
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 15 de fevereiro, para defrontar o Arouca em jogo que contou para a 22ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões terminaram o jogo com um empate a duas bolas, em Alvalade. Este jogo marcou o agravar de uma estatística que Rui Borges está a ter muito dificuldade em reverter, e que vai preocupando em Alvalade.
É que, ao fim de 12 jogos ao comando do Sporting, e quase dois meses no Clube de Alvalade, Rui Borges ainda não foi capaz de vencer duas partidas consecutivas. O empate frente ao Arouca garantiu que esse o treinador vai ter de esperar, pelo menos, mais dois jogos, para tentar obter vitórias em sequência.
Para além deste fator, com o empate frente à formação do Arouca, o treinador português atingiu a sua pior sequência da época entre Vitória de Guimarães e Sporting, tendo somado, agora, um total de três jogos consecutivos sem uma vitória: empate a uma bola frente ao Porto, derrota por 3-0 com o Borussia Dortmund, e empate por 2-2 com o Arouca.
De resto, esta também foi a segunda vez na presente temporada que o Sporting esteve dois jogos sem ganhar no campeonato português. Quando João Pereira estava aos comandos dos verdes e brancos, os leões também foram travados por Santa Clara (1-0), e Moreirense (2-1), em jogos consecutivos.
Relembrar que, com o empate verificado no passado sábado em Alvalade, o Sporting mantém-se no primeiro lugar da Liga Portugal Betclic, mas viu os rivais aproximarem-se da liderança. O Benfica está, agora, a apenas dois pontos dos verdes e brancos, que voltam a entrar em campo no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 17h45, para defrontar o Borussia Dortmund.
Milan bateu Hellas Verona pela margem mínima com o avançado internacional português a saltar novamente do banco para resolver a partida
|
O Milan venceu o Hellas Verona, por 1-0, na 25.ª jornada da Serie A. Rafael Leão fez a assistência para o golo que desbloqueou o jogo e valeu o triunfo dos rossoneri. O ex Sporting continua em grande forma desde que Sérgio Conceição criticou publicamente o comportamento e atitude do avançado.
A primeira parte da partida foi dominada pelos homens de Milão. No entanto, o atual sétimo classificado do campeonato italiano não conseguiu materializar as oportunidades e ao intervalo o marcador registava um empate a zero, sem sofrer quaisquer alterações.
Aflito para conquistar um importante triunfo, Conceição lançou Leão, aos 46', para o lugar de Riccardo Stottil. O avançado português acabaria por desbloquear o jogo aos 75', com uma assistência primorosa que Santiago Giménez, reforço de inverno dos rossoneri, finalizou com categoria para apontar o único golo do encontro.
Vale recordar que após a vitória sobre a Roma, na Taça de Itália, Sérgio Conceição garantiu que o extremo formado no Sporting "pode fazer muito mais, porque tem características incríveis". No entanto, acabou por dar um raspanete ao internacional português, explicando que o jogador "tem que entender que joga em equipa e que tem de trabalhar com e sem a bola", atirou o treinador, visivelmente irritado com a exibição do avançado.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - atualmente avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão, frente ao seu agora treinador Sérgio Conceição.
Veja a assistência primorosa do avançado:
Treinador verde e branco tem passado por alguns momentos complicados no Clube de Alvalade, fruto de muitas lesões no plantel e jogo complicados
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 15 de fevereiro, para defrontar o Arouca, em jogo a contar para a 22ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo, que decorreu no Estádio de Alvalade, terminou empatado 2-2. Rui Borges, treinador dos leões, teve em Rui Silva um dos garantes da equipa leonina durante a partida.
O jogo até começou da pior maneira para o guarda redes português. Logo aos sete minutos de jogo, Rui Silva marcou um auto golo que deixou o Sporting em desvantagem desde cedo - apesar do lance ter chegado na sequência de um 'presente envenenado', enviado por Jeremiah St. Juste para o guardião dos leões.
No entanto, ao longo do decorrer do encontro, Rui Silva foi-se redimindo do momento caricato do início do jogo. Com defesa atrás de defesa, o jogador que o Sporting contratou ao Bétis de Sevilha em janeiro foi mantendo os verdes e brancos a lutar pelo resultado até ao fim.
Os dados apresentados pela GoalPoint sobre a exibição de Rui Silva espelham isto mesmo: terminou a partida com seis defesas, e ainda 100% de eficácia de passe, um indicador bastante importante para o guarda redes. Segundo o mesmo portal estatístico, o guarda redes do Sporting terminou a partida com 1,5 golos evitados - tendo em conta as defesas que fez, e a qualidade das finalizações dos jogadores da equipa contrária.
Devido ao empate registado frente ao Arouca, a equipa do Sporting mantém-se na liderança do campeonato, mas viu os rivais encurtarem distâncias. O Benfica, segundo classificado, passou a estar a apenas dois pontos dos leões. Os verdes e brancos voltam a entrar em campo na próxima quarta feira, dia 19 de fevereiro, pelas 17h45, para defrontar o Borussia Dortmund no reduto do adversário, em jogo a contar para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Antigo árbitro refere falha de Miguel Nogueira, juiz do encontro, que acabou por deixar o relvado do Estádio José Alvalade perante enorme coro de assobios
|
Morten Hjulmand foi expulso na receção do Sporting ao Arouca (2-2) - veja aqui o resumo completo. Miguel Nogueira, árbitro do encontro, teve uma dualidade de critérios avassaladora e saiu assobiado do Estádio José Alvalade. Jorge Coroado aponta o dedo à exibição do juiz, principalmente na decisão de mostrar duplo amarelo ao dinamarquês.
"Hjulmand usou o braço direito para travar um adversário que, a seu lado, se deslocava lateralmente em relação à área. Exibir cartão amarelo (segundo) foi exorbitância", garantiu o antigo árbitro, em declarações ao jornal O Jogo, apontando para a falha do juiz do encontro, que deixou os leões reduzidos a dez elementos aos 62 minutos.
Recorde-se que o primeiro cartão exibido ao capitão do Sporting foi no tempo de compensação da primeira parte e culminou numa grande penalidade a favor dos arouquenses. No entanto, o médio do Sporting e Henrique Araújo, avançado emprestado pelo Benfica, agarraram-se mutuamente.
Com a igualdade registada diante da turma de Vasco Seabra, o Sporting soma agora 52 pontos em 22 encontros (16 vitórias, quatro empates e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 50 pontos em 22 partidas, e o Porto é terceiro, com 43 pontos em 21 partidas, tendo ainda de disputar a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O Sporting vira agora atenções para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem (3-0).
Assista ao lance da expulsão: