
Futebol
Luís Freire deixa aviso sério antes do Sporting - Guimarães que pode dar o título aos leões
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Fernandes tornou-se numa das grandes referências do Manchester United nos últimos anos. O médio português, que brilhou com a camisola do Sporting, voltou a ser eleito como o melhor jogador do ano em Old Trafford pelos adeptos dos Red Devils.
Bruno Fernandes volta, então, a conquistar esta distinção importante para o clube inglês. Na votação, que é levada a cabo pelos adeptos do Manchester United, os apoiantes elegeram o português à frente de Amad Diallo e Harry Maguire, que ficaram em segundo e terceiro, respetivamente.
Esta é a quarta vez que Bruno Fernandes conquista o título de melhor jogador da época do Manchester United. O jogador internacional pela seleção portuguesa já tinha arrecadado o galardão em 2020, 2021 e 2024.
Com a quarta distinção, Bruno Fernandes não continua apenas a cimentar o legado no Manchester United, mas alcança duas lendas do clube que também venceram o prémio por quatro vezes: são eles David De Gea, e Cristiano Ronaldo, o astro português que atua no Al Nassr.
Relembrar que, apesar da temporada pouco conseguida do Manchester United, que conta com Ruben Amorim como treinador desde novembro de 2024, Bruno Fernandes conseguiu um registo fantástico de 19 golos e 19 assistências em 54 jogos, um registo que ainda pode melhorar nos dois jogos que restam da Premier League, e na final da Liga Europa, que os Red Devils disputam contra o Tottenham Hotspurs.
Preparativos para a festa do campeão nacional já estão a ser preparados em Lisboa, mas há medidas que estão a deixar os apoiantes frustrados
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o Guimarães em encontro a contar para a 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Uma vitória confirma o título nacional dos leões, mas os festejos podem ficar aquém das expetativas dos adeptos, tudo devido a uma decisão tomada... por um adepto do Benfica.
A Câmara Municipal de Lisboa decidiu fechar vários estabelecimentos comerciais no dia do Sporting - Guimarães, devido a preocupações de segurança. Os adeptos leoninos sentiram-se muito frustrados com as medidas, perdendo assim sítios de convívio para ver o jogo, e possivelmente celebrar após o término da partida.
Sabe-se, agora, que a decisão de fechar os estabelecimentos comerciais foi assinada por Rui Cordeiro, um vereador da Câmara Municipal de Lisboa, afeto ao Partido Socialista. Foi este o político que deu a autorização final para que as medidas fossem aplicadas.
Alguns adeptos do Sporting descobriram, entretanto, algumas publicações de Rui Cordeiro na rede social LinkedIn. O político do Partido Socialista fez várias publicações onde expressa o seu afeto ao Benfica, clube rival dos leões, que também pode vencer o título no próximo sábado, em caso de deslize verde e branco.
Rapidamente surgiram as suspeitas de que a decisão, e o facto de Rui Cordeiro ser adepto do Benfica, pudessem estar relacionadas. A verdade é que há múltiplos estabelecimentos comerciais, com destaque para muitos cafés, que vão ser obrigados a fechar antes do início do Sporting - Guimarães.
Lateral leonino foi suspenso durante dois jogos depois do dérbi na Luz ter terminado; Clube de Alvalade prepara-se para tomar medida
|
O Sporting defrontou o Benfica no fim de semana passado, na Luz. Aquele que para muitos seria o dérbi do século, acabou com um empate (1-1). A arbitragem de João Pinheiro foi bastante criticada ao longo da semana, tal como a suspensão de Ricardo Esgaio que ocorreu após a partida ter terminado.
Ricardo Esgaio viu cartão vermelho após ter o confronto com o defesa dos encarnados, Otamendi. Aquilo que parecia ser apenas uma provocação entre os dois jogadores, resultou numa suspensão por dois jogos ao lateral leonino, pelo Conselho de Disciplina da Federação . O relatório do árbitro de Braga, refere que o camisola '47' dos verdes e brancos, se dirigiu ao adversário de uma maneira ofensiva: "Falas muito, chupa ca****", escreveu.
