Futebol
Sporting ganha 3-2 ao Torreense; Reforço para o ataque marcou e deixa água na boca
18 Jul 2026 | 16:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Abr 2026 | 17:21 |
Sporting iniciou a época 25/26 com um Estádio renovado. A Direção leonina fechou o fosso do Estádio José Alvalade, uma mudança há muito ansiada pelos adeptos. No entanto, a obra de renovação do complexo dos verdes e brancos ainda não fica por aqui. O compromisso da estrutura mantém-se é grande e, a prova disso, são as modificações já sentidas nas infraestruturas e a ambição de continuar a renovar o reino do leão, como mencionado por Frederico Varandas no debate das últimas eleições do Clube.
Terminada a primeira fase das obras, é hora de acelerar o processo para a fase 2. Processo esse que foi explicado, em parte, esta sexta-feira pelo atelier Fragmentos nas redes sociais e no seu site. "Com a Fase 01 da intervenção no Estádio José Alvalade concluída, revelamos algumas das transformações que aproximam os adeptos do jogo, desde o fecho do fosso à renovação das bancadas e áreas corporate. Decorre agora a Fase 02 deste projeto que resulta de uma parceria internacional entre a FIA - Fenwick Iribarren Architects - e o Fragmentos e que concretiza a visão da Nova Era do Sporting, elevando a forma como se vive o futebol em Portugal", pode ler-se.
Recorde-se que ainda este ano foi garantido um mega-investimento de 225 milhões de euros para a renovação do Estádio José Alvalade. Nesse seguimento, ainda em outubro do ano passado, o Sporting comunicou a emissão de obrigações no montante de 225 milhões de euros, tendo em vista as obras que, até 2029, irão decorrer no recinto e no complexo desportivo. O parceiro financeiro acabou por ser o banco norte-americano JP Morgan, com as obrigações a terem um prazo de maturidade até 28 anos e uma taxa de juro fixa de 5,75%.
No passado dia 12 de março passado, no debate das eleições do Clube leonino, Frederico Varandas voltou a abordar a questão em torno do planos para o “novo e renovado Alvalade”. "Fazemos o financiamento de 225 M€ e investimentos para outra dimensão. O mercado deu razão ao Sporting, que estava na altura ideal de o fazer. Tivemos procura de nove vezes mais. Dois mil milhões quiseram investir no Sporting. Falamos de investidores internacionais de referência. Tivemos a assessoria da JP Morgan e o crédito de risco foi avaliado em 'credit investment rate'. Os próprios investidores queriam que o Sporting fizesse ainda mais dívida. O projeto está claro no plano que apresentámos num documento com mais de 100 páginas. Em 10 anos, o Sporting vai dobrar as suas receitas. Vamos promover um espaço José Alvalade, aberto de 15 em 15 dias, quando jogamos em casa e daí fazemos receitas. Esse espaço vai permitir meter o Sporting noutro patamar. Lojas online, físicas, um museu de última geração, o espaço da Alvaláxia e museu... e surpresas que vão ser detalhadas brevemente. Estamos completamente confortáveis. A receita desse investimento vai pagar confortavelmente o empréstimo", justificou na altura.
De resto, tendo em conta que a fase 2 já se encontra em andamento, foram vários Sócios e adeptos do universo leonino que começaram a debater possíveis reestruturações no estádio. Nesse sentido, começaram a circular nas redes sociais algumas imagens de eventuais mudanças dentro do recinto para os próximos anos.
Edição deste ano contará com 20 equipas, mas primeira fase terá um formato diferente face ao que vem sido habitualmente praticado
18 Jul 2026 | 17:40 |
A equipa de sub-23 do Sporting, de Leandro Grimi, já conhece o calendário para a estreia na Liga Next Gen, nova designação da competição deste escalão. Os leões começam a caminhada em casa, diante da União de Leiria, num encontro marcado para 11 de agosto, na primeira jornada da prova.
A edição deste ano contará com 20 equipas, mas a primeira fase terá um formato diferente do habitual, uma vez que os clubes não irão defrontar todos os adversários nem haverá jogos de ida e volta contra todas as formações. Cada participante realizará um total de 16 partidas, oito como visitado e oito como visitante.
O sorteio ditou ainda um dos momentos mais aguardados da fase inicial: o dérbi frente ao Benfica. O encontro entre os dois rivais está agendado para a terceira jornada, a 25 de agosto, com o Sporting a receber os encarnados na Academia Cristiano Ronaldo.
Depois desta primeira fase, os oito melhores classificados garantem a presença na luta pelo título nacional. Já as equipas que terminarem entre o nono e o 20.º lugar terão como objetivo conquistar um lugar na Taça Next Gen, competição prevista para o início de 2027.
