Modalidades
Estrela dos leões revela: "Qualquer jogador que jogue no Sporting pensa..."
23 Jan 2026 | 15:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
17 Jul 2020 | 17:46 |
Alex Merlim vai continuar de leão ao peito. Em comunicado, o Sporting CP informa que o italiano “prolongou a ligação” ao Clube, não esclarecendo a duração do novo contrato.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1284164545867657219
Em declarações ao site oficial dos leões, o internacional italiano mostrou-se muito satisfeito por continuar em Alvalade: “Esta renovação significa que o Sporting CP reconhece o meu trabalho e que eu continuo muito motivado e cheio de ambição para continuar a representar este Clube e a ganhar títulos. Se não fosse assim, nem sequer aceitaria renovar, mas nem pensei duas vez quando recebi o convite. Estou muito feliz aqui e para mim é um orgulho jogar num dos melhores clubes do Mundo de futsal”.
Por fim, Merlim deixou a promessa de continuar a lutar por títulos: “Vão continuar a ver o mesmo Merlim: cheio de garra, vontade e determinação, a jogar bonito e a lutar por mais títulos - um deles o bicampeonato da Europa”.
Recorde-se que o ala chegou ao Sporting CP em 2015, proveniente do Luparense, de Itália. Desde então, Merlim realizou 188 jogos, marcou 85 golos e conquistou uma UEFA Futsal Champions League (2018/19), três campeonatos nacionais (2015/16, 2016/17 e 2017/18), três Taças de Portugal (2015/16, 2017/18 e 2018/19), duas Taças da Liga (2015/16 e 2016/17) e três Supertaças (2017,2018 e 2019).
Atleta do emblema verde e branco fez um dos tentos do encontro; Seleção Nacional vai enfrentar a França na próxima fase da competição
01 Fev 2026 | 17:21 |
Portugal garantiu a presença nas meias-finais do Europeu de futsal ao vencer a Bélgica por expressivos 8-2, num encontro dos quartos de final disputado na Arena Stozice. Pauleta, ala do Sporting, fez o gosto ao pé e marcou o sétimo da equipa das quinas no encontro.
Nos primeiros minutos, o adversário esteve por cima e chegou ao 1-0, depois de um auto-golo infeliz de Pany Varela (9'). A reação foi imediata e Bruno Coelho (13') restabeleceu a igualdade. A partir daí, Portugal cresceu de forma evidente, assumiu o controlo do jogo e deu a volta ao marcador ainda antes do intervalo, com Pany Varela (17') a redimir-se do erro inicial e André Coelho (20') a ampliar a vantagem, fixando o resultado em 3-1 ao intervalo.
Na segunda parte, Portugal regressou mais intenso e eficaz no último terço. Apesar de alguns desleixos defensivos, que permitiram à Bélgica criar oportunidades para reduzir, a seleção nacional manteve o domínio do encontro. Rúben Góis (23'), Pany Varela (26') e Lúcio Rocha (29') aumentaram a diferença, antes de Jamal Aabbou (33') reduzir para 6-2.
Nos minutos finais, a Bélgica ainda criou algumas dificuldades aos pupilos de Jorge Braz com a aposta no 5x4, mas revelou depois alguma quebra física, enquanto Portugal aproveitou e voltou a ser letal. Pauleta (40') juntou-se à lista de marcadores, antes de Pany Varela (40') completar o hat-trick.
Com este triunfo, Portugal - que ficou em primeiro na fase de grupos - segue em frente na competição e já sabe que terá a França como adversária nas meias-finais, num encontro marcado para a próxima quarta-feira, depois de mais uma demonstração de qualidade da Seleção Nacional.
Equipa das quinas voltou a ganhar de goleada na última terça-feira, dia 27 de janeiro, carimbando a passagem à próxima fase da prova
28 Jan 2026 | 12:55 |
A Seleção Nacional de futsal assegurou, esta terça-feira, a qualificação para os quartos de final do Campeonato da Europa e a liderança do Grupo D, na sequência da vitória da Itália sobre a Polónia por 4-0, no encerramento da segunda jornada da fase de grupos.
Após o triunfo por 5-1 frente à Hungria, com golos de Erick Mendonça, Lúcio Rocha, Diogo Santos, Tomás Paçó e Pany Varela, a equipa das quinas, que tinha iniciado a prova com um 6-2 diante da Itália, garantia o apuramento caso a formação polaca não vencesse, cenário que acabou por se confirmar.
No que à mais recente partida de Portugal diz respeito, a verdade é que foi mesmo um craque do Sporting a ser destaque: Diogo Santos foi considerado o homem do jogo diante da Hungria e tem sido uma das grandes figuras da turma orientada por Jorge Braz na prova, com três golos e uma assistência em dois encontros.
De resto, o ala da equipa de futsal Sporting também se encontra a realizar, até ao momento, a melhor época a nível individual da sua carreira. Para já, o 'camisola 7' da equipa de Nuno Dias soma 28 tentos e 15 passes para golo dos companheiros de equipa em 28 partidas disputadas.
Com a segunda ronda concluída, Portugal soma seis pontos e vai defrontar, nos 'quartos', no domingo, o segundo classificado do Grupo C. A Itália e a Hungria seguem com três pontos cada, ficando atrás no confronto direto, enquanto a Polónia, já eliminada e sem pontos, será o próximo adversário da equipa portuguesa na quinta-feira, na terceira jornada.
Seleção Nacional entrou na competição a vencer, com uma grande ajuda de um dos jogadores da equipa do Clube de Alvalade presentes em prova
24 Jan 2026 | 15:26 |
Portugal começou da melhor forma a participação no Campeonato da Europa de futsal ao vencer, este sábado, a Itália, por 6-2, num encontro em que a equipa das quinas - com muito Sporting à mistura - deu o primeiro passo na tentativa de defender o título e alcançar o tricampeonato continental. Diogo Santos bisou, Bernardo Paçó foi titular, enquanto Tomás Paçó e Pauleta também deram o seu contributo.
De regresso à Arena Stozice, em Liubliana, a seleção nacional não teve um início fácil e viu-se em desvantagem logo aos dois minutos. Carmelo Musumeci, capitão italiano, aproveitou uma reposição lateral de Alex Merlim para inaugurar o marcador com um remate de grande qualidade.
A resposta portuguesa foi surgindo com o passar do tempo e o empate chegou ainda antes do intervalo. Aos 16 minutos, depois de ter acertado no poste, Diogo Santos voltou a aparecer em zona de finalização e fez o 1-1. No segundo tempo, o encontro ganhou outra dinâmica, com Portugal a assumir o controlo. Em apenas dois minutos, Edmilson Kutchy marcou por duas vezes, aos 24’ e 25’, ampliando a vantagem. Pouco depois, aos 27’, o estreante Rúben Góis também deixou a sua marca e aumentou a diferença no marcador.
A Itália ainda reduziu aos 32 minutos, beneficiando de um autogolo de Tiago Brito, o que trouxe alguma incerteza aos minutos finais. No entanto, a seleção orientada por Jorge Braz voltou a distanciar-se com novo golo de Diogo Santos, craque do Sporting, aos 39’, antes de Bruno Coelho fechar as contas já no último minuto.
Com este resultado, Portugal inicia a fase de grupos com um triunfo frente ao adversário teoricamente mais exigente e prepara-se agora para enfrentar Hungria e Polónia nas jornadas que se seguem. A equipa húngara será a próxima adversária da seleção nacional, num encontro marcado para terça-feira, às 16h00 (hora de Portugal Continental), no qual as quinas podem garantir desde logo o apuramento para a fase seguinte em caso de nova vitória.
Estrela dos leões revela: "Qualquer jogador que jogue no Sporting pensa..."
23 Jan 2026 | 15:13
Oficial! Sporting anuncia contratação de craque com mais de 100 jogos pelo Benfica
22 Jan 2026 | 15:42
Negócio fechado! Craque com 72 golos pelo Sporting ruma ao... Cazaquistão
22 Jan 2026 | 12:24