Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Adepto do Sporting denuncia brutalidade policial durante festejos: "Fiquei com a cara modificada"

Conquista do 25.º título por parte dos verdes e brancos deu que falar, uma vez que autoridades parecem ter feito uso de força excessiva

Adepto do Sporting ficou gravemente ferido durante os festejos da conquista do bicampeonato e recorreu às redes sociais para desabafar
Adepto do Sporting ficou gravemente ferido durante os festejos da conquista do bicampeonato e recorreu às redes sociais para desabafar

23 Mai 2025 | 10:20 |

Icon Comentário0

A noite de celebração do 25.º título do Sporting terminou em violência para alguns adeptos. Marcelo Monteiro foi brutalmente agredido pela polícia de intervenção, enquanto aguardava a passagem do autocarro da equipa, na zona do Saldanha. O estudante de 25 anos acabou por perder um dente e ser atingido por uma bala de borracha no peito, garantindo ter acontecido sem qualquer provocação ou ameaça evidente à ordem pública.


"Estava com os restantes adeptos junto ao Atrium Saldanha à espera da equipa porque, antes de seguirem para o Marquês, o autocarro ia sempre lá passar, era esse o trajeto. O autocarro estava a aproximar-se, ainda não o conseguíamos alcançar com a vista, mas sabíamos que se estava a aproximar porque o corpo de intervenção da polícia começou a fazer um perímetro de segurança para impedir que os adeptos se chegassem ao autocarro", disse, ao Notícias ao Minuto.


"Onde estava, não havia qualquer artefacto pirotécnico"


Marcelo recorda o episódio, lembrando que os adeptos foram "subindo a estrada, à medida que o autocarro avançava", mas "de um momento para o outro" tudo mudou. "Um polícia salta para cima de mim, dá-me um pontapé e eu caio ao chão. E, atenção, que eu estava numa zona em que não vi ninguém com artefactos pirotécnicos, pelo menos as pessoas que me rodeavam. Sei que houve muita pirotecnia, como tochas e foguetes, mas naquele momento, quem me rodeava não tinha nenhum artefacto pirotécnico", continuou o adepto do Sporting.

"Foi nessa altura que eles começaram a ser mais agressivos, tanto que, como referi, deram-me um pontapé e eu caí ao chão, levei com um cassetete na boca, ainda me consegui levantar, depois de levar mais uns pontapés, porque já estavam dois ou três [polícias] a bater-me. Consegui levantar-me e no momento em que me levanto, ainda levei com uma bala de borracha no peito. Após isso, dispersei com o resto da multidão, que aquilo ficou caótico", admitiu Marcelo.


"O Estado tem de se responsabilizar por isto"

Marcelo afirmou ter feito queixa do sucedido, uma vez que o tio é advogado e está a tratar do processo. "Infelizmente, não vou conseguir identificar ninguém, porque a polícia de intervenção anda sempre protegida com capacetes e golas. O Estado tem de se responsabilizar por isto", referiu.

"Isto baixa muito a minha autoestima. Acabei por ficar com a cara um pouco modificada. A falta de dentes é notória… Felizmente isto não implica continuar a estudar para os exames da faculdade e futuros trabalhos, mas condiciona a minha imagem, porque eu sou uma pessoa muito ligada à moda e acaba por ser um pouco frustrante para mim", atirou, revelando não ter presenciado o que se sucedeu com Bernardo Topa - adepto que perdeu um olho devido a um disparo da PSP: "Não vi nada do que aconteceu ao Bernardo, que estava no Saldanha também e reside da mesma zona que eu [Oeiras]. Eu mandei-lhe uma mensagem a expressar o meu apoio e solidariedade".


Futebol

Ricardo Mangas já está em Portugal! Reforço do Sporting já falou à leão

Defesa lateral-direito português alinhava no Spartak de Moscovo, mas chega a território nacional para reforçar os leões com vista à época que se avizinha

Ricardo Mangas alinhava no Spartak de Moscovo, mas chega a território nacional para reforçar o Sporting com vista à próxima época
Ricardo Mangas alinhava no Spartak de Moscovo, mas chega a território nacional para reforçar o Sporting com vista à próxima época

29 Jul 2025 | 14:47 |

Icon Comentário0

O mais recente reforço do Sporting, Ricardo Mangas, já aterrou em Portugal. O lateral-direito, que alinhava no Spartak Moscovo, já se cruzou com o treinador dos leões, Rui Borges, no Mirandelense e com o Guimarães, e chega para colmatar uma possível saída no plantel verde e branco.


Ricardo Mangas: "Estou muito feliz, muito feliz mesmo!"


Ricardo Mangas aterrou em Portugal na noite de segunda-feira, proveniente da Rússia. O jogador chega a solo nacional para assinar contrato e ser apresentado como jogador do Sporting. Todos esses passos devem ficar concluídos já esta terça-feira, 29 de julho, depois da realização dos habituais exames médicos ao jogador.


À espera de Ricardo Mangas estava a comunicação social portuguesa, e, apesar de ainda não ter assinado contrato com o Sporting, o (ainda) jogador do Spartak Moscovo não escondeu o contentamento com esta mudança profissional: "Estou muito feliz, muito feliz mesmo!".

Segundo avança o jornal Record, Ricardo Mangas vai, esta terça-feira, tratar de todas as formalidades - desde os exames médicos, à assinatura do contrato, até aos fotos e vídeos de apresentação. À sua espera está um vínculo que o vai ligar ao Sporting até 2029.


De resto, a expetativa é de que o jogador vá já hoje até à Academia Cristiano Ronaldo, onde vai já conhecer a estrutura de futebol verde e branca. Em Alcochete, vai ter também oportunidade de trocar as primeiras impressões com os futuros colegas de equipa.


Futebol

Rui Borges teme baixa de peso no Sporting – Benfica

Treinador verde e branco está a preparar a disputa do primeiro troféu da temporada, mas pode ser obrigado a jogar sem um titular dos leões

Rui Borges, do Sporting, está a preparar a disputa do primeiro troféu da temporada, mas pode ser obrigado a jogar sem um titular dos leões
Rui Borges, do Sporting, está a preparar a disputa do primeiro troféu da temporada, mas pode ser obrigado a jogar sem um titular dos leões

29 Jul 2025 | 14:42 |

Icon Comentário0

Rui Borges teme não poder contar com Maxi Araújo no Sporting - Benfica da Supertaça de Cândido de Oliveira. O conjunto verde e branco disputa o primeiro troféu da época esta quinta-feira, dia 31 de julho, e o uruguaio é um dos maiores problemas para resolver no conjunto verde e branco - depois de ser apontado à saída em Alvalade.


Segundo avança o jornal Record, Maxi Araújo não esteve presente com a equipa no primeiro treino com vista à Supertaça, na passada segunda-feira, tal como não vai estar esta terça-feira, 29 de julho. A imprensa nacional informa também que o problema do ala, não noticiado pelo Sporting, é um traumatismo contraído pelo futebolista numa zona sensível.


No entanto, há boas notícias que dão alguma esperança a Rui Borges: as indicações da Unidade de Performance do Sporting são que o jogador estará disponível para integrar a comitiva verde e branca que vai seguir para o Algarve para disputar a Supertaça com o Benfica.


De facto, o jogador está autorizado a trabalhar no relvado, sem poder, ainda, trabalhar com o resto da equipa. Esta é uma situação que deve mudar amanhã, quando Maxi Araújo finalmente fizer parte da sessão de treinos, como é esperado - só treinará uma vez no microciclo da Supertaça.

Destacar ainda que o treino de Rui Borges na última segunda-feira teve uma elevada carga física, levando os jogadores do Sporting ao limite depois da folga concedida no dia anterior. Esta foi outra razão para a não participação de Maxi Araújo na sessão de trabalhos dos leões.



Futebol

Exclusivo Leonino – Maxi Araújo tem lugar em risco no Sporting com chegada de reforço

Ala uruguaio dos leões pode ficar mais perto da porta de saída devido à mais recente contratação assegurada por Frederico Varandas, Presidente verde e branco

Exclusivo Leonino – Maxi Araújo pode ficar mais perto da porta de saída devido à mais recente contratação assegurada pelo Sporting CP
Exclusivo Leonino – Maxi Araújo pode ficar mais perto da porta de saída devido à mais recente contratação assegurada pelo Sporting CP

29 Jul 2025 | 14:31 |

Icon Comentário0

Maxi Araújo pode estar mais perto da porta de saída do Sporting. O nosso Jornal avança, em Exclusivo Leonino, que a chegada de Ricardo Mangas pode permitir a venda do uruguaio, que tem recebido algum assédio neste mercado, proveniente de Itália.


Surgiram, nos últimos dias, as notícias do interesse do Sporting em Ricardo Mangas. Os leões foram agiram rapidamente, e parecem ter já tudo acertado com o jogador que se cruzou com Rui Borges em Guimarães, para garantirem a sua contratação por cerca de 300 mil euros, mais bónus, junto do Spartak Moscovo.


Esta contratação pode ter consequências maiores no Sporting. Isto porque Maxi Araújo está a ser muito assediado, com destaque para a Atalanta, terceiro classificado do último campeonato italiano. Os leões estudam a possibilidade de vender o uruguaio, que pode ganhar força com a chegada de Mangas - o jogador ocupa posições semelhantes no terreno.


Para permitir a saída de Maxi Araújo, o Sporting quer 30 milhões de euros para iniciar conversações. No entanto, tal como o Leonino também avança, em Exclusivo, os verdes e brancos vão ter de baixar este valor, caso queiram vender o internacional pelo Uruguai neste defeso.

Relembrar que o Sporting contratou Maxi Araújo ao Toluca no verão de 2024, por valores superiores a 13 milhões de euros. Esta seria uma oportunidade para, no mínimo, duplicar o investimento feito no jogador, apenas um ano depois da sua contratação. No entanto, a Atalanta tem outras opções em cima da mesa, pelo que um possível negócio pode ainda demorar a efetivar-se.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges fala da Supertaça e confessa mágoa aos adeptos do Sporting: "Não podemos contar com ele"
Futebol

Rui Borges fala da Supertaça e confessa mágoa aos adeptos do Sporting: "Não podemos contar com ele"

29 Jul 2025 | 13:24

Icon Comentário0
Rui Borges falou do novo reforço do Sporting, Luis Suárez, e já deixou dica: "Acredito"
Futebol

Rui Borges falou do novo reforço do Sporting, Luis Suárez, e já deixou dica: "Acredito"

29 Jul 2025 | 13:01

Icon Comentário0
Rui Borges quebra silêncio sobre saída de Viktor Gyokeres do Sporting: “É passado”
Futebol

Rui Borges quebra silêncio sobre saída de Viktor Gyokeres do Sporting: “É passado”

29 Jul 2025 | 12:51

Icon Comentário0