
Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas quer que Sporting fique nos dois primeiros no grupo da Champions
27 Set 2025 | 20:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
22 Jul 2021 | 12:31 |
Ricardo Costa é o novo treinador da equipa principal de andebol do Sporting. Aos 44 anos o técnico assina pelos leões, depois de ter comandado a Avanca na época passada. Enquanto jogador que foi inúmeras vezes internacional pela seleção portuguesa enquanto e conquistou vários troféus em Portugal e em Espanha, sendo que no percurso como treinador orientou emblemas como o Gaia, o Porto, a Maia/ISMAI e, ainda, a seleção de Cabo Verde.
Recorde-se que a 2 de julho o Leonino havia avançado com esta informação. Na altura foi também confirmada a chegada dos dois filhos do técnico ao emblema leonino (LER MAIS AQUI).
Em entrevista aos meios de comunicação leoninos, o técnico abordou as primeiras sensações de verde e branco, o tipo de andebol que pretende jogar, a aposta em jogadores jovens, as expectativas para 2021/2022 e o desejo de ver o Pavilhão João Rocha cheio de Sportinguistas.
Primeiras sensações
“É uma honra ser treinador do Sporting Clube de Portugal. Quero agradecer aos diretores e ao presidente Frederico Varandas a oportunidade, treinar este emblema é um momento alto na minha carreira. Sei da responsabilidade que representa abraçar este projeto, mas estou convicto de que temos tudo para alcançar o sucesso e construir uma grande equipa”.
Andebol praticado
“Todos os treinadores querem ter um andebol vistoso, mas acima de tudo gosto de ter uma relação forte com os adeptos. Depois de terem visto a equipa jogar, o objetivo é que saiam de coração cheio. Dentro de campo? Gosto de velocidade, de agressividade e de empenho. Cada ação de jogo é a mais importante e cada posse de bola tem de ser tratada com a máxima agressividade, tanto no ataque como na defesa. Queremos jogar um andebol pensado e rico e potenciar as características individuais de cada um dos nossos atletas. No fundo, queremos ganhar, pois estamos cá para sermos campeões. Temos uma equipa jovem, mas com muita qualidade. Iniciámos esta época um projeto focado em contratar jovens, dos melhores que há na Europa, e queremos ajudá-los a evoluir para tornarmos o Sporting CP campeão”.
Construção do plantel
“Todos os jogadores são importantes. Os que já cá estavam e conhecem o Sporting CP têm um papel muito importante junto dos que vêm para acrescentar qualidade ao plantel. Com uma mescla de experiência e juventude, além dos jogadores que conhecem os valores do Sporting CP, podemos formar uma equipa de excelência. Sabemos que os atletas mais jovens são o futuro e nós somos uma equipa de futuro, mas o futuro é já hoje. Temos de dar o máximo em cada jogo e treino para no fim colhermos os frutos da nossa entrega total ao Sporting CP”.
Preparação para a Supertaça
“Para formar uma equipa é necessário tempo. Tenho a certeza de que daqui a um mês vamos estar mais fortes do que hoje e por aí em diante. Esse crescimento tem de ser sustentado, mas acredito que temos um caminho para percorrer – e não é por acaso que estamos a começar a época antes de todos os outros. Cada jogo é um jogo e a primeira competição dá acesso a um título, vamos lutar para ganhar. O Sporting CP vai entrar sempre em campo para vencer, seja contra quem for, e tenho a certeza de que vamos ter a equipa preparada para a Supertaça”.
Acesso às competições europeias
“Infelizmente o Campeonato Nacional não tem o nível da nossa equipa, oxalá tivesse a competitividade de uma liga alemã ou francesa. O Campeonato não chega para termos o nível que desejamos, todos os diretores e treinadores partilham essa ideia. Precisamos de entrar nas competições europeias. Claro que existem outras equipas fortes e que têm as mesmas ambições que nós, mas é fundamental aumentar o número de partidas competitivas para podemos jogar olhos nos olhos com aqueles que têm dez ou 12 jogos europeus por época. Esse é o caminho e temos de fazer um esforço suplementar para entrar na fase de grupos”.
Equipa ao gosto do treinador
“Quero um jogo a alta intensidade, mas é preciso termos discernimento para perceber quando temos de acelerar ou parar. Queremos ser quase sempre nós a comandar o ritmo de jogo. É assim que penso e é assim que quero ver a equipa a jogar. Correr só por correr não faz sentido, o jogo tem de ser pensado. Além disso, queremos fazer valer as nossas armas, que são o facto de termos atletas de muita qualidade e com alguma juventude, o que lhes permite provavelmente aguentar níveis elevados de intensidade. Vamos lutar para que assim seja”.
Reforços leoninos
“O Natán Suárez tem características muito parecidas com o André José e o Martim Costa, atletas muito rápidos que gostam do um contra um. Essa também é a minha identidade e aquilo de que gosto. Temos de ter várias armas como o remate exterior, bons pivôs, bons pontas, níveis de eficácia altos, percentagens de contra-ataque altas, tentar sofrer o menor número de golos possível e limitar os contra-ataques diretos do adversário. Há uma série de situações que são importantes e é fundamental adequar o jogo às características dos atletas.”
Contas do Campeonato Nacional
“Com este formato do Campeonato Nacional, não há margem para erros. Sabemos que cada jogo é uma final para nós, mas também para as outras equipas. É importante entrarmos em cada jogo com a mentalidade certa, independentemente de ser contra o campeão ou contra uma equipa do fundo da tabela. No entanto, isso também nos dá a oportunidade de disputar o Campeonato olhos nos olhos contra as equipas que têm as mesmas ambições que nós”.
Plantel com margem para crescer
“Até nos atletas que já chegaram à seleção A, como o Manuel Gaspar ou o Salvador Salvador, vejo um potencial enorme de crescimento. Não só para serem os melhores de Portugal, mas também da Europa. Temos de ser ambiciosos e fazer-lhes perceber que esse é o caminho pois hoje estamos abertos ao Mundo. O andebol nacional está a um nível muito alto e os grandes clubes devem ter os melhores jogadores, foi por isso que fomos buscar os melhores talentos de Portugal. Todos juntos vamos fazê-los crescer, estamos otimistas. Podemos e vamos ter sucesso porque quando trabalhamos com amor e nos dedicamos, é isso que acontece”.
Regresso dos adeptos
“Acho que todos estamos ansiosos para ver as bancadas cheias. O Pavilhão João Rocha (PJR) é fantástico, diria mesmo que em Portugal não há melhor. Senti na pele o que é jogar contra o Sporting CP, mas agora terei o prazer de viver isso do outro lado. Todos partilhamos o desejo de ver as bancadas cheias e queremos voltar a contactar com o público. É para isso que cá estamos e espero que o momento que vivemos seja ultrapassado rapidamente para termos o PJR completamente cheio e conquistarmos troféus. Sonho ver este pavilhão a vibrar”.
Mensagem para os Sportinguistas
“Queremos ser o orgulho deste grande Clube. Sentimos o peso da responsabilidade, mas também o prazer de poder devolver este entusiasmo que sentimos. Máxima dedicação, empenho e ambição para que comecem os jogos e possamos conquistar coisas importantes”.
Emblema verde e branco continua sequência de vitórias nas competições domésticas, depois de triunfar em mais uma edição do dérbi lisboeta
01 Out 2025 | 21:30 |
A equipa de andebol do Sporting venceu o Belenenses, esta quarta-feira, dia 1 de outubro, por 43-26. Em duelo da quinta jornada da fase regular do Campeonato Nacional, o Clube de Alvalade somou mais um triunfo na competição, depois de ter vencido o clássico contra o Porto, na última ronda.
Em duelo disputado no Pavilhão Acácio Rosa, os pupilos de Ricardo Costa não tiveram grandes dificuldades perante o seu adversário. Os leões rapidamente descolaram no marcador, deixando os azuis do Restelo para trás. Quando as equipas regressaram ao balneário, o conjunto verde e branco encontrava-se a vencer por 22-14.
Na etapa complementar, pouco ou nada mudou na partida. O Sporting voltou a mostrar a sua superioridade contra uma equipa do Belenenses que não encontrava soluções de resposta. Quando a buzina do recinto soou para o final do encontro, os leões somaram novo triunfo, desta vez, com o marcador a apontar 43-26.
Orri Thorkelsson terminou o encontro como o melhor do encontro, com nove golos apontados. com o Victor Romero com 5 e Martim Costa com 4. Do lado dos da cruz de Cristo, os grandes destaques foram Gonçalo Nogeuira com 4 e Pedro Santana com 3.
Com esta vitória - a nona em 11 jogos na temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar do campeonato com 15 pontos, mais dois do que o Porto (12). O próximo jogo está marcado para o sábado, dia 4 de outubro, frente ao Arsenal da Devesa, às 18h, no Pavilhão de Maximinos.
Mesmo com decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem, Clube de Alvalade venceu o clássico de andebol e é líder isolado
28 Set 2025 | 13:43 |
Ricardo Costa comentou a vitória da equipa de andebol do Sporting frente ao Porto, ocorrida no sábado, 27 de setembro, em jogo referente à quinta jornada da fase regular do campeonato. Mesmo com várias decisões da arbitragem consideradas polémicas e desfavoráveis à sua equipa, o treinador leonino optou por destacar o valor e o significado deste importante triunfo.
Ricardo Costa: "Dominámos e estivemos à frente a maioria do jogo"
“É uma vitória muito, muito, muito importante para nós nas nossas contas do título. Levámos tudo para a última bola, defendemos muito bem”, disse o técnico bicampeão pelo Clube de Alvalade, que destacou a dificuldade do encontro, tendo em conta a última viagem à Dinamarca, onde defrontou o Aalborg.
“Acho que a vitória é completamente justa porque dominámos e estivemos à frente a maioria do jogo. Muito contente pela resiliência dos meus atletas que estavam completamente rebentados”, concluiu Ricardo Costa, que desta forma segue invicto nas contas do campeonato.
Vale a pena recordar a progressão do jogo entre Sporting e Porto. Apesar dos leões conseguirem distanciar-se no marcador, os azuis e brancos reaproximaram-se fruto de várias decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem. A partida ficou incerta até à última posse de bola, onde um bloqueio de Christian Moga selou o triunfo leonino por 30-29.
Com esta vitória - a oitava em 10 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 12 pontos, mais dois do que o Porto (10). O próximo jogo está marcado para quarta-feira, dia 1 de outubro, frente ao Belenenses, às 20h00, no Pavilhão Acácio Rosa.
Apesar das várias decisões de arbitragem a prejudicar os verdes e brancos, os três pontos do clássico não fugiram ao Clube de Alvalade
28 Set 2025 | 10:15 |
Ricardo Costa fez a sua análise da vitória da equipa de andebol do Sporting contra o Porto do último sábado, dia 27 de setembro, em partida a contar para a quinta jornada da fase regular do campeonato. Apesar das várias decisões de arbitragem duvidosas que prejudicaram a sua equipa, o treinador dos leões preferiu frisar a importância deste triunfo.
Ricardo Costa: "Dominámos e estivemos à frente a maioria do jogo"
“É uma vitória muito, muito, muito importante para nós nas nossas contas do título. Levámos tudo para a última bola, defendemos muito bem”, disse o técnico bicampeão pelo Clube de Alvalade, que destacou a dificuldade do encontro, tendo em conta a última viagem à Dinamarca, onde defrontou o Aalborg.
“Acho que a vitória é completamente justa porque dominámos e estivemos à frente a maioria do jogo. Muito contente pela resiliência dos meus atletas que estavam completamente rebentados”, concluiu Ricardo Costa, que desta forma segue invicto nas contas do campeonato.
Vale a pena recordar a progressão do jogo entre Sporting e Porto. Apesar dos leões conseguirem distanciar-se no marcador, os azuis e brancos reaproximaram-se fruto de várias decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem. A partida ficou incerta até à última posse de bola, onde um bloqueio de Christian Moga selou o triunfo leonino por 30-29.
Com esta vitória - a oitava em 10 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 12 pontos, mais dois do que o Porto (10). O próximo jogo está marcado para quarta-feira, dia 1 de outubro, frente ao Belenenses, às 20h00, no Pavilhão Acácio Rosa.
Exclusivo Leonino - Varandas quer que Sporting fique nos dois primeiros no grupo da Champions
27 Set 2025 | 20:28
Com arbitragem lastimável, Sporting volta a encavar o Porto e já é líder isolado
27 Set 2025 | 20:01
Campeonato Placard Andebol 2025/26: Sporting - Porto (Jornada 4) ao minuto
27 Set 2025 | 16:41