Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ABEL FERREIRA RECORDA ÚNICO TÍTULO QUE CONQUISTOU NA EUROPA AO SERVIÇO DO SPORTING: "NUNCA TINHA SIDO CAMPEÃO"

Técnico do Palmeiras lembra passagem pelo Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Abel Ferreira concedeu uma entrevista ao jornal Marca, divulgada este sábado, dia 8 de junho, a dar conta do percurso que teve até alcançar o sucesso no Palmeiras. O técnico recordou a sua passagem pelo Sporting e lembrou o primeiro título que alcançou ao leme da equipa de juniores dos verdes e brancos, em 2011/12.


"Queria treinar clubes que lutam por títulos. Não tinha sido campeão em nenhuma Liga. Só nos sub-19, mas é diferente de ser campeão de uma divisão principal de um país Quando eu era jogador ganhei poucos títulos. A minha carreira começou no Sporting, a treinar jovens e só depois fui para a equipa B, a preparar jogadores para a equipa A. Fiz o mesmo em Braga. Depois fui para o PAOK e aprendi muito neste período", começou por recordar o treinador português.


"Quem joga num clube da nossa dimensão tem sempre de fazer tudo para ganhar. Isso acontece com o Barcelona, ​​o Real Madrid, o Atlético de Madrid. É intrínseco aos grandes clubes. Essa é a nossa história, o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro estão ligados", começou por dizer.


"Sonho da Libertadores? Gosto muito de sonhar de olhos abertos, jogo a jogo. Das últimas três que jogámos, conseguimos vencer duas. Chegamos às 'meias' no passado e não conseguimos o terceiro troféu consecutivo, mas gosto de sonhar de olhos abertos", frisou.

"Tive treinadores espanhóis, portugueses e italianos. Jogavam de várias formas e isso ajudou-me antes da aventura no Palmeiras. Era e é um projeto era muito ambicioso, com jovens também. Aliás, a nossa equipa é uma mistura de jogadores experientes e jovens, que têm vontade de vencer. É por esse motivo que estamos aqui há três anos", garantiu.


"É uma sensação muito boa estar num lugar onde te amam, onde tens a oportunidade de trabalhar com jogadores com caráter, com ambição e que compreendem o espírito do clube, assim como do treinador. Gosto de estar no Palmeiras", confessou.

Abel tem contrato válido com o Palmeiras até dezembro do próximo ano de 2024. Pelo 'Verdão', o técnico já venceu duas Libertadores de forma consecutiva (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022), dois Campeonatos Paulistas (2022 e 2023), um título do Brasileirão (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

O treinador de 44 anos jogou nos leões entre 2005 e 2011. Já enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B.


Futebol

"Lei não está feita para apanhar corruptos": Campeonato sonegado pelo Benfica ao Sporting dá que falar

Primeiro ano de Jorge Jesus no comando técnico da turma de Alvalade terminou com os verdes e brancos no segundo posto do campeonato nacional, atrás dos encarnados

Benfica acusado de corrupção no campeonato que 'roubou' ao Sporting
Benfica acusado de corrupção no campeonato que 'roubou' ao Sporting

  |

Icon Comentário0

A Benfica SAD, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e a SAD do Vitória de Setúbal estão a ser alvos de uma acusação do Ministério Público (MP) pelos crimes de corrupção ativa e fraude fiscal, no conhecido 'Caso dos E-Mails'. Neste contexto, Bernardo Ribeiro, diretor do jornal Record, dedicou a sua última crónica às trafulhices dos antigos responsáveis do eterno rival do Sporting.


“É da mais elementar justiça reconhecer que havia um Benfica antes e outro depois de Vieira ao nível de infraestruturas, algo em que o clube não deve nada a ninguém em Portugal. Mas no dia em que é conhecida mais uma acusação de corrupção, também salta aos olhos de toda a gente que o Benfica nunca teve ao longo da centenária história o nome tão manchado com suspeitas de várias atividades criminosas”, começou por dizer.


Não acredito que venha daí grande punição, porque em Portugal as leis não estão feitas para apanhar corruptos ou sequer gente que vive em clara situação de enriquecimento ilícito. Mas como escreve hoje Eduardo Dâmaso na página 3 deste jornal, há no ar um cheiro forte a apito dourado e é evidente que houve práticas muito questionáveis sob a liderança de Vieira e com Paulo Gonçalves, pelo menos esse, à guitarra”, acrescentou o jornalista.


