Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting não vai contratar Alisson Santos. Após algumas complicações no negócio, a Direção verde e branca decidiu avançar por Biel, extremo do Bahia. No entanto, o jogador da União de Leiria ainda está referenciado pelos leões.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting ainda poderá avançar pelo brasileiro, mas apenas no mercado de verão. No entanto, a eventual chegada do avançado a Alvalade não está totalmente descartada, somente neste defeso de janeiro.
O Vitória detém 60% do passe de Alisson e dificultou as negociações com a União de Leiria, uma vez que pedia para segurar 20% do jogador e o emblema da Liga 2 queria resgatar a totalidade dos direitos económicos para, de seguida, vender o jogador ao Sporting.
Esta temporada, Alisson Santos - avaliado em 250 mil euros - soma 16 encontros com a camisola do clube que milita na segunda divisão nacional. No total, o brasileiro disputou 909 minutos, nos quais marcou seis golos, não tendo feito qualquer assistência.
O Sporting, caso levasse a contratação a cabo, teria vencido a corrida a Braga e, Vitória de Guimarães, Sevilha e Betis clubes que demonstraram interesse no jogador de 22 anos. Os vimaranenses foram os primeiros a tentar a contratação e chegaram mesmo a apresentar uma proposta.
Futebolista foi 'despachado' pelo Clube de Alvalade e, apesar de ainda não ter sido oficializado, já revelou que deixa os verdes e brancos
|
0Marcus Edwards deixou o Sporting e vai ser reforço do Burnley. Embora ainda não tenha sido oficializado, o extremo já viajou para Inglaterra e acabou por ser abordado pela imprensa, ainda no aeroporto de Lisboa. No entanto, revelou não haver qualquer animosidade com o Clube.
"Saio a bem do Sporting", começou por dizer o avançado, quando questionado com a situação. Acerca da sua ida para Inglaterra, a meio de uma temporada desportiva e com objetivos em jogo, o canhoto deixou claro: "Não há nada a fazer, é futebol".
O inglês deixa Alvalade por empréstimo, sendo que o Burnley fica com uma cláusula de compra obrigatória, caso suba à Premie League. Se tal se suceder, os clarets têm de pagar 10 milhões de euros ao Sporting, mais 1M em bónus, com os leões a ficarem com 10% de uma futura venda.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.
Treinador dos leões tem sentido dificuldades na gestão do plantel devido à onda de lesões que se vai sentindo em Alvalade, e já prepara soluções para o futuro
|
0Rui Borges, treinador do Sporting, não tem tido vida fácil desde que chegou aos comandos do Clube, devido à onda de lesões que se vai fazendo sentir no Clube de Alvalade. Muito devido a estas dificuldades, o técnico verde e branco vai olhando para a formação dos leões - chamou, para a última partida, 12 jogadores formados no Clube - e, sabe o Leonino, vai centrando atenções numa peça em especial: Alexandre Brito.
O jogador das camadas jovens do Sporting, de 19 anos, tem ligação ao Clube desde 2017, tendo cumprido grande parte da sua formação em Alcochete. Ocupa o miolo do terreno, com destaque para a posição de médio defensivo - lugar que tem sido uma dor de cabeça para Rui Borges, que só conta com Morten Hjulmand como solução natural no seu plantel.
Alexandre Brito tem sido, constantemente, chamada às sessões de treino da equipa principal do Sporting. Para além disto, Rui Borges convocou o jovem leão para todas as partidas que realizou desde que é técnico dos verdes e brancos. Faltam-lhe somar minutos, mas o jogador já vai tendo várias experiências com o plantel sénior dos leões.
O médio das camadas jovens do Sporting, que está avaliado em cerca de 130 mil euros aos 19 anos, começa, então, a ganhar o seu espaço nas opções de Rui Borges, sendo que o treinador já o vê como peça capaz de ajudar a equipa principal. O facto de os leões não terem trazido nenhum médio na janela de transferências de inverno pode ajudar na conquista de um lugar para Alexandre Brito.
Na presente temporada, o médio defensivo do Sporting leva um total de 10 partidas pela equipa B verde e branca - sete deles para a Liga 3, e outros três para a Premier League International Cup. Nos 565 minutos em que esteve em campo, marcou dois golos.
Jogador natural da Costa do Marfim tem assumido importância especial na equipa verde e branca desde que o novo treinador assumiu o lugar no fim de 2024
|
0Ousmane Diomande tem assumido um papel muito importante na defesa do Sporting. O Clube de Alvalade atravessa um momento complicado, devido à onda de lesões que se vai sentindo, mas o jogador natural da Costa do Marfim tem-se assumido como um dos pilares para Rui Borges desde que o novo treinador chegou, no fim de 2024. O Sporting até prepara a sua renovação.
O defesa central natural da Costa do Marfim tem estado em grande plano em duas frentes: primeiro porque, a par de Morten Hjulmand, é o único que alinhou em todos os minutos disputados sob os comandos de Rui Borges; em segundo lugar, porque tem demonstrado uma consistência a nível de desempenhos que talvez ainda não tivesse sido alcançada desde que se juntou ao Sporting.
Este elevado nível exibicional, numa altura em que tem alternado companheiros na defesa devido a lesões - Gonçalo Inácio e St. Juste têm sido os outros defesas centrais dos leões - é comprovado pelas estatísticas: depois de 18 jogos realizados no campeonato, Diomande é o jogador dos leões com mais duelos aéreos ganhos, mais recuperações de bola, mais passes efetuados e melhor eficácia de passe do plantel verde e branco.
Os desempenhos do defesa central são ajudados por dois fatores: em primeiro lugar, a robustez física de Diomande, que ajuda o jogador a manter-se livre de lesões numa altura de sobrecarga do calendário. Por outro lado, o facto de se sentir mais confortável num sistema tático com dois defesas, ao invés dos três centrais que o Sporting costumava utilizar com Ruben Amorim e João Pereira.
Há, no entanto, um fator que preocupa: não havendo Taça das Nações Africanas em 2025, o jogador pode ficar em Alvalade em janeiro e focar-se no Sporting. No entanto, o Ramadão está a chegar, altura em que Diomande será obrigado - devido à sua religião - a jejuar entre o nascer e o por do sol, incluindo em dias de jogo. Este período acontece entre 28 de fevereiro e 29 de março.