
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
O Campo do Passadiço, situado na Rua do Passadiço Nº 86, é um capítulo marcante na história do Sporting Clube de Portugal. Este espaço esteve inicialmente ligado à nova sede do clube, cujo contrato de arrendamento foi assinado a 20 de janeