Futebol
Sporting com pressa por Pedro Gonçalves: Há prazo definido para a saída
22 Jul 2026 | 09:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Mai 2025 | 14:23 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Vitória de Guimarães, esta sexta-feira, dia 16 de meio. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 18h00, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Estado de espírito
"Um bocadinho ansioso. Não por aquilo que será o jogo, mas que chegue. Estaria a mentir se dissesse que não estou um bocadinho ansioso, temos é de saber lidar com essa ansiedade e transformá-la em energia boa. É pedir aos adeptos que se mantenham iguais a si próprios. Têm sido fantásticos, incríveis, não há palavras para descrever tudo o que nos têm dado. Acredito muito que merecem ser bicampeões e esse é o grande objetivo de todos. Amanhã serão muito importantes no objetivo de vitória, para depois concretizar o grande objetivo".
Bate-boca com Vit. Guimarães
"Vocês levam as coisas para o lado que quiserem. Antes dessas palavras, a que deram tanto ênfase, falei muito e bem de toda a estrutura do Vitória. Jogadores, equipa técnica. Estou completamente desligado do ruído. Percebo onde estou, o que implica ser treinador do Sporting e estar perto de conseguir um grande objetivo. Sei bem o que sou enquanto pessoa e treinador, o que me trouxe aqui. Tenho muito a agradecer ao Vitória. Se estou aqui, devo ao Vitória também, pela capacidade que tiveram de fazer coisas boas com a nossa liderança. Devo-lhes muito e tenho uma grande amizade por todos. Jamais colocaria em causa o profissionalismo dos jogadores. Vocês têm ido à procura de antigos jogadores, e eles respondem por mim. Supertranquilo nesse sentido. É apenas e só ruído. Estou focado no que temos de fazer. Conheço bem o Vitória, o que vão ser capazes de dar ao jogo. Têm também um objetivo enquanto clube e vão entrar superconcentrados, focados, motivados. É nisso que estou focado. Perceber as dificuldades, estarmos preparados para elas e sermos capazes de aproveitar algumas coisas. Nunca esquecendo que do outro lado está uma grande equipa".
Morita vai a jogo
"O Morita está preparado para jogo. Se der para 90' ótimo, se não der, não dá. Jogará outro que dará uma grande resposta também. Pontos perdidos? Esqueçam, não lamento nada. O nosso trajeto fala por nós, por tudo o que fomos capazes. O grupo acredita que merece muito ser campeão. É isso que nos mantém superconcentrados, focados naquilo que é o nosso único objetivo, que foi sempre, e perante as dificuldades, o mesmo. O grupo tem sido fantástico, independentemente de não ganharmos sempre. Digam-me um treinador que ganhou os jogos todos... Acredito, e o grupo acredita, que merece ser campeão".
Gyokeres
"Vejo-o focado em ajudar a equipa, ser campeão. É isso que quer, que todos querem. É por isso que digo que é um grande grupo. Às vezes poderiam existir egos, mas não há. Por tudo o que se fala do Viktor, pelo peso ao longo da época... O grupo está focado apenas e só num objetivo, que é o de todos. Independentemente da Bota de Ouro. Ficaremos todos muito felizes se conseguir esses objetivos, mas está muito mais focado no coletivo. Tenho a certeza que fará um grande jogo".
Festa depois do dérbi
"Não desagradou e tive a oportunidade de falar disso no final do jogo. A alegria é natural, mas é uma alegria no sentido de estarmos prestes a jogar a decisão em nossa casa. Eles sentem que serão importantes. A euforia percebe-se. Para a equipa, sabem bem que não ganhámos. Temos 100 minutos para jogar amanhã e é isso que vai decidir. Temos de ser capazes de ultrapassar uma grande equipa para sermos campeões. É nisso que estamos focados".
Ausência de Morten Hjulmand
"Os jogos são totalmente diferentes. É um jogador importante, tem peso por ser o nosso líder dentro de campo, é o nosso capitão. Claro que tem peso. Mas a equipa tem sido capaz de responder. O espírito coletivo é muito grande, a crença. A coragem e a ambição deste grupo são infinitas".
Bloco baixo
"Eu quero é ganhar. Percebo que falem às vezes do bloco mais baixo, mas tem de se dar mérito ao adversário, também têm capacidade de nos empurrar para trás. Às vezes a equipa acha que está bem assim [mais atrás]. Vocês agarram-se à estatística. Somos a equipa que menos situações de golo permite ao adversário. São dados. A equipa está confortável, preparada para estar em que momento for. Mas às vezes os jogadores agarram-se um bocadinho mais ao resultado, faz parte. Por mais que o treinador queira, às vezes é difícil passar a informação. Só temos durante a semana e, depois, o intervalo para ajustar. São tomadas de decisão coletivas".
Rui Borges não é ingrato
"Vantagem não acho que tenha. São duas grandes equipas. Têm um treinador novo. Por mais que a grande base seja a que vem de trás, não levo vantagem. Gratidão? Tenho muita, a toda a estrutura do dia-a-dia do Vitória. Admiro muitos os jogadores, deram-me muito. Jamais vou esquecê-los nesse sentido. O que representa ganhar amanhã? Ser campeão nacional. Quero é ganhar. Vou sempre ter carinho por aquilo que o Vitória me deu. Mas digo também isso ao Moreirense e a todos os clubes que me deram uma oportunidade. Educaram-me para dar valor a tudo. E se há coisa que não sou é ingrato. Sou muito grato a todos os que me ajudaram. Quero ganhar perante uma ex-equipa pela qual tenho muito carinho".
