Futebol
Ruben Amorim tentou levar quarteto do Sporting, o que gerou problemas... no United
07 Jan 2026 | 10:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Abr 2025 | 13:35 |
Frederico Varandas já vai preparando a próxima época do Sporting, e a prova disso são os reforços que já foram garantidos para o ano que vem. As saídas também são uma dor de cabeça para o Presidente dos leões, mas há um dossier que pode estar muito perto de se resolver sozinho: o de Marcus Edwards.
O extremo inglês não conseguiu encontrar o seu espaço no plantel verde e branco esta temporada, e os leões acabaram por emprestá-lo ao Burnley, equipa que milita no segundo escalão inglês, e que luta pela promoção à Premier League, onde esteve há poucas épocas atrás.
No contrato assinado pelas duas partes que efetivou a transferência de Edwards, estava prevista uma cláusula de compra obrigatória por parte do Burnley, caso os ingleses confirmassem a subida direta à Premier League, em virtude de uma classificação nos primeiros dois lugares da segunda divisão inglesa.
Esse momento está muito perto de acontecer. O Burnley defronta o Sheffield Wednesday, atual terceiro classificado do Championship, na próxima segunda feira, dia 21 de abril Em caso de vitória, a equipa onde está agora Marcus Edwards confirma a subida direta à Premier League para a próxima temporada.
Caso isso aconteça, fica automaticamente acionada a cláusula de compra obrigatória de 10 milhões de euros que está no contrato de Marcus Edwards. Uma vez que os leões têm apenas 65% do passe do inglês, vão receber qualquer coisa como 6,5 milhões de euros caso o Burnley vença, com o resto do montante a ir para o Tottenham, clube onde o extremo foi formado.
Estrutura do Clube de Alvalade continua a tentar garantir a chegada de novos valores à equipa de Rui Borges neste mercado de transferências
07 Jan 2026 | 10:59 |
O treinador do Granada justificou, na última terça-feira, após a derrota por 3-1 frente ao Rayo Vallecano, a opção de deixar Souleymane Faye fora da ficha de jogo, assumindo que a decisão está relacionada com a provável transferência do jogador. Embora Pacheta não tenha mencionado diretamente o Sporting, os leões são, neste momento, o único clube envolvido nas negociações pelo internacional senegalês.
"Já sabes o que se passa com o Faye. Não está a ser fácil e queríamos deixá-lo em 'stand by', ainda que ele quisesse jogar. A oferta que há é pública e séria. Vai estar apto para domingo, a não ser que aconteça algo", explicou o técnico espanhol.
Sporting e Granada estão a um passo de fechar o acordo para a transferência de Souleymane Faye para Alvalade. Depois de negociações intensas nas últimas horas, os responsáveis dos dois clubes conseguiram aparar arestas e aproximar posições, sobretudo no capítulo financeiro, que era o principal entrave ao negócio.
Encontrado o ponto de equilíbrio, o Sporting terá apresentado uma nova oferta: 5 milhões de euros fixos, acrescidos de 2 milhões em variáveis de fácil concretização, além da cedência de uma percentagem de uma futura mais-valia ao clube espanhol. Um pacote que deixou o entendimento muito próximo de ser selado.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Moçambique foi eliminado da Taça das Nações Africanas e o jogador dos leões irá regressar mais cedo que o esperado às opções de Rui Borges
07 Jan 2026 | 10:35 |
Nem tudo é mau: Geny Catamo é esperado na Academia Cristiano Ronaldo esta quarta-feira, dia 7 de janeiro. Depois de Moçambique ter sido afastado da Taça das Nações Africanas, o 'camisola 10' prepara-se para reintegrar os trabalhos do Sporting e dar mais uma opção a Rui Borges.
Numa altura em que os verdes e brancos se encontram a passar por uma verdadeira tormenta no que a lesões e a ausências diz respeito, o regresso do internacional moçambicano surge como um verdadeiro alívio para o treinador que, fruto da eliminação da Allianz Cup, terá mais tempo para preparar o regresso à Liga Portugal Betclic.
Vale lembrar que Moçambique caiu nos oitavos-de-final da CAN, depois de ter sido goleado pela Nigéria, por 4-0. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Leões foram eliminados da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, indo para dois jogos consecutivos sem vencer na temporada
07 Jan 2026 | 10:20 |
Ousmane Diomande, central do Sporting, continuará a desfalcar os leões. O pilar defensivo da equipa leonina esteve presente na vitória da Costa do Marfim, na última terça-feira, por 3-0 frente ao Burkina Faso, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN).
A permanência de Diomande na competição tem sido uma dor de cabeça para Rui Borges. Além da ausência do central africano, um dos seus titulares habituais, juntam-se as ausências de Zeno Debast e, agora, de Eduardo Quaresma, ambos por lesão, obrigando o treinador a adaptar Matheus Reis no eixo da defesa para fazer dupla com Gonçalo Inácio.
O jogo ficou resolvido ainda na primeira parte, com Amad Diallo a inaugurar o marcador aos 20 minutos e Yan Diomande a ampliar a vantagem aos 32’, antes de Bazoumana Touré fechar o resultado aos 87'. A performance sólida da equipa reforça a ambição da Costa do Marfim em conquistar um bicampeonato africano consecutivo.
Os “elefantes” surgem como uma das seleções favoritas a vencer a competição. Não só pelo historial e pela qualidade do plantel, mas pelos resultados na competição. A Costa do Marfim terminou em primeiro no Grupo F, com sete pontos, os mesmos de Camarões, e à frente de Moçambique, de Geny Catamo, já eliminado da competição, e do Gabão.
A Costa do Marfim terá agora um encontro de alta dificuldade frente ao Egito, a contar para os quartos de final, no próximo dia 10, com os dois gigantes do continente africano a lutarem por um lugar nas meias-finais e pela manutenção do sonho de sagrar-se campeã.