
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges ficou furioso com a atitude de Jeremiah St. Juste na receção do Sporting ao Arouca. O central voltou a lesionar-se e não avisou o banco de suplentes, custando um golo aos verdes e brancos. O técnico crê ter sido a gota de água e o 'camisola 3' vai deixar Alvalade no próximo mercado de verão.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o técnico arrasou o jogador no balneário, garantindo que este foi irresponsável e egoísta, uma vez que pensou apenas em si e não na equipa. A mesma fonte revela que a atitude, aliada às constantes lesões, atiram o defesa para o 'olho da rua'.
O diário desportivo garante que Jer tem "aval para procurar clube", uma vez que o contrato acaba em 2026 e não há qualquer intenção de manter o jogador em Alvalade, tendo em conta os vários problemas. A saída no próximo verão já tinha sido noticiada pelo nosso Jornal, num Exclusivo Leonino.
Além da conversa no balneário, Rui Borges também 'rasgou' St. Juste em direto na conferência de imprensa: "Parecia [St. Juste] que estava ali um pouco desconfortável. Tem de passar a informação de que não se encontra bem. Não a passou e tem de ser mais inteligente nesse sentido. Mas mais que valorizar o autogolo, há que valorizar toda a entrega que a equipa teve, apesar de todas as contrariedades”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 19 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 972 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Especialistas em arbitragem garantem que Tiago Martins devia ter anulado o único golo do jogo, que acabou por dar a vitória aos azuis e brancos
|
O Porto venceu o Farense, por 1-0, com um golo ilegal. Francisco Moura, aos 48', fez o único tento da deslocação dos dragões ao Algarve, num lance muito polémico. Jorge Faustino e Marco Ferreira são perentórios e afirmam que a jogada teria de ser anulada por falta do lateral-esquerdo azul e branco.
"Francisco Moura, em posição legal (19cm), primeiro agarrou Yusupha e depois empurrou-o para ganhar posição, cabeceando para golo. Falta atacante que justificava intervenção VAR a anular o golo", assegurou Jorge Faustino, especialista em arbitragem, ao jornal Record, apontando o erro de Tiago Martins.
Para Marco Ferreira, o lance também foi mal ajuizado e devia ter sido impedido por infração dos azuis e brancos: "Na área do Farense, Moura agarra Yusupha, impedindo o seu movimento, e depois empurra o adversário, pelas costas, para cabecear para golo. Impunha-se intervenção do VAR para anular o golo. Livre por assinalar", atirou.
É importante mencionar que Tiago Martins, árbitro do encontro, foi VAR da deslocação do Sporting ao Dragão. Com acesso a imagens de vários ângulos e em diferentes velocidades de reprodução, o juiz ignorou um lance idêntico em que Tiago Djaló agarra Viktor Gyokeres dentro da área e ainda uma 'varridela' de Zé Pedro a Geovany Quenda.
Agora, o árbitro da Associação de Futebol de Lisboa - considerado um dos grandes 'experts' no que toca a análise de VAR - não teve dúvidas em validar o golo do Porto, que deveria, segundo os especialistas, ter sido anulado de forma evidente, o que deixaria os dragões com os mesmos oito pontos de distância do Sporting, que tinham no início da jornada. Veja AQUI a classificação detalhada.
Veja o lance em causa:
Futebolista do plantel leonino estará ausente dos próximos compromissos da formação verde e branca, ficando remetido a trabalho de ginásio
|
Jeremiah St. Juste saiu lesionado do embate frente ao Arouca. O central do Sporting sentiu dores na coxa esquerda e acabou por ficar em campo durante alguns minutos, sem avisar Rui Borges e a respetiva equipa técnica. Agora, o neerlandês vai voltar a parar, sendo baixa confirmada no plantel verde e branco.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o 'camisola 3' poderá ficar afastado dos relvados por um período compreendido entre duas a três semanas. Às ordens da Unidade de Performance dos leões, o defesa ficará apenas remetido a trabalho de ginásio, de modo a atenuar as dores.
Depois do encontro com a turma de Vasco Seabra, Rui Borges deu um valente puxão de orelhas à atitude do jogador: "Parecia [St. Juste] que estava ali um pouco desconfortável. Tem de passar a informação de que não se encontra bem. Não a passou e tem de ser mais inteligente nesse sentido. Mas mais que valorizar o autogolo, há que valorizar toda a entrega que a equipa teve, apesar de todas as contrariedades”.
Com nova mazela, Jer vai aumentar o número de jogos perdidos, desde que chegou a Alvalade em 2022/23 - de momento nos 56. Caso se confirme a paragem por três semanas, o atleta perde embates com Dortmund, AVS, Gil Vicente, Estoril e Casa Pia, atirando a contagem para os 61 encontros ausente, quase tantos quanto os que disputou em três anos e meio: 71.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 19 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 972 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Treinador dos verdes e brancos acredita que decisão tomada é a melhor tendo em conta vários fatores e motivo de tal escolha já é conhecido
|
Rui Borges poderá fazer várias mexidas no onze inicial do Sporting durante a deslocação à Alemanha. Face à vantagem do Dortmund na eliminatória, o técnico leonino poupará alguns jogadores, tendo em conta a partida da Liga Portugal Betclic, diante do AVS. Viktor Gyokeres é um dos atletas que não deverá ir a jogo na Champions.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o goleador sueco - desejado pelo Real Madrid - será convocado, mas não será titular, de forma a poder descansar depois de ter feito, entre as duas partes e compensação, cerca de 100 minutos diante do Arouca. O 'camisola 9' dará lugar a Conrad Harder, que tem sido uma boa surpresa esta temporada.
A mesma fonte revela que nada tem a ver com a forma física do avançado verde e branco, uma vez que, apesar de ter sido muito utilizado no empate com a turma de Vasco Seabra (2-2), deixou o relvado do Estádio José Alvalade sem qualquer tipo de dor ou desconforto físico.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 36 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.847 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez sete assistências.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (3-0).