Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

VARANDAS PREPARA-SE PARA BATER RECORDE DE TRANSFERÊNCIA: SPORTING PAGA BEM POR NOVO CRAQUE

Presidente dos leões vai abrir cordões à bolsa e contratar futebolista bem cotado para Rúben Amorim

11 Mai 2024 | 10:49 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas prepara-se para contratar Fotis Ioannidis. O avançado do Panathinaikos está na lista do Sporting para a próxima temporada e poderá custar entre 20 a 25 milhões de euros, valores que, além de recorde para o Clube de Alvalade, seriam os maiores de sempre na Grécia.


Até ao momento, a venda mais cara da história da liga helénica foi a de Daniel Podence. O ex Sporting deixou o Olympiakos rumo ao Wolverhampton por 19,6 milhões de euros. O segundo é Kostas Mitroglou, comprado pelo Fulham por qualquer coisa como 13,2 milhões de euros.


A confirmar-se o montante mencionado acima, Ioannidis torna-se a transferência mais cara da Superliga e também do Sporting, uma vez que Viktor Gyokeres custou menos, tendo em conta apenas o valor inicialmente pago pela SAD verde e branca - 20 milhões de euros.


Fotis Ioannidis – avaliado em 10 milhões de euros – está a disputar a melhor temporada da carreira. O avançado de 24 anos tem, de momento, 23 golos e 10 assistências, em 42  jogos pelo emblema de Atenas, equipa para a qual se mudou em 2019/20, proveniente do Levadiakos. Antes de ter encontrado a veia goleadora esta época, tinha apontado um máximo de sete golos, durante 42 jogos em 2022/23.

A ideia de jogar a Liga dos Campeões agrada muito a Ioannidis, que já terá na ideia deixar o Panathinaikos para reforçar o Sporting. Agora, resta aguardar por novos desenvolvimentos nas negociações dos leões com o emblema de Atenas. As conversações devem passar a uma fase mais avançada assim que a Direção leonina fechar a contratação de Zeno Debast, que já tem acordo verbal com os verdes e brancos (saiba mais AQUI).



Futebol

Exclusivo Leonino - Diego Callai não joga na A nem na B do Sporting por ordem da Direção

Nesse sentido, ausência de utilização do guarda-redes português de 22 anos de idade não resulta de uma questão meramente desportiva

Exclusivo Leonino - Diego Callai não tem somado minutos nem pela equipa A do Sporting nem pela equipa B, de forma a evitar lesões antes da cedência
Exclusivo Leonino - Diego Callai não tem somado minutos nem pela equipa A do Sporting nem pela equipa B, de forma a evitar lesões antes da cedência

28 Ago 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Diego Callai não tem somado minutos nem pela equipa A do Sporting nem pela equipa B neste arranque de temporada, numa decisão que está diretamente relacionada com a estratégia definida para o futuro do guarda-redes. O Clube pretende evitar qualquer risco desnecessário com o jogador enquanto procura uma solução de empréstimo que lhe permita jogar com regularidade e só em situação de extrema necessidade será opção, sabe o Leonino.


Nesse sentido, a ausência de utilização não resulta de uma questão meramente desportiva. Os leões estão a evitar expor o guarda-redes a situações que possam provocar uma lesão antes de ser encontrada uma solução para o seu futuro.


A intenção da estrutura passa por colocar o jogador numa equipa onde possa assumir um papel relevante e acumular experiência ao mais alto nível. O Sporting pretende, idealmente, encontrar um destino numa primeira divisão, de forma a garantir ao jovem guardião um contexto competitivo que contribua para a sua evolução.


A prioridade passa por manter o guarda-redes de 22 anos disponível e preservar o jogador nesta fase do mercado, evitando que um eventual problema físico possa complicar ou inviabilizar um empréstimo. Trata-se, portanto, de uma gestão cautelosa enquanto decorrem os trabalhos para encontrar o clube certo.

Nos últimos meses, vários emblemas demonstraram interesse no guardião. Alverca e Estrela da Amadora foram apontados como clubes atentos à situação, enquanto o Saint-Étienne chegou a apresentar uma proposta de empréstimo com opção de compra.



Futebol

Conhecido sorteio do Sporting na Liga dos Campeões; Leões com azar

Fase de liga arranca no dia 8 de setembro e os oito primeiros classificados garantem diretamente um lugar nos oitavos de final da prova

Sporting já conhece o caminho na fase de liga da Liga dos Campeões 2026/27 e terá adversários de grande nível
Sporting já conhece o caminho na fase de liga da Liga dos Campeões 2026/27 e terá adversários de grande nível

27 Ago 2026 | 17:56 |

Icon Comentário0

O Sporting já conhece o caminho na fase de liga da Champions League 2026/27. Os leões vão receber Barcelona, Manchester United, Galatasaray e LASK, enquanto terão de deslocar-se aos terrenos de Manchester City, Roma, Shakhtar Donetsk e Lens.


O duelo de maior cartaz será a receção ao Barcelona, numa noite que promete encher Alvalade. Também em casa, o Sporting terá pela frente o Manchester United, enquanto Galatasaray e LASK completam os encontros no reduto verde e branco. Do outro lado, as deslocações a Manchester e Roma surgem como os compromissos de maior dificuldade, com o City a representar provavelmente o obstáculo mais duro de todo o sorteio.


