Modalidades
Sporting e Benfica vão à luta por guarda-redes internacional brasileiro, mas leões são 'favoritos'
11 Abr 2026 | 10:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
10 Mar 2020 | 09:46 |
Anilton César Varela Silva. 31 anos. Nascido em Cabo Verde. Pany Varela, carinhosamente apelidado pela avó e, agora, pelos amigos e, ainda, pelo mundo do futsal. Porque é que estamos a falar dele hoje? É fácil de explicar. O golo do ala verde e branco, frente aos Leões de Porto Salvo, no passado domingo (8 de março), foi o eleito pela redação do Leonino como o Golo da Semana. Os comandados de Nuno Dias venceram, por 4-1, os Leões de Porto Salvo, crónica de jogo que pode ler aqui. Mais que isso, o terceiro golo do Clube de Alvalade, foi um verdadeiro momento classe que faz (e fez!) levantar qualquer pavilhão e qualquer adepto e fã da modalidade em questão. Pany sempre foi considerado como uma fonte de desequilíbrio e, ainda, muito criativo, o que se pode notar no golo desta semana. Pois, puxando ao nosso título… bem dizem que “brincar é no parque”, mas, para o nosso 18, é na quadra, e logo de calcanhar. Depois de assistir para o golo de Cardinal, que deu o 2-1, Pany Varela decidiu fazer das suas e, de calcanhar preparado, o leão não fez por menos e deu um toque de magia ao jogo. Veja como foi narrado pelo Leonino:
“Pany encontrou o número sete leonino no meio da área e serviu o pivô. A partir daqui, o cenário mudou e os leões de Nuno Dias dominaram o jogo. No recomeço (25’), após os festejos, aconteceu o contrário: golo de calcanhar de Pany Varela, assistido por Cardinal”.Com claro orgulho no seu golo, o próprio atleta fez questão de o assinalar nas redes sociais, deixando para o seu universo de fãs o golo de que tanto se tem falado no futsal português. https://www.instagram.com/p/B9hl_lZgmaM/ Foi um minuto 25 de muita classe para o atleta de 31 anos que está no Sporting CP desde a época 2016/17. Esta temporada, o número 18 verde e branco já leva 11 golos em 32 partidas, tendo-se tornado uma das peças fundamentais para Nuno Dias. Algo que o prova, é o facto de ter começado este mesmo jogo, em que fez um golo e uma assistência, no cinco inicial. Já na partida anterior, frente ao Viseu 2001 (LER AQUI), Pany tinha marcado um livre de 10 metros, bem convertido, que o faria voltar aos golos no Pavilhão João Rocha. Assim, bem que podemos concluir que o ala está de pé quente e, para sorte da equipa leonina e para Nuno Dias, que seja para continuar. Se não viu, não perca mais tempo, veja o golo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=c9RoGo0T5TU&feature=youtu.be
Fotografia de Sporting CP.
Verdes e brancos têm o planeamento para a próxima temporada desportiva delineado e não pretendem perder tempo e correr riscos nesta fase
13 Abr 2026 | 03:00 |
O Sporting já terá chegado a acordo verbal com Matheus Assunção, sabe o Leonino. Por esta altura, tudo está encaminhado para que o guarda-redes internacional brasileiro seja reforço da equipa de futsal dos leões na próxima temporada desportiva.
Apesar de também o Benfica ter mostrado o seu interesse no guardião que se encontra ao serviço do Joinville, o jogador sempre terá estado mais inclinado para a possibilidade de representar os verdes e brancos e ser treinado por Nuno Dias, algo que pode estar agora mais perto de acontecer.
Caso o processo se desenrole da melhor forma e o Sporting chegue a acordo também com o emblema brasileiro - uma vez que Matheus Assunção tem contrato até ao final de 2026 -, este irá ocupar o lugar de Henrique Rafagnin, que está de saída do Clube de Alvalade após ter perdido espaço para Bernardo Paçó.
Vale lembrar que, além da situação contratual do canarinho ser favorável, a recente mudança de representação do jogador para a Five Company facilitou a aproximação entre as duas partes envolvidas no negócio. Esta agência detém vários atletas de elite no panorama mundial e mantém uma ligação de grande proximidade com a estrutura do Sporting.
Matheus Assunção já atuou no Grêmio Pague Menos, São José Futsal e Cascavel Futsal. O guarda-redes está no Joinville desde 2024 e, neste ano de 2026, o guardião leva três golos apontados no total de nove partidas disputadas.
Confira este golo do guarda-redes:
Atleta do emblema verde e branco fez um dos tentos do encontro; Equipa lusa completa duplo particular da melhor maneira possível
12 Abr 2026 | 18:29 |
A Seleção Nacional de futsal venceu o Japão por 3-2, em Coimbra, num jogo particular de preparação onde Bruno Pinto esteve em evidência ao estrear-se a marcar um dos golos portugueses. O ala da equipa de futsal do Sporting de 32 anos voltou a mostrar argumentos importantes na equipa das quinas.
Depois de já ter vencido o primeiro encontro entre as duas seleções, Portugal encontrou agora maiores dificuldades frente a um Japão mais agressivo e organizado. Ainda assim, o conjunto comandado por Jorge Braz conseguiu superiorizar-se, construindo várias oportunidades ao longo da partida.
O primeiro golo surgiu aos 17 minutos, por intermédio de Hugo Neves - também ele com passagem por Alvalade -, mas os japoneses responderam perto do intervalo, com Kazuya Shimizu a empatar. No início da segunda parte, Bruno Pinto colocou novamente Portugal em vantagem, aproveitando uma bola parada para fazer o 2-1.
O Japão voltou a igualar já na reta final, através de Yuta Tsutsumi, numa fase em que apostava no 5x4. No entanto, a resposta portuguesa não tardou a aparecer e Erick Mendonça, - que está perto de voltar ao Sporting -, garantiu o triunfo ao marcar o golo decisivo aos 40 minutos.
De regresso a Alvalade, a turma de Nuno Dias mantém-se atento à Liga Placard. Os verdes e brancos vão defrontar o Famalicão em jogo válido para a 21.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma orientada por Hugo Oliveira está marcado para sexta-feira, dia 17 de abril, às 20h30, no Pavilhão João Rocha.
Estrutura do Clube de Alvalade já começou a preparar a próxima temporada desportiva e aguarda agora pelas decisões dos jogadores
11 Abr 2026 | 11:41 |
O Sporting apresentou propostas de renovação a Taynan e Alex Merlim, ambos em final de contrato, com o objetivo de garantir a continuidade de duas peças experientes da equipa de futsal. Os dois jogadores analisam as condições e o futuro em Alvalade, numa fase de várias mudanças no plantel.
No caso de Taynan, o Clube avançou com uma proposta de renovação até 2028, numa demonstração de confiança num momento complicado. O ala brasileiro, de 33 anos, recupera de uma rotura do ligamento cruzado anterior e do menisco externo do joelho esquerdo e só deverá regressar à competição em janeiro. Apesar da longa paragem, os leões decidiram apoiar o jogador e assegurar a sua continuidade.
Já Alex Merlim recebeu uma proposta de um ano, com possibilidade de extensão por mais uma temporada. O ala ítalo-brasileiro, de 39 anos, tem também uma oferta do Semey, do Cazaquistão, e pondera ainda a hipótese de regressar a Itália. O ala está há 11 épocas no Sporting, soma 227 golos e 303 assistências em 449 jogos e conquistou 26 títulos com a Listada verde e branca.
De acordo com as informações do jornal Record, o plantel deverá sofrer várias alterações. O guarda-redes Henrique Rafagnin vai deixar o clube e já encontrou novo destino, enquanto Pauleta se prepara para fechar o seu ciclo em Alvalade. João Matos, capitão histórico com mais de duas décadas de ligação ao Sporting, também poderá despedir-se e até colocar um ponto final na carreira.
No sentido inverso, o Sporting já assegurou o regresso de Erick Mendonça, que volta ao Pavilhão João Rocha após três temporadas no Barcelona e deverá assinar contrato até 2031. Rúben Teixeira também regressa ao Clube, depois de três épocas cedido ao Leões Porto Salvo, reforçando as opções para a próxima temporada.
Confira este golo de Alex Merlim:
Sporting e Benfica vão à luta por guarda-redes internacional brasileiro, mas leões são 'favoritos'
11 Abr 2026 | 10:04
Oficial! Sporting segura avançado com histórico no Benfica : "Não tive dúvidas"
10 Abr 2026 | 15:58
Bomba! Histórico está de saída do Sporting e tem destino escolhido
09 Abr 2026 | 20:29