Além da receção à União de Leiria e do duelo com o Benfica, o calendário leonino inclui deslocações a Vizela, Estrela da Amadora, Leixões, Estoril, Rio Ave, Farense, Torreense e Felgueiras. A equipa leonina fecha a primeira fase a 22 de dezembro, diante do Felgueiras.
Calendário do Sporting na Liga Next Gen:
1.ª jornada (11/08): Sporting - Leiria
2.ª jornada (18/08): Vizela - Sporting
3.ª jornada (25/08): Sporting - Benfica
4.ª jornada (01/09): Estrela da Amadora - Sporting
5.ª jornada (09/09): Leixões - Sporting
6.ª jornada (15/09): Sporting - Académico de Viseu
7.ª jornada (19/09): Sporting - Penafiel
8.ª jornada (13/10): Estoril Praia - Sporting
9.ª jornada (20/10): Sporting - Gil Vicente
10.ª jornada (27/10): Rio Ave - Sporting
11.ª jornada (03/11): Sporting - Braga
12.ª jornada (24/11): Farense - Sporting
13.ª jornada (01/12): Sporting - Portimonense
14.ª jornada (08/12): Torreense - Sporting
15.ª jornada (15/12): Sporting - Famalicão
16.ª jornada (22/12): Felgueiras - Sporting
Ao serviço dos leões, extremo internacional português de 26 anos de idade disputou 208 partidas, marcou 47 golos e fez 45 assistências
18 Jul 2026 | 16:30 |
Francisco Trincão é oficialmente jogador do Al Ahli, com o Sporting a confirmar a transferência do internacional português. A saída do extremo já estava efinida há alguns dias, faltando apenas o final da participação no Mundial 2026 e o período de descanso do jogador para que o negócio fosse formalizado.
Segundo a comunicação enviada pela SAD leonina à CMVM, a operação poderá render aos cofres do Sporting um total de 50 milhões de dólares, cerca de 43,7 milhões de euros. Deste montante, 45 milhões de dólares (39,3 milhões de euros) correspondem a uma verba garantida, enquanto os restantes cinco milhões de dólares (4,3 milhões de euros) estão dependentes do cumprimento de objetivos.
O acordo contempla ainda que o mecanismo de solidariedade será assumido pelo clube saudita. Já o emblema verde e branco ficará responsável pelo pagamento de 10% do valor recebido relativo às comissões de intermediação do negócio.
Aos 26 anos, Trincão termina assim uma ligação de quatro épocas a Alvalade, onde chegou inicialmente por empréstimo do Barcelona. Ao serviço dos leões, o extremo disputou 208 partidas, marcou 47 golos e fez 45 assistências.
Durante a passagem pelo Sporting, o internacional português conquistou dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Agora, inicia uma nova etapa no Al Ahli, clube saudita que é atualmente bicampeão asiático.
Veja a publicação:
Questionado sobre a saída de Morten Hjulmand para o Atlético de Madrid, futebolista do plantel admite que tem intenção de envergar braçadeira
18 Jul 2026 | 16:19 |
Rafael Nel assumiu que sonha um dia envergar a braçadeira de capitão do Sporting. O avançado, de 21 anos, recordou que já desempenhou essa função na formação leonina e não escondeu a ambição de voltar a fazê-lo na equipa principal.
R. Nel: "Gostava, sim"
"Nas camadas jovens já fui capitão, portanto gostava, sim", afirmou aos meios oficiais. O jogador mostrou ainda satisfação pela importância crescente que tem vindo a ganhar no plantel de Rui Borges, garantindo que continua focado no trabalho diário: "O trabalho continua lá, os objetivos continuam lá, e é fazer sempre o máximo".
O jovem reconheceu ainda que as ausências de Luis Suárez e Fotis Ioannidis lhe abriram espaço para somar mais minutos nesta fase da pré-temporada: "Acabo sempre por ter mais algum espaço, dadas as ausências, mas não estou focado nisso. Estou mais focado no trabalho do dia a dia e nas oportunidades que vou tendo", explicou.
Questionado sobre a saída de Morten Hjulmand para o Atlético de Madrid, Rafael Nel admitiu que perder um jogador com esse peso nunca é fácil, embora tenha confiança na resposta do grupo. "Custa sempre um bocado, pela pessoa que é".
O internacional sub-21 português destacou também a forte presença de jogadores formados na Academia durante o estágio de pré-temporada: "Vejo com bons olhos. Acho que é muito bom para a nossa formação. Temos muitos jogadores que podem vir a mostrar-se. Já estive no lugar deles e acho que estão a aproveitar bem a oportunidade".