Futebol
Fresneda é baixa; Ala do Sporting foi para a seleção, mas ouviu o que não queria
26 Set 2026 | 13:01
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Jan 2024 | 15:18 |
O avançado sueco Viktor Gyökeres mantém-se como uma peça-chave no êxito do Sporting, elevando a emoção dos adeptos a cada desempenho. Após um incrível hat-trick frente ao Farense, o jogador voltou a surpreender ao acumular três assistências no confronto com o Estoril, reforçando assim a sua reputação como um avançado versátil. E, como se isso não bastasse, a sua excelência só é superada por um.
Com um impressionante registo de 18 golos e nove assistências nesta temporada, Gyökeres destaca-se nas estatísticas das 10 principais ligas europeias, demonstrando um desempenho notável tanto em competições nacionais como internacionais. O seu impacto é notório não apenas pelos números, mas também pela contribuição direta ou indireta em 44% dos golos marcados pelo Sporting até ao momento.
Decorrida praticamente metade da temporada, apenas um jogador entre os participantes dessas 10 ligas ostenta, até o momento, estatísticas superiores: Harry Kane, o avançado inglês, acumula 25 golos e 8 assistências em 22 jogos pelo Bayern Munique, número equiparável ao de ‘Vik’, embora com mais minutos em campo.
O portal Transfermarkt, responsável por reunir dados estatísticos, destaca duas assistências adicionais que não foram consideradas na infografia oficial, sublinhando ainda mais a contribuição crucial de Gyökeres para a equipa. Este desempenho extraordinário não passou despercebido, e clubes de renome, como Chelsea e Arsenal, demonstram interesse no jogador, levantando preocupações sobre a cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Na ressaca de uma exibição excecional contra o Estoril, o avançado sueco celebrou nas redes sociais, provocando humoristicamente os colegas Edwards e Trincão. As felicitações não se limitaram aos companheiros, com a mãe de Gyökeres, Sofia, também expressando orgulho nas redes sociais.
A influência de Gyökeres não se restringe aos golos, pois o jogador também se destaca como um fornecedor de assistências. O seu papel como catalisador ofensivo é evidente nos números e na forma como redefine a identidade do futebol leonino. Até mesmo em jogos sem marcar, como a goleada sobre o Estoril, Gyökeres demonstra a sua capacidade de ser decisivo.
Defesa central de 29 anos de idade abriu livro sobre a saída de Alvalade e deixou críticas à forma como o processo foi conduzido
26 Set 2026 | 16:03 |
Jeremiah St. Juste deixou o Sporting em janeiro, rumo ao Feyenoord, a custo zero, depois de uma passagem marcada por vários problemas físicos. Agora, o defesa central abriu o livro sobre a saída de Alvalade e deixou críticas à forma como o processo foi conduzido.
“Aquele clube está no meu coração, apesar de tudo, e eu estou grato àquelas pessoas. É, simplesmente, uma pena muito grande que as coisas tenham acabado como acabaram”, começou por dizer o jogador de 29 anos, que não esconde o carinho pelo emblema leonino apesar do desfecho da sua passagem por Lisboa.
“Coisas deste tipo acontecem em quase todo o lado, quando o futebol se torna num negócio e interesses particulares entram em jogo. Se tu és esse negócio, é difícil separá-lo da pessoa. Quando toca ao negócio, ao dinheiro, tens de separar uma coisa que não pode ser separada: o futebolista e o ser humano”, explicou, numa entrevista à revista neerlandesa Voetbal International.
J. St. Juste: "Os clubes têm dificuldades em dar as más notícias cara a cara. Ainda que isso seja exatamente aquilo de que todos os jogadores precisam: apenas honestidade"
O atleta deixou depois uma crítica mais direta à forma como os clubes comunicam decisões difíceis aos jogadores: “E, quando isso acontece... É, provavelmente, por isso que, por vezes, os clubes têm dificuldades em dar as más notícias cara a cara. Ainda que isso seja exatamente aquilo de que todos os jogadores precisam: apenas honestidade. Eventualmente, a dor desvanece”, afirmou.
