
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Já é conhecido o árbitro escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para apitar a Supertaça Cândido de Oliveira, disputada entre o Sporting e o Benfica no dia 31 de julho. O Conselho de Arbitragem decidiu, portanto, que será Fábio Veríssimo o árbitro principal da partida.
Além do árbitro de 42 anos, farão ainda parte da equipa de arbitragem Bruno Esteves, auxiliado por Pedro Felisberto e Rui Costa no VAR. Paulo Brás e Hugo Marques serão os árbitros assistentes, com David Silva a ser nomeado o 4º árbitro do dérbi eterno.
A equipa de arbitragem foi selecionada no auditório da Cidade do Futebol, durante a primeira sessão de recomendações e alterações às leis de jogo, que contou com a presença de árbitros, assistentes, VAR e dirigentes de vários emblemas portugueses. Da parte do Sporting e do Benfica estiveram presentes, respetivamente, Bernardo Palmeiro e Tiago Araújo, bem como Mário Branco e Ricardo Rocha.
Recorde-se que Fábio Veríssimo guarda um historial de arbitragem polémico frente ao Sporting. O português arbitrou cinco jogos dos leões em 2024/2025, sendo que a primeira polémica surge frente ao Famalicão, com os verdes e brancos e reclamarem um penálti não assinalado, por falta de Mihaj sobre Gyokeres,. Já frente ao AVS, o Clube de Alvalade também teve razões de queixa. Um lance entre Diomande e Lucas Piázon, que resultou numa grande penalidade a favor dos avenses, também foi bastante contestado, tanto pelo lado sportinguista, que não considerou falta do central. O marcador acabaria empatada (2-2).
Rui Borges começou esta segunda-feira, dia 28 de julho, a preparar a partida frente ao Benfica, marcada para as 20h45, no Estádio do Algarve. O Sporting encontra-se na Academia de Alcochete a afinar as preparações para o dérbi eterno, com a probabilidade do Clube de Alvalade poder contar com Luis Suárez já na próxima quinta-feira a aumentar cada vez mais.
Clube de Alvalade sinalizou futebolista como sendo um dos potenciais avançados que poderia substituir o craque sueco, que já rumou até ao Arsenal
|
O Benfica encontra-se determinado em não deixar escapar Franjo Ivanovic e Rui Braz já viajou para a Bélgica de forma a garantir a contratação do avançado croata. Do outro lado está o Sporting, quem após Alberto Costa rumar ao Porto, vê agora um outro potencial candidato a rumar a Alvalade cada vez mais próximo de um rival direto.
Quem avança com a informação é o jornal Record, que acrescenta ainda que o futebolista de 21 anos está completamente convencido com a oferta apresentada pelos encarnados, faltando assim acertar os detalhes finais entre o Benfica e o Union Saint-Gilloise, clube detentor do passe do internacional pela Croácia.
Ao que tudo indica, as negociações estão avançadas, com o Benfica a colocar em cima da mesa uma proposta de 20 milhões de euros fixos, mais cinco milhões de euros em variáveis. Para além disso, o emblema belga terá ainda direito a uma percentagem de uma venda futura do jogador.
O objetivo passa por fechar a contratação do avançado ainda hoje, de forma a que o mesmo esteja à disposição de Bruno Lage a tempo da Supertaça Cândido de Oliveira, que irá ser disputada frente ao Sporting na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve, pelas 20h45.
Recorde-se que Franjo Ivanovic surgiu como possível opção para colmatar a já concretizada saída de Viktor Gyokeres do Sporting para o Arsenal. No entanto, Frederico Varandas acabou por colocar o croata em segundo plano, avançando para a contratação de Luis Suárez ao Almería.
Depois de uma breve passagem pelo Spartak Moscovo, lateral-esquerdo está a um pequeno passo de ser oficializado em Alvalade
|
Leandro Pires elogiou Ricardo Mangas. Numa altura em que o Sporting está prestes a garantir o lateral-esquerdo como reforço para a nova temporada - num negócio que vai custar 300 mil euros - o antigo técnico, que já orientou o jogador de 27 anos no Desportivo das Aves, deixou elogios ao novo jogador dos leões.
Leandro Pires: "A nível de comportamento, o Ricardo era um jogador exemplar"
“A nível de comportamento, o Ricardo era um jogador exemplar, tanto no trabalho diário como fora do campo. Tratava-se muito bem, tanto em termos nutricionais como em termos de descanso. Um grande profissional”, garantiu o técnico que está a cumprir a sua terceira temporada ao serviço do Santa Clara.
De seguida, Leandro Pires salientou aquelas que acredita que são as mais valias de Ricardo Mangas nas zonas mais adiantadas do terreno de jogo: “Era muito forte a nível ofensivo, gostava de se envolver muito nesses movimentos, cruzava bem e tinha muitas aproximações à área. Talvez por isso, tenha jogado mais adiantado no Guimarães”.
Leandro Pires: "Ricardo Mangas? Parece-me que um sistema de três centrais lhe seja mais favorável"
Já numa fase mais recuada, o antigo treinador do novo reforço do Sporting acredita que este também não deixa a desejar, mostrando que o lateral é um jogador polivalente: “Era competente, a nível tático, embora, naquela fase, ainda necessitasse de evoluir um pouco na linha de quatro defesas. Parece-me que um sistema de três centrais lhe seja mais favorável”.
Em 2024/25, Ricardo Mangas - avaliado em 2,5 milhões de euros - disputou 10 partidas pelo Vitória de Guimarães, antes de rumar ao Spartak Moscovo, por 2 milhões de euros, mais 500 mil por objetivos. O jogador fez duas assistências em 16 encontros na Rússia. Na presente temporada, contabiliza duas partidas.
Emblema italiano tem-se mostrado o principal interessado em garantir o capitão do Clube de Alvalade, que não descarta a saída
|
A Juventus ainda não esqueceu Morten Hjulmand e, ao que parece, está prestes a colocar uma nova proposta em cima da mesa pelo ‘camisola 42’ do Sporting. A vecchia signora vê o médio como uma contratação prioritária e estará mesmo disposta a acrescentar um jogador à sua oferta para garantir o dinamarquês.
Quem avança com a informação é o jornal Gazzetta dello Sport, que afirma que a Juventus poderá colocar o médio Douglas Luiz como parte integrante do negócio para garantir a contratação de Hjulmand por um valor mais baixo do que o pretendido pelo Sporting.
Sabe-se ainda que a Direção de Frederico Varandas terá ficado incomodada com o facto da Juventus ter dado preferência ao Porto nas negociações por Alberto Costa, lateral direito que era prioridade dos leões. No entanto, a relação entre os dois emblemas terá normalizado devido à discussão da verba que o clube de Turim terá direito fruto da venda de Franco Israel para o Torino.
O objetivo da turma transalpina será voltar a contactar o Sporting nos próximos dias, de forma a convencer o Sporting a abdicar do internacional dinamarquês por uma verba abaixo dos 60 milhões de euros. Apesar das intenções da Juventus, a Direção leonina não pretende vender o médio nesta janela de transferências.
A imprensa italiana escreveu que o próprio futebolista de 26 anos já terá dito ao Sporting que gostaria de regressar a Itália. Além disso, a Juventus estará disposta a oferecer mais de 3 milhões de euros anuais a Hjulmand, que tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.