Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

ANDEBOL COM NOVO TREINADOR

Clube de Alvalade anuncia novo líder, confirmando notícia avançada pelo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Jul 2021 | 12:31 |

Icon Comentário0

Ricardo Costa é o novo treinador da equipa principal de andebol do Sporting. Aos 44 anos o técnico assina pelos leões, depois de ter comandado a Avanca na época passada. Enquanto jogador que foi inúmeras vezes internacional pela seleção portuguesa enquanto e conquistou vários troféus em Portugal e em Espanha, sendo que no percurso como treinador orientou emblemas como o Gaia, o Porto, a Maia/ISMAI e, ainda, a seleção de Cabo Verde.


Recorde-se que a 2 de julho o Leonino havia avançado com esta informação. Na altura foi também confirmada a chegada dos dois filhos do técnico ao emblema leonino (LER MAIS AQUI).


Em entrevista aos meios de comunicação leoninos, o técnico abordou as primeiras sensações de verde e branco, o tipo de andebol que pretende jogar, a aposta em jogadores jovens, as expectativas para 2021/2022 e o desejo de ver o Pavilhão João Rocha cheio de Sportinguistas.


Primeiras sensações

“É uma honra ser treinador do Sporting Clube de Portugal. Quero agradecer aos diretores e ao presidente Frederico Varandas a oportunidade, treinar este emblema é um momento alto na minha carreira. Sei da responsabilidade que representa abraçar este projeto, mas estou convicto de que temos tudo para alcançar o sucesso e construir uma grande equipa”.


Andebol praticado

“Todos os treinadores querem ter um andebol vistoso, mas acima de tudo gosto de ter uma relação forte com os adeptos. Depois de terem visto a equipa jogar, o objetivo é que saiam de coração cheio. Dentro de campo? Gosto de velocidade, de agressividade e de empenho. Cada ação de jogo é a mais importante e cada posse de bola tem de ser tratada com a máxima agressividade, tanto no ataque como na defesa. Queremos jogar um andebol pensado e rico e potenciar as características individuais de cada um dos nossos atletas. No fundo, queremos ganhar, pois estamos cá para sermos campeões. Temos uma equipa jovem, mas com muita qualidade. Iniciámos esta época um projeto focado em contratar jovens, dos melhores que há na Europa, e queremos ajudá-los a evoluir para tornarmos o Sporting CP campeão”.

Construção do plantel

“Todos os jogadores são importantes. Os que já cá estavam e conhecem o Sporting CP têm um papel muito importante junto dos que vêm para acrescentar qualidade ao plantel. Com uma mescla de experiência e juventude, além dos jogadores que conhecem os valores do Sporting CP, podemos formar uma equipa de excelência. Sabemos que os atletas mais jovens são o futuro e nós somos uma equipa de futuro, mas o futuro é já hoje. Temos de dar o máximo em cada jogo e treino para no fim colhermos os frutos da nossa entrega total ao Sporting CP”.

Preparação para a Supertaça

“Para formar uma equipa é necessário tempo. Tenho a certeza de que daqui a um mês vamos estar mais fortes do que hoje e por aí em diante. Esse crescimento tem de ser sustentado, mas acredito que temos um caminho para percorrer – e não é por acaso que estamos a começar a época antes de todos os outros. Cada jogo é um jogo e a primeira competição dá acesso a um título, vamos lutar para ganhar. O Sporting CP vai entrar sempre em campo para vencer, seja contra quem for, e tenho a certeza de que vamos ter a equipa preparada para a Supertaça”.

Acesso às competições europeias

“Infelizmente o Campeonato Nacional não tem o nível da nossa equipa, oxalá tivesse a competitividade de uma liga alemã ou francesa. O Campeonato não chega para termos o nível que desejamos, todos os diretores e treinadores partilham essa ideia. Precisamos de entrar nas competições europeias. Claro que existem outras equipas fortes e que têm as mesmas ambições que nós, mas é fundamental aumentar o número de partidas competitivas para podemos jogar olhos nos olhos com aqueles que têm dez ou 12 jogos europeus por época. Esse é o caminho e temos de fazer um esforço suplementar para entrar na fase de grupos”.

Equipa ao gosto do treinador

“Quero um jogo a alta intensidade, mas é preciso termos discernimento para perceber quando temos de acelerar ou parar. Queremos ser quase sempre nós a comandar o ritmo de jogo. É assim que penso e é assim que quero ver a equipa a jogar. Correr só por correr não faz sentido, o jogo tem de ser pensado. Além disso, queremos fazer valer as nossas armas, que são o facto de termos atletas de muita qualidade e com alguma juventude, o que lhes permite provavelmente aguentar níveis elevados de intensidade. Vamos lutar para que assim seja”.

Reforços leoninos

“O Natán Suárez tem características muito parecidas com o André José e o Martim Costa, atletas muito rápidos que gostam do um contra um. Essa também é a minha identidade e aquilo de que gosto. Temos de ter várias armas como o remate exterior, bons pivôs, bons pontas, níveis de eficácia altos, percentagens de contra-ataque altas, tentar sofrer o menor número de golos possível e limitar os contra-ataques diretos do adversário. Há uma série de situações que são importantes e é fundamental adequar o jogo às características dos atletas.”

Contas do Campeonato Nacional

“Com este formato do Campeonato Nacional, não há margem para erros. Sabemos que cada jogo é uma final para nós, mas também para as outras equipas. É importante entrarmos em cada jogo com a mentalidade certa, independentemente de ser contra o campeão ou contra uma equipa do fundo da tabela. No entanto, isso também nos dá a oportunidade de disputar o Campeonato olhos nos olhos contra as equipas que têm as mesmas ambições que nós”.

Plantel com margem para crescer

“Até nos atletas que já chegaram à seleção A, como o Manuel Gaspar ou o Salvador Salvador, vejo um potencial enorme de crescimento. Não só para serem os melhores de Portugal, mas também da Europa. Temos de ser ambiciosos e fazer-lhes perceber que esse é o caminho pois hoje estamos abertos ao Mundo. O andebol nacional está a um nível muito alto e os grandes clubes devem ter os melhores jogadores, foi por isso que fomos buscar os melhores talentos de Portugal. Todos juntos vamos fazê-los crescer, estamos otimistas. Podemos e vamos ter sucesso porque quando trabalhamos com amor e nos dedicamos, é isso que acontece”.

Regresso dos adeptos

“Acho que todos estamos ansiosos para ver as bancadas cheias. O Pavilhão João Rocha (PJR) é fantástico, diria mesmo que em Portugal não há melhor. Senti na pele o que é jogar contra o Sporting CP, mas agora terei o prazer de viver isso do outro lado. Todos partilhamos o desejo de ver as bancadas cheias e queremos voltar a contactar com o público. É para isso que cá estamos e espero que o momento que vivemos seja ultrapassado rapidamente para termos o PJR completamente cheio e conquistarmos troféus. Sonho ver este pavilhão a vibrar”.

Mensagem para os Sportinguistas

“Queremos ser o orgulho deste grande Clube. Sentimos o peso da responsabilidade, mas também o prazer de poder devolver este entusiasmo que sentimos. Máxima dedicação, empenho e ambição para que comecem os jogos e possamos conquistar coisas importantes”.


Modalidades

Sporting vence histórico e lidera a Liga... Com menos um jogo

Clube de Alvalade entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para defrontar uma equipa com muita história no desporto nacional

Sporting entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para defrontar uma equipa com muita história no desporto nacional
Sporting entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para defrontar uma equipa com muita história no desporto nacional

07 Dez 2025 | 16:37 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting venceu, o ABC, por 43-28, este domingo, dia 7 de dezembro. Em duelo da 14ª. jornada da fase regular do campeonato nacional, o Clube de Alvalade voltou às vitórias, depois de uma derrota dura de digerir, fora de casa, na Liga dos Campeões.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a equipa de andebol do Sporting entrou com tudo no encontro. Os leões passaram para a frente do marcador cedo na partida, e foram aumentando a vantagem ao longo do jogo. Ao intervalo, os verdes e brancos lideravam por 21-16.


A segunda parte manteve o registo dos primeiros 30 minutos. A superioridade verde e branco foi ficando cada vez mais clara à medida que os minutos iam passando. A vantagem aumentou, sem que o ABC conseguisse por em causa a vitória do Sporting. No final da partida, o placar apontava 43-28.


Com esta derrota - a 20ª em 26 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa estão, agora, no primeiro lugar do campeonato nacional, de forma isolada, apesar de terem menos um jogo que o segundo classificado. Os leões somam 39 pontos - um a mais que o Porto, que ocupa a segunda posição, mas com mais um jogo que os verdes e brancos.

O Sporting mantém, agora, o foco no campeonato nacional. O próximo jogo, a contar para a 15ª. jornada da Liga Portuguesa, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Porto. O encontro tem apito inicial às 20h00, e joga-se no reduto adversário.



