Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Varandas dá murro na mesa! Sporting recorre ao Pleno do Conselho de Disciplina

Estrutura do Clube de Alvalade está descontente com decisão dos responsáveis da FPF e Liga Portugal e exigiram mudança nos critérios

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, vai recorrer do castigo que suspendeu Ousmane Diomande durante dois jogos
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, vai recorrer do castigo que suspendeu Ousmane Diomande durante dois jogos

  |

Icon Comentário0

O Sporting vai recorrer do castigo aplicado a Ousmane Diomande, na sequência da expulsão no Clássico frente ao Porto, jogado no passado dia 7 de fevereiro. Frederico Varandas e a restante estrutura do Clube de Alvalade ficaram bastante descontentes com a dualidade de critérios apresentada, depois de o 'camisola 26' ser suspenso durante dois jogos, pagando ainda uma multa de 765 euros.


Segundo informações recentes, os verdes e brancos vão pedir revisão da sanção junto do Pleno do Conselho de Disciplina. Certo é que o central costa-marfinense falha a receção ao Arouca - agendada para as 20h30 de sábado, dia 15 de fevereiro -, mas, caso seja dada razão aos leões, Diomande poderá ser opção na deslocação ao reduto do AVS.


No relatório do Clássico, João Pinheiro, árbitro useiro e vezeiro em prejudicar o Sporting, escreveu que o defesa "torna-se culpado de conduta violenta pois agrediu o adversário com uma cabeçada", apesar de ter sido visivelmente notório - e já confirmado por vários especialistas - que Fábio Vieira simulou uma agressão do jogador leonino.


Na antevisão à receção ao Arouca, Rui Borges foi confrontado com o caso e exigiu igualdade nas decisões dos castigos aplicados pelo Conselho de Disciplina da FPF: "A única coisa que peço é que olhem para as coisas de igual modo, com o mesmo critério para castigos, tomadas de decisão", disse o técnico.

É importante mencionar que Samu, avançado do Porto, tinha sido expulso diante do Gil Vicente. Na sequência do cartão vermelho, deu um soco a um painel publicitário que estava a ser carregado por dois funcionários do operador de transmissão do jogo. Depois de um processo disciplinar, falhou apenas uma partida e pagou 612 euros. Recorde o lance AQUI.



Futebol

Rui Patrício: O herói por Portugal que fez história no Sporting

Desde a estreia em menino até à glória internacional, ex-guardião do Sporting construiu uma carreira marcada por recordes e momentos históricos

Rui Patrício, guarda redes histórico no Sporting, construiu uma carreira marcada por momentos inesquecíveis
Rui Patrício, guarda redes histórico no Sporting, construiu uma carreira marcada por momentos inesquecíveis

  |

Icon Comentário0

Rui Patrício nasceu a 15 de fevereiro de 1988, em Marrazes, e desde cedo mostrou talento para ocupar a baliza. Integrou a formação do Leiria e Marrazes durante dois anos e depois passou para a do Sporting, onde ainda nos escalões mais jovens rapidamente se destacou como um dos grandes talentos da Academia de Alcochete.


A sua estreia na equipa principal aconteceu a 19 de novembro de 2006, ainda com idade júnior, num jogo contra o Marítimo, no qual brilhou ao defender um penálti e garantir a vitória por 1-0. Esse momento foi o primeiro de muitos que o consolidariam como o dono da baliza leonina. A partir da época 2007/08, beneficiando do afastamento de Stojkovic, assumiu a titularidade e nunca mais largou a posição.


Ao longo de 12 temporadas no Sporting, duas delas com Sá Pinto no comando técnico, Rui Patrício tornou-se um dos jogadores mais icónicos da história do clube. Defendeu as redes leoninas em 467 jogos oficiais e conquistou três títulos: duas Taças de Portugal e Supertaças e uma Taça da Liga. Foi eleito melhor jogador do clube em diversas ocasiões e chegou mesmo a ser capitão da equipa. 


Na Seleção Nacional, Rui Patrício foi crescendo até se tornar o titular indiscutível. A sua exibição na final do Euro 2016, onde manteve a baliza inviolável frente à França, foi decisiva para o título europeu conquistado por Portugal. Durante a competição, brilhou no desempate por penáltis frente à Polónia e tornou-se uma peça-chave no sucesso da equipa liderada por Fernando Santos.

Em 2018, após a invasão à Academia de Alcochete, Rui Patrício foi um dos jogadores que rescindiram contrato com o Sporting. Pouco depois, assinou pelo Wolverhampton, da Premier League, onde permaneceu três épocas, destacando-se na liga inglesa. Em 2021, transferiu-se para a Roma, orientada por José Mourinho, e ajudou a equipa a conquistar a primeira edição da Liga Conferência.


Apesar do sucesso internacional, a sua saída do Sporting deixou marcas, pois estava a apenas 28 jogos de se tornar o jogador com mais presenças na história do clube leonino. No entanto, o seu legado permanece inquestionável, sendo recordado como um dos maiores guarda-redes da história do Sporting e um dos mais influentes jogadores portugueses da sua geração. Após três temporadas na Roma, onde perdeu espaço para Mile Svilar, Rui Patrício terminou contrato em 2024 e assinou pela Atalanta.

