
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas visitou, esta quarta-feira, o adepto do Sporting que ficou sem um olho após ser atingido por uma bala de borracha disparada por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante os festejos do bicampeonato. A visita decorreu no Hospital de São José, em Lisboa, onde Bernardo Topa, de 28 anos, continua internado após ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica para remover estilhaços do projétil.
Com o objetivo de prestar apoio institucional e humano, o Presidente dos leões levou consigo palavras de conforto, incentivo e dois presentes especiais: um cachecol e a nova camisola oficial do Clube para a época 2025/26. O momento foi registado numa fotografia que está viral nas redes sociais.
Natural do Porto e comissário de bordo da TAP, Bernardo encontrava-se na zona do Saldanha com amigos, no dia das celebrações, para ver passar o autocarro do Clube rumo ao Marquês de Pombal. Foi nesse momento que uma bala de borracha, disparada por um agente da PSP com uma shotgun, o atingiu diretamente no rosto, provocando a perda total da visão no olho esquerdo.
A gravidade do caso levou a Polícia de Segurança Pública a anunciar a abertura de um inquérito interno para apurar as responsabilidades dos agentes envolvidos na operação. A utilização de balas de borracha em contextos de celebração voltou a gerar polémica, com vários adeptos a exigirem explicações e mudanças nas práticas de controlo policial. A PSP já emitiu um comunicado, justificando a intervenção.
O gesto de Frederico Varandas foi recebido com emoção pelos familiares e amigos de Bernardo, que continuam a apoiar o jovem nesta fase difícil. Alguns adeptos do Sporting também apontaram uma tentativa do Presidente em aproximar-se da massa associativa leonina.
Jogador muito importante da equipa verde e branca deixou rasgados elogios e abordou os próximo passos na carreira do goleador internacional sueco
|
Viktor Gyokeres é a grande figura do plantel do Sporting. Com 53 golos e 13 assistências em 51 jogos na presente temporada, o matador internacional sueco impressiona os próprios companheiros de equipa. O guarda-redes Rui Silva deixa rasgados elogios ao 'camisola 9' e afirma que, no futuro, o avançado pode melhorar ainda mais.
“O Viktor Gyokeres é um jogador muito importante para nós, sem dúvida. Um grandíssimo ponta-de-lança e ainda jovem. Tem muita margem de progressão e ainda tem muitos anos pela frente. E certamente vai continuar a marcar muitos mais golos. Se este poderá ser o último jogo dele ou não? Isso não sei. Depende muito do que acontecer no mercado”, começou por referir Rui Silva, numa entrevista ao jornal Record.
Admitindo “pena”, caso se confirme a saída de Gyokeres no próximo mercado de verão, Rui Silva fala também do “orgulho” em jogar e ver o internacional sueco “marcar tantos golos”. Sobre as prestações do atacante nos treinos, o guardião afirmou: “Há treinos em que se poupa um bocadinho mais. Mas quando está a sério, é o Gyokeres que depois vemos também nos jogos, em que marca a diferença. E não é fácil defender as bolas dele, na verdade”.
Rui Silva abordou ainda a possibilidade de Gyokeres conquistar a Bota de Ouro: “Sem dúvida que seria uma marca muito importante para nós, mas para ele mais ainda, claramente. Um prémio individual dessa importância, sem dúvida, que seria muito gratificante para ele. E espero mesmo que consiga. É um avançado nato que vive de golos, tem fome de golos e certamente marcará mais durante a sua carreira”.
A terminar, Rui Silva - que admitiu o interesse do Benfica na sua contratação - destacou a importância do apoio que o Presidente Frederico Varandas demonstrou à equipa leonina, ao longo da época: “Falou várias vezes connosco, transmitiu confiança e o acreditar – e esse acreditar tem de estar sempre presente. Temos de encarar cada jogo para vencer. Há coisas que não controlamos, mas temos de entrar sempre com a mentalidade vencedora”.
