Futebol
Árbitro do Rio Ave - Sporting esteve na eliminação dos leões da Taça contra equipa da 3.ª divisão
27 Ago 2026 | 16:05
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Jul 2025 | 00:38 |
Víctor Guzmán já está a caminho de Portugal para assinar pelo Sporting. O jovem ponta de lança de 19 anos, chega proveniente do Alianza Lima, e, antes de partir, falou à imprensa local sobre o novo passo na sua carreira desportiva, mostrando-se empolgado por representar o emblema verde e branco.
Víctor Guzmán: "Estou muito focado para trabalhar da melhor forma desde o primeiro dia"
"Viajo com a esperança de fazer as coisas bem em Portugal para conseguir ajudar a minha família. Tudo aconteceu muito rápido, mas estou a levar as coisas com calma e estou muito focado para trabalhar da melhor forma desde o primeiro dia", começou por dizer.
Víctor Guzmán: "Quero fazer uma boa carreira, estar muito tempo fora do Peru e um dia chegar à seleção A"
O futebolista vai integrar a equipa de sub-23, mas quer singrar em Alvalade para chegar à seleção A do Peru: "Quero fazer uma boa carreira, estar muito tempo fora do Peru e um dia chegar à seleção A, que é outro dos meus sonhos. Mas por agora estou só focado em fazer as coisas bem e depois o tempo irá dar-nos razão", disse o jovem no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, antes de embarcar.
O atacante - que chegou que a proposta dos leões fosse uma brincadeira - deverá assim assinar um contrato válido por três épocas com o emblema de Alvalade, isto num acordo em que o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul de cerca de 40%.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Veja a publicação de Víctor Guzmán:
Nesse sentido, ausência de utilização do guarda-redes português de 22 anos de idade não resulta de uma questão meramente desportiva
28 Ago 2026 | 03:00 |
Diego Callai não tem somado minutos nem pela equipa A do Sporting nem pela equipa B neste arranque de temporada, numa decisão que está diretamente relacionada com a estratégia definida para o futuro do guarda-redes. O Clube pretende evitar qualquer risco desnecessário com o jogador enquanto procura uma solução de empréstimo que lhe permita jogar com regularidade e só em situação de extrema necessidade será opção, sabe o Leonino.
Nesse sentido, a ausência de utilização não resulta de uma questão meramente desportiva. Os leões estão a evitar expor o guarda-redes a situações que possam provocar uma lesão antes de ser encontrada uma solução para o seu futuro.
A intenção da estrutura passa por colocar o jogador numa equipa onde possa assumir um papel relevante e acumular experiência ao mais alto nível. O Sporting pretende, idealmente, encontrar um destino numa primeira divisão, de forma a garantir ao jovem guardião um contexto competitivo que contribua para a sua evolução.
A prioridade passa por manter o guarda-redes de 22 anos disponível e preservar o jogador nesta fase do mercado, evitando que um eventual problema físico possa complicar ou inviabilizar um empréstimo. Trata-se, portanto, de uma gestão cautelosa enquanto decorrem os trabalhos para encontrar o clube certo.
Nos últimos meses, vários emblemas demonstraram interesse no guardião. Alverca e Estrela da Amadora foram apontados como clubes atentos à situação, enquanto o Saint-Étienne chegou a apresentar uma proposta de empréstimo com opção de compra.
Fase de liga arranca no dia 8 de setembro e os oito primeiros classificados garantem diretamente um lugar nos oitavos de final da prova
27 Ago 2026 | 17:56 |
O Sporting já conhece o caminho na fase de liga da Champions League 2026/27. Os leões vão receber Barcelona, Manchester United, Galatasaray e LASK, enquanto terão de deslocar-se aos terrenos de Manchester City, Roma, Shakhtar Donetsk e Lens.
O duelo de maior cartaz será a receção ao Barcelona, numa noite que promete encher Alvalade. Também em casa, o Sporting terá pela frente o Manchester United, enquanto Galatasaray e LASK completam os encontros no reduto verde e branco. Do outro lado, as deslocações a Manchester e Roma surgem como os compromissos de maior dificuldade, com o City a representar provavelmente o obstáculo mais duro de todo o sorteio.
A visita ao Etihad será, aliás, um dos grandes momentos da caminhada europeia. O Sporting já tem experiência recente frente ao conjunto inglês. A deslocação a Roma também exigirá uma prestação de alto nível, enquanto Shakhtar e Lens aparecem como adversários perante os quais a equipa leonina poderá procurar somar pontos importantes para a classificação.
Em termos de equilíbrio, os leões recebem dois adversários de cada um dos quatro potes, como determina o formato atual da prova, e terá quatro jogos em casa e outros quatro fora. A presença de Barcelona e Manchester City torna o percurso particularmente exigente, mas os confrontos com Shakhtar, LASK e Lens podem revelar-se decisivos para as contas finais.
A fase de liga arranca a 8 de setembro e os oito primeiros classificados garantem diretamente um lugar nos oitavos de final, enquanto as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar terão de disputar um play-off. Na última edição, os leões ficaram no 7.º lugar com 16 pontos.
Analista entende que contratação assume contornos especiais pela história do médio e pelo facto de os leões também terem tentado contratação
27 Ago 2026 | 16:43 |
Nuno Vieira, diretor de 'O Jogo', considera que a transferência de João Palhinha para o Benfica deixou o Sporting particularmente afetado, sobretudo pela longa ligação do médio aos leões. O analista resume o impacto da mudança de forma contundente.
N. Vieira: "Palhinha deixa Alvalade a arder"
"Palhinha deixa Alvalade a arder. 10 anos de ligação ao Sporting e nunca ninguém suspeitou que o médio era, afinal, sócio do Benfica. Não bastava aos leões terem perdido a corrida para os rivais e levam agora com esta pancada de onde menos se esperava. O duelo desta época promete ser bem quentinho", pode ler-se no diário desportivo.
O especialista entende que a contratação assume contornos especiais pela história do internacional português e pelo facto de o Sporting também ter procurado garantir o seu regresso: "As trocas de clube dos jogadores são o prato do dia no futebol nacional e internacional, mas o resgate de João Palhinha por parte do Benfica tem requintes de malvadez ao vizinho e rival histórico da Segunda Circular. É público que o Sporting também lutou pelo regresso do internacional português a Alvalade, onde passou dez anos da sua carreira e casa que serviu de trampolim para outros voos, como a Premier League e o colosso Bayern Munique". Nuno Vieira acrescenta que os leões "só não esperavam que um filho da casa assinasse precisamente pelo adversário de sempre, principalmente porque dispunha de outras opções muito interessantes para prosseguir a carreira."
A apresentação de Palhinha no Benfica trouxe ainda outra surpresa, com a divulgação do cartão de sócio das águias: "A apresentação demorou, mas chegou com estrondo por causa de... um cartão de sócio. Palhinha foi do Alta de Lisboa ao Sacavenense, entretanto prestou provas no Benfica, mas acabou por não ficar e ter o Sporting como destino no escalão de juniores".
Foi precisamente em Alvalade que Palhinha se desenvolveu antes de dar o salto para o futebol internacional: "Cresceu e fez-se homem em Alvalade, onde caiu como uma bomba a exibição encarnada do cartão de associado do novo craque da equipa de Marco Silva. Obviamente que cada um sabe da sua vida e das paixões de criança e adolescência, mas o cenário altamente inesperado apenas serve para acicatar ainda mais os ânimos em relação ao futebolista".
Por fim, Nuno Vieira aponta já ao reencontro entre Palhinha e o Sporting, que acontecerá em Alvalade na penúltima jornada do campeonato: "O dérbi de Alvalade só chega no segundo fim de semana de maio e até lá Palhinha terá, certamente, muita influência nas águias. Resta saber como estarão as contas nessa penúltima jornada para se perceber como será o regresso do médio à casa que o formou. Até lá tudo promete ser bem quentinho".