Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bernardo Ribeiro analisa Amorim, Varandas e o Sporting: “Que tristes vidas devem ter”

Diretor do jornal Record deixou comentário em relação às declarações que seguiram o jogo contra o Estrela da Amadora, em que os verdes e brancos venceram por 5-1

Bernardo Ribeira elogia postura de Rúben Amorim e Frederico Varandas no Sporting
Bernardo Ribeira elogia postura de Rúben Amorim e Frederico Varandas no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Estrela da Amadora por 5-1, em jogo a contar para a décima jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo foi apenas o primeiro momento importante da noite, com um momento muito aguardado após o apito final: as declarações de Rúben Amorim – que explicou aos sócios e adeptos a sua anunciada saída - e de Frederico Varandas – que também comentou a passagem de Amorim pelo Clube.


As opiniões sobre um momento tão importante da vida do Sporting multiplicam-se. Bernardo Ribeiro, diretor do jornal Record, fez um comentário em que deixa elogios aos dois intervenientes da conferência de imprensa pós-jogo com o Estrela: “Varandas e Amorim deram ontem uma lição de civismo no que terá sido a primeira despedida do treinador de Alvalade”.


Bernardo Ribeiro falou da “transparência, educação e até franqueza pouco habitual em Portugal” que os dois tiveram na sua comunicação numa situação que “não era fácil”. Para o jornalista “é bom ver que nem o técnico nem o Presidente cederam às emoções mais primárias numa altura em que o sangue-frio e o bom senso eram melhores conselheiros”.


Bernardo Ribeiro assumiu também que “sabe bem ver duas pessoas que tratam a vida, o clube e os adeptos com o respeito e dignidade merecida... Ficou muito claro porque parte Amorim. E também que a aposta em João Pereira já estava planeada para o final da época. A desilusão também é clara”.

Por fim, o diretor do jornal Record deixou palavras de apresso em relação ao treinador português que está de saída para o Manchester United, e algumas críticas às vozes que se fizeram ouvir contra o técnico: “Mas o ódio não mora aqui. Ou sim, mas nos alarves do costume, que pintam tarjas ao abrigo do anonimato. Que tristes vidas devem ter. Rúben merece toda a sorte do Mundo. E a vida continua”. 



Futebol

Sporting atinge marca histórica! Com Amorim de saída, leões alcançam os…

Vitória frente ao Estrela da Amadora foi a décima no campeonato nacional e verdes e brancos são a única equipa invicta na Liga Portugal Betclic

Sporting de Rúben Amorim já tem 35 golos no campeonato português
Sporting de Rúben Amorim já tem 35 golos no campeonato português

  |

Icon Comentário0

Com a vitória sobre o Estrela da Amadora por 5-1, o Sporting alcançou a impressionante marca de 500 golos sob o comando de Rúben Amorim. Na goleada frente à formação da Reboleira, os verdes e brancos ultrapassaram a marca, atingindo um total de 502 tentos.


Estes números comprovam como Rúben Amorim - que abordou o mercado de janeiro - transformou o Sporting numa autêntica máquina atacante. Na temporada passada, 2023-2024, a equipa já havia demonstrado grande poderio ofensivo, somando 141 remates certeiros em 54 jogos, o que representa uma média de 2,61 golos por partida.


Este ano, a veia goleadora dos leões mantém-se forte, e os dados não enganam: 48 golos em 16 jogos, uma média de três por partida, são uma demonstração clara do poder de fogo da equipa, suportado por nomes como Viktor Gyokeres, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves.


Só no campeonato, o Sporting regista 35 golos em apenas 10 jogos, uma média impressionante de 3,5 remates certeiros por partida. Este é o melhor desempenho dos últimos 78 anos, só superado pela equipa de 1946-1947, treinada por Robert Kelly. De facto, os leões não alcançavam uma média de 3,5 tentos por jogo há mais de 50 anos.

A equipa de Rúben Amorim está também prestes a bater outro recorde. Com a vitória sobre o Estrela da Amadora na última sexta-feira, um de novembro, os leões conquistaram a décima vitória em 10 jogos no campeonato, ficando a apenas um triunfo de igualar o melhor arranque da sua história, estabelecido em 1990-1991, com Marinho Peres ao comando.



Futebol

Imparável! Gyokeres volta a bater mais um recorde no Sporting e números assustam

Internacional sueco dos leões não pára de marcar golos e já regista várias marcar incríveis desde que chegou ao Clube de Alvalade

Viktor Gyokeres encanta no Sporting
Viktor Gyokeres encanta no Sporting

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres voltou a fazer uma grande partida na décima jornada da Liga Portuguesa contra o Estrela da Amadora. Na vitória do Sporting por 5-1, o sueco anotou quatro golos, e no processo fez cair alguns recordes que já duravam há muitos anos no Clube de Alvalade.


O 'camisola 9' tornou-se o primeiro jogador do Sporting a fazer um ‘poker’ desde Bas Dosta, há sete anos anos. O goleador-mor dos leões foi também o primeiro a marcar um ‘hat-trick’ na primeira parte de um jogo, feito que tinha sido conseguido pela última vez em Alvalade por Beto Acosta, há mais de 20 anos.


Afastando a lupa e analisando toda a época do avançado sueco, os registos são igualmente incríveis. É, neste momento, o melhor marcador europeu, com os seus 20 golos em 16 jogos a superarem os 17 golos de Lewandowski, goleador do Barcelona. Leva também 16 golos na Liga Portuguesa – melhor do que 15 equipas: apenas Benfica e Porto têm mais golos marcados que Gyokeres.


Desde que chegou ao Sporting, nota-se uma consistência no que respeita a marcar golos. São 62 remates certeiros e 18 assistências em 66 jogos - registo superior a 1,2 contribuições de golo por jogo ao longo de quase época e meia. E o sueco não escolhe os oponentes: no (pouco) tempo que esteve no Alvalade, Gyokeres conseguiu marcar a todas as equipas portuguesas que defrontou no campeonato com exceção ao Estoril.

O jogador tem subido, também, dentro da história do Sporting. Com (apenas) 66 jogos realizados, os 62 golos marcados conferem-lhe o estatuto de quinto melhor marcador estrangeiro de sempre em Alvalade. Está atrás de Yazalde (126), Bas Dost (93), Iordanov (70), e Jardel (67) - todos eles figuras grandes da história dos leões no que a marcar golos diz respeito. 



Futebol

Sofia Oliveira admite má análise no Sporting: "Meu maior erro futebolístico"

Comentadora enumerou várias opiniões polémicas e revelou, perante os seguidores, que se enganou com peça-chave dos verdes e brancos

Sofia Oliveira admite erro com Sporting de Amorim
Sofia Oliveira admite erro com Sporting de Amorim

  |

Icon Comentário0

Sofia Oliveira admitiu que Rúben Amorim - oficialmente treinador do Manchester United - é o seu "maior erro futebolístico". A comentadora enumerou as opiniões 'fora da caixa' que tem em relação a vários futebolistas, mas que com o treinador campeão pelo Sporting estava bastante enganada.


"Quis que apostassem em Tomás Esteves, sempre gostei mais de Daniel Bragança do que de qualquer outro médio da era Amorim, prefiro Evanilson a Darwin, Al Musrati a Palhinha, continuo a achar que Francisco Geraldes podia ter dado e que Galeno tinha mais potencial do que Raphinha", começou por dizer, nas redes sociais.


"Há quem diga que é impossível uma pessoa ter tantas opiniões de m**** sobre futebol. E eu percebo que o digam, mas mantenho-as. Todas. Por outro lado, Amorim obrigou-me a mudar a opinião que tinha sobre a sua competência enquanto treinador. Não conhecia o seu trabalho no Casa Pia, mas não perdi um jogo desde a sua chegada à equipa principal do Braga, quando promoveu Trincão, pouco valorizado por Sá Pinto, a titular absoluto. Foram 13 jogos em que não vi nada, do ponto de vista técnico-táctico, que justificasse os 10 milhões pagos pelo Sporting", prosseguiu.


"Mantive-me crítica no ano do primeiro título pelo Sporting, pese embora o exímio trabalho nas dinâmicas da linha-defensiva; desconfiada em 2021/22, porque a exibição no Estádio da Luz (1-3), com os brilharetes de Sarabia e Paulinho, destoava da imagem anti-competitiva deixada frente ao Ajax (1-5); atenta no início da época do quarto lugar, que me pareceu uma classificação demasiado pesada para as visíveis melhorias aplicadas ao sistema de jogo (Chaves, em casa, e Boavista, no Bessa, não foram exibições para perder); convicta de que me tinha enganado na segunda-metade de 2022/23", continuou.

Enganado redondamente. Jamais imaginei que o Amorim de 2020/21 pudesse vir a catapultar a qualidade do seu modelo de jogo para o patamar que tem apresentado. Jamais imaginei que o Amorim que valorizava Feddal pudesse vir a valorizar Debast. Que valorizava Palhinha pudesse vir a valorizar Hjulmand. Que valorizava Esgaio pudesse vir a valorizar Quenda. Que valorizava um modelo rígido e de pouca variabilidade ofensiva pudesse vir a transformá-lo num dos mais dominadores dos últimos anos, em Portugal.


"Para mim, Rúben Amorim foi, até hoje, o meu maior erro futebolístico. Tendo em conta a quantidade de m*** que já disse e digo, imaginem a admiração que tenho por este tipo. Toda a sorte do mundo, míster", terminou Sofia Oliveira, admitindo a falha com o técnico.

Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Cristiano Ronaldo não se cala após nova escorregadela no Al-Nassr - Al-Hilal
Futebol

Cristiano Ronaldo não se cala após nova escorregadela no Al-Nassr - Al-Hilal

 

Icon Comentário0
Tomás da Cunha garante que craque dos leões "sofreu" no Sporting - Estrela Amadora
Futebol

Tomás da Cunha garante que craque dos leões "sofreu" no Sporting - Estrela Amadora

 

Icon Comentário0
Explicada ausência do Sporting - Estrela Amadora; Titular ficou de fora
Futebol

Explicada ausência do Sporting - Estrela Amadora; Titular ficou de fora

 

Icon Comentário0