Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Fev 2025 | 17:30 |
Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, explica a ausência de reação dos leões à morte de Pinto da Costa com o facto de o Clube de Alvalade não querer “ser hipócrita”. O Presidente do Grupo Stromp não esquece o passado controverso do ex-lider do Porto e sublinha que os “valores” por que se regia o antigo presidente dos dragões não são os mesmos dos do Clube de Alvalade.
Em entrevista à Rádio Renascenças, o antigo membro do conselho fiscal do Cube verde e branco diz entender o silêncio do Sporting em torno do falecimento do ex dirigente máximo dos dragões e compreende que os verdes e brancos não tenham emitido uma nota de pesar.
“O Sporting não quis ser hipócrita. É uma prática muito nacional que todas as pessoas se tornam boas quando morrem. Por muito que tenha ganho, os valores de Pinto Costa não são os valores do Sporting. O Sporting fez bem em abster-se de qualquer manifestação neste momento".
O advogado apoia a decisão de Frederico Varandas. "Poderia ser encarado como sendo uma hipocrisia. O Sporting não deve cair nessa prática”, completou Carlos Barbosa da Cruz. Lembrar que Pinto da Costa faleceu no sábado, dia 15 de fevereiro, aos 87 anos, vítima de doença prolongada.
Por outro lado, Rodolfo Reis, antigo jogador e treinador adjunto do Porto, deixou palavras muito duras na direção de Sporting e Benfica, uma vez que os dois clubes não ofereceram condolências pela morte de Pinto da Costa. O comentador diz que os dois clubes "são estúpidos" (Recorde AQUI).
Acordo entre os clubes está fechado e atleta deverá viajar nos próximos dias para realizar os habituais exames médicos e assinar contrato
29 Ago 2026 | 17:17 |
O Flamengo, orientado pelo treinador português Leonardo Jardim, vai encaixar 12 milhões de euros com a saída de Gonzalo Plata, antigo jogador do Sporting. O extremo está de partida do emblema brasileiro e deverá prosseguir a carreira no Dínamo Moscovo, da Rússia.
Segundo o jornalista César Luis Merlo, o acordo entre os clubes está fechado e o atleta deverá viajar nos próximos dias para realizar os habituais exames médicos e assinar contrato com o novo clube. A transferência representa um encaixe significativo para o 'megão'.
O internacional equatoriano vinha sendo bastante elogiado pelo técnico, que reconhecia as qualidades e o talento do jogador. Apesar disso, Plata não continuará no plantel rubro-negro e prepara-se agora para abraçar um novo desafio no futebol europeu.
Em 2026, o extremo participou em 29 jogos pelo Flamengo, incluindo a presença no Mundial, tendo contribuído com dois golos e quatro assistências. Os números surgem antes da mudança para o futebol russo, numa transferência que permitirá ao clube brasileiro recuperar um valor considerável com o jogador.
Gonzalo Plata, atualmente com 25 anos, conhece bem o futebol português, uma vez que representou o Sporting entre 2018 e 2021. Formado no Independiente del Valle, o esquerdino passou ainda por Valladolid e Al Sadd antes de chegar ao Rio de Janeiro, onde agora encerra a sua passagem. Por outro lado, Bidu, ex Flamengo, foi anunciado nos leões.
Leões sofreram uma alteração inesperada no calendário e o duelo da quinta jornada do campeonato nacional terá agora novas coordenadas
29 Ago 2026 | 16:39 |
O Sporting vai ter de ajustar os planos para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ter sido oficializada uma alteração no calendário. O encontro diante do Nacional estava inicialmente previsto para sexta-feira, mas a Liga Portugal confirmou entretanto uma mudança.
A partida entre Sporting e Nacional estava agendada para o dia 4 de setembro, sexta-feira, com início marcado para as 20h15. No entanto, o calendário dos verdes e brancos sofreu uma alteração depois de ser conhecido o programa da fase de liga da Liga dos Campeões, competição na qual os leões terá igualmente uma agenda exigente.
De acordo com a nota divulgada pela Liga Portugal, a alteração aconteceu "por acordo das Sociedades Desportivas e obtida a anuência do Operador Televisivo". Desta forma, o encontro referente à quinta jornada da Liga Portugal Betclic deixa de estar marcado para sexta-feira e passa a realizar-se no dia seguinte, sábado, 5 de setembro.
A mudança representa assim mais um ajuste no calendário leonino numa altura em que a equipa prepara uma temporada particularmente exigente, com a participação nas competições nacionais a juntar-se aos compromissos europeus.
Poucos dias depois, o Sporting volta a entrar em ação no Estádio José Alvalade, desta vez para a estreia na fase de liga da Champions. Os leões recebem o Galatasaray na quarta-feira, 9 de setembro, às 20h00, num encontro que marcará o arranque da caminhada europeia.
Jornalista considerou que futebolista não merece ser alvo deste tipo de comportamento e aponta dedo à massa associativa leonina
29 Ago 2026 | 16:26 |
Mário Figueiredo saiu em defesa de João Palhinha na sequência da transferência do médio para o Benfica e das reações dos adeptos do Sporting. O jornalista comentou os cânticos dirigidos ao jogador e considerou que o antigo médio leonino não merece ser alvo deste tipo de comportamento.
M. Figueiredo: "Ele não merece isto dos adeptos do Sporting"
"Palhinha não tem culpa disto", afirmou no programa 'Liga NOW', entendendo que o internacional português não deve ser responsabilizado pela forma como a transferência para o rival se concretizou: "Ele não merece isto dos adeptos do Sporting".
A conversa passou também pela atual situação do plantel leonino e pela gestão de Rui Borges relativamente aos jogadores que estão em fim de ciclo ou que pretendem deixar Alvalade. Um dos casos em destaque foi o de Pedro Gonçalves, cuja continuidade no Sporting continua a levantar dúvidas.
Sobre o internacional português, deixou uma posição clara: "Acho que a situação de Pote já não há volta a dar". O jornalista considera, inclusivamente, que a permanência do jogador poderá criar dificuldades dentro do próprio grupo de trabalho, ao admitir que "pode ser uma pedra no sapato e uma pedra no balneário do Sporting".
Mário Figueiredo abordou ainda a questão da liderança na equipa, deixando uma interrogação sobre quem assume verdadeiramente esse papel dentro das quatro linhas. "Quem é o líder do Sporting dentro de campo?", questionou, apontando que Gonçalo Inácio tem demorado a afirmar-se enquanto capitão.