Modalidades

Sporting desperdiça vantagem de dois golos na Liga dos Campeões e perde em casa de gigante europeu

Clube de Alvalade esteve com uma vantagem importante nos últimos dez minutos da partida, mas acabou por deixar escapar uma vitória que seria preciosa

Sporting esteve com uma vantagem importante nos últimos dez minutos da partida, mas acabou por deixar escapar uma vitória na Liga dos Campeões
Sporting esteve com uma vantagem importante nos últimos dez minutos da partida, mas acabou por deixar escapar uma vitória na Liga dos Campeões

04 Dez 2025 | 19:29 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting perdeu, com o Veszprém, por 32-31, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro. Em duelo da 10ª. jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Clube de Alvalade não conseguiu repetir o feito que tinha alcançado no Pavilhão João Rocha, depois de ter esmagado o Avanca no último fim-de-semana.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca sentiu algumas dificuldades na primeira parte. O Veszprém entrou com tudo no encontro, e acabou por ganhar vantagem de cinco golos no final da primeira meia hora de jogo (19-14).


A segunda parte foi uma história completamente diferente. O Sporting veio com tudo, determinado a equilibrar a partida que parecia muito complicada. Os leões conseguiram uma recuperação incrível, e chegaram a estar com dois golos de vantagem nos últimos 10 minutos. No entanto, os húngaros foram superiores nos instantes finais, e passaram para a frente no seu último ataque do jogo, ditando, assim, a derrota verde e branca. 


Com esta derrota - a quinta em 25 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa estão, agora, no quarto lugar do grupo A da Liga dos Campeões. Os leões somam 10 pontos, e estão já sete pontos atrás do Aalborg, equipa que ocupa o segundo lugar nesta fase da competição, que dá acesso direto à fase seguinte da prova.

Os leões voltam, agora, a virar atenções para o campeonato nacional. O próximo jogo, a contar para a 13ª. jornada da Liga Portuguesa, está marcado para o próximo domingo, dia 7 de dezembro, frente ao ABC. O encontro tem apito inicial às 15h00, e joga-se no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Dirigente do Barcelona aborda interesse em prodígio do Sporting: "Bom bacalhau"

Responsável do emblema da Catalunha foi questionado acerca da possibilidade de contratar um jogador dos quadros verdes e brancos em breve

Responsável do Barcelona foi questionado acerca da possibilidade de contratar um jogador dos quadros do Sporting
Responsável do Barcelona foi questionado acerca da possibilidade de contratar um jogador dos quadros do Sporting

04 Dez 2025 | 18:31 |

Icon Comentário0

Joan Marín deixou em aberto uma possível investida do Barcelona por Kiko Costa, jovem prodígio da equipa de andebol do Sporting. O jogador verde e branco tem sido apontado à saída de Alvalade de forma insistente, depois de demonstrar um nível tremendo nas últimas temporadas.


Joan Marín sobre Kiko Costa: "Em Portugal há bom bacalhau, é bom para pescar"


Dika Mem, lateral-direito do Barcelona, está em vias de deixar o emblema da Catalunha. Joan Marín, diretor do clube espanhol, foi questionado acerca dessa possível mudança no plantel blaugrana, acabando, depois, por falar também nos substitutos em vista.


"Dika Mem está a avaliar uma mudança na carreira, não é questão de dinheiro. Vai ter de decidir se quer continuar ou não. Só queremos que cumpra o seu contrato até final", explicou Joan Marín, depois do jogo que o andebol do Barcelona disputou com a equipa do PSG.

O diretor do Barcelona foi, depois, questionado sobre a possibilidade de Kiko Costa, e até do seu irmão, Martim Costa, reforçarem o emblema catalão em 2027. Sem querer abrir o jogo, acabou por dar uma resposta que pode indicar mudanças no Sporting em breve.


"Em Portugal há bom bacalhau, é bom para pescar, mas também há outros sítios", disse Joan Marín, ao jornal catalão 'Sport'. Relembrar que, nos últimos meses, Kiko Costa tem sido um dos nomes que mais vezes foi mencionado, em relação a uma reconstrução do plantel do clube espanhol.

Confira, aqui, mais um golaço de Kiko Costa:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Capitão do Sporting deixa aviso sério antes de embate com gigante europeu
Modalidades

Capitão do Sporting deixa aviso sério antes de embate com gigante europeu

03 Dez 2025 | 21:23

Icon Comentário0
Selecionador Nacional fala do interesse do Barcelona em prodígio do Sporting: "É algo natural"
Modalidades

Selecionador Nacional fala do interesse do Barcelona em prodígio do Sporting: "É algo natural"

02 Dez 2025 | 19:16

Icon Comentário0
Lateral do Sporting colocado mais perto do Barcelona; Varandas toma providências
Modalidades

Lateral do Sporting colocado mais perto do Barcelona; Varandas toma providências

02 Dez 2025 | 07:56

Icon Comentário0