Modalidades
Exclusivo Leonino - Ala do Sporting sai no final da época e está a caminho de Itália
14 Mai 2026 | 14:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
17 Mar 2021 | 20:30 |
Final do encontro: 1-1. Termina tudo empatado no dérbi eterno e o Sporting mantém a liderança isolada.
Pode ler a crónica do encontro AQUI.
40' - Time-out: Benfica.
40' - JOÃO MATOS! O capitão leonino retirou a bola da linha.
39' - Tiago Brito entra a guarda-redes avançado pelas águias.
38' - Time-out: Sporting.
37' - Grande oportunidade de Chishkala. Bola no poste, que Guitta depois segura.
32' - Nílson a protagonizar um grande ataque.
30' - Guitta em transição ofensiva a rematar por cima.
30' - Cartão amarelo: Robinho (Benfica).
30' - Cartão amarelo: Gonçalo Alves (Benfica - staff).
29' - Cartão amarelo: Pany Varela (Sporting). Atleta leonino admoestado por palavras referente a cotovelada levada por Erick, em que nada foi assinalado.
29' - GOLO! Zicky faz um golo de outro mundo e dá o empate! 1-1 na Luz.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1372308533534920710?s=20
27' - Remate de Merlim para defesa de Martim.
26' - GUITTA! Imperial na baliza dos leões.
24' - Jacaré é assistido na quadra.
24' - Mais uma hipótese para o Benfica. Desta vez foi Jacaré, mas Guitta fez uma grande defesa.
23' - Chishkala com muito perigo.
22' - Perda de bola dos leões na área dá trabalho extra a Guitta.
21' - Reata a partida na Luz.
Intervalo: 1-0
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1372301886036926467?s=20
19' - 1-0, marca Robinho para os encarnados, em recarga.
18' - Defesa tranquila de Guitta.
18' - Time-out: Benfica.
17' - Cavinato na cara de Martim, que acaba por defender.
16' - Time-out: Sporting.
16' - Merlim tão perto.
14' - Quatro faltas para cada lado.
14' - Grande jogada individual de Paçó.
13' - Cartão amarelo: Arthur (Benfica).
13' - Chishkala faz mira ao ângulo.
11' - Entrada de Zicky em quadra.
10' - Faltas: 1-2.
9' - Sporting a rematar mais. Agora, Merlim marca canto para Erick, que remata em força.
8' - Martim faz boa mancha a bola de Erick.
8' - Rocha muito perto do golo!
7' - Bomba de Merlim a sair por cima.
6' - Grande hipótese protagonizada por Jacaré.
5' - Remate forte de Arthur para defesa de Guitta.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1372293880519987203?s=20
4' - Falta de Jacaré sobre Pany. Martim a defender seguro livre dos leões.
4' - Erick é aposta como universal. Agora na quadra: Guitta, João Matos, Erick, Pany e Pauleta.
3' - 81.º dérbi de João Matos.
1' - Primeira falta a ser assinalada para o Sporting.
1' - Nuno Dias trocou as voltas quanto ao 5 inicialmente apresentado, entrando com pivô, mas mudando de imediato a formação.
1' - Começa o encontro no Pavilhão Fidelidade.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1372291760299380745?s=20
0' - Nuno Dias opta por iniciar o encontro sem um pivô no 5.
0' - 5 inicial Benfica: Martim Figueira, Afonso Jesus, Robinho, Chishkala, Fits.
0' - 5 inicial Sporting: Guitta, João Matos, Cavinato, Pauleta e Alex Merlim.
0' - Convocados Benfica: Martim Figueira (GR), André Correia (GR), Silvestre Ferreira, Afonso Jesus, Fábio Cecílio, Tiago Brito, Arthur, Nilson, Robinho (C), Chishkala, Rafael Freire, Fits, Tomás Colaço e Jacaré.
0' - Convocados Sporting: Gonçalo Portugal (GR), Guitta (GR), Mamadu Ture, Diogo Santos, Tomás Paço, Zicky Té, Erick Mendonça, João Matos (C), Taynan, Rocha, Cavinato, Pany Varela, Pauleta e Alex Merlim.
0' - A equipa de arbitragem é composta por: António Almeida e Eduardo Coelho. João Sinval é o cronometrista.
0' - Estamos a pouco mais de um quarto de hora do início da partida.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1372284499766169603?s=20
0' - Do lado verde e branco, Nuno Dias e João Matos realizaram a antevisão ao encontro para os meios de comunicação do Clube.
https://twitter.com/leoninopt/status/1372203892184920077?s=20
0' - No pré-dérbi Leonino, Paulinho, ex-jogador do Sporting, analisou o encontro em entrevista exclusiva ao nosso jornal.
https://youtu.be/PMmKq4sj-Lw
0' - Esta semana, Erick Mendonça, atleta do Clube de Alvalade, foi o convidado do podcast 'ADN de Leão'.
https://twitter.com/leoninopt/status/1371784487110119429?s=20
0' - No jogo da primeira volta, o dérbi ficou empatado, a três bolas, na casa das modalidades leonina.
0' - Já o Benfica, também goleou, mas no reduto do Caxinas, por 1-9, com um hat-trick de Jacaré a encher as medidas da quadra.
0' - Na jornada 25, o Sporting venceu, no Pavilhão João Rocha, a Burinhosa (8-1). 'Bis' de Guitta foi o principal destaque do encontro.
https://twitter.com/leoninopt/status/1370502840427352077?s=20
0' - Este é o dérbi número 113 entre leões e águias. Nos números, a formação de Nuno Dias leva vantagem, com 46 vitórias, contra 39 dos homens de Joel Rocha, além de 28 empates.
0' - Por sua vez, o Benfica encontra-se na 2.ª posição, com menos dois pontos (69), também num total de 25 encontros: 22 vitórias e três empates.
0' - O conjunto de Nuno Dias ocupa o 1.º lugar da prova, com 71 pontos em 25 jogos, com o total de 23 vitórias e dois empates.
0' - O encontro terá transmissão exclusiva no Canal 11.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1371811215907905540?s=20
0′ – O Leonino leva até si todas as incidências do encontro relativo à 26.ª jornada da Liga Placard.
0′ – A equipa principal de futsal Sporting desloca-se, esta quarta-feira, 17 de março, pelas 21h00, ao reduto do eterno rival.
Clube colocou em cima da mesa uma extensão do seu vínculo, mas internacional cazaque optou por não prolongar ligação ao emblema verde e branco
25 Mai 2026 | 03:00 |
Taynan está de saída da equipa de futsal do Sporting, uma vez que não aceitou a proposta de renovação apresentada pela SAD verde e branca. No entanto, sabe o Leonino, a oferta apresentada pelos leões implicava um corte de cerca de 40% do seu vencimento.
O Clube colocou em cima da mesa uma extensão de contrato válida por mais duas temporadas, mas com uma descida acentuada no salário do pupilo de Nuno Dias. Desta forma, o ala de 33 anos, que ficou surpreendido com os valores em causa, encaminha-se para o fim da sua segunda passagem pelos leões.
Apesar dos problemas físicos que marcaram a presente época, o jogador continuava a ser uma das principais figuras da equipa e tinha sido o melhor marcador do Sporting na temporada anterior, mantendo um papel de relevo até sofrer uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo.
A lesão acabou por travar um período em que o internacional cazaque voltava a assumir protagonismo no conjunto leonino, ficando afastado das quadras numa fase crucial da época. Ainda assim, o seu impacto recente e o contributo nas conquistas do Clube continuam a ser reconhecidos dentro da estrutura.
Vale recordar que Taynan voltou ao Sporting em 2023/24, após duas épocas no El Pozo. Nestes dois últimos anos no Pavilhão João Rocha, o canhoto foi o melhor marcador da Liga Placard em edições consecutivas, apontando 24 golos. Este ano, fez o gosto ao pé em seis ocasiões, ao longo de sete partidas.
Numa mensagem curta, mas carregada de reconhecimento pela carreira do jogador do Clube de Alvalade, comentador elogiou percurso do mesmo
23 Mai 2026 | 10:37 |
João Matos continua a receber várias homenagens após anunciar o final da carreira e uma das mais recentes surgiu pela voz de Bernardo Ribeiro, que deixou palavras elogiosas ao histórico capitão da equipa de futsal do Sporting, destacando o impacto que teve ao longo dos anos na modalidade.
Numa mensagem curta, mas carregada de reconhecimento pela carreira do internacional português, o diretor do jornal 'Record' considerou ainda que o fixo leonino representa um verdadeiro exemplo dentro, tanto pelo percurso construído como pela forma como sempre defendeu o Clube.
B. Ribeiro: "João Matos diz adeus. Eis um grande campeão pelo Sporting. Merece admiração dos seus e respeito dos rivais"
"João Matos diz adeus. Eis um grande campeão pelo Sporting. Merece admiração dos seus e respeito dos rivais", escreveu no diário desportivo, numa frase que resume o reconhecimento generalizado em torno de João Matos, uma das figuras mais marcantes da modalidade em Portugal.
O adeus ao jogador foi feito pelo Sporting através das redes sociais, acompanhado por um vídeo de homenagem ao capitão leonino. Na mensagem divulgada pelo Clube pode ler-se: "Uma vida inteira de Leão ao peito", numa despedida emotiva.
Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.
Capitão da equipa de futsal do Clube de Alvalade transmitiu a todos os Sócios e adeptos a decisão, que se dará no final da temporada desportiva
22 Mai 2026 | 19:49 |
João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional. A decisão foi oficializada esta sexta-feira e marca o fim de uma ligação de mais de duas décadas ao emblema leonino.
Formado em Alvalade, João Matos estreou-se pela equipa principal em novembro de 2005 e rapidamente se afirmou como uma das figuras mais importantes do balneário verde e branco. Ao longo dos anos tornou-se capitão, líder e símbolo de uma das eras mais dominadoras da história do futsal português, sempre sob orientação de Nuno Dias.
O palmarés construído pelo internacional português é impressionante. Ao serviço do Sporting conquistou 12 Campeonatos Nacionais, dez Taças de Portugal, seis Taças da Liga, nove Supertaças e ainda três UEFA Futsal Champions League, assumindo-se como uma das maiores referências da modalidade em Portugal.
Também pela Seleção Nacional de Portugal teve papel determinante no ciclo mais vitorioso do futsal português. João Matos integrou as equipas que conquistaram dois Campeonatos da Europa e um Campeonato do Mundo, ajudando a elevar Portugal ao topo da modalidade.
Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.
Confira o vídeo: