Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Bruno Mascarenhas pede que Sporting atue no caso dos emails do Benfica: "Repor aquilo que é justo"

Dirigente que passou pelo emblema verde e branco lembra que, desde 2013, os leões foram "um dos principais impulsionadores" da verdade desportiva

Bruno Mascarenhas pede intervenção a Varandas, presidente do Sporting
Bruno Mascarenhas pede intervenção a Varandas, presidente do Sporting

  |

Icon Comentário0

Bruno Mascarenhas, antigo vogal do conselho diretivo do Sporting, pede que a direção dos leões, liderada por Frederico Varandas, lute pela reposição da verdade desportiva, caso o processo dos e-mails resulte na condenação por corrupção de Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica e Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídicos dos encarnados.


“É a ele (Frederico Varandas) que compete conduzir os destinos do Clube e, se o mesmo considerar que o Sporting foi prejudicado, lutar nas instâncias próprias por repor aquilo que considera justo”, afirmou, recordando que coube ao Sporting um dos papeis fundamentais no panorama da “regeneração do futebol português”.


“Fico satisfeito por verificar que as instâncias policiais e judiciais fizeram o seu trabalho. O Benfica, como grande instituição que é, fez o seu caminho e hoje não se ouve falar de suspeição, algo que me parece muito positivo para o clube e para o futebol português".


O antigo dirigente dos leões lembra ainda que, desde 2013, o Sporting foi "um dos principais impulsionadores" para que a justiça fosse reposta: "Fico satisfeito por verificar que as instâncias policiais e judiciais fizeram o seu trabalho", congratula-se Bruno Mascarenhas.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 18 de outubro, frente ao Portimonense, em jogo relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Pessoa tem início marcado para as 20h15, em Portimão.



Clube

Ex Sporting 'exige' ação de Varandas contra o Benfica: “É a ele que compete lutar nas instâncias”

Antigo vogal do conselho diretivo do Clube de Alvalade comentou o processo dos e-mails de Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves

Bruno Mascarenhas afirma que Frederico Varandas terá que se envolver no caso de corrupção do Benfica
Bruno Mascarenhas afirma que Frederico Varandas terá que se envolver no caso de corrupção do Benfica

  |

Icon Comentário0

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, vai a julgamento por ter alegadamente falsificado negócios e outras operações para retirar dinheiro dos cofres do clube. Também a SAD dos encarnados foi acusada neste processo. Neste contexto, Bruno Mascarenhas, antigo dirigente do Sporting, afirmou que cabe a Frederico Varandas repor a verdade desportiva.


Para Bruno Mascarenhas, caso a o processo dos emails resulte de facto, numa condenação por corrupção de Luís Filipe Vieira e Carlos Gonçalves cabe ao Presidente do emblema verde e branco fazer com o processo volte a ser julgado dentro da justiça desportiva.


“É a ele [Frederico Varandas] que compete conduzir os destinos do Clube e, se o mesmo considerar que o Sporting foi prejudicado, lutar nas instâncias próprias por repor aquilo que considera justo”, afirmou, recordando que coube ao Sporting um dos papeis fundamentais no panorama da “regeneração do futebol português”, disse ao jornal Record.


“Fico satisfeito por verificar que as instâncias policiais e judiciais fizeram o seu trabalho” rematou o especialista em Relações Internacionais, atirando: “O Benfica, como grande instituição que é, fez o seu caminho e hoje não se ouve falar de suspeição, algo que me parece muito positivo para o clube e para o futebol português".

O emblema verde e branco volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 18 de outubro, frente ao Portimonense, em jogo relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Pessoa tem início marcado para as 20h15, em Portimão.



Clube

Tudo bons rapazes! Vieira e seus comparsas acusados de corrupção; Benfica envolvido em escândalo

Decisão do Ministério Público tem como base processo ligado ao caso dos emails no qual o Clube da Luz esteve envolvido; Vitória de Setúbal também foi implicado

Luís Filipe Vieira, ex presidente do Benfica, acusado de corrupção
Luís Filipe Vieira, ex presidente do Benfica, acusado de corrupção

  |

Icon Comentário0

A Benfica SAD, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e a SAD do Vitória de Setúbal estão a ser alvos de uma acusação do Ministério Público (MP) pelos crimes de corrupção ativa e fraude fiscal no caso dos emails. A acusação do Ministério Público diz respeito ao designado caso dos emails.


Domingos Soares de Oliveira, ex-administrador da SAD do Benfica, passou de arguido a testemunha, uma vez que, como escreve o Diário de Notícias, a investigação não recolheu indícios que apontassem para o seu envolvimento. Em causa está, segundo a acusação, um alegado esquema, que teve como mentor Luís Filipe Vieira e que teria como objetivo a subversão da verdade desportiva pelo controlo de outros clubes para facilitarem ao Benfica nos jogos de confronto direto.


A investigação da Polícia Judiciária, realizada entre 2016 e 2019, debruçou-se sobre a compra e venda de atletas dos sadinos para injetar dinheiro no clube, que passava por dificuldades financeiras naquele período, e desviar dinheiro das águias. A atuação da equipa do Vitória em jogos contra o Benfica também foi alvo de buscas, tendo concluído a investigação que o clube da Luz foi beneficiado pela má atuação em campo, alegadamente propositada, de alguns atletas adversários.


De acordo com o Record, o Ministério Público pede 900 mil euros ao Benfica por lucros ilícitos e mais de um milhão ao Vitória, pedindo também os afastamento de ambos os clubes das competições desportivas por um período de seis meses até 3 anos. Pede-se ainda o afastamento de Luís Filipe Vieira de qualquer atividade desportiva.

Recorde-se então que durante o ano de 2020 o clube sadino enfrentava várias dificuldades financeiras, tendo mesmo acabado por ser punido pela Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional com o afastamento das competições profissionais e a descida ao Campeonato de Portugal. 



Clube

Ana Soares diz que saída de Hugo Viana pode não ser a única no Sporting

Mudança do diretor para o Manchester City pode desencadear uma reação em cadeia que desestabilize o Clube de Alvalade nas próximas janelas de transferências

Saída de Hugo Viana do Sporting foi confirmada oficialmente no dia 12 de outubro
Saída de Hugo Viana do Sporting foi confirmada oficialmente no dia 12 de outubro

  |

Icon Comentário0

Na sua crónica semanal d'A Bola, Ana Soares reflete sobre a recente saída de Hugo Viana do Sporting para o Manchester City, um movimento que pode ser comparado a um espetáculo de dominó, onde “a primeira peça a cair desencadeia uma reação em cadeia”. A rápida confirmação da transferência e o facto de a mesma ter estado “a ser tratada há meses” levantam questões sobre a estabilidade da estrutura do Clube.


Com a saída de Viana, que durante a sua passagem pelos leões conquistou sete títulos, a jornalista destaca que “a mudança pode desestabilizar a equipa e arrastar consigo outras figuras fundamentais, como Rúben Amorim e Viktor Gyokeres”. Apesar da preocupação, Soares sugere que o Sporting pode estar mais preparado do que parece, dado o tempo que tiveram para se preparar para esta transição.


A transformação não se limita apenas à saída de Viana, que ocupava um cargo único. Ana Soares menciona que “a função de diretor desportivo deixará de existir”, sendo substituída pela nova posição de diretor geral do futebol, agora ocupada por Bernardo Morais Palmeiro. Esta mudança na hierarquia indica que o clube está a tentar adaptar-se a uma nova realidade, mesmo com a perda de uma liderança tão influente.


Rúben Amorim também é uma peça chave no quebra-cabeças do Sporting. Segundo a cronista, “a sua influência no banco e na sala de imprensa é inegável”, e a sua possível saída representa uma ameaça ao equilíbrio do projeto desportivo. Soares lembra que “o Sporting já existiu antes da sua chegada, mas o seu impacto foi profundo”, o que levanta a questão de como o Clube lidará com a sua eventual ausência.

Por fim, a situação de Viktor Gyokeres não deve ser ignorada. Ana Soares observa que o avançado pode seguir o mesmo caminho que Viana se houver interesse do Manchester City ou de outros clubes. Contudo, a jornalista conclui que “a direção do Sporting poderá encontrar alternativas para o substituir”, enfatizando que, apesar das mudanças, o Clube procura manter-se competitivo. O futuro do Sporting, agora em fase de transformação, vai depender de como estas peças serão reposicionadas no tabuleiro e se a estrutura conseguirá permanecer sólida mesmo depois de todas estas mudanças.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Directivo Ultras XXI, claque do Sporting, fala em "urgente revisão" na Assembleia da República
Clube

Directivo Ultras XXI, claque do Sporting, fala em "urgente revisão" na Assembleia da República

 

Icon Comentário0
Pinotes Batista defende Varandas e bónus no Sporting: "Competência merece recompensa"
Clube

Pinotes Batista defende Varandas e bónus no Sporting: "Competência merece recompensa"

 

Icon Comentário0
Estalou o verniz! Bernardo Ayala pegou-se com acionista na AG da Sporting SAD
Clube

Estalou o verniz! Bernardo Ayala pegou-se com acionista na AG da Sporting SAD

 

Icon Comentário0