Futebol
Luís Avelãs sem palavras para titular do Sporting: "Dos melhores executantes do futebol português"
23 Nov 2025 | 09:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Nov 2025 | 11:33 |
Biel, jogador emprestado pelo Sporting ao Atlético Mineiro, viveu um pesadelo na final da Taça Sul-Americana, que o galo perdeu para o Lanús. O avançado brasileiro esteve em destaque pela negativa ao desperdiçar três ocasiões decisivas: duas durante o prolongamento e outra na marca dos onze metros. Nas redes sociais, foram vários os insultos ao atleta.
"Poucas vezes eu vi um jovem tão sem talento"
"Biel meteu um hat-trick na final da Sul-Americana: Duas grandes chances desperdiçadas e um penálti perdido", "Poucas vezes eu vi um jovem tão sem talento jogar no ataque de um grande clube. Sei lá talvez dê pra voltar a estudar", "Biel não sabe cabecear a bola, não sabe passar a bola, não sabe driblar, não sabe fazer golo, não sabe marcar... Aliás, será que é jogador de verdade?", são alguns dos comentários.
Biel: "Peço desculpa aos adeptos"
Após o encontro, o jogador admitiu não estar no seu melhor: "Mentalmente falando, já vinha um pouco mal, com a cabeça um pouco conturbada. Esta semana foi a que mais me preparei, trabalhei bastante para poder ajudar. Sabia que estaria no banco, mas falei que iria entrar e decidir. Não sabia que seria infelizmente para atrapalhar um pouco a equipa. Infelizmente não pude concluir como eu queria, que era em golo. Mas assumo total responsabilidade, sou homem nos momentos bons e maus. Agora é levantar a cabeça. Peço desculpa aos adeptos. Sei que a pressão vai cair em cima de mim. Nunca sou de fugir, de correr da pressão», referiu, em declarações à imprensa brasileira.
Biel foi lançado ao minuto 94, mas foi infeliz na finalização: "Infelizmente, na hora dos penáltis, não consegui concluir em golo. Vim com a cabeça um pouco conturbada, mas tentei melhorar. Sempre treinei assim, mas o guarda-redes infelizmente defendeu. Mas estou de cabeça erguida e vou continuar a trabalhar", disse, reconhecendo a má fase que atravessa.
"Desde o dia que cheguei aqui, não consegui mostrar meu futebol. Sei que sou muito melhor que isto que estou a passar, mas infelizmente as coisas não estão a fluir como gostaria. Peço desculpa mais uma vez aos adeptos e à minha família. Sei que esta fase vai virar, vou dar a volta por cima", concluiu o jogador.
Empate do Palmeiras com o Fluminense (0-0) deixam equipa do treinador português a quatro pontos do primeiro lugar com três jornadas por disputar
23 Nov 2025 | 10:50 |
Abel Ferreira parece ter desistido do título no Brasileirão após o empate do Palmeiras com o Fluminense (0-0) e a vitória do Flamengo sobre o Bragantino, resultados que deixaram a equipa separadas por quatro pontos a três jornadas do fim do Campeonato. Gonzalo Plata, antigo jogador do Sporting e atual jogador do 'Megão', tem via aberta para se sagrar campeão.
Abel: "Acho que o campeonato está entregue"
"Não adianta dizer nada, não foi bom ter sete ou oito jogadores fora, basta ver como eles vieram. Muitos nem treinaram bem, sei como funcionam as seleções. Acho que devemos canalizar a nossa energia agora para a final da Libertadores. Temos um jogo a meio da semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é melhor, mas acho que o campeonato está entregue e, na altura certa, iremos falar sobre o que foi este campeonato brasileiro. Não é possível jogar dois, três jogos seguidos e depois disputar uma final de Libertadores", afirmou Abel.
Abel: "Nota-se perfeitamente que estamos a tentar, mas sem ser criativos"
O treinador português referiu que o cansaço recente e a ausência de vários jogadores nas datas FIFA foram fatais: "Não há tempo para respirar, nem para descansar. Vocês falaram em energia e acho que isso é bem evidente. Não é porque eles não tentem. Falou em inspiração, não foi? É isso que se nota. Nota-se perfeitamente que estamos a tentar, mas sem ser criativos. Acho que é injusto falar só de um jogador", disse.
O técnico tem pouca esperança em conquistar o título que venceu pela última vez em 2023: "Vais um por um e começas a ver que não foi bom a paragem da FIFA, os jogos que tivemos fora não foram bons, jogar sem sete ou oito jogadores não foi bom, ter jogadores castigados importantíssimos no motor do meio-campo - porque perdemos o Lucas Evangelista, perdemos o Andreas nestes jogos em que perdemos jogadores para as seleções. Sabemos a importância de ter um motor criativo e potente... Este foi um jogo muito transpirado e pouco inspirado", concluiu.