Além do 'bate-boca' que os rivais acabaram por trocar no final da partida, o jogador natural da Nazaré, teve outro comportamento inusitado. Após o Benfica ter empatado aos 63 minutos, Esgaio, voltou-se para os adeptos encarnados que estavam atrás do banco de suplentes, e fez o gesto do dedo do meio. Esta situação também está escrita no relatório de João Pinheiro.
Ricardo Esgaio está castigado por dois jogos, ficando assim de fora da última jornada da Liga Portugal Betclic frente ao Guimarães e da final da Taça de Portugal frente ao Benfica a 21 de maio, no Estádio do Jamor. Duas grandes finais, nas quais são importantes poder contar com todo o plantel leonino. O assunto está entregue ao departamento jurídico da Sporting SAD, que pondera intervir de forma a pelo menos, tentar reduzir a pena.
O Sporting tem casa cheia na receção à equipa de Luís Freire, que promete vir a Alvalade para conquistar os três pontos, com o objetivo de assegurar o quinto lugar do campeonato. O Clube de Alvalade já não é bicampeão há 71 anos, e Rui Borges, pretende quebrar o jejum e conquistar a dobradinha esta temporada. Reveja aqui, o possível onze para a última jornada da I Liga.
Antigo jogador do Clube de Alvalade falou sobre a luta pelo título de campeão nacional e sublinhou o carinho que sente pelos verdes e brancos
|
O Sporting está a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato. Em caso de vitória na receção ao Vitória de Guimarães, este sábado, os verdes e brancos celebram o feito que não alcançam há 71 anos. Aldo Duscher, antigo jogador do Clube de Alvalade, fala sobre a pressão inerente ao jogo decisivo e deixa alguns conselhos aos jogadores leoninos.
“O clube tem uma possibilidade fantástica de ganhar mais um título, de fazer felizes milhares de adeptos, muita gente e a profissão deles [jogadores] é linda, por isso, não têm de ter pressão nenhuma. Só têm de desfrutar do momento. São jogos e momentos únicos, nunca se esquecem e eles têm a possibilidade de fazer muita gente feliz, por isso aproveitem ao máximo”, começou por referir Aldo Duscher, numa entrevista ao jornal A Bola.
O antigo médio – que se sagrou campeão nacional pelo Clube de Alvalade, em 1999/00 – diz que a passagem pelo Sporting foi marcante: “Sempre me senti muito querido no clube e ainda hoje sinto-me muito querido pelos adeptos. Cada vez que vou a Portugal respiro um ar de muito amor por parte das pessoas e nós somos felizes onde nos sentimos queridos. Espero algum dia conseguir devolver toda essa felicidade que o Sporting e os sportinguistas me proporcionaram sempre”.
Aldo Duscher realça o seu amor pelo Clube de Alvalade: “Digo sempre que o Sporting foi a porta que a Europa me abriu. É um clube que amo muito e não o sigo continuamente, mas vejo de vez em quando e sei que ele está bem, que ganhou títulos e que pode voltar a ganhar agora. Mas, sabe o que penso? Que o Sporting tem de se fazer grande na Europa. Pelos adeptos que tem precisa chegar longe na Champions e tem de ganhar a Liga Europa. Esse para mim é o objetivo do Sporting”.
A terminar, Aldo Duscher revela que, apesar da distância, faz questão de acompanhar a atualidade do Sporting: “Estar a trabalhar complicou ainda mais [treinou os sub-20 do Paraguai], mas fui vendo as notícias e sei que esteve sempre nos primeiros lugares do campeonato. Não conseguia ver jogos porque não passam aqui na Argentina, mas sabia o que se passava. Fico feliz e espero que agora ganhe o campeonato. Sou sempre verde, sempre leão e tudo o que o Sporting ganhar faz-me muito feliz. Gosto muito do clube, quero que ganhe e que continue crescendo”.