
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Abel Ferreira, antigo treinador do Sporting, orienta desde 2020 o Palmeiras no Brasil. Com um contrato que o vincula ao clube paulista até dezembro de 2025, o técnico português já revelou, conforme avançado pelo jornal Record, quais são os próximos passos a dar na sua carreira enquanto treinador.
Sem manifestar qualquer intenção de deixar o comando técnico do verdão antes do fim do contrato, o treinador português já expressou o desejo de tirar um período sabático de seis meses, a partir de dezembro do próximo ano, para descansar do intenso ritmo dos últimos anos no campeonato brasileiro. Assim, é certo que marcará presença no Mundial de Clubes, agendado para junho de 2025.
Dado o sucesso alcançado no campeonato brasileiro, onde conquistou todos os títulos possíveis, o treinador tem atraído a atenção de clubes, incluindo emblemas da Premier League, como o West Ham, Nottingham Forest e Leicester. Apesar disso, o seu nome também já foi associado ao Sporting, onde deixou a sua marca como jogador profissional e, posteriormente, como treinador dos escalões de formação.
Vítor Almeida Gonçalves, em análise no Record, abordou o alegado interesse leonino em Abel Ferreira. O comentador afirmou que "Há 99,9% de possibilidades de Abel não ser treinador do Sporting se João Pereira sair." Contudo, destacou que "não há impossíveis, e é isso que tem alimentado esta possibilidade, por mais pequena que ela seja. Desde que se começaram a avolumar os maus resultados do Sporting que o nome de Abel começou a surgir".
"Estamos a falar de uma escala de valores muito superior, a tal comparação com (o salário de) Ruben Amorim. Portanto, parece-me difícil que vá acontecer mas é um facto que é um nome que agrada", concluiu, referindo-se a um dos principais entraves à concretização de um eventual negócio pelo treinador, que encerrou a sua carreira de jogador ao serviço dos verdes e brancos.
Recorde-se que Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Sporting entre 2012 e 2014, liderando os juniores (sendo campeão) e a equipa B dos verdes e brancos, antes de deixar Alvalade.
O técnico português, que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou vários troféus: duas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e três campeonatos paulistas (2022, 2023 e 2024).
Veja, no vídeo abaixo, a análise completa ao interesse do Sporting por Abel Ferreira:
John Textor, empresário norte-americano, reagiu à cobiça por parte de clubes na mira no craque neste mercado de transferências de verão
|
Thiago Almada voltou a ser assunto entre clubes europeus, após o seu nome ter vindo a ser apontado ao Benfica. O jogador, que também já esteve na lista de potenciais alvos do Sporting, não vai sair do Lyon, emblema liderado pelo empresário John Textor.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a direção de Rui Costa está cada vez mais longe do argentino de 24 anos, graças ao valor imposto pelo detentor do emblema da Ligue 1, que ultrapassa as possibilidades económicas do clube encarnado.
Em 2024/25, Thiago Almada - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 20 jogos, por empréstimo do Botafogo. No total, o virtuoso médio foi utilizado ao longo de 1.209, nos quais contribuiu com dois golos e registou ainda quatro assistências para companheiros de equipa.
Lembrar que quando ainda era jogador do Vélez Sarsfield, em 2021, o nome de Thiago Almada foi, por diversas vezes, colocado no caminho do Sporting. Porém, o Clube liderado por Frederico Varandas não chegou a acordo com o emblema sul-americano, que acabaria por vender Almada ao Atlanta United por cerca de 15 milhões de euros.
John Textor prestou declarações ao jornal 'A Bola' para confirmar o interesse encarnado e garantir que não está disposto a vender Thiago Almada. "Falei com o Benfica, mas até foi mais por respeito, pela boa relação que tenho com o Benfica. Como sabe, estivemos em negociações recentemente, por causa do Arthur Cabral. A minha conversa com o Benfica foi para clarificar que não vamos vender o Thiago Almada".
Próxima aquisição do Clube de Alvalade estreou-se recentemente na equipa principal frente à Nigéria, mas não consta da lista oficial para a competição
|
A seleção nacional de futebol feminino já tem o lote definitivo de jogadoras para o Campeonato da Europa de futebol feminino de 2025, que decorrerá na Suíça entre os dias 2 e 27 de Julho. A grande novidade da lista é a ausência de Samara Lino, jogadora que vai reforçar as leoas. Do plantel do Sporting, Beatriz Fonseca, Ana Capeta e Telma Encarnação foram chamadas.
A atleta estreou-se recentemente na equipa principal frente à Nigéria, mas não consta da lista oficial. A convocatória reflete um misto de juventude, experiência e aposta na continuidade. O objetivo é claro: ultrapassar, pela primeira vez, a fase de grupos de um Europeu, depois de duas eliminações precoces em 2017 e 2022.
Portugal vai estrear-se no Grupo B frente à poderosa Espanha, atual campeã do mundo, a 3 de julho, em Berna. Seguem-se os duelos com a Itália, em Genebra (7 de julho), e com a Bélgica, em Sion (11 de Julho). Apenas os dois primeiros classificados seguem para os quartos de final.
Nota ainda para a inclusão de Ana Borges, Diana Silva e Fátima Pinto na lista de Francisco Neto. As atletas terminaram recentemente contrato com o emblema verde e branco e não vão continuar de Leão ao peito na próxima temporada desportiva de 2025/26.
Já Samara Lino chegou a Portugal na época 2021/22 para jogar no Clube Albergaria e, nas últimas duas épocas, tornou-se peça fundamental no Torreense. Esta temporada, além de levantar o troféu da Taça de Portugal, disputou 31 jogos, marcando um golo e fazendo uma assistência.
Avançado de 19 anos, que atua nos peruanos do Alianza Lima, terá tudo bem encaminhado para chegar a Alvalade nesta janela de transferências
|
Víctor Guzmán está praticamente certo como reforço do Sporting. O avançado de 19 anos, que atua nos peruanos do Alianza Lima, terá tudo bem encaminhado para chegar a Alvalade. O jovem ponta-de-lança deverá ser inserido na equipa de sub-23 dos leões.
De acordo com o jornal Record, o atacante assinará um contrato válido por três épocas com o emblema de Alvalade, isto num acordo em que o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.