Já Gonzalo Plata – avaliado em 8 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Ruben Amorim muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
Ex árbitro analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Clube de Alvalade e Marinhense, que terminou com vitória (3-0)
23 Nov 2025 | 10:27 |
Pedro Henriques analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Sporting e Marinhense, que terminou com vitória dos leões (3-0). O especialista fala em encontro com poucas incidências ou casos, mas destacou que Rodrigo Ribeiro infringiu as regras por ter as meias esburacadas na zona dos gémeos.
"Em relação às questões das meias dos jogadores, alguns aspetos a considerar: as cores têm de ser diferentes em relação à equipa adversária; as caneleiras, que são obrigatórias, têm de estar sempre cobertas pelas meias; os jogadores podem cortar as meias e usar meias de enchimento por baixo, desde que as cores dessas meias de enchimento tenham a mesma cor da meia", começou por escrever no jornal 'A Bola', falando, de seguida na questão em torno do avançado do Clube de Alvalade.
P. Henriques: "Questão que Rodrigo Ribeiro, jogador do Sporting, infringiu foi o de ter as meias esburacadas na zona nos gémeos, e isso não é permitido"
"Finalmente, a questão que neste jogo que Rodrigo Ribeiro, jogador do Sporting, infringiu foi o de ter as meias esburacadas na zona nos gémeos, e isso não é permitido", referiu o ex juiz internacional, que explicou que a questão deveria ter sido regularizada pelo árbitro.
P. Henriques: "No início desta época, foram dadas instruções muito claras aos árbitros e com conhecimento das equipas sobre esta situação"
"No início desta época, foram dadas instruções muito claras aos árbitros e com conhecimento das equipas sobre esta situação. O árbitro caso verifique, no decurso do jogo, que um jogador está a infringir a lei 4 — equipamento dos jogadores — não adverte o jogador e manda que o mesmo regularize a situação. A equipa liderada por Ricardo Baixinho não se apercebeu desta irregularidade".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva 12 partidas disputadas: oito pela equipa B e duas com o plantel principal. No total, o avançado soma 661 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
Após a partida, jogador de 23 anos revelou-se emocionado por ter jogado no reduto do emblema verde e branco e agradeceu o apoio recebido
23 Nov 2025 | 10:03 |
Gonçalo Batalha foi o capitão do Marinhense na derrota frente ao Sporting (3-0). O médio foi bastante acarinhado pelas bancadas no momento em que foi substituído. A homenagem deve-se ao facto de o jogador ter passado 12 anos nos escalões de formação dos leões - entre 2010 e 2022 - tendo sido também capitão nas camadas jovens do Clube de Alvalade.
Após a partida, revelou-se emocionado por ter jogado no reduto do emblema verde e branco e garantiu que, mesmo com os tempos atribulados que o clube tem vivido, devido à suspensão de Rui Sacramento, treinador principal, por alegados abusos psicológicos, a equipa da Marinha Grande continuará a lutar pelos objetivos.
G. Batalha: "Aplauso das bancadas? Caíram-me umas lágrimas. É bom saber que se lembram de mim. Foi espetacular"
"Dormi muito pouco, com esta emoção e vontade de vir aqui. Toda a equipa está de parabéns. Fizemos um excelente trabalho, mostrámos a união do nosso grupo e aquilo por que lutámos nestes últimos dias. Estou muito contente. Aplauso das bancadas? Caíram-me umas lágrimas. É bom saber que se lembram de mim. Foi espetacular", disse na flash interview.
G. Batalha: "Foi difícil trabalhar este jogo com tudo o que se tem passado no clube, mas acho que estamos todos de parabéns"
O internacional sub-18 por Portugal falou nos problemas ao longo da semana: "Foi difícil trabalhar este jogo com tudo o que se tem passado no clube, mas acho que estamos todos de parabéns. O clube, os adeptos, os jogadores, a equipa técnica que assumiu este jogo. Está tudo de parabéns. Agora é continuar. Temos o campeonato, temos de lutar pelos nossos objetivos, porque este não é o nosso campeonato. Viemos dar a nossa réplica".
O jogador de 23 anos falou na nova etapa com Renato Pereira a treinador: "Há dias de luta, há dias de guerra e há dias de trabalho. Com trabalho conseguimos alcançar o que quisermos e o que sonhámos. Muitos estão longe de casa, a Marinha Grande não é propriamente um sítio grande para se viver, a lutarem pelo sonho de serem jogadores de futebol. É lutar dia a dia e seguir em frente", concluiu.
Luís Avelãs sem palavras para titular do Sporting: "Dos melhores executantes do futebol português"
23 Nov 2025 | 09:41
Exclusivo Leonino - Português do Sporting reclama minutos a Rui Borges e quer jogar mais
22 Nov 2025 | 16:46
Além de Blopa, Rui Borges está rendido a outra joia do Sporting: "É diferenciado"
22 Nov 2025 | 21:46