Futebol
Sporting – Vitória SC (Taça da Liga): Transmissão, onze provável, horários e...
06 Jan 2026 | 09:05
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Jul 2023 | 19:23 |
A Liga Portugal Bwin emitiu as condições para o sorteio das jornadas, para a temporada 2023/2024, através de um comunicado direcionado a todas as equipas da Competição, esta terça-feira, dia 4 de julho.
A principal grande novidade é a proibição de existirem jogos dos três grandes nas mesmas áreas geográficas, na mesma jornada, seguindo essa lógica para várias equipas da mesma cidade, tal como Porto e Boavista, ou Farense e Portimonense.
Também não haverá dérbis, clássicos ou jogos entre equipas que terminaram em lugares de classificação às competições europeias, nas jornadas nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32.
Sendo assim, a equipa verde e branca fica à espera do sorteio, sendo que a primeira jornada da Liga Portugal Bwin arranca dia 13 de agosto.
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora):
a. SL Benfica e Sporting CP;
b. FC Porto e Boavista FC;
c. SC Braga e Vitória SC;
d. Moreirense F e FC Vizela;
e. SC Farense e Portimonense;
f. Gil Vicente e SC Braga (evitar na medida do possível);
g. Vitória SC e FC Famalicão (evitar na medida do possível);
h. Quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e FC Famalicão;
i. Quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e Gil Vicente FC;
j. Quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;
k. Quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;
3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:
a. FC Porto – 17,33 pontos
b. SL Benfica – 16,67 pontos
c. Sporting CP – 16,67 pontos
d. SC Braga – 15,33 pontos
e. Vitória SC – 12,67 pontos;
4. Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias, dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições:
a. Nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League;
5. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:
a. As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (1ª, 2ª e 3ª jornada)."
Extremo brasileiro foi apresentado pelos leões no último domingo e integra a lista de opções de Rui Borges para a Taça da Liga, mas há um senão
06 Jan 2026 | 09:50 |
Luís Guilherme viveu dias intensos desde que chegou a Portugal. Aterrou em Lisboa no sábado, foi apresentado como reforço do Sporting no domingo, treinou pela primeira vez com os novos companheiros na manhã de segunda-feira e segue integrado na comitiva leonina para Leiria. Ainda assim, a presença em campo diante do Vitória de Guimarães, esta terça-feira, nas meias-finais da Taça da Liga (20h00), continua em aberto.
A incerteza foi confirmada pelo próprio Rui Borges, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro. "Luís Guilherme poderá ou não ir a jogo. Não é um dado adquirido", afirmou o treinador dos leões, uma vez que existem dois entraves à eventual estreia: um de natureza legal e outro de ordem técnica.
No plano burocrático, apesar de o nome do extremo de 19 anos - contratado ao West Ham por 14 milhões de euros, com mais 3 milhões dependentes de objetivos - já constar no site da Liga Portugal, o processo de inscrição ainda aguarda validação por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Falta, em concreto, a chegada do certificado internacional, documento essencial para que Luis Guilherme fique autorizado a competir oficialmente, algo que poderá acontecer a qualquer momento.
Ultrapassada essa questão, subsiste a avaliação técnica. Luís Guilherme viaja sempre com o grupo leonino, até como forma de acelerar a integração no plantel, mas mesmo que a inscrição fique concluída em tempo útil, a titularidade está praticamente fora de questão. O brasileiro realizou apenas um treino com os colegas e, no melhor dos cenários, será opção a partir do banco. Ainda assim, as circunstâncias podem jogar a seu favor: o Sporting apresenta-se desfalcado de dez jogadores, entre lesionados, castigados e ausências motivadas pela Taça das Nações Africanas (CAN).
Com contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, Luís Guilherme surge apontado internamente como o sucessor de Geovany Quenda. O jovem português já foi adquirido pelo Chelsea por 50 milhões de euros, mas permanece emprestado ao Sporting até ao final da temporada, encontrando-se atualmente lesionado, com regresso previsto apenas para março.
Clube de Alvalade mede forças com os vimaranenses esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em partida válida para a meia-final da Taça da Liga
06 Jan 2026 | 09:37 |
Daniel Bragança faz parte da lista de convocados de Rui Borges para o Sporting - Vitória de Guimarães, que se disputa esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em partida válida para as meias-finais da Taça da Liga. Depois de ter voltado a competir pela mão da equipa B, o médio está mais perto de voltar à atividade nos séniores.
O jogador de 26 anos regressou aos treinos de forma integrada no passado dia 8 de dezembro, no entanto, apenas somou os primeiros minutos desde a grave lesão no joelho esquerdo no último domingo, após um período de 323 dias sem atuar pelos verdes e brancos.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, lembrando que esta é a estreia de Daniel Bragança nos eleitos de Rui Borges para compor o plantel do Sporting na presente temporada. Ainda que possa não somar minutos diante dos vimaranenses, este é mais um passo rumo à reabilitação.
Na antevisão à partida, Rui Borges foi mesmo questionado sobre quando é que o médio estaria disponível para estar às suas ordens, algo que o treinado acabou por não revelar: "Fico muito feliz, penso que todo o grupo estava lá no momento em que ele entrou. E isso exemplifica bem este grupo, a amizade que existe. Feliz por vê-lo voltar bem, acredito que nos ajudará no futuro. Já está a treinar connosco há alguns dias, mas estar preparado para jogo... Tem a ver com o ganhar confiança e perder o receio que pode existir, que é natural. E estes minutos foram importantes para isso. Nos próximos tempos, com toda a certeza, estará disponível para a nossa exigência".
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em partida válida para a meia-final da competição
06 Jan 2026 | 09:23 |
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Matheus Reis e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Francisco Trincão, Fotis Ioannidis, Alisson Santos e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de para o arranque da final-four da Allianz Cup.
Rui Borges vai levar a jogo a dupla de centrais mais apta que tem disponível, com Gonçalo Inácio ausente por castigo. De resto, as principais alterações alterações deverão ser nos corredores, com o Iván Fresneda a dar o lugar ao internacional grego, com Maxi do outro lado.
No miolo, Morten Hjulmand deverá fazer dupla com João Simões, tal como aconteceu diante do Gil Vicente. Com bastantes ausências também no ataque, Trincão deverá ficar à direita, uma vez que Geny está na seleção e Quenda lesionado. Também sem Pote, Rui Borges deverá optar por Alisson na meia-esquerda, com Ioannidis no apoio ao ponta de lança, Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.
Para chegarem a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.