
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Jul 2024 | 07:28 |
O preço de Jota Silva, jogador que está na lista do Sporting após uma grande temporada ao serviço do Vitória de Guimarães, acabou de descer. Por esta altura, o emblema que terminou a última edição da Liga Portugal Betclic na quinta posição, fez baixar o valor que pretende pelo português por uma verba entre os 10 e os 12 milhões de euros.
O jornal Record escreve, na sua edição desta segunda-feira, dia 22 de julho, que dada a cobiça de vários emblemas na contratação do craque de 24 anos, os vimaranenses acabaram por tomar esta decisão, uma vez que consideram que este será o maior encaixe que podem vir a realizar por uma das peças do seu plantel.
Na verdade, depois de Jota Silva ter sido chamado à Seleção Nacional, em março, o seu interesse de mercado disparou e, graças a isso, o Vitória de Guimarães foi gradualmente aumentando o valor pedido pelo jogador até aos 20 milhões de euros, que é também a sua cláusula de rescisão. No entanto, o clube viu-se obrigado a 'descer' esse mesmo pedido, visto que precisa de realizar um encaixe para equilibrar as contas.
Em 2023/24, Jota Silva fez a melhor época da carreira – o que fez disparar o seu valor de mercado para os 12 milhões de euros. O extremo realizou 42 partidas: 33 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, duas na qualificação para a Liga Conferência e uma na Taça da Liga. Nos 3.459 minutos que realizou, o internacional português marcou 15 golos e fez sete assistências. O extremo, que tem contrato com o emblema minhoto até 2025, está também na rota do Panathinaikos, emblema a quem o Sporting pretende contratar Fotis Ioannidis.
A boa temporada do jogador valeu-lhe a presença na equipa do ano da Liga Portugal Betclic, composta por Ricardo Velho (Farense); Costinha (Rio Ave), Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, João Neves (Benfica), Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves; Rafa Mujica (Arouca) e Viktor Gyokeres e Jota Silva (Vitória de Guimarães), sendo o Sporting a equipa mais representada com seis elementos. O avançado português foi ainda convocado por Roberto Martínez para a seleção nacional.
Assista já aos melhores momentos de Jota Silva:
Especialista garante que irmão de jogador dos verdes e brancos envolveu-se em troca de mensagens da tentativa de aumentar lucros
05 Set 2025 | 12:51 |
Jeremiah St Juste foi despromovido à equipa B do Sporting e está em conflito com o Clube. Sérgio Krithinas admitiu que o facto de alguns jogadores terem colocado 'gosto' na publicação do central é derivado da relação entre o plantel e revelou que o irmão do neerlandês tentou subir a comissão nas negociações com o Osasuna.
Sérgio Krithinas: "Percebo que tenham colocado 'gosto', mas muitos deles nem devem ter lido até ao fim"
"A maior parte dos jogadores partilha balneário com o St Juste há muito tempo. É natural que criem uma ligação de amizade. Percebo que tenham feito aquilo, mas muitos deles nem devem ter lido até ao fim. Foi quase automático colocarem um 'gosto'", começou por dizer o diretor executivo do jornal Record, na CMTV.
Krithinas revelou propostas pelo jogador e como o irmão influenciou o negócio: "O facto de St Juste ter tirado a mensagem é muito significativo. O que sei que aconteceu nos últimos dias é que houve negociações adiantadas e cedências do Osasuna e do Sporting e também com o St. Pauli".
"As negociações com o Osasuna até pareciam mortas há uns dias, mas ressuscitaram na segunda-feira à noite, o último dia de fecho de mercado. Houve essa possibilidade e St Juste disse 'não quero ir', mas, pelo que sei e é com muita segurança, o irmão, que é empresário do St Juste, enviou uma mensagem no domingo a um dirigente do Osasuna a dizer 'se subires a minha comissão, convenço o meu irmão a ir para aí", revelou.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Avançado dos verdes e brancos foi suplente não utilizado em triunfo sem grandes dificuldades e cafeteros estão apurados para o Mundial 2026
05 Set 2025 | 11:56 |
A Colômbia está apurada para o Mundial de 2026, após uma vitória por 3-0, diante da Bolívia, em jogo de qualificação. Luis Suárez não saiu do banco de suplentes, num encontro que teve uma assistência de Santiago Arias, antigo jogador do Sporting.
A partida começou de feição à formação cafetera que, a jogar em Barranquilla, adiantou-se no marcador aos 31 minutos. James Rodríguez recebeu a bola do ex-defesa do Sporting e bateu o guardião adversário para dar vantagem no encontro à Colômbia.
No segundo tempo, Jhon Córdoba - avançado que é concorrente direto de Luis Suárez na seleção - fez o 2-0 (74') e Juan Quintero fechou as contas aos 83 minutos, depois de ter assistido o segundo golo, dando um triunfo confortável à Colômbia.
A Argentina lidera o grupo com 38 pontos conquistados em 17 jogos - após vencer a Venezuela. Brasil (28), Uruguai (27), Equador (26), Paraguai e Colômbia (25) são as outras seleções em zona de apuramento, com a Venezuela (18) em lugar de playoff.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – soma cinco partidas. O colombiano do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: quatro para Liga Portugal e outro para a Supertaça. Nos 373 minutos que tem em campo, o avançado apontou dois golos e três assistências.
Futebolista que rendeu pipa de massa aos cofres dos verdes e brancos foi promovido pelo técnico e admitiu muita "fome de vencer"
05 Set 2025 | 11:23 |
Mateus Fernandes foi nomeado um dos capitães da Seleção Nacional de sub-21. Numa nova era com Luís Freire como treinador, os jovens passam por uma remodelação na convocatória e o antigo jogador do Sporting é um dos mais experientes da equipa.
Mateus Fernandes: "A equipa é completamente diferente de há dois anos"
"A equipa é completamente diferente de há dois anos. A malta que está cá há mais tempo tem de ajudar os mais novos, que chegam para acrescentar qualidade à Seleção", começou por dizer o médio do West Ham, na antevisão ao encontro com o Azerbaijão.
Promovido a capitão, o ex Sporting não escondeu: "É uma responsabilidade que aceitei. Estou muito grato. É algo que tenho vindo a trabalhar. É importante o balneário ter lideres. Em todos os balneários por que passei, tentei estar perto dos capitães. São pessoas que acabam por estabilizar as oscilações do grupo, a nível emocional e dentro do campo".
Mateus Fernandes: "A equipa está muito confiante e com muita 'fome' de vencer"
"Tivemos seleções destas na última qualificação, Bielorrússia e Croácia, que, à partida, têm menos qualidade, às quais foi difícil ganhar, porque não tivemos paciência. Estudámos o adversário muito bem. Sabemos os momentos em que podemos ser mais intensos. Temos qualidade para procurar os espaços. A equipa está muito confiante e com muita 'fome' de vencer", admitiu Mateus Fernandes.
Portugal tem duelo marcado esta sexta-feira, dia 5 de setembro, diante do Azerbaijão. Com três jogadores do Sporting convocados, o encontro disputa-se no Estádio Cidade de Barcelos. Os comandados de Luís Freire entram em campo pelas 19h30.