Futebol
E esta? Jogador que custou 'pipa de massa' ao Sporting afinal pode ser autêntica 'pechincha'
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores, partilhou uma mensagem solidária, na sua conta pessoal de Instagram, lançando um apelo por João Oliveira Pinto, antigo jogador das camadas jovens do Sporting, que luta contra uma leucemia. "João Oliveira Pinto. O meu amigo JOP está a passar um momento difícil, e não merecia! Tem um coração enorme, uma alegria contagiante, de uma generosidade sem limites, nunca vim ninguém fazer tanto pelos outros e tão pouco por ele. Um pai carinhoso, um amigo leal. Foi Campeão do Mundo, um jogador fora de série, merecia mais da vida e de alguns amigos. Mas nunca se queixou, mesmo na dificuldade, sempre foi um lutador"; começa por escrever. "Não desistas João, já passaste por tanto, estamos aqui, somos muitos a rezar por ti, que queremos estar logo contigo, precisamos da criança que há em ti! Hoje acordei assim, cheio de saudades tuas. Desculpa, o desabafo. Gosto muito de ti!", partilhou o dirigente. Apesar de nunca ter jogado na equipa principal, João Oliveira Pinto esteve sete temporadas nos escalões de formação do Sporting - entre 1984 e 1991. O ex-atleta foi campeão mundial de sub-20 e desempenha funções no Sindicato de Jogadores. Confira a publicação de Joaquim Evangelista:
Recorde a vitória de Portugal no Campeonato do Mundo sub-20 em 1991:Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Joaquim Evangelista Silva (@joaquim.evangelista_sjpf)
Antigo guarda-redes do Porto aponta algumas lacunas em jogador que tem sido aposta de Rúben Amorim na época dos verdes e brancos
|
0Vladan Kovacevic tem uma entorse no tornozelo esquerdo e já se conhece o tempo de paragem. Franco Israel vai assumir a baliza do Sporting na ausência do bósnio, que é, para já, totalista de Rúben Amorim. Jorge Amaral admite que o uruguaio traz maior segurança aos leões.
"(Kovacevic) Ainda não mostrou ter uma técnica de guarda-redes. O Franco Israel, no tempo que jogou, mostrou ser mais sereno, mais tranquilo e foi evoluindo. Não quer dizer que com Kovacevic não possa acontecer", começou por dizer o ex-guardião do Porto, na CMTV.
"Pode crescer com os jogos, aumentar níveis de confiança com a Liga dos Campeões... Pode acontecer, mas, até ao momento, por aquilo que vi dos dois, acho o Israel 'mais baliza' e mais guarda-redes", terminou Jorge Amaral, mostrando preferência pelo 'camisola 1' de Rúben Amorim.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento do uruguaio. Pelo Sporting, o bósnio soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Já Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting, em 2023/24: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Antigo jogador, treinador e dirigente do Clube de Alvalade acredita que jogador pode deixar o plantel de Rúben Amorim se brilhar na Europa
|
0Viktor Gyokeres é a estrela maior do Sporting. Recentemente, o avançado abordou a sua cláusula de rescisão, admitindo que o valor é "demasiado alto", ainda assim, Augusto Inácio acredita que o avançado pode deixar Alvalade pelos 100 milhões de euros estipulados, mas precisa de "fazer uma grande Liga dos Campeões".
"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.
"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.