
Futebol
Treinou Rui Borges antes do Sporting e confessa: "É muito difícil revalidar"
06 Set 2025 | 09:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2024 | 18:48 |
Renato Veiga, antigo jogador do Sporting, é destaque pelo CIES - Observatório do Futebol - como um dos médios sub-23 com mais recuperações de bola na Europa. Atualmente ao serviço do Basileia, o português tem-se mostrado a bom nível.
O site especializado revela que o internacional jovem recupera o esférico cerca de 1,38 vezes mais do que qualquer companheiro de equipa, números que o colocam no 10.º posto, em comparação com outros futebolistas. Mads Bidstrup, do Salzburgo, lidera a tabela, com 1,58.
De recordar que o Sporting encaixou cerca de 4,6 milhões de euros com a mudança, ficando ainda com 10% de uma futura transferência. Desta forma, a mudança do jogador é histórica para o Clube de Alvalade, uma vez que se torna na transferência mais elevada de um futebolista formado em Alcochete que nunca jogou pela equipa principal.
Na última temporada, Renato Veiga – avaliado em 2 milhões de euros – alinhou em 13 partidas, ao serviço dos alemães do Augsburg, por empréstimo dos verdes e brancos. Esta época, leva 16 jogos, um golo e uma assistência.
Apesar de nunca ter jogado na formação A, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Rúben Amorim para alguns jogos da equipa principal e ter sido presença assídua em muitos dos treinos na turma do técnico.
Confira:
https://twitter.com/CIES_Football/status/1749808958397898784
Clube de Alvalade está a viver uma situação bastante desconfortável com o defesa-central neerlandês, que recusou deixar os leões este verão
06 Set 2025 | 11:18 |
O Al Ettifaq está interessado na contratação de Jeremiah St. Juste. O Sporting vive um momento desconfortável com o defesa-central neerlandês, que recusou sair de Alvalade este verão, mesmo depois de ter duas propostas em cima da mesa, e que por isso foi colocado a treinar com a equipa B verde e branca.
A situação pode, no entanto, estar mais perto de ficar resolvida. Apesar da janela de transferências ter fechado em Portugal, continua aberta noutros países, como é o caso da Arábia Saudita. O Al Ettifaq, clube que atua na liga de Cristiano Ronaldo, está interessado no central e poderia resolver a situação incómoda que se criou em Alvalade.
A informação é avançada pelo jornal O Jogo. Segundo é descrito, o Al Ettifaq ainda não apresentou uma proposta formal ao Sporting, mas já terá estabelecido contactos informais com os agentes, e irmãos, de Jeremiah St. Juste, para perceber a disponibilidade de uma mudança para a Arábia Saudita.
Esta solução seria uma resolução ótima para as três partes: o Al Ettifaq procura um defesa-central experiente para reforçar o eixo defensivo, daí terem St. Juste identificado. O Sporting, por sua vez, procura 'livrar-se' dos três milhões anuais auferidos pelo neerlandês. E o jogador poderia retornar à competição, uma vez que está afastado dos trabalhos da equipa principal verde e branca.
No entanto, o jornal O Jogo explica que esta solução não vai de acordo aos desejos e expetativas de Jeremiah St. Juste, que estaria interessado numa liga mais competitiva. O defesa-central vai ter de agir depressa, uma vez que a maior parte dos mercados estão prestes a fechar, e a mudança para a Arábia poderá ser o único cenário possível muito em breve.
Estrelas do Clube de Alvalade não param na pausa para os compromissos internacionais; Leões regressam dia 14 frente ao Famalicão
06 Set 2025 | 10:22 |
Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Geny Catamo, Georgios Vagiannidis, Fotis Ioannidis e Luis Suárez cumpriram as suas primeiras partidas nesta pausa para seleções. Os jogadores foram chamados a representar as suas respetivas seleções, depois de cumprirem as suas primeiras jornadas ao serviço do Sporting.
Geovany Quenda é um dos maiores destaques leoninos no panorama internacional pelos melhores e piores motivos. Depois de um início de temporada em que tem sido relegado para o banco de suplentes por Rui Borges, o jovem de 18 anos marcou um dos golos na vitória de Portugal sub-21 frente ao Azerbaijão, por 5-0. Ainda assim, foi substituído aos 78 minutos com queixas físicas, que pintam um cenário preocupante para os adeptos leoninos.
Morten Hjulmand foi outros dos grandes destaques desta pausa. O capitão do Sporting foi titular e totalista pela seleção da Dinamarca, no confronto frente à Escócia. Apesar dos contributo do ‘camisola 42’ leonino, os nórdicos não foram para além do nulo no marcador.
Outro jogador que cumpriu os 90 minutos pelo seu respetivo país foi Geny Catamo. O ala que tem sido opção regular para o 11 inicial por Rui Borges viu a seleção de Moçambique cair em desaire, depois de sair goleado pelo Uganda por 4-0 e ficar com o apuramento para o Mundial 2026 em risco.
Já os reforços do Sporting para esta temporada tiveram destinos diferentes. Georgios Vagiannidis foi titular na vitória da seleção grega frente à Bielorrusia por 5-1, tendo feito uma assistência e dando lugar ao outro helénico dos leões, Fotis Ioannidis. No caso do outro ponta de lança verde e branco, Luis Suárez não saiu do banco de suplentes na vitória colombiana por 3-0 frente à Bolívia.
Médio-defensivo que fez a sua formação na Academia Cristiano Ronaldo vai defender novo emblema e lembrou o conjunto verde e branco
06 Set 2025 | 09:42 |
Eric Dier reforçou o Mónaco, conjunto da Ligue 1, este verão, e comparou o seu novo clube ao Sporting em entrevista recente. O médio-defensivo, que também pode alinhar a defesa-central, fez a sua formação na Academia Cristiano Ronaldo, e disputou os primeiros anos da sua carreira desportiva ao serviço dos leões.
O jogador concedeu uma entrevista recente ao The Telegraph, jornal inglês, onde analisou a sua chegada à equipa do campeonato francês, e os primeiros passos no novo clube. Assumiu estar contente com a mudança, e não se esqueceu do Sporting, onde deu os primeiros passos no futebol.
"Lembra-me imenso dessa equipa. Todos à volta da mesma idade, todos juntos", começou por explicar Eric Dier, estabelecendo a comparação entre Mónaco e Sporting, duas equipas que têm por hábito uma forte aposta na sua Academia de formação de jogadores.
O antigo elemento dos quadros verdes e brancos prosseguiu com a sua análise, deixando alguns elogios à equipa que agora representa, sem esquecer os jovens com que agora convive diariamente: "Nunca vi tanto talento jovem junto num mesmo lugar. É verdade. Por isso é bom estar perto dessa juventude".
Recorde-se que Eric Dier representou os leões durante 11 anos, entre 2003 e 2014, tendo feito a sua formação na Academia de Alcochete. A nível sénior, disputou 31 jogos ao serviço da equipa principal leonina, nas temporadas 2012/13 e 2013/14, nos quais assinou um golo e duas assistências.