Mesmo fora do Sporting, a sua influência na Seleção manteve-se, tendo participado nos Mundiais de 2018 e 2022 e na conquista da Liga das Nações em 2019. A sua longevidade na equipa nacional faz dele um dos jogadores com mais internacionalizações da história de Portugal.


Futebol

Faz 10 anos que o judoca do Sporting Jorge Fonseca venceu medalha de bronze em Roma

Atleta português venceu o georgiano Aleksandre Mskhaladze e garantiu o terceiro lugar na categoria de -100kg no Open Europeu de Roma

Faz este sábado, 15 de fevereiro, 10 anos que o atleta de judo do Sporting, Jorge Fonseca, conquistou a medalha de bronze no Open Europeu de Roma
Faz este sábado, 15 de fevereiro, 10 anos que o atleta de judo do Sporting, Jorge Fonseca, conquistou a medalha de bronze no Open Europeu de Roma

  |

Icon Comentário0

Este sábado, dia 15 de fevereiro de 2015, faz 10 anos que Jorge Fonseca, atleta do Sporting, voltou a colocar o judo português em destaque ao conquistar a medalha de bronze na categoria de -100kg do Open Europeu de Roma. O atleta do Sporting garantiu um lugar no pódio ao derrotar o georgiano Aleksandre Mskhaladze no combate de atribuição do terceiro lugar.


Na sua estreia na competição italiana, Jorge Fonseca iniciou o percurso com uma vitória por ippon sobre o ucraniano Vladyslav Dibrova. No entanto, no segundo combate, não conseguiu superar o japonês Ryutaro Goto, que o derrotou pela mesma pontuação.


Sem desistir, o bicampeão mundial seguiu para a repescagem e demonstrou a sua qualidade ao vencer o austríaco Maximilian Hagebeder, também por ippon. Na luta pelo bronze, voltou a brilhar ao impor-se diante de Mskhaladze, garantindo assim mais uma medalha para o seu palmarés.


26º classificado do ranking mundial na altura, em 2015, Jorge Fonseca continuou a somar bons resultados na caminhada para os grandes palcos internacionais, tal como em 2017 em Paris. O judoca leonino conseguiu reforçar assim a sua posição como um dos principais nomes da modalidade em Portugal.

Além da prestação do atleta leonino, o Open Europeu de Roma contou ainda com a participação de Anri Egutidze. Na categoria de -81kg, o português venceu o primeiro combate contra o esloveno Aljaz Sedej, mas acabou eliminado pelo alemão Hannes Conrad no segundo confronto.



Futebol

Sporting esteve presente no Porto - Roma - entenda tudo

Clube de Alvalade fez se representar no Estádio do Dragão, em jogo a contar para o play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa

Porto e Roma enfrentaram-se no play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa e Sporting enviou emissários
Porto e Roma enfrentaram-se no play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa e Sporting enviou emissários

  |

Icon Comentário0

Após o Clássico entre Porto e Sporting da última sexta feira dia 7 de fevereiro, o emblema de Alvalade fez-se representar novamente no Estádio do Dragão, desta vez através de um emissário, num jogo que opôs os azuis e brancos à formação da Roma, em duelo a contar para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. 


Além do Sporting, de equipas portuguesas, esteve representada a Oliveirense. Quanto a clubes estrangeiros, destaque para os alguns tubarões da Premier League como Manchester United, Arsenal e Aston Villa. Borussia Dortmund e Hellas Verona também estiveram presentes.


Para já, não é conhecido o principal objetivo da visita verde e branca ao reduto portista. Scouts do Sporting marcaram presença no Dragão, estando, possivelmente, a observar jogadores do plantel comandado por Claudio Ranieri. O mercado de verão poderá trazer novidades além de um lateral muito cobiçado.


No que toca ao jogo, após o empate frente ao Sporting, a equipa de Martin Anselmi voltou a ter o mesmo resultado, desta vez frente à Roma de Claudio Ranieri, deixando tudo em aberto para a segunda mão a realizar na cidade de Roma, na próxima quinta feira, dia 20 de fevereiro.

De recordar que na passada sexta feira, dia 7 de fevereiro, Porto e Sporting empataram a uma bola, mantendo a diferença de oito pontos entre ambos. Para os leões marcou Iván Fresneda, após jogada fantástica de Geovany Quenda, empatando para o Porto Dany Namaso, já depois do minuto 90.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Sporting muito próximo de rumar ao Boavista
Futebol

Ex Sporting muito próximo de rumar ao Boavista

 

Icon Comentário0
Rui Borges pode ter boa notícia para Dortmund - Sporting
Futebol

Rui Borges pode ter boa notícia para Dortmund - Sporting

 

Icon Comentário0
Ex-Sporting sofre deslize surpreendente no Brasil e quem se fica a rir é...
Futebol

Ex-Sporting sofre deslize surpreendente no Brasil e quem se fica a rir é...

 

Icon Comentário0