
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Panathinaikos goleou, por 4-0, o Dinamo Minsk, em partida disputada na última quinta-feira, dia 19 de dezembro, válida para a sexta jornada da Liga Conferência. Fotis Ionnidis, jogador que esteve muito perto de assinar com o Sporting no mercado de verão, esteve em destaque com um golaço.
A equipa grega, orientada por Rui Vitória, colocou-se em vantagem pouco depois da meia hora de jogo, por Jeremejeff (33’), levando o 1-0 para o intervalo. Na segunda metade, Tetê dilatou o resultado e bisou, com golos aos 54 e aos 65 minutos. No entanto, um dos grandes momentos do encontro ficou guardado para os 84’, com Ioannidis a encontrar o guarda-redes adversário adiantado e a marcar com uma ‘chapelada’.
Após um período de jejum, o internacional grego leva, assim, três jogos consecutivos a fazer o gosto ao pé: TNS, Levadiakos e Dinamo Minsk; isto quando, antes disso, já não marcava pelo Panathinaikos desde setembro, numa derrota frente ao Lens.
Esta temporada, Fotis Ioannidis – avaliado em 18 milhões de euros – leva quatro tentos em 22 encontros, com um total de 1.405 minutos em campo pelo Panathinaikos, mostrando a clara quebra de rendimento, ainda que se esteja a apresentar a melhor nível nas últimas partidas disputadas.
O avançado grego foi muito cobiçado pela Direção verde e branca, sendo que os responsáveis leoninos chegaram a subir a parada junto do emblema de Atenas, melhorando a oferta anterior, de 20 milhões de euros, mais 3M por objetivos. Vale a pena frisar que, durante o processo de negociações, também o jogador mostrou um forte interesse em jogar no Sporting.
Confira o golo:
Técnico verde e branco vai iniciar os trabalhos na Academia antes do plantel leonino, mas já vai preparando a temporada longe de Alvalade
|
Rui Borges já se encontra a trabalhar na época do Sporting, mesmo antes do arranque da pré-temporada dos leões. O treinador verde e branco estará prestes a chegar à Academia de Alcochete, para se instalar antes do plantel, que arranca com os trabalhos na próxima terça-feira, dia 1 de julho. O técnico transmontado vai ser, antes, homenageado na sua terra.
Nesta altura, existe ainda alguma indefinição em relação ao plantel verde e branco para a próxima temporada, com a Direção do Sporting a esforçar-se para resolver os dossiers mais importantes o quanto antes. Muitos jogadores da equipa principal têm autorização para chegar mais tarde, e, sendo assim, Rui Borges vai aproveitar para chamar os jovens da formação para trabalhar às suas ordens.
Diogo Travassos e Gabriel Silva são dois dos nomes que vão ter oportunidades na pré-época, com perspetivas de ficar na equipa principal. O jornal A Bola avança que existe outra lista restrita de nomes de jovens da equipa B que Rui Borges quer observar, onde estão jogadores como o de Henrique Arreiol.
Para além de aproveitar para observar os jovens da formação, Rui Borges também quer tirar as primeiras impressões sobre os reforços já confirmados, Kochorashvili e Alisson. O brasileiro já se encontra a trabalhar na Academia desde a temporada passada, mas o médio georgiano vai dar os primeiros passos como atleta do Sporting a partir de 1 de julho.
Por último, o treinador verde e branco quer-se inteirar, por completa, acerca da situação de Viktor Gyokeres. O avançado sueco tem autorização do Clube para se juntar mais tarde ao grupo de trabalho, como, de resto, é o caso de Hjulmand, Gonçalo Inácio, Trincão, Rui Silva, Pedro Gonçalves, Harder e Quenda.
Jogador que conta com passagem pelos quadros verdes e brancos concedeu uma entrevista à imprensa nacional onde avaliou o alvo dos leões
|
Alberto Zapater aprova a contratação de Luis Suárez para o Sporting. O antigo jogador dos leões, com passagem em Alvalade na época 2010/11, partilhou o balneário com o avançado colombiano no Saragoça, onde foi seu 'mentor', e concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde contou mais sobre um dos principais alvos dos verdes e brancos para o mercado de transferências. Relembrar que o jogador parece estar a favor da mudança para Alvalade.
Zapater: "Era competitivo, muito potente e tinha fome insaciável de golo"
"Logo naquela altura sentimos que a segunda divisão era pequena para ele. E atenção que vinha do terceiro escalão, do Nástic! Era competitivo, muito potente e tinha fome insaciável de golo", começou por apontar o médio espanhol, que ainda joga, aos 40 anos de idade, no Atlético Ottawa, do Canadá.
Alberto Zapater falou, depois, de algumas das características de Luis Suárez, internacional pela Colômbia: "Muitas vezes a equipa nem precisava de jogar bem, só a presença dele mudava a forma de jogar. É veloz, está sempre a ameaçar a baliza e fará dano a quem lhe dar espaço".
Zapater: "Gyokeres? Tem semelhanças sim, pela sua explosão e eficácia"
Comentou, de seguida, uma possível mudança para o Sporting, cenário que vê com bons olhos: "É um passo muito importante passar a jogar para ganhar títulos e estar mais perto da seleção colombiana. Ele é daqueles avançados que não precisa de pensar muito. Decide melhor quando tudo é mais rápido, assim como ele é".
"Melhorou muito nestes anos na tomada de decisão. Sozinho é capaz de gerar uma ocasião de golo, uma bola longa, no 1x1, um centro bem medido... é muito perigoso. Gyokeres? Tem semelhanças sim, pela sua explosão e eficácia. A acontecer... será uma aposta certeira do Sporting", rematou Zapater, sem esquecer o avançado sueco que brilhou em Alvalade nas duas últimas temporadas.
Equipa habituada a grandes investimentos está interessada no internacional nipónico e quer avançar para a contratação já este verão
|
O Besiktas fez a primeira proposta para contratar Hidemasa Morita ao Sporting. A continuidade do médio nipónico foi um tema sensível em Alvalade durante toda a temporada, uma vez que as tentativas de renovação de contrato não chegaram a bom porto entre os representantes das duas partes.
Tendo em conta essa ausência de avanços em direção à renovação de contrato, e pesando o facto do vínculo de Hidemasa Morita terminar em 2026, ou seja, no próximo verão, surgiu a possibilidade de vender o passe do internacional nipónico, para garantir que os leões recuperavam parte do investimento feito no jogador, quando foi contratado ao Santa Clara, no verão de 2022.
Hidemasa Morita já reunia interesse de alguns clubes ingleses, com destaque para o Leeds United. Surge, agora, outro milionário europeu, o Besiktas, que já terá mesmo avançado com uma proposta oficial junto do Sporting para garantir a contratação do internacional nipónico. Quem avançou com a informação foi o jornalista turco Oğuz Oruç.
Apesar do valor apresentado pelos turcos ser, de momento, desconhecido - bem como se o jogador estaria aberto a esta mudança - a verdade é que os leões procuravam uma transferência na ordem dos 10 milhões de euros para libertarem o jogador imediatamente.
Uma vez que ofertas a rondar esses valores não chegaram a Alvalade, surgiu como forte opção a de chamar Hidemasa Morita para o último ano de contrato, acreditando no valor desportivo do atleta, e aceitando perde-lo a custo zero no verão de 2026. Essa possibilidade continua em cima da mesa numa altura em que Frederico Varandas decide os próximos passos a dar em relação ao dossier do médio nipónico.