
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Antes de o Sporting receber o Braga, Porto e Benfica medem forças no Estádio do Dragão. Em antevisão à partida com os Minhotos, Rui Borges, treinador do Clube de Alvalade admitiu que o plantel leonino estará atento ao duelo entre os rivais, mas "o foco total" é no jogo frente aos comandados de Carlos Carvalhal.
"Clássico? A pressão existe há muito tempo. É tentar ganhar os jogos que faltam, dependemos só de nós. É essa a nossa pressão. Pressão de ganhar e ser campeão, não poderia haver melhor. Não passámos esse discurso de estarmos preocupados com o clássico", disse o técnico.
"Vamos estar atentos ao Clássico, mas só dependemos de nós"
"É natural que vejamos o jogo e não fugimos a isso, mas o nosso foco total é o nosso", admitiu Rui Borges, garantindo que a partida frente ao Braga "será um jogo difícil contra uma grande equipa, onde temos de ter a capacidade para os ultrapassar e continuarmos a depender de nós".
O Sporting volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, frente ao Braga, em jogo válido para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Carlos Carvalhal tem pontapé de saída marcado para as 20h45, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o plantel verde e brancos é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - com 65 pontos, os mesmos do Benfica. Porto e Braga, ambos com 56, fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.
Técnico dos leões ainda não conseguiu resolver indecisão quanto à disposição dos jogadores na receção ao emblema comandado por Carlos Carvalhal
|
Rui Borges tem algumas dúvidas em relação ao onze titular a lançar no importante jogo diante do Braga, marcado para as 20h45 da próxima segunda-feira. A possível titularidade de Geny Catamo levanta algumas questões ao técnico dos leões, nomeadamente no que diz respeito à posição em que Geovany Quenda vai atuar.
Sendo praticamente certo que o internacional sub-21 português será opção inicial no encontro diante dos Minhotos, está em cima da mesa a possibilidade de ser 'desviado' para a ala direita da equipa – sob o comando técnico de Rui Borges, o jovem de 17 anos tem sido habitualmente utilizado no corredor esquerdo. Neste cenário, Geny Catamo poderia repetir a presença entre os titulares, pelo segundo jogo consecutivo, atuando, mais uma vez, no lado esquerdo do trio ofensivo da formação leonina.
O ala moçambicano foi opção inicial, na passada quinta-feira, no encontro diante do Rio Ave, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, ocupando o lado esquerdo do tridente mais adiantado dos verdes e brancos – marcou o 1-0, aos 12 minutos. Na partida anterior, frente ao Estrela da Amadora, para o campeonato, Geny Catamo – alvo de elogios por parte de um antigo jogador do Clube de Alvalade - foi lançado ao intervalo por Rui Borges para a mesma posição.
Na Reboleira, o titular no lado esquerdo do ataque foi precisamente Geovany Quenda que, com a entrada em campo do companheiro, foi reposicionado para a ala direita. Já no desafio frente aos vilacondenses, o jogador português saltou do banco aos 63 minutos também para ser responsável pelo corredor direito da equipa leonina.
Resta esperar para ver qual será a opção de Rui Borges no jogo frente ao Braga, estando em aberto a possibilidade de Geny Catamo e Geovany Quenda serem titulares em simultâneo. Esta temporada, o internacional moçambicano de 24 anos esteve presente em 39 jogos, nos quais marcou seis golos e fez três assistências. Por sua vez, o internacional sub-21 português assinou três tentos e seis passes para golo, em 46 partidas.
Treinador dos leões está muito agradado com o crescimento do jogador que é habitual titular da equipa e aponta grandes feitos no futuro
|
Geovany Quenda é uma peça-chave na estratégia de Rui Borges para a equipa do Sporting. A polivalência do ala de 17 anos é uma das características mais apreciadas pelo treinador dos leões, que também procura explorar o potencial goleador do 'camisola 57' - que vai tentar estrear-se a marcar em Alvalade e tem o objetivo de atingir os cinco golos na temporada.
No final da vitória dos verdes e brancos frente ao Estrela da Amadora (3-0), no passado fim de semana, Rui Borges deixou rasgados elogios ao internacional sub-21 português - que marcou o segundo golos dos leões na Reboleira. O técnico considera que o canhoto “está um jogador muito diferente” e “cresceu muito”, sobretudo, pela exploração da versatilidade do seu jogo. "O Quenda está muito mais jogador porque sabe jogar por fora, mas agora também sabe jogar por dentro e à esquerda, o que o torna num jogador muito diferente. Se calhar foi vendido por causa disso...", acrescentou Rui Borges, recordando a venda do ala ao Chelsea, oficializada em março, por 52,1 milhões de euros - um valor que pode aumentar mediante o cumprimento de objetivos.
Na quinta-feira, depois do triunfo diante do Rio Ave (2-0), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o técnico leonino voltou a elogiar Geovany Quenda e abordou a sua progressiva adaptação ao corredor esquerdo: “Sei que à direita, é bom, com pé esquerdo, aceleração e fora-dentro, mas tenho de lhe dar a capacidade de falhar à esquerda e jogar à esquerda. No Chelsea vai jogar a extremo, não foi contratado para jogar a falso lateral, isso tenho a certeza". Recorde-se que, sob o comando de Ruben Amorim, Quenda era mais utilizado na ala direita, sendo agora opção frequente de Rui Borges no lado esquerdo do ataque.
Além da polivalência, Rui Borges também acredita na capacidade de finalização de Geovany Quenda. Apesar de somar apenas três golos na presente temporada, Quenda já foi o 'goleador de serviço' das equipas sub-17 e sub-23 do Sporting. Em 2022/23, nos juvenis, marcou 20 golos, em 33 jogos. Na época seguinte, foram nove finalizações certeiras, em 24 partidas, ao serviço da formação sub-23.
Ao que tudo indica, Quenda será novamente titular na receção ao Braga, marcada para as 20h45 da próxima segunda-feira, depois de ter sido suplente utilizado frente ao Rio Ave, na quinta-feira. Em 20 jogos realizados desde que chegou a Alvalade, Rui Borges lançou o jovem a titular em 17 ocasiões. No total da temporada, o prodíigo já soma 46 partidas e é o terceiro jogador do plantel com mais minutos de competição - apenas atrás de Viktor Gyokeres e Francisco Trincão.
Avançado brasileiro ficou furioso durante partida da jornada 30 do campeonato espanhol e atitude do jogador faz correr muita tinta
|
O Barcelona - Betis terminou num empate (1-1), com Raphinha e companhia a não conseguirem aproveitar o deslize caseiro do Real Madrid. O ex Sporting esteve no centro das atenções, já depois do apito final, por não ter ficado satisfeito com o desempenho da equipa de arbitragem.
Após a partida, Raphinha mostrou-se furioso, sendo confortado por Ansi Flick, treinador culé. Irritado, o brasileiro empurrou o técnico e dirigiu-se ao balneário, entrando num aceso bate-boca com um dos árbitros. Marc-André Ter Stegen tentou afastar o avançado e acabou por 'pagar as favas'.
Com o empate, o Barça segue na liderança da La Liga, com 67 pontos, mais quatro do que os merengues, que ocupam o segundo posto da classificação (63). O Atlético de Madrid fecha o pódio do campeonato espanhol, com 57 pontos, mas uma partida a menos.
Esta temporada, ao serviço do Barcelona, Raphinha - avaliado em 80 milhões de euros - foi aposta em 44 partidas. No total, o avançado internacional brasileiro disputou 3.565 minutos, nos quais fez o gosto ao pé em 27 ocasiões, assistindo os companheiros de equipa por 20 vezes.
No Sporting, o brasileiro fez 41 jogos, nos quais conseguiu marcar nove golos, fazendo ainda duas assistências. Antes de ser vendido ao Rennes, por 21 milhões de euros, o extremo conquistou uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2018/19.
Assista ao momento: