Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Calendário do Sporting em novembro preocupa Rúben Amorim

Equipa de Alvalade tem à sua espera, a partir de 26 de outubro, um desafio enorme que é visto pelo treinador como decisivo

Sporting e Rúben Amorim com ciclo preocupante em novembro
Sporting e Rúben Amorim com ciclo preocupante em novembro

  |

Icon Comentário0

A equipa do Sporting tem feito um arranque de época quase perfeito, com onze vitórias em treze jogos: está no primeiro lugar da liga portuguesa, passou a eliminatória da Taça de Portugal e tem-se dado bem na Liga dos Campeões, atualmente ocupando um lugar de apuramento direto (primeiros oito da fase liga) na prova milionária.


No entanto, o ciclo de jogos que espera os comandados de Rúben Amorim nos próximos 31 dias vai ser um teste às capacidades dos leões. Vão ser sete jogos no espaço de um mês - o Sporting realizou até agora treze jogos em dois meses e meio – pelo que a intensidade, e dificuldade, promete aumentar.


O Sporting vai estar, pelo menos até à paragem das seleções, a jogar de três em três dias. O ciclo começa já dia 26 de outubro, com uma deslocação historicamente difícil a Famalicão para o campeonato (depois de os leões já terem jogado a meio da semana para a Liga dos Campeões). Segue-se, dia 29 de outubro, o jogo em casa contra o Nacional – a estreia do Sporting na presente edição da Taça da Liga, nos quartos de final da prova.


Dia 1 de novembro recebe o Estrela da Amadora em casa, novamente a contar para a liga. Depois, dois jogos de alta dificuldade: dia 5 de novembro a equipa de Alvalade recebe o Manchester City em jogo para a Liga dos Campeões, e dia 10 de novembro vai a Braga para o campeonato. Rúben Amorim vai poder descansar um pouco com a pausa das seleções que se segue, e o ciclo termina com mais dois jogos: Amarante em casa para a Taça de Portugal dia 22 de novembro, e Arsenal, para a Liga dos Campeões - também em Alvalade, dia 26 de novembro.

Um dos pontos positivos deste ciclo é que cinco dos sete jogos vão ser jogados em casa – e Alvalade tem sido um porto seguro para o Sporting: na época passada esteve imbatível em casa, e venceu 23 dos 25 jogos que lá realizou – os leões não perde no seu Estádio há mais de um ano e meio, desde dia 12 de fevereiro de 2023. 



Futebol

"Disse ao Debast que tem de aprender a defender": Central do Sporting ouviu das boas

Características especiais do 'camisola 6' de Rúben Amorim foram analisadas à lupa e há quem tenha feito reparos ao internacional belga

Zeno Debast está na época de estreia pelo Sporting
Zeno Debast está na época de estreia pelo Sporting

  |

Icon Comentário0

Zeno Debast começou a carreira como médio. Formado no Anderlecht, o central do Sporting pisava terrenos mais adiantados, até ter sido aposta na defesa. Brian Riemer orientou o 'camisola 6' dos leões no emblema belga e recorda como o ensinou a melhorar os atributos defensivos.


"O Debast era um 'número 10' quando era mais jovem. Quando se vê a jogar, nota-se isso mesmo. Quando cheguei ao Anderlecht, ele não sabia soltar a bola. Ele é defesa central e não sabe soltar a bola!", relembrou o dinamarquês - que também falou de Morten Hjulmand - em declarações ao jornal O Jogo.


"O que expliquei foi que se ele quiser ser um central de topo europeu, e ele tem qualidades para isso, tem de aprender a defender. Era algo chave, porque tem o pacote todo. Normalmente os centrais são bons defesas e é preciso ensinar-lhes a jogar com bola, mas com Debast foi ao contrário", terminou.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 22 milhões de euros - cumpriu 12 encontros. Nos 834 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.

O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.



Futebol

"Tentei levá-lo para o Brentford": Brian Riemer encantado com jogador do Sporting

Futebolista que faz sucesso em Alvalade encaixa nas medidas do técnico, que fez várias revelações sobre o atleta de Rúben Amorim

No Brentford, Brian Riemer tentou contratar Hjulmand, agora capitão do Sporting
No Brentford, Brian Riemer tentou contratar Hjulmand, agora capitão do Sporting

  |

Icon Comentário0

Brian Riemer é o novo selecionador dinamarquês. O técnico que orientou Zeno Debast no Anderlecht vai voltar a comandar Morten Hjulmand, uma vez que já se tinha cruzado com o capitão do Sporting no Copenhaga, ainda no escalão sub-19. O treinador revelou que o tentou levar para o Brentford.


"Para dizer a verdade, ele depois foi para o Admira Wacker, da Áustria, e eu fui para o Brentford. Não conseguimos contratá-lo. Podíamos tê-lo comprado por 1,5 milhões de euros", disse o treinador dinamarquês, em declarações ao jornal O Jogo.


"O Sporting pagou quase 20 milhões de euros por ele... O Brentford também não era a equipa que é hoje em dia", recordou Brian Riemer, mostrando-se algo arrependido por não ter conseguido a contrata tacão daquele que é agora o motor dos leões.


Esta temporada, Morten Hjulmand soma 11 partidas, tendo feito uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.

Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).



Futebol

Médio do Sporting é condenado a pagar 1 milhão de euros e vai a Tribunal

Futebolista e os seus representantes alegam que justificação do clube não é válida e procuram reverter situação muito pouco favorável

Mateo Tanlongo não tem espaço no Sporting
Mateo Tanlongo não tem espaço no Sporting

  |

Icon Comentário0

Mateo Tanlongo tem uma dívida de 1 milhão de euros para com o Racing Santader. A situação nasceu em agosto de 2023, quando o Sporting quis emprestar o médio. Os espanhóis chegaram a acordo com as duas partes e, à última da hora, o argentino escolheu rumar ao Copenhaga.


Manolo Higuera, presidente do clube e advogado de profissão, garantiu que Tanlongo quebrou unilateralmente o acordo e, apresentando provas em tribunal de que o acordo estava selado. O jogador gravou, inclusive, um vídeo para ser apresentado e ficou hospedado na cidade.


Segundo avança o jornal Record, o futebolista e os seus representantes colocaram o caso no Supremo Tribunal. "A defesa do médio-defensivo entende ter argumentos com base na jurisprudência, nomeadamente um outro caso com contornos semelhantes em que foi dada razão a um jogador", garante o diário despotivo.


Em 2023/24, entre Copenhaga e Rio Ave, Mateo Tanlongo – avaliado em 1,8 milhões de euros – alinhou em 13 jogos, depois de, na época transata, ter realizado 14 partidas pela equipa principal do Sporting. Na segunda metade de 2023/24, o médio fez 12 encontros pelo emblema de Vila do Conde, nos quais disputou apenas 662 minutos.

De recordar ainda que o atleta chegou ao Sporting no mercado de inverno de 2023, vindo da Argentina com rótulo de médio muito promissor e envolvido numa grande polémica, uma vez que forçou saída do Rosario Central para Alvalade. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador afastado há quase um mês pode ser opção para o Sporting em Famalicão
Futebol

Jogador afastado há quase um mês pode ser opção para o Sporting em Famalicão

 

Icon Comentário0
Amorim prepara regresso aguardado para o Famalicão - Sporting
Futebol

Amorim prepara regresso aguardado para o Famalicão - Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Joia do Sporting não joga há quase meio ano e gera dilema a Varandas e Amorim
Futebol

Exclusivo Leonino - Joia do Sporting não joga há quase meio ano e gera dilema a Varandas e Amorim

 

Icon Comentário0