
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bernardo Topa é o nome do adepto do Sporting que foi atingido no olho pela Polícia, durante os festejos do bicampeonato do Sporting. O adepto leonino encontrava-se perto da rotunda do Saldanha quando tudo aconteceu. Ainda no hospital, a recuperar do momento trágico, concedeu uma entrevista ao Jornal de Notícias onde rejeitou que se tenha tratado de uma bala perdida a atingi-lo.
"Estava no Saldanha quando vi um grupo de polícias a disparar. Nesse momento, houve um tiro direto ao meu olho. Percebi logo que era grave e que estava tramado, a ferida deitou imenso sangue e fui operado", começou por dizer, apontando, depois o dedo às autoridades.
"Falou-se de uma bala perdida, mas não digam que foi uma bala perdida. A bala foi enviada exatamente na minha direção. Gostava muito que o agente que disparou fosse identificado e que haja justiça", atirou de seguida, exigindo que o caso transite para os tribunais.
Relembrar que Bernardo Topa não foi caso único no que toca a relatos de violência policial na noite dos festejos do bicampeonato do Sporting. No entanto, tornou-se no caso mais grave, uma vez que acabou por perder um olho devido à ação da Polícia.
O Sporting já reagiu, com o Presidente Frederico Varandas a emitir um comunicado sobre a situação, e a oferecer uma camisola do Clube a Bernardo Topa, que disse o seguinte em relação a esse gesto: "Deixou-me feliz, é importante o apoio do Clube, que também escreveu um comunicado".
Antigo jogador do Clube de Alvalade poderá estar de saída do Manchester United e tem um novo pretendente de peso atento à situação
|
O Bayern Munique está interessado na contratação de Bruno Fernandes. O clube alemão pretende reforçar o meio-campo, tendo em vista a próxima temporada, e o ex-jogador do Sporting surge no topo da lista de preferências, depois da ‘nega’ dada por Florian Wirtz, que estará de saída do Leverkusen.
De acordo com a informação avançada pelo portal TEAMtalk, o Bayern está a preparar a proposta que será apresentada ao Manchester United pela contratação de Bruno Fernandes, sendo que os red devils apenas aceitam negociar a partir dos 120 milhões de euros. Vale sublinhar que o internacional português tem contrato com o clube de Old Trafford até junho de 2027.
O alvo prioritário do Bayern era Florian Wirtz, médio que atua no Leverkusen. No entanto, o internacional alemão terá rejeitado uma mudança para a Baviera, preferindo rumar ao Liverpool. Assim, Bruno Fernandes é agora o preferido dos responsáveis do clube alemão, que sempre acompanharam com atenção as prestações do ex Sporting no Manchester United.
De resto, vale lembrar que Bruno Fernandes está também na lista de reforços do Al Hilal. O clube saudita já terá mesmo apresentado uma proposta formal para a contratação do médio de 30 anos. No entanto, clube e atleta esperam que o emblema de Riade apresente uma nova oferta mais vantajosa para ambas as partes, do ponto de vista financeiro.
Na passada quarta-feira, Bruno Fernandes - avaliado em 55 milhões de euros - atuou os 90 minutos na derrota do Manchester United frente ao Tottenham, na final da Liga Europa. A partida, que se disputou em Bilbao, foi decidida com um golo solitário de Brennan Jonhnson, aos 42 minutos, na sequência de um mau alívio de Luke Shaw. Desta forma, a equipa orientada por Ruben Amorim termina mais uma temporada sem títulos conquistados, encontrando-se também num dececionante 16.º lugar da Premier League.
Antigo guarda-redes do Clube de Alvalade deixou rasgados elogios a titular dos verdes e brancos, mas acredita que ainda há caminho a percorrer
|
Beto é muito apreciador das qualidades de Rui Silva. Neste Exclusivo Leonino, o antigo guarda-redes do Sporting - que também anteviu o dérbi da Taça de Portugal em entrevista ao nosso Jornal - aponta a contratação como 'certeira', aplaudindo a época do dono da baliza verde e branca. Ainda assim, acredita que a titularidade na Seleção Nacional deverá continuar a cargo de Diogo Costa.
Beto: "Rui Silva estava a atravessar um momento intermitente no Bétis"
"O Sporting foi muito importante para o Rui Silva e para o desenvolvimento da sua carreira, pois estava a atravessar um momento algo intermitente no Bétis. Acompanhei-o muito, obviamente por circunstâncias de proximidade, e sei que o seu crescimento estava até algo bloqueado", conta o antigo guardião.