Promessa se for campeão
"Sou muito crente, e já o disse aqui, mas não. Sou crente apenas e só. Peço muita força, só. Depois é um jogo de futebol. Temos de desfrutá-lo como tal. Há três resultados possíveis. Nós queremos ganhar e do outro lado está uma equipa que quer fazer o mesmo. A crença será muita, mas apenas e só isso".
Jogador ainda não se juntou aos trabalhos de Rui Borges nesta pré-época e, depois de Ousmane Diomande, pode ser mais um defesa a deixar Alvalade
22 Jul 2026 | 15:34 |
Depois de Ousmane Diomande, há mais um 'peso pesado' da defesa do Sporting preparado para deixar Alvalade: Gonçalo Inácio. Ao que parece, o internacional português equaciona sair já neste mercado de transferências.
A informação está a ser avançada pela CNN Portugal, que afirma que o 'camisola 25' da turma orientada por Rui Borges vê com bons olhos uma eventual saída do Sporting este verão caso surja uma proposta que considere atrativa.
Ainda assim, a questão não é tão linear quanto isso. Gonçalo Inácio é visto como um dos líderes do balneário de um Sporting que, só este defeso, já perdeu Morten Hjulmand e Francisco Trincão. Além do facto do internacional português pertencer ao lote de capitães, qualquer interessado ainda terá de chegar às exigências do Clube por um jogador que tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e contrato até 2030.
O AC Milan de Ruben Amorim tem sido um dos mais recentes interessados em garantir a contratação do central. Em Itália tem sido avançada a possibilidade de os rossoneri tentarem negociar por valores inferiores, na ordem dos 40 milhões.
Na temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 40 milhões de euros - voltou a ser um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco somou 4.006 minutos em 46 jogos, nos quais conseguiu fazer três golos e três assistências.
Confira a publicação:
Jogador que chegou ao Clube de Alvalade apenas na última temporada está de saída e detalhes do acordo dos verdes e brancos é conhecido
22 Jul 2026 | 13:33 |
Sporting já definiu todos os termos da saída de Ricardo Mangas para o Monza. O jogador chegará ao emblema italiano por empréstimo de uma temporada, mas com uma cláusula de compra obrigatória no final que pode chegar até aos 1,8 milhões de euros.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, o princípio de acordo dos leões com o clube recém-promovido à Serie A contempla um montante fixo de 1,5 milhões de euros e ainda uma quantia de 300 mil euros por bónus.
A mesma fonte revela que já está tudo tratado entre os dois emblemas e, agora, aguarda-se apenas pelo acordo entre o Monza e Ricardo Mangas para que se possa começar a tratar de toda a papelada adjacente à sua transferência para Itália.
Vale lembrar que, antes de estar praticamente fechado no Monza, Mangas também esteve muito perto de rumar ao Panathinaikos. No entanto, o emblema grego preferiu optar pela contratação de Victor Kristiansen, que chegou por empréstimo do Leicester.
Na temporada de 2025/26, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2 milhões de euros - realizou 23 jogos. Ao longo dos 1.355 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o futebolista somou dois golos e duas assistências na conta pessoal.
Jogador do Famalicão é visto como o sucessor de Ousmane Diomande em Alvalade, uma vez que este está em negociações avançadas para sair
22 Jul 2026 | 13:15 |
Ibrahima Ba já se encontra em Lisboa e até já passou nos exames médicos do Sporting. O jogador é visto em Alvalade como o escolhido para suceder a Ousmane Diomande, que está muito próximo de assinar contrato com o Nottingham Forest.
Apesar de ter alegadamente chumbado nos exames médicos antes de assinar com o Estrasburgo, o mesmo não terá acontecido junto de departamento de performance dos verdes e brancos, onde, segundo o jornal Record, passou com nota positiva.
A mesma fonte revela que a Direção do Sporting fechou a contratação de Ibrahima Ba junto do Famalicão por 20 milhões de euros, com o emblema do Minho a garantir 15% de uma futura venda do defesa. Em breve fará parte do plantel de Rui Borges para a temporada 2026/27.
De resto, o jogador também já aproveitou a manhã desta terça-feira, dia 22 de julho, para ter o primeiro contacto com algumas pessoas na Academia Cristiano Ronaldo. Neste momento, o Sporting espera apenas pela venda de Ousmane Diomande para anunciar Ba.
No que ao negócio do internacional costa-marfinense diz respeito, este será vendido ao Nottingham Forest por 40 milhões de euros ao fim de três temporadas e meia em Alvalade. O jogador acaba por sair por metade do valor da sua cláusula de rescisão.
Sporting com pressa por Pedro Gonçalves: Há prazo definido para a saída
22 Jul 2026 | 09:13
Antigo conselheiro dos leões arrasa saída de Trincão: "Não vejo Sporting a ficar mais forte"
22 Jul 2026 | 09:00
Sporting já 'escreveu' contrato de longa duração para Nestory Irankunda
22 Jul 2026 | 08:43