Leões tinham jogador bem referenciado, mas preço pedido pelo clube anterior não encaixava nas pretensões dos verdes e brancos
|
É oficial! Leonardo Lelo é reforço do Braga. António Salvador contratou o jogador a custo zero, com o lateral-esquerdo a deixar o Casa Pia após quatro temporadas de grande nível, que despertaram cobiça dos responsáveis do Sporting, que tinham o jovem bem referenciado.
"Serão sempre insuficientes as palavras que terei para expressar a minha gratidão por tudo aquilo que o Casa Pia fez por mim. Em 2021, quando aqui cheguei, não imaginava que pudesse trilhar um caminho tão bonito e repleto de histórias e êxitos para um dia mais tarde recordar", disse o defesa, nas suas redes sociais despedindo-se de Pina Manique.
O contrato de Leonardo Lelo no Braga será válido até 2029 e, de acordo com informação avançada pelo Zerozero, a cláusula de rescisão do internacional sub-21 por Portugal deverá ficar fixada no valor de 30 milhões de euros, apesar de não ter sido confirmado pelos Minhotos.
De recordar que, no verão passado, o Casa Pia deixou bem claro o que cada clube precisava de pagar para levar o jogador, com a SAD dos gansos a exigir 3,5 milhões de euros a qualquer dos interessados. O Sporting, liderado por Frederico Varandas, decidiu não avançar para a contratação do lateral, que sai agora a custo zero, visto que o contrato terminava no próximo mês de junho.
Em 2024/25, Leonardo Lelo – avaliado em 3,5 milhões de euros – realizou 33 jogos: 32 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, contabilizando um golo e cinco assistências ao longo de 2.896 minutos de utilização, confirmando ser peça importante do Casa Pia, que fez a melhor época de sempre no campeonato - veja AQUI a classificação final.
Equipa verde e branca já treinou no relvado do Jamor e técnico leonino falou com todos os jogadores do plantel antes da grande final da Taça de Portugal
|
Depois da conquista do bicampeonato, a equipa do Sporting está focada no triunfo na final da Taça de Portugal. Os festejos do título foram vividos com muita emoção pela equipa leonina, mas Rui Borges exige foco total no dérbi frente ao Benfica, no qual o Clube de Alvalade quer carimbar a conquista da dobradinha.
A formação verde e branca realizou, esta quarta-feira, no Jamor, mais um treino de preparação para o jogo decisivo da prova rainha e a mensagem de Rui Borges para os jogadores foi muito clara: ambição e seriedade a 100%. O objetivo é alcançar um feito que escapa ao Sporting desde 2001/02, numa temporada na qual os leões já conseguiram conquistar o bicampeonato que ‘fugia’ há 71 anos.
De resto, a equipa leonina quererá ‘vingar’ os desaires sofridos nas duas últimas finais que disputou. Na temporada passada, o Sporting foi derrotado pelo Porto (2-1, após prolongamento), no encontro decisivo da Taça de Portugal e, já em 2024/25, perdeu a final da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades, frente ao Benfica – próximo adversário dos verdes e brancos.
No que diz respeito às opções para o dérbi, Rui Borges tem dúvidas relativamente a duas posições do onze leonino. No eixo defensivo, Ousmane Diomande está a contas com uma lesão no joelho esquerdo, sofrida no jogo frente ao Vitória de Guimarães, e falhou mesmo o treino realizado esta quarta-feira, no Jamor. Confirmando-se a baixa do central internacional costa-marfinense, o treinador dos verdes e brancos deverá lançar Jeremiah St. Juste no onze.
Já no meio campo, é esperado o regresso de Morten Hjulmand às escolhas iniciais de Rui Borges. O internacional dinamarquês cumpriu castigo, no encontro frente ao Vitória de Guimarães, e deverá reassumir o lugar no setor intermédio da equipa do Sporting. O ‘sacrificado’ poderá ser Hidemasa Morita, tendo em conta que o médio tem sofrido dores musculares nos últimos tempos e a sua condição física ainda não está a 100%.