Beto vê uma relação bastante positiva para ambas as partes, desde que o internacional luso se mudou para Alvalade: "O Sporting foi quem abriu a porta ao Rui, para que continuasse a desenvolver as suas capacidades e a crescer. Do outro lado, o Rui trouxe ao Sporting também essa estabilidade defensiva que era necessária".
Beto: "Rui Silva trouxe calma à baliza e linha defensiva do Sporting"
"Rui Silva é um guarda-redes com muito equilíbrio emocional, muito tranquilo e transmitiu essa tranquilidade também à equipa. Havia, obviamente, muitas dúvidas (a contratação), mas quando o Rui chegou, chegou também a calma", aponta Beto, admitindo que a baliza dos leões tinha algumas debilidades.
Desde que chegou ao Sporting, Rui Silva voltou a ser presença assídua nas convocatórias de Portugal. No entanto, Beto acredita que, apesar das boas exibições do 'camisola 24' dos leões, a titularidade será complicada: "Em relação à Seleção Nacional, tenho algumas dúvidas, porque o Diogo (Costa) estabilizou-se muito na baliza de Portugal, e a baliza da Seleção Nacional, tal como a de um clube, é feita de consistência. Também é difícil para um treinador ou para um selecionador tirar um guarda-redes, normalmente titular, para colocar outro, independentemente do momento que o Rui Silva atravessa".
Beto: "Apesar da época do Rui, não acredito que Diogo Costa deixe a titularidade"
"A posição de guarda-redes é ingrata por isso mesmo, só pode jogar um a titular e depois há opções que são válidas, o Rui é uma opção válida para o selecionador, mas, sinceramente, não acredito que haja uma mudança assim tão drástica, porque é uma posição muito específica, e, verdade seja dita, independente daquilo que o Porto fez este ano, para mim, o Diogo teve uma época muito positiva, dado o contexto também em que esteve inserido", garante Beto.
Jovem defesa central costa marfinense pode falhar o encontro decisivo da prova rainha em solo nacional, mas há mais notícias sobre o futuro
|
Ousmane Diomande é a grande dor de cabeça para Rui Borges com vista à final da Taça de Portugal, mas deu recentemente boas notícias aos adeptos do Sporting, ao afirmar que, nesta fase da carreira, está inteiramente focado nos leões.
O defesa central concedeu uma entrevista ao Diário de Notícias, onde começou por abordar a temporada dos leões: "Tivemos muitas lesões e mudanças de treinador, e isso foi muito difícil lidar com isso, mas, no final, ganhámos o campeonato e estamos muito felizes. Quando cheguei ao Mafra, honestamente não esperava ganhar o campeonato português por duas vezes num curto espaço de tempo. Estou muito grato".
"Para mim, o melhor momento da época foi a última partida do campeonato. Saí lesionado e não consegui jogar a partida toda, mas a atmosfera de Alvalade foi incrível. A festa foi incrível, este ano ainda foi mais. Foi algo louco. O meu melhor momento no Sporting? Foi quando marquei o meu primeiro golo, frente ao Benfica em Alvalade (2-0, em 2022/23)", disse, de seguida, Diomande, antes de abordar as saídas de Coates e Amorim.
"Eu aprendi muito, muito mesmo com o Coates. Ele dava-me muitos conselhos, para alguém que não falava muito. Eu aprendi mais com as coisas que ele fazia. Estava sempre a tentar copiar o que ele fazia e ser como ele um dia, porque é um grande jogador, muito calmo. Eu a olhar para tudo o que ele fazia e fazia tantas coisas boas (...) Foi o Amorim que me trouxe para o Sporting. Ele acreditava em mim. Eu adorava trabalhar com ele. Aprendi muito, muito, muito com ele e foi muito, muito importante para mim e para os outros jogadores também", partilhou, adicionando a compreensão na dificuldade da tarefa de João Pereira, e elogiando a liderança de Rui Borges.
Por último, falou do seu futuro em Alvalade, com boas notícias para os adeptos: "Estou apenas focado no Sporting, não ligo aos que os media escrevem sobre isso. Há muitas coisas, estou apenas focado no Sporting, só penso no Sporting".