A visita ao Etihad será, aliás, um dos grandes momentos da caminhada europeia. O Sporting já tem experiência recente frente ao conjunto inglês. A deslocação a Roma também exigirá uma prestação de alto nível, enquanto Shakhtar e Lens aparecem como adversários perante os quais a equipa leonina poderá procurar somar pontos importantes para a classificação.


Em termos de equilíbrio, os leões recebem dois adversários de cada um dos quatro potes, como determina o formato atual da prova, e terá quatro jogos em casa e outros quatro fora. A presença de Barcelona e Manchester City torna o percurso particularmente exigente, mas os confrontos com  Shakhtar, LASK e Lens podem revelar-se decisivos para as contas finais.

A fase de liga arranca a 8 de setembro e os oito primeiros classificados garantem diretamente um lugar nos oitavos de final, enquanto as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar terão de disputar um play-off. Na última edição, os leões ficaram no 7.º lugar com 16 pontos.



Futebol

Vieira diz que Sporting "está a arder" com chegada de Palhinha ao Benfica

Analista entende que contratação assume contornos especiais pela história do médio e pelo facto de os leões também terem tentado contratação

Nuno Vieira, diretor de 'O Jogo', considera que a transferência de João Palhinha para o Benfica deixou o Sporting particularmente afetado
Nuno Vieira, diretor de 'O Jogo', considera que a transferência de João Palhinha para o Benfica deixou o Sporting particularmente afetado

27 Ago 2026 | 16:43 |

Icon Comentário0

Nuno Vieira, diretor de 'O Jogo', considera que a transferência de João Palhinha para o Benfica deixou o Sporting particularmente afetado, sobretudo pela longa ligação do médio aos leões. O analista resume o impacto da mudança de forma contundente.


N. Vieira: "Palhinha deixa Alvalade a arder"


"Palhinha deixa Alvalade a arder. 10 anos de ligação ao Sporting e nunca ninguém suspeitou que o médio era, afinal, sócio do Benfica. Não bastava aos leões terem perdido a corrida para os rivais e levam agora com esta pancada de onde menos se esperava. O duelo desta época promete ser bem quentinho", pode ler-se no diário desportivo.


O especialista entende que a contratação assume contornos especiais pela história do internacional português e pelo facto de o Sporting também ter procurado garantir o seu regresso: "As trocas de clube dos jogadores são o prato do dia no futebol nacional e internacional, mas o resgate de João Palhinha por parte do Benfica tem requintes de malvadez ao vizinho e rival histórico da Segunda Circular. É público que o Sporting também lutou pelo regresso do internacional português a Alvalade, onde passou dez anos da sua carreira e casa que serviu de trampolim para outros voos, como a Premier League e o colosso Bayern Munique". Nuno Vieira acrescenta que os leões "só não esperavam que um filho da casa assinasse precisamente pelo adversário de sempre, principalmente porque dispunha de outras opções muito interessantes para prosseguir a carreira."

A apresentação de Palhinha no Benfica trouxe ainda outra surpresa, com a divulgação do cartão de sócio das águias: "A apresentação demorou, mas chegou com estrondo por causa de... um cartão de sócio. Palhinha foi do Alta de Lisboa ao Sacavenense, entretanto prestou provas no Benfica, mas acabou por não ficar e ter o Sporting como destino no escalão de juniores".


Foi precisamente em Alvalade que Palhinha se desenvolveu antes de dar o salto para o futebol internacional: "Cresceu e fez-se homem em Alvalade, onde caiu como uma bomba a exibição encarnada do cartão de associado do novo craque da equipa de Marco Silva. Obviamente que cada um sabe da sua vida e das paixões de criança e adolescência, mas o cenário altamente inesperado apenas serve para acicatar ainda mais os ânimos em relação ao futebolista".

Por fim, Nuno Vieira aponta já ao reencontro entre Palhinha e o Sporting, que acontecerá em Alvalade na penúltima jornada do campeonato: "O dérbi de Alvalade só chega no segundo fim de semana de maio e até lá Palhinha terá, certamente, muita influência nas águias. Resta saber como estarão as contas nessa penúltima jornada para se perceber como será o regresso do médio à casa que o formou. Até lá tudo promete ser bem quentinho".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Árbitro do Rio Ave - Sporting esteve na eliminação dos leões da Taça contra equipa da 3.ª divisão
Futebol

Árbitro do Rio Ave - Sporting esteve na eliminação dos leões da Taça contra equipa da 3.ª divisão

27 Ago 2026 | 16:05

Icon Comentário0
Domingos Soares Oliveira atrapalha negócios do Sporting e congela transferência de craque dos leões
Futebol

Domingos Soares Oliveira atrapalha negócios do Sporting e congela transferência de craque dos leões

27 Ago 2026 | 15:39

Icon Comentário0
Novo central esquerdino vai chegar ao Sporting por empréstimo
Futebol

Novo central esquerdino vai chegar ao Sporting por empréstimo

27 Ago 2026 | 15:17

Icon Comentário0