
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
“Ângelo Girão, Ângelo Girão, defende com a cabeça, com os pés e com as mãos”. Assim fica fácil perceber quem foi o escolhido para Jogador da Semana pela redação do Leonino, certo? Ângelo André Ferreira Girão, guarda-redes da equipa de hóquei em patins do Sporting CP desde a temporada 2014/15 é, agora, também capitão da formação leonina. Se o mau feitio no rinque, mas também a sua garra, são das suas principais características, não nos podemos nunca esquecer da sua habilidade para bolas paradas – e não só! O guardião verde e branco, reconhecido na modalidade como o melhor do mundo, fez, este fim-de-semana, mais uma exibição categórica. Falamos, claro, da importante vitória dos comandados de Paulo Freitas na deslocação ao reduto do Óquei de Barcelos, por 5-1. Na primeira parte, o nosso número 61, hoje aqui destacado, defendeu duas grandes penalidades que se revelaram muito importantes para que os leões se pudessem manter na luta pelo título nacional. Depois deste triunfo, o Sporting CP continua na segunda posição, com 43 pontos, menos três que o atual primeiro lugar – o SL Benfica (46). Aos 30 anos, Ângelo Girão está na sua sexta época ao serviço do Clube de Alvalade. Vindo do Valongo, depois da sua última renovação pelos leões, até 2025, admitiu mesmo: “Sinto-me em casa, sinto-me acarinhado por toda a gente. Espero continuar a retribuir com títulos”. E a verdade é que retribui, ou pelo menos tem estado presente em todos eles. Um dos obreiros da conquista da Taça CERS (2015) – tendo defendido, na final, três grandes penalidades frente ao Reus – além, depois, da Supertaça. Mais títulos à frente... foi campeão nacional pelo Sporting CP na época 2017/18, feito que aconteceu 30 anos depois. E, por falar em anos, sagrou-se, também, campeão europeu pelos leões, 42 anos depois do Cinco Maravilha terem ganho a Taça dos Campeões Europeus. Não esquecendo, claro, a ainda recente conquista da Taça Intercontinental, todos estes títulos conquistados no Pavilhão João Rocha. Guarda-redes indiscutível pela Seleção Nacional de hóquei em patins, Girão ganhou, ainda, por Portugal, um Campeonato da Europa (2016) e um Campeonato do Mundo (2019). Certamente não iremos deixar de gritar pelas suas defesas nem de nos levantarmos a cada bola parada por ele defendida. A alma que leva para o rinque contagia e, ele mais que ninguém, depois de toda a evolução que tem mostrado, irá sempre merecer um: “Girão defendes tanto. Girão defendes tanto… E cada vez defendes mais!”
Fotografias de Sporting CP
Elemento importante do conjunto verde e branco não teve papas na língua no final da partida e explicou o que significou o triunfo para os leões
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar a equipa da Oliveirense, em encontro a contar para a 23.ª jornada da Liga Placard. Os leões conseguiram uma vitória convincente no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, por 5-1, que agradou muito ao treinador verde e branco, Edo Bosch.
Num reduto muito complicado, e depois de terem perdido na jornada anterior, frente ao Barcelos, os leões regressaram às vitórias, e, a três jogos do fim da fase regular, conseguiram manter o primeiro lugar da tabela classificativa. Este foi um dos pontos destacados por Edo Bosch.
"Sabíamos que esta era a primeira de quatro 'finais' e a Oliveirense é uma grande equipa, que custa muito a vencer em sua casa. Tínhamos de fazer muito bem as coisas e fizemo-lo", começou por apontar o treinador do Sporting, agradado com a capacidade de resposta da sua equipa.
Prosseguiu, sobre o desenrolar da partida: "A primeira parte foi muito ajustada, onde as duas equipas não arriscaram tanto, mas na segunda, assim que conseguimos uma vantagem de dois golos, obrigámos a Oliveirense a abrir-se e aproveitamos para dilatar o resultado", concluiu o treinador do Sporting.
Sobre a importância do triunfo, disse o seguinte: "Faz-nos muito bem, sobretudo pelo desaire que tivemos na semana passada. Aqui está a nossa resposta! Estou muito satisfeito, não só por continuar no primeiro lugar, que é importante, mas pela solidez que a equipa demonstrou. Fomos muito inteligentes a atacar e a defender, e é isso que se quer de uma equipa campeã", rematou Edo Bosch, sobre a vitória dos leões no Oliveirense - Sporting.
Treinador do emblema verde e branco deixou alerta aos seus jogadores, após desaire inesperado, em casa, no encontro da 22.ª jornada
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu frente ao Barcelos por 3-1, em jogo a contar para a 22.ª jornada da Liga Plarcad. Após a partida, Edo Bosch considerou que os leões acabaram por pecar na finalização e deixa o alerta de que os seus pupilos "precisa de aprender" com o resultado desfavorável, que deixa Benfica e Porto a um ponto do primeiro lugar.
"Tivemos muitas ocasiões e não conseguimos concretizar bem"
"Tivemos muitas ocasiões e não conseguimos concretizar bem. Começámos bem o jogo, passámos para a frente do marcador... mas antes do jogo dizia aos jogadores que o pormenor seria importante, e, por algumas distrações nossas, até porque o Barcelos é uma grande equipa, eles conseguiram dar a volta ao marcador", começou por dizer em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
O treinador explica que o golo da reviravolta da equipa minhota dificultou a missão leonina: "O 2-1 a favor deles complicou-nos a vida; precipitámo-nos no ataque, quisemos dar a volta ao marcador rapidamente e não fizemos boas escolhas na finalização. Não tenho, contudo, nada a apontar à atitude dos jogadores, que deram tudo, correram o mais que puderam e tentaram até ao fim. Hoje a bola não quis entrar", acrescentou.
"Faltam quatro jogos até ao final do campeonato e temos uma final four da Taça onde temos de ser melhores do que hoje"
Edo Bosch considera que Sporting vai dar a volta por cima: "A equipa precisa de aprender com esta derrota. Faltam quatro jogos até ao final do campeonato e temos uma final four da Taça onde temos de ser melhores do que hoje. Só quero agradecer ao público, que foi maravilhoso. Fico triste por não os termos brindado com uma vitória".
O timoneiro verde e branco deixou uma mensagem de confiança à equipa: "No play-off cada jogo será uma final, mas sabemos jogar estes jogos. Hoje não correu bem, mas vamos lutar até ao último dia para conseguirmos manter o primeiro lugar. Se não conseguirmos, não faz mal: nos play-off temos de ser capazes de ganhar em casa e fora. Temos qualidade para isso", completou Edo Bosch.
Duelo de acesso à final da prova rainha vai colocar frente a frente águias e leões e só uma das equipas estará presente no derradeiro encontro da competição
|
Benfica e Sporting vão protagonizar um dérbi nas meias-finais da Taça de Portugal de hóquei em patins, determinou o sorteio esta segunda-feira, dia 7 de abril, realizado em Vila Nova de Famalicão. As águias defrontam os leões (que golearam o Braga na última eliminatória) numa quarta-feira, 30 de abril, a partir das 21h30. Juventude Pacense e Oliveirense na outra semifinal,
Facundo Bridge, jogador leonino, vincou que a equipa verde e branca - que já venceu a prova em quatro ocasiões - está cada vez mais consolidada, numa época que arrancou com vários "conceitos novos", introduzidos pelo treinador Edo Bosch, e prometeu "dar tudo" para erguer a Taça de Portugal.
"Vamos chegar à 'final four' com muita vontade"
"Nesta fase da época, estamos mais envolvidos. Vamos chegar à 'final four' com muita vontade. Era um dos nossos objetivos no início da época. Vamos encontrar um rival muito difícil, mas temos as nossas 'armas' e vamos dar tudo por um troféu que queremos", disse o jogador leonino.
"Que ganhe o que seja mais competente em pista"
Já o presidente da Federação Portuguesa de Patinagem agradeceu "a hospitalidade" do município famalicense para eventos que constituem "um grande investimento na imagem e na qualidade do hóquei em patins": "Desejo o melhor das sortes às equipas. É um grande investimento na imagem e na qualidade do hóquei em patins. No final, só pode ganhar um. Que ganhe o que seja mais competente em pista", frisou Luís Sénica.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, prometeu que a autarquia vai trabalhar para que as 'final four' seja "bem organizada" e "contagiem as pessoas que ainda não praticam desporto" no concelho. O Sporting está assim na luta pela conquista do quinto título na prova, que não ergue há 35 anos, desde a temporada desportiva de 1989/1990.