Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas teme saída de lateral do Sporting e está no mercado em busca de reforço
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0A equipa de andebol do Sporting CP foi até aos Açores vencer o SC Horta por 30-21. Em jogo relativo à 24.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, os leões venceram por 30-21 e continuam, assim, no primeiro lugar da liga portuguesa, com 62 pontos. Pedro Valdés e Francisco Tavares, com seis golos cada um, foram os jogadores que mais se destacaram.
Já com quase três minutos jogados, o SC Horta inaugurou o marcador por intermédio de Pavel Hernandez. Na resposta, em ataque rápido, Pedro Valdés restabeleceu a igualdade. Na fase inicial do encontro, as defesas iam-se superiorizando aos ataques, beneficiando de algumas falhas técnicas de ambas as equipas.
Contrariamente ao que tinha acontecido no sábado passado frente ao Vitória FC (AQUI), Frankis Carol e Carlos Ruesga, este último apenas no momento ofensivo, voltaram às opções de Thierry Anti. Como tem sido habitual, os leões mostravam-se bastante agressivos na defesa e foi precisamente dessa forma que passaram para a liderança do marcador pela primeira vez. Luís Frade conseguiu intercetar uma bola e foi de costa a costa fazer o 3-2.
No entanto, era no ataque que o jogo verde e branca tardava em fluir e, talvez por isso, aos dez minutos a vantagem leonina era de apenas dois golos (5-3). Quem se ia destacando era Manuel Gaspar, que já colecionava uma mão cheia de excelentes intervenções.
Se os homens de Anti ia mostrando algumas dificuldades no momento de atirar à baliza, os açorianos, na maioria das vezes, nem o conseguiam fazer. Foi, assim, de forma natural que Tiago Cunha, treinador do SC Horta, identificando as dificuldades sentidas pelos seus comandados, decidiu parar o jogo a meio do primeiro tempo. Por esta altura, o Sporting CP vencia por 7-3.
Até ao final dos primeiros 30 minutos, a superioridade leonina manteve-se e os leões chegaram a liderar por sete golos (14-7), mas várias desconcentrações nos últimos minutos da primeira parte – Sporting CP não marcou qualquer golo nos quatro minutos finais - ditaram que o resultado fosse de 14-11. Ao intervalo. Destaque para Pedro Valdés, com quatro golos, Luís Frade, Carlos Ruesga e Francisco Tavares, com dois tentos certeiros cada um.
No reatar da partida, o conjunto de Thierry Anti entrou forte e rapidamente se colocou a vencer por 17-11. Todavia, o SC Horta não desanimava e, sensivelmente a meio da segunda parte, voltou a estar a apenas quatro golos de distância (21-17). Já com Tomás Van Zeller na baliza leonina, os leões voltaram a acelerar e dispararam no marcador (24-17), obrigando Tiago Cunha a parar o encontro.
No que restou jogar, o Sporting CP limitou-se a gerir o ritmo do jogo e saiu mesmo vencedor do Pavilhão Desportivo da Horta por 30-21. Pedro Valdés e Francisco Tavares foram os melhores marcadores do encontro, com seis tentos certeiros cada um.
Com esta vitória, a turma de Alvalade soma agora 62 pontos e seguem, a par com o FC Porto, no primeiro lugar do Campeonato Placard Andebol 1. No próximo sábado, 8 de fevereiro, pelas 17h30, a equipa de Thierry Anti desloca-se até Belém para defrontar o CF ´Os Belenenses´.
Jogador do clube da Luz interessa aos responsáveis verdes e brancos, que já procuram reforçar plantel da próxima temporada desportiva
|
0Miguel Mendes, lateral da equipa B de andebol do Benfica, interessa ao Sporting, sabe o Leonino. Ao que o nosso Jornal apurou, apesar de ainda não existirem grandes avanços nas negociações entre os dois emblemas, o jogador de apenas 16 anos está na mira do Clube de Alvalade.
O jovem é um dos grandes prodígios da modalidade. Os responsáveis verdes e brancos depositam grandes esperanças no atleta encarnado, mas não querem apressar o desenvolvimento. Caso seja contratado, o jogador alinhará, numa primeira fase, na equipa B dos leões.
