
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fran Navarro fez a antevisão da temporada do Braga. Apesar de não faz promessas concretas à massa adepta dos minhotos, o jogador, que foi desejo do Sporting no início da temporada 2023/24, revelou que os bracarenses ambicionam títulos, garantindo trabalho e expressando felicidade com a chegada de Carlos Vicens ao comando técnico.
Fran Navarro: "Braga? Quero ajudar o máximo possível, com trabalho e golos"
“A ver se esta época conseguimos algo inédito para o clube, ganhar um título importante a nível nacional. Em termos individuais, quero ajudar o máximo possível, com trabalho e com golos”, disse o antigo alvo do Sporting, aos meios de comunicação do Braga.
Alguns anos afastado do desempenho que atingiu ao serviço do Gil Vicente, Fran Navarro espera recuperar o momento de forma que o tornou uma revelação no futebol português: “Não gosto de atirar números. Claro que, quando marco, tenho aquela sensação de missão cumprida e espero repetir algo como fiz nos primeiros anos em Portugal. Se o avançado marcar um número considerável de golos, a equipa vai chegar mais à frente”.
Fran Navarro: "Moutinho e Horta? São pessoas muito boas, humildes e querem que melhores diariamente"
Para concluir, o ponta-de-lança espanhol destacou dois dos seus companheiros, um deles com passagem no Sporting: “João Moutinho e Ricardo Horta, porque quando estava noutras equipas pensava que eram diferentes, mas ao chegar aqui apercebi- me que são pessoas muito boas, humildes e querem que melhores diariamente”.
Vale a pena recordar que o avançado de 27 anos esteve apontado ao Sporting no mercado de verão de 2023, mas acabou por rumar ao Porto, apesar de nunca se ter conseguido afirmar em pleno ao serviço dos azuis e brancos. Depois de duas cedências por empréstimo, o jogador avaliado em 6 milhões de euros vai cumprir a sua primeira temporada completa na pedreira, enquanto jogador do Braga.
Rio Ave rejeitou uma nova proposta pelo jogador vinda dos Emirados Árabes Unidos e Clube de Alvalade tem cada vez mais concorrência pelo avançado
|
O nome de Clayton Silva continua a estar em destaque nesta janela de transferências e o mais recente interessado é o Al Wasl. O emblema orientado por Luís Castro apresentou uma oferta de 8 milhões de euros pelo brasileiro, rejeitada prontamente pelo Rio Ave. Esta é a segunda proposta recusado pelos vilacondenses, com o Sporting atento à evolução do processo do jogador, após ter sinalizado o ponta-de-lança de 26 anos como um potencial alvo.
O interesse do Sporting surge no seguimento da iminente saída de Viktor Gyokeres de Alvalade, sendo que Clayton é visto com bons olhos pela Direção de Frederico Varandas, apesar de não ser uma contratação prioritária para o ataque leonino, cujo principal alvo é Luis Suárez.
O primeiro clube a mostrar interesse por Clayton neste mercado de verão foi o Torino, que acabou por desistir das negociações após o Rio Ave exigir 15 milhões de euros pelo ponta-de-lança. Também o Zenit, da Rússia, e o Al Gharafa, emblema do Qatar orientado por Pedro Martins, acompanham a situação do atleta. Benfica e Porto são rivais diretos do Sporting e potenciais interessados no futebolista.
Clayton encontra-se integrado no estágio que o Rio Ave realiza em Guimarães, não existindo ainda qualquer proposta que iguale os 15 milhões de euros requeridos pelo emblema de Vila do Conde. O brasileiro foi contratado em definitivo pelo Rio Ave durante a época passada, num negócio fechado nos 3 milhões de euros com os brasileiros do Vasco da Gama.
Em 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos e duas assistências, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que assinou na Liga Portugal Betclic colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição. No futebol português, o avançado brasileiro também já representou o Casa Pia.
Avançado internacional pela Suécia não está satisfeito com fugas de informação sobre as negociações com o Arsenal e já informou Presidente dos leões
|
A situação de Viktor Gyokeres complicou-se nos últimos dias. O Arsenal enviou representantes a Lisboa para fechar o negócio, mas Frederico Varandas rejeitou as condições apresentadas pelos gunners, o que motivou uma mensagem pessoal do avançado a exigir sair do Clube.
A informação está a ser avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, garantindo que, após o Sporting ter recusado nova abordagem dos ingleses, o avançado ficou furioso.
Gyokeres enviou uma mensagem a Frederico Varandas a exigir deixar o Sporting ainda este verão. As negociações continuam, após o Arsenal ter tentado fechar a contratação do sueco por 65 milhões de euros, mais 15 em bónus, valor que não agrada aos leões.
O avançado admitiu ainda estar bastante irritado com as fugas de informação que estão a ser tornadas públicas na imprensa e a situação terá escalado para níveis de tensão elevados, numa altura em que Gyokeres recusa voltar a vestir a camisola do Sporting.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Ala dos verdes e brancos é destaque na Europa, mas topo de lista de mérito vai para jogar cobiçado pela estrutura do Clube de Alvalade
|
Geovany Quenda voltou a surpreender a Europa. Desta vez, o jovem é o terceiro nome na lista de alas com menos de 21 anos com maior percentagem de passes em profundidade, nas 10 ligas mais cotadas do velho continente, perdendo para Anan Khalaili, alvo do Sporting.
De acordo com a lista feita pelo CIES - Observatório do Futebol -, o jovem de 18 anos do plantel de Rui Borges ficou na terceira posição, com uma percentagem de 14.3%, sendo apenas ultrapassado pelo líder Anan Khalaili (Saint-Gilloise) com 16.7% e Malick Diouf (Slavia Praga) com 14.4,
Fora do pódio, mas ainda no top 5 encontram-se dois jogadores que apresentam registos bastante semelhantes aos de de Geovany Quenda, craque do Sporting: Tom Rothe (Union Berlim) fez 14.1% dos passes para os seus companheiros em profundidade. Em quinto lugar, está Cherrion Valerius (NAC Breda) com 13.8%.
A segunda metade da lista é constituída por Faisal Al Mazyani (Waalwijk), que registou uma percentagem de 12.6%, seguido por Antonio Nusa (Leipzig) com 12.2%, Mats Rots (Heracles), Olivier Aertssen (PEC Zwolle). O último integrante deste lote é o português Martim Fernandes (Porto) com 11.2% dos seus passes a serem em profundidade.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - fez 54 partidas na temporada 2024/25, nas quais foi utilizado ao longo de 3.660 minutos. O desequilibrador canhoto fez seis assistências para os companheiros de equipa e apontou três golos, naquela que foi a época de estreia na equipa principal do Sporting.
Confira, abaixo, a lista do CIES: