Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

UISH! EX SPORTING QUE SE DESENTENDEU COM BRUNO DE CARVALHO VÊ AUTOCARRO ATACADO À PEDRADA PELOS ADEPTOS

Situação foi abordada em comunicado pelo clube, repudiando os incidentes, que até envolveram a polícia

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O autocarro Palmeiras, de Abel Ferreira, foi atacado pelos adeptos do São Paulo. O veículo em que seguiam responsáveis da equipa do ex Sporting foi apedrejado em Belo Horizonte, nas vésperas do embate entre as duas equipas, válido para a Supertaça do Brasil, com início pelas 19h00 deste domingo, dia 4 de fevereiro.


A comitiva dos atuais campeões canarinhos estava a bordo da viatura, que acabou por ter uma janela partida devido ao arremesso de uma garrafa. O treinador português  - antigo jogador e treinador do Sporting - e os seus pupilos, que seguiam noutros carros, escaparam ao incidente.


As autoridades policiais foram obrigadas a recorrer ao disparo de balas de borracha para dispersar a multidão, resultando na detenção de um homem, alegadamente ligado ao São Paulo. Posteriormente, o Palmeiras emitiu um comunicado condenando o incidente:


“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o ataque a um dos autocarros que levavam a delegação do clube a um hotel de Belo Horizonte (Minas Gerais), cidade onde se realizará, neste domingo, a decisão da Supertaça do Brasil”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo próprio clube.

“Um dos objetos atirados contra o veículo causou a quebra de uma janela; por sorte, contudo, ninguém se feriu. Registámos boletim de ocorrência na noite deste sábado, e esperamos que o responsável por este ato de vandalismo, já identificado e detido pela polícia, seja punido com o rigor da lei”, prossegue o verdão.


“Não podemos tolerar que, na véspera de um clássico com a presença de duas torcidas, a violência coloque em risco o êxito de um espetáculo tão grandioso. Que o domingo seja de paz, dentro e fora do Mineirão”, conclui o clube brasileiro no comunicado.

Relembre-se que o treinador de 44 anos, Abel Ferreira, jogou no Sporting entre 2005 e 2011. Já enquanto treinador, esteve ao serviço técnico do Clube de Alvalade entre o ano de 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B. Acabou por sair, depois de desentendimentos com Bruno de Carvalho, Presidente dos leões à data.

Confira o comunicado, na íntegra:

https://twitter.com/Palmeiras/status/1753932749423944154


Futebol

Inconformado com decisões do Sporting, Tomás da Cunha diz que atleta "não conta" para Rui Borges

Especialista garante que treinador dos leões adaptou-se ao que conseguia face às limitações da temporada, mas há situações difíceis de explicar

Tomás da Cunha aplaude capacidade de adaptação de Rui Borges, mas aponta dedo a algumas escolhas do Sporting
Tomás da Cunha aplaude capacidade de adaptação de Rui Borges, mas aponta dedo a algumas escolhas do Sporting

  |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha reconhece, de forma inevitável, o brilhante início de época do Sporting. No entanto, o especialista admite não entender as decisões tomadas ao longo da temporada, principalmente na falta de investimento em janeiro, visto que Biel "não conta" para Rui Borges e causa até alguma incerteza no especialista.


"O Sporting começou a temporada como uma das melhores equipas portuguesas do século, em números e futebol jogado. Defendia o título e procurava um histórico bicampeonato. Distanciou-se logo dos rivais, impressionou na Europa e atingiu um estado de comunhão quase irrepetível entre adeptos, jogadores e treinador. Amorim saiu de forma totalmente inesperada, embora Varandas tivesse dito que a possibilidade era conhecida e que havia um sucessor preparado. Desde então, as dúvidas instalaram-se", escreveu, no jornal Expresso.


"Houve resistência para perceber que João Pereira não tinha condições"


O comentador é perentório e garante que "João Pereira não tinha condições para dar continuidade ao projeto e cedo se percebeu que a rejeição do plantel não lhe permitia vida longa, por mais que o presidente leonino sonhasse em tirar um coelho da cartola". "Houve resistência para assumir o óbvio, mas não comprometeu a temporada", apontou.

"Nem o antigo treinador da equipa B nem Rui Borges puderam contar com Pedro Gonçalves, presente – talvez indevidamente – na despedida de Amorim, em Braga. Para além da infelicidade de certas lesões, a gestão física de elementos nucleares deixou os verdes e brancos constantemente debilitados ou em sobrecarga. Rui Borges tem razões de queixa, nesse sentido. A luta pelo título faz-se de forma desigual, no que diz respeito à profundidade de opções. Depois da mudança que trouxe de Guimarães, partindo do 4-3-3, decidiu regressar ao sistema 'Amorim' para recolocar o plantel na zona de conforto", prosseguiu.


"Ninguém pode acusar Rui Borges de intransigência"

No entanto, apesar da escolha acertada em voltar ao sistema que tanto sucesso trouxe ao Clube de Alvalade, com as "ausências prolongadas de João Simões e Bragança (Morita condicionado), não havia forma de dar continuidade à ideia de base", afirma Tomás da Cunha, recordando que o Rui Borges "puxou Debast para o meio campo", mas "entre o belga, Hjulmand, Alexandre Brito, Felicíssimo e Arreiol não existe quem pise zonas adiantadas e ofereça soluções criativas". Ainda assim, "a adaptação tática justifica-se e ninguém poderá acusar o treinador do Sporting de intransigência".

Tomás da Cunha garante que "os jogos demonstram que nem sequer falta capacidade estratégica" a Rui Borges, com o técnico "preparando a equipa para atacar os pontos fracos do adversário". Todavia, "o Sporting, neste momento, não tem um coletivo formatado para prolongar os ataques e procura proteger-se, utilizando a linha direta para o sueco" e "Harder ficou sem espaço", visto que "não dá para abdicar" do 'camisola 9' e "jogando longe da baliza, as limitações técnicas do dinamarquês atrapalham".

"Biel, suposto substituto de Pedro Gonçalves, não conta sequer. Ou falhou a escolha do médio brasileiro, que ainda não vimos em ação, ou falhou o enquadramento na ideia do treinador. O mesmo aconteceria com Edwards, que faz da técnica e da condução em espaços curtos os pontos fortes. Numa equipa que recua para o próprio meio campo em quase todas as segundas partes, a exigência é outra. O Sporting fez um esforço para manter as principais figuras do título e atacar o bicampeonato, só que não acrescentou qualidade nem profundidade em janeiro, quando já existiam motivos de alarme. Ficou com um plantel curto e cansado. Pode chegar ao objetivo, até porque só depende de si, mas deixou demasiadas coisas nas mãos do destino", terminou.


Futebol

Geny Catamo no Porto? Revelada situação do ala do Sporting

Fonte próxima do 'camisola 21' dos verdes e brancos comenta transferência para o Dragão e revela que ala fez testes com os azuis e brancos

Geny Catamo tem mostrado uma grande evolução ao serviço do Sporting, mas podia ser jogador do plantel do Porto
Geny Catamo tem mostrado uma grande evolução ao serviço do Sporting, mas podia ser jogador do plantel do Porto

  |

Icon Comentário0

Geny Catamo esteve perto de rumar ao Porto. O ala do Sporting chegou a Portugal, proveniente da Academia Black Bulls em 2018/19, e juntou-se ao plantel do Amora. No entanto, chegou a fazer testes nos azuis e brancos, antes de assinar contrato com o Clube de Alvalade. Junaide Lalgy explica os motivos pelos quais o canhoto não ficou no Dragão.


"Geny podia jogar no Porto, mas a vida é assim mesmo"


"Não foi para o Porto por questões, meramente, administrativas. São águas passadas. A vida é assim mesmo", revelou o proprietário da Academia Black Bulls, em declarações ao jornal Record. Apesar de ser assumidamente adepto dos dragões, admite estar "muito feliz" pelo 'camisola 21' do Sporting, não perdendo um jogo dos comandados de Rui Borges.