Miguel Mendes chegou ao clube da Luz em 2022, proveniente do Almada. Apesar de tenra idade, o internacional sub-19 pela seleção portuguesa já se estreou pela equipa A do Benfica na temporada transata. Em 2024/25, o jogador soma 12 golos em dois jogos pela equipa B e cinco golos num jogo pelos sub-18.
Na última partida, a equipa A leonina derrotou o Águas Santas por 36-28, no Pavilhão João Rocha, em encontro da jornada 12 do Campeonato. Com o triunfo, os comandados de Ricardo Costa passam a somar 36 pontos e seguem na liderança do campeonato. O Porto é segundo com 34.
O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições europeias e volta a jogar na quarta-feira, dia 20 de novembro, com os franceses do PSG, em partida da oitava jornada do Grupo A da fase de grupos da EHF Champions League. O encontro jogar-se-á às 19h45, na casa das modalidades verdes e brancas.
Jogador leonino foi recentemente distinguido internacionalmente pelas suas exibições ao serviço do Clube de Alvalade
|
0Martim Costa foi considerado, na última terça-feira, dia 12 de novembro, como o melhor jovem do ano pela Federação Europeia de Andebol (EHF). Entretanto, o jogador do Sporting já reagiu a esta distinção através das suas redes sociais, tendo deixado um agradecimento bastante emotivo.
“É com grande honra e gratidão que recebo o prémio de Melhor Jovem do Ano da EHF, um reconhecimento que simboliza todos os esforços e desafios superados ao longo desta jornada no andebol. Este prémio não é só meu, ele pertence a todos os que fizeram parte deste caminho”, começou por escrever no seu Instagram.
“Desde os primeiros passos no Colégio dos Carvalhos, onde comecei a descobrir o meu amor pelo andebol, passando pelo Gaia e pelo Porto, cada clube e cada treinador desempenhou um papel fundamental na minha formação como jogador e como pessoa. E hoje, ao vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal, recordo o momento em que o clube acreditou em mim, num dos períodos mais difíceis da minha carreira. Estava a recuperar de uma rotura de ligamentos, cheio de incertezas, mas o Sporting viu o meu potencial e deu-me o apoio necessário para regressar mais forte”, vincou.
“Agradeço profundamente à minha família, que esteve sempre ao meu lado, principalmente nos momentos mais difíceis. Sem o apoio deles, este sonho não teria sido possível. Este prémio é nosso, de todos que me ajudaram a alcançar o que sou hoje. Que possamos continuar a sonhar e a lutar por mais conquistas”, terminou o internacional português.
Vale frisar que o atleta tem contrato com os verdes e brancos até 2027. No entanto, pode vir a abandonar o Clube antes do fim do vínculo, já que as prestações na EHF Champions League não têm passado despercebidas e aguçam o apetite dos grandes emblemas do andebol europeu, tal como revelou o Leonino, em exclusivo.
Martim Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 162 jogos e conseguiu 841 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
Confira a publicação:
Atleta do emblema verde e branco recebeu distinção de mérito pela Federação Europeia e tem estado na mira dos grandes tubarões
|
0Martim Costa tem estado em destaque na equipa de andebol do Sporting nesta temporada, 2024/25, mas foi a nível europeu que foi eleito o melhor atleta jovem atualmente. A recente distinção foi revelada na terça feira, dia 12 de novembro, pela Federação Europeia de Andebol (EHF).
O jovem, que também integra a Seleção Nacional, é considerado um talento promissor a nível internacional e vale lembrar que, no último campeonato europeu, foi classificado como o melhor marcador e foi ainda integrado no sete ideal da modalidade em competição.
Vale frisar que o atleta tem contrato com os verdes e brancos até 2027. No entanto, pode vir a abandonar o Clube antes do fim do vínculo, já que as prestações na EHF Champions League não têm passado despercebidas e aguçam o apetite dos grandes emblemas do andebol europeu, tal como revelou o Leonino, em exclusivo.
Martim Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 162 jogos e conseguiu 841 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
O andebol do Sporting vira agora atenções para a Liga portuguesa e vai receber no Pavilhão João Rocha o Águas Santas, na sexta feira, dia 16 de novembro, às 18h30. Na competição, o Clube de Alvalade segue líder da tabela com 33 pontos e 11 vitórias nas 11 possíveis.
Não perca este golaço de Martim Costa: