
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande foi aumentado. O central do Sporting tem ocupado a vaga no meio do trio defensivo e respondido da melhor forma possível à ausência de Sebastián Coates. Como recompensa pelo desempenho e pelo número de jogos redondo, o costa-marfinense viu o salário disparar.
O 'camisola 26' recebe agora 1 milhão de euros brutos por ano, após completar 35 jogos com pelo menos 45 minutos de utilização, algo que também agrada ao Midtjylland, que voltará a receber mais uma parte dos objetivos acordados aquando da transferência.
Por cada 30 jogos com 45 ou mais minutos disputados, Diomande custa ao Sporting mais 1,75 milhões de euros. Assim sendo, os verdes e brancos estarão perto de voltar a pagar nova tranche ao emblema dinamarquês, segundo avança o jornal Record.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em dez partidas: sete na Liga Portugal Betclic, uma na Supertaça e duas na Liga dos Campeões. O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 699 minutos disputados.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.
Melhores momentos de Diomande pelo Sporting:
Extremo internacional pela seleção de Moçambique tem estado a grande nível com Rui Borges, e deve ser recompensado em breve pelos desempenhos
|
Geny Catamo tem sido um dos jogadores em grande destaque desde a chegada de Rui Borges ao Sporting. Com Frederico Varandas a preparar a próxima temporada, o dossier relativo ao moçambicano torna-se prioritário e os leões querem resolver a situação assim que possível.
Segundo o jornal A Bola, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os leões contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25% do passe do extremo verde e branco.
Os restantes 75% do passe ficaram na mão do Amora - sendo que dessa percentagem, 85% pertence, na verdade, à academia de futebol que formou Geny Catamo em Moçambique: a Academia Black Bulls, onde o jogador nasceu para o desporto. O Sporting não está para meias medidas e pretende adquirir os 75% do passe que não detém neste momento.
Relembrar que Geny Catamo chegou a reunir algum interesse no mercado de verão, com o Sporting a receber propostas de vários milhões de euros. O jogador tinha o seu lugar no plantel verde e branco, mas com Ruben Amorim a sua importância não era tão grande como é com o novo treinador dos leões, Rui Borges.
No verão passado, chegaram mesmo, pelo menos, duas propostas concretas por Geny Catamo a Alvalade, segundo conta o jornal A Bola. Da Arábia Saudita, uma oferta de 15 milhões de euros, e outra de 12, por parte do Valência. Frederico Varandas recusou as duas e apontou para a fasquia dos 25 milhões de euros para iniciar qualquer tipo de conversa.
Jogador tem dupla nacionalidade por Portugal e Espanha, e ocupa as posições mais defensivas do terreno, destacando-se como defesa central
|
É uma surpresa no Universo do Sporting. A Direção dos leões, liderada por Frederico Varandas, vai preparando o futuro do Clube, com atenção a muitos jovens promissores. Um deles, que pode estar prestes a ser reforço de Rui Borges nos verdes e brancos é Álvaro Brito Cenalmor.
O jogador é um jovem defesa central de 16 anos, que se encontra, neste momento, a fazer testes na Academia Cristiano Ronaldo, tal como aconteceu com Diego Guerra. Cumpre um período à experiência em Alcochete onde os responsáveis leoninos vão avaliar o jogador e decidir se vale a pena o investimento.
O jogador, que atua como defesa central, e que tem apenas 16 anos de idade, já impressiona devido a uma fator em específico: a sua altura. Neste momento, já conta com 1,86m, número que deve ainda aumentar, uma vez que o atleta ainda se encontra em fase de crescimento.
Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade, portuguesa e espanhola, e chega ao Sporting proveniente da equipa sub 17 do Swift Hesperange. Já, foi, de resto, convidado para representar as seleções jovens do Luxemburgo, mas ainda não o fez porque o sonho é jogar por uma das nações ibéricas.
Resta ainda acrescentar que, entre 2015 e 2021, o jogador competiu e desenvolveu-se nos Estados Unidos da América, circunstância que se prendeu com a situação profissional dos seus pais, que obrigou a uma mudança para esse país.
Treinador verde e branco tem enfrentando várias ausências no miolo do terreno, situação que se deve manter nas próximas jornadas
|
Apesar de viver um grande momento a nível pessoal, Hidemasa Morita continua a dar muitas dores de cabeça a Rui Borges. O médio nipónico tinha tudo para se assumir como um dos mais importantes da equipa, mas as constantes dificuldades físicas têm dificultado a tarefa ao médio verde e branco.
O médio dos leões tinha voltado da seleção do Japão com um traumatismo no pé esquerdo que o impedia de treinar e jogar com máxima intensidade. Esteve de fora e recuperou do problema... Mas ainda não está apto. Isto porque, para além dessa lesão, Morita também estará a lidar com alguns problemas musculares.
Este também foi um problema que trouxe do Japão. quando esteve ao serviço da seleção, de onde regressou com mialgias. O departamento médico fez testes, na altura, mas preferiu centrar-se no traumatismo, uma vez que não viam nada nos exames que justificasse o incómodo para Hidemasa Morita.
No entanto, mesmo recuperado do traumatismo, a situação das mialgias ainda não melhorou totalmente, pelo que Morita ficará a fazer trabalho condicionado até estar recuperado por completo. Só aí vai ser considerado como opção válida para ajudar a equipa do Sporting.
Neste momento, é ainda impossível dizer se Hidemasa Morita vai estar disponível para ajudar o Sporting na próxima partida, frente ao Moreirense, na próxima sexta feira, dia 19 de abril. Ao todo, esta temporada, o importante médio centro já falhou um total de 17 jogos, número que pode continuar a subir.