Apesar do sucesso que tem tido em Alvalade, Geny Catamo deverá deixar o Sporting no futuro, revela o empresário. Embora afirme ter "muito respeito" pelos leões, Lalgy aponta o ala à saída do plantel verde e branco, para reforçar um emblema com outras aspirações na Europa.

O Sporting já recebeu várias propostas pelo jogador, mas uma eventual venda torna-se praticamente impossível enquanto Frederico Varandas não conseguir chegar a acordo com o Amora para garantir os 75% do passe de Geny que ainda estão em posse do emblema do Seixal.


Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 41 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.529 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto fez o gosto ao pé em sete ocasiões, tendo realizado ainda três assistências, estando a uma contribuição de golo de bater os números de 2023/24.


Futebol

Junaide Lalgy aponta saída de diamante do Sporting: "Com todo o respeito ao Clube, mas..."

Empresário acredita que futebolista de Rui Borges tem qualidade para deixar Alvalade e reforçar clube com outras aspirações na Europa

Junaide Lalgy aplaude crescimento de jogador do Sporting, mas acredita que saída de Alvalade poderá acontecer no futuro
Junaide Lalgy aplaude crescimento de jogador do Sporting, mas acredita que saída de Alvalade poderá acontecer no futuro

  |

Icon Comentário0

Junaide Lalgy acredita que Geny Catamo tem qualidades suficientes para sair do Sporting. O proprietário da Academia Black Bulls, um dos primeiros emblemas do ala leonino, crê que o jovem é um exemplo para os seus compatriotas, tendo em conta as dificuldades que passou e o nível que conseguiu atingir.


"Como sucedeu com o Geny, houve muitos outros miúdos moçambicanos que vieram para Portugal e não conseguiram afirmar-se. Não vou nomear, não vale a pena. A mentalidade do jogador moçambicano e africano, em geral, é fraca e, quando se deparam com comportamentos diferentes daqueles a que estão habituados, ficam para trás. Sobretudo, pela disciplina e pela exigência do futebol europeu", explicou, ao jornal Record.


"Geny teve momentos maus no Sporting, mas não deixou de acreditar"


Para o empresário, "Geny foi uma exceção, foi paciente e resiliente, mas acreditou sempre nele". Ainda assim, o dirigente revela que o canhoto "teve momentos de ansiedade", principalmente quando "esteve emprestado e não se afirmou logo na equipa principal, mas nunca deixou de acreditar", tornando-se "um exemplo para outros jovens moçambicanos e também um orgulho para a Academia Black Bulls, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do jovem futebolista nascido em Moçambique".

Junaide Lalgy explica que a aposta no mercado do seu país pode ajudar "os clubes grandes de Portugal", que "podem fazer muito mais com muito menos dinheiro". "O importante é encontrar técnicos que saibam identificar e desenvolver o talento ainda na adolescência. E que o façam de modo a reduzir o impacto da sua vinda para a Europa e, particularmente, para Portugal".


"Geny Catamo pode sair do Sporting"

Para terminar, o proprietário do último clube que o 'camisola 21' do Sporting representou antes de viajar para Portugal refere que "Geny ainda não atingiu tudo, mas está no bom caminho", apontando a saída iminente de Alvalade no futuro: "É continuar a trabalhar e acredito que, com todo o respeito pelo Sporting, tem condições para ir mais além. Acredito que está no ponto de dar aquele salto que ainda lhe falta". Vale recordar que os leões estão numa luta intensa para garantir o restante do passe do jogador.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Tim Sherwood diz que excedentário do Sporting tem lugar em clube com três Champions League
Futebol

Tim Sherwood diz que excedentário do Sporting tem lugar em clube com três Champions League

 

Icon Comentário0
Alisson Santos já brilha no Sporting! Extremo brasileiro não pode competir mas já deu o salto...
Futebol

Alisson Santos já brilha no Sporting! Extremo brasileiro não pode competir mas já deu o salto...

 

Icon Comentário0
Geny Catamo brilha no Sporting e Varandas vai avançar para a compra do craque verde e branco
Futebol

Geny Catamo brilha no Sporting e Varandas vai avançar para a compra do craque verde e branco

 

Icon Comentário0