o jogador de 27 anos marcou um golo e fez uma assistência. Este ano, apenas soma oito partidas (295 minutos).
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o defesa-central neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Jogador que passou pelos leões foi o autor do golo que garantiu o empate para a equipa de Minas Gerais, mantendo-a na zona de apuramento para a Libertadores
|
0O Cruzeiro empatou 1-1 com o Grémio, na 35.ª jornada do Brasileirão, em jogo realizado no Mineirão. A Raposa marcou através de uma excelente jogada de dois jogadores com ligações ao futebol português. Gabriel Veron, com um toque de classe, assistiu Matheus Pereira, ex-jogador do Sporting, que rematou de primeira para o fundo das redes.
Apesar de dominar a primeira parte, o Cruzeiro não conseguiu garantir a vitória. O Grémio adiantou-se no marcador com um golo de letra de Braithwaite. Contudo, Matheus Pereira ainda conseguiu restabelecer a igualdade antes do intervalo, com um grande remate
A segunda parte do encontro foi marcada por poucas emoções, e o empate acabou por não beneficiar nenhuma das equipas. O Cruzeiro permanece no sétimo lugar, em zona de apuramento para a Libertadores, com 48 pontos, mas perdeu a oportunidade de alargar a vantagem sobre os seus perseguidores.
O atacante de 28 anos esteve ligado ao Sporting durante 11 épocas e alinhou 27 vezes pelos ‘A’, tendo marcado seis golos e feito quatro assistências. Acabou por ser emprestado ao Nuremberga em 2018, após desentendimento com José Peseiro. Em 2019, seguiu para o West Brom, clube que o comprou na época seguinte, por cerca de 10 milhões. Em 2021, rumou ao Al Hilal por 18 milhões de euros.
O ex-camisola 73 do Clube de Alvalade - que nunca chegou aos patamares que muitos perspectivavam - passou ainda pelo Al Wahda (Emirados Árabes Unidos) e Cruzeiro, por empréstimo do emblema saudita, tendo assinado em definitivo pelo emblema canarinho em 2024. Esta época, leva dez golos e 15 assistências em 56 jogos.
Veja o golo:
Foram reveladas as nomeações para a 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic, na qual os leões recebem os açorianos, no Estádio José Alvalade
|
0O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer, na passada quarta-feira, dia 27 de novembro, as nomeações para a 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O árbitro escolhido para o jogo entre o Sporting e o Santa Clara, no Estádio José Alvalade (30 de novembro, 20h30), é Cláudio Pereira.
O juiz da Associação de Futebol de Aveiro será acompanhado por Tiago Costa e Sérgio Jesus, como assistentes, enquanto o quarto árbitro será Fá Sanha. Além disso, no VAR, estará Hélder Carvalho, auxiliado por Pedro Felisberto no AVAR.
O Sporting vai tentar responder à primeira derrota em Alvalade desde outubro de 2023 na recepção aos açorianos do Santa Clara, que ocupam a quarta posição do campeonato com 21 pontos. Será a terceira estreia consecutiva de João Pereira, depois de fazer os primeiros jogos na Taça de Portugal e Liga dos Campeões.
Antes do início da 12.ª ronda, os leões ocupam o primeiro lugar da classificação, com um registo 100% vitorioso - 33 pontos, resultado de 11 vitórias em 11 jogos. Os verdes e brancos estão seis pontos à frente do segundo classificado, Porto, com 27 pontos; e oito pontos à frente do terceiro, Benfica, com 25 pontos (menos um jogo). O próximo adversário da equipa de João Pereira surge logo a seguir.
O Clube de Alvalade volta, então, a jogar em casa para o campeonato, algo que já não acontecia desde o dia 1 de novembro. A partida, referente à décima segunda jornada da Liga Portugal Betclic, está marcada para o próximo sábado, dia 30 de novembro, às 20h45, na casa dos leões.