Os negócios escuros são mais do que muitos. Para citar alguns, falemos apenas de Luís Filipe, o tal jogador que nunca tinha jogado um minuto e fez o penálti sobre Salvio. Ou dos 450 mil para ter João Amaral que nem pré-época fez. Não deve acontecer nada, mas já todos percebemos como as coisas eram feitas. Lá está, mais um apito dourado”, rematou.

Importante realçar que, entretanto, o Sporting já divulgou um comunicado oficial no qual, Frederico Varandas, Presidente do Clube, afirma que a estrutura leonina acompanhará de perto o caso, apelando à justiça:” Que os responsáveis sejam punidos e este tipo de comportamentos erradicados de vez do desporto nacional".



Futebol

Amorim eleito para prémio internacional: Técnico do Sporting compete com Guardiola e não só

Treinador dos verdes e brancos surge em lista prestigiada, na qual estão incluídos vários nomes do futebol europeu e Mundial

Rúben Amorim, pilar do Sporting, é o 11.º melhor treinador do Mundo
Rúben Amorim, pilar do Sporting, é o 11.º melhor treinador do Mundo

  |

Icon Comentário0

Desde que chegou ao Sporting, em 2020, Rúben Amorim voltou a colocar o Clube na rota dos títulos e de regresso aos grandes palcos do futebol europeu. O trabalho vale ao técnico leonino o 11.º lugar na lista de melhores treinadores do Mundo.


A FourFour Two, revista especializada, colocou o treinador leonino muito próximo do top-10 da atualidade. A lista é liderada por Pep Guardiola, do Manchester City - que vem sendo apontado à saída e Amorim à sucessão -, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é segundo classificado, e Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, fecha o pódio.


Abel Ferreira, antigo jogador e treinador do Sporting, encontra-se ao serviço do Palmeiras e é 22.º classificado para os britânicos. Marco Silva, que orienta o Fulham e também passou em Alvalade é 34.º, com Paulo Fonseca, do Milan em 46.º. José Mourinho ficou fora da lista, que inclui 50 nomes.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

Gonçalo Inácio recebe novidade fresquinha! Central do Sporting é…

'Camisola 25' de Rúben Amorim foi dispensado da seleção nacional por Roberto Martínez e lesão impediu o defesa de contribuir para os jogos da Liga das Nações

Gonçalo Inácio recuperou e é opção no Portimonense - Sporting
Gonçalo Inácio recuperou e é opção no Portimonense - Sporting

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio está de regresso aos treinos do Sporting. O defesa central foi a grande novidade em mais uma sessão de trabalhos orientada por Rúben Amorim e poderá, consequentemente, ser opção para o duelo diante do Portimonense.


Segundo informam os leões, o 'camisola 25' "já treinou integrado com o grupo". Para colmatar algumas ausências devido à pausa de seleções, visto que os internacionais ainda não regressaram, o técnico leonino chamou Bruno Ramos e Lucas Taibo.


Francisco Trincão (Portugal), Geovany Quenda (Portugal sub-21), Franco Israel e Maxi Araújo (Uruguai), Hidemasa Morita (Japão), Geny Catamo (Moçambique), Zeno Debast (Bélgica), Viktor Gyokeres (Suécia) e Conrad Harder (Dinamarca sub-21) foram as ausências no treino, tal como os lesionados Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Matheus Reis e Eduardo Quaresma.


A formação leonina tem mais uma sessão de treinos marcada para a próxima quinta-feira. A nova ronda de trabalhos está agendada para a parte da manhã, na Academia Cristiano Ronaldo e é, como habitual, à porta fechada. Rúben Amorim fará a antevisão ao duelo com os algarvios pelas 12h30.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 18 de outubro, frente ao Portimonense, em jogo relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Pessoa jogar-se-á às 20h15, em Portimão.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting define futuro de Quenda, Inácio, Hjulmand e Diomande
Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting define futuro de Quenda, Inácio, Hjulmand e Diomande

 

Icon Comentário0
Paulo Catarro analisa saída e garante: "Jogadores do Sporting estavam livres" (vídeo)
Futebol

Paulo Catarro analisa saída e garante: "Jogadores do Sporting estavam livres" (vídeo)

 

Icon Comentário0
Luís Castro faz revelação sobre Cristiano Ronaldo: "Quando estás perto dele percebes porquê"
Futebol

Luís Castro faz revelação sobre Cristiano Ronaldo: "Quando estás perto dele percebes porquê"

 

Icon Comentário0