Apesar do final conturbado, St. Juste mantém uma ligação ao Sporting. “É por isso que também gosto de visitar Lisboa. Os meus filhos têm amigos lá”, revelou o defesa, que procura agora relançar a carreira no Feyenoord depois de três temporadas e meia nos leões.
Atleta foi lançado pelo técnico nos leões e, sob o seu comando, conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e duas Taça das Liga
26 Set 2026 | 13:55 |
O Milan prepara uma nova investida por Gonçalo Inácio para o mercado de janeiro. O defesa central do Sporting é uma prioridade para o técnico Ruben Amorim, que pretende voltar a contar com o jogador que lançou na equipa principal dos leões.
Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, o emblema italiano esteve perto de contratar o futebolista no último verão e poderá agora recuperar o dossier. Amorim terá transmitido a Gerry Cardinale, proprietário do Milan, que o internacional português deve ser tratado como uma prioridade quando reabrir o mercado.
O Sporting chegou a admitir a saída do defesa a cerca de 48 horas do fecho da última janela. No entanto, os leões apenas aceitariam avançar caso encontrassem previamente uma alternativa para a posição, algo que não aconteceu e acabou por travar o negócio.
Agora, o Milan estará disposto a repetir a proposta e acredita que terá mais margem. A formação italiana conta ainda com a ligação entre Amorim e Inácio, ambos representados pela mesma agência, como um fator que poderá facilitar um eventual reencontro.
O atleta foi lançado na equipa A, em 2020 e, sob o comando do treinador português, conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e duas Taças da Liga. O Milan prepara-se, assim, para voltar a tentar levar o central de Alvalade já em janeiro.
Comentador aproveitou recentes declarações do internacional português, que passou pelo Sporting, para lançar várias farpas
26 Set 2026 | 13:28 |
Bernardo Ribeiro não deixou passar em claro os assobios dirigidos a João Palhinha durante o Portugal - País de Gales, em Alvalade, mas foi sobretudo a reação do médio do Benfica que motivou a ironia. O comentador aproveitou as declarações do internacional português para lançar várias farpas.
Palhinha tinha desvalorizado os assobios de que foi alvo no Estádio do Sporting, onde se tornou conhecido e construiu grande parte da carreira. O médio afirmou que o episódio não o afetou e chegou a distinguir os adeptos entre aqueles que considera “racionais” e “irracionais”, numa reação que não passou despercebida.
B. Ribeiro: “Palhinha foi assobiado em Alvalade. Era esperado. E houve quem descobrisse que os adeptos de futebol são irracionais. Nunca tinha pensado nisso"
“Palhinha foi assobiado em Alvalade. Era esperado. E houve quem descobrisse que os adeptos de futebol são irracionais. Nunca tinha pensado nisso. Ainda que achasse piada aos que assobiam a própria equipa aos 10 minutos de jogo porque não estão a ganhar e fazem a bola queimar nos pés do que supostamente apoiam”, escreveu o diretor do jornal 'Record'.
A parte mais mordaz surgiu depois, quando Bernardo Ribeiro ironizou diretamente a forma como Palhinha encarou os assobios recebidos: “Valha-nos Palhinha, que explicou tudo bem e ficou tão amedrontado como eu quando defronto uma ameba num ringue de boxe”, escreveu, numa comparação claramente irónica para sublinhar a aparente tranquilidade demonstrada pelo internacional português perante a reação das bancadas.
Assim, mais do que comentar apenas os assobios a Palhinha, Bernardo Ribeiro aproveitou o episódio para gozar com a própria reação do jogador e com a distinção que este fez entre os diferentes tipos de adeptos. A frase da “ameba” acabou por ser a imagem mais provocadora.
Fresneda é baixa; Ala do Sporting foi para a seleção, mas ouviu o que não queria
26 Set 2026 | 13:01
Sporting dá novidade bombástica a Nuno Santos e já há dia concreto para voltar aos relvados
26 Set 2026 | 11:42
Há um ‘inimigo’ a destruir relvado de Alvalade e Sporting já partiu para o ataque
26 Set 2026 | 11:18