Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Gonçalo Inácio pode ter feito a última partida pelo Sporting - visto que está suspenso e não joga em Portimão - e terminou o encontro como capitão de equipa, na vitória sobre o Tondela, por 2-1, que carimbou a passagem dos verdes e brancos à final four da Taça da Liga.
Com Sebastián Coates lesionado, Luís Neto usou a braçadeira, mas acabou por ser substituído, aos 63 minutos. Com Antonio Adán também no banco, o 'camisola 25' de Rúben Amorim assumiu o papel de capitão, naquela partida que pode ter marcado a sua despedida, uma vez que tem clubes dispostos a bater a cláusula de rescisão para o contratarem.
Gonçalo Inácio, recorde-se, renovou contrato com os leões no passado mês de agosto. O novo vínculo, que tem duração até junho de 2027, serviu para defender os verdes e brancos de uma eventual perda do central, que passou a contar com uma cláusula de rescisão maior (era de 45 milhões).
Esta temporada, Gonçalo Inácio – avaliado em 30 milhões de euros – regista 24 jogos (1.764 minutos) pelo Sporting, tendo feito o gosto ao pé em três ocasiões – frente ao Vitória de Guimarães e um bis diante do Sturm Graz, na Liga Europa.
Ao todo, com a Listada verde e branca, o jovem central Gonçalo Inácio já participou em 145 jogos, com 14 golos marcados, oito assistências e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2020/21), uma Supertaça e duas Taças da Liga.
Técnico do Clube de Alvalade tem sido bastante associado ao emblema da Premier League depois de confirmada a saída de Hugo Viana no final da época
|
0A saída de Rúben Amorim, para acompanhar Hugo Viana no Manchester City, e substituir a presença do técnico Pep Guardiola tem sido um assunto com diversas especulações ultimamente. Segundo o portal “The Guardian”, o técnico é efetivamente o plano B do atual campeão da liga inglesa.
No canal A Bola TV, o dirigente desportivo André Geraldes acabou por comentar esta possível mudança para a Premier League: “Rúben Amorim tem linhas de orientação e trabalho muito idênticas às de Guardiola. A tal transição suave de que o City procura e fala, cairia bem neste momento”.
Mas, numa eventualidade do treinador catalão renovar o contrato com os citizens, e a negociação pelo técnico leonino não acontecer “O mais difícil no City é não ganhar. Com o orçamento que o clube tem, com a capacidade que tem de ter os melhores jogadores do mundo, eu diria que só uma equipa na Europa é capaz de, ao dia de hoje, fazer frente a este City, que é o chamado Real Madrid”, confessou o antigo responsável dos leões.
Recorde-se que Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Veja o comentário feito, no vídeo abaixo:
Momento protagonizado pelo 'camisola 42' dos verdes e brancos aconteceu esta quarta-feira, 16 de outubro, na Gala Honoris
|
0O médio dinamarquês, Morten Hjulmand, chegou ao Clube de Alvalade em 2023/2024 e é um dos capitães na presente temporada. Atualmente, destaca-se pela sua performance em campo, mas a verdade é que até fora das quatro linhas se tem esforçado e a prova disso aconteceu na Gala Honoris Sporting.
Recorde-se que o atleta veio para Portugal sem saber falar a língua portuguesa, mas desde início e por gostar tanto de morar no país, decidiu ter aulas para se tornar mais fluente. O que também facilita a sua rápida aprendizagem é o diálogo com os parceiros do Clube.
Na Gala Honoris Sporting, realizada esta terça-feira, 15 de outubro, o humorista e apresentador Guilherme Geirinhas convidou o 'camisola 42' a subir ao palco. Num momento descontraído, pediu-lhe que dissesse algumas palavras em português, o que gerou aplausos entusiasmados da plateia.
Esta temporada, Morten Hjulmand soma nove partidas, tendo feito uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).
Veja o momento em questão no vídeo abaixo:
Técnico do Clube de Alvalade encontra problemas dos grandes nesta fase importante do campeonato nacional, com vários atletas em questão
|
0Embora a convocação para as seleções seja positiva para os jogadores, nem sempre traz benefícios para os clubes. Devido ao excelente momento do Sporting, vários atletas do clube têm se destacado e, consequentemente, estão sendo chamados para as suas seleções, o que implica vários minutos nas pernas.
Porém, há um lado negativo, já que muitos jogadores precisam de percorrer milhares de quilómetros em poucos dias para se juntarem às suas seleções, o que pode resultar em cansaço e possíveis lesões, preocupando o treinador do Sporting, Rúben Amorim.
Durante a pausa de outubro, o treinador Rúben Amorim teve quatro jogadores do Sporting que jogaram todos os 180 minutos possíveis: Viktor Gyokeres, Hidemasa Morita, Zeno Debast e Maxi Araújo. Cada um apresentou cenários e condições físicas distintas. O avançado sueco destacou-se com um golo e uma assistência na vitória da Suécia por 3-0 contra a Estónia. O médio, a atuar como capitão, também jogou todos os minutos em duas partidas desgastantes pelo Japão. O central foi finalmente titular na selecão belga sob o comando de Domenico Tedesco, enquanto o reforço para esta época, apesar de ser titular no Uruguai, enfrentou resultados negativos, com uma derrota por 1-0 e um empate sem golos, reflexo de desempenhos coletivos e individuais insatisfatórios.
No futebol dinamarquês, Hjulmand foi titular e jogou a partida inteira na vitória da Dinamarca sobre a Espanha, que terminou 1-0. O médio e capitão do Sporting recebeu um cartão amarelo, resultando na sua suspensão na Liga das Nações e no regresso antecipado aos treinos na Academia. Enquanto isso, Conrad Harder fez a sua estreia pelo escalão de sub-21, entrando ao intervalo do jogo contra a Islândia e completando 45 minutos.
Outros jogadores do Sporting que se destacaram foram Geny Catamo e Geovany Quenda. O internacional moçambicano jogou 165 minutos em dois confrontos contra Eswatini, marcando um golo no segundo jogo. Já o jovem talento registou 112 minutos com a selecção sub-21 de Portugal, contribuindo com uma assistência na vitória sobre as Ilhas Faroé.
Na selecção principal de Portugal, Trincão teve a sua primeira oportunidade sob o comando de Roberto Martínez. O camisola 17 foi convocado novamente e participou na vitória por 3-1 contra a Polónia, entrando no segundo tempo e jogando 27 minutos. No entanto, na partida contra a Escócia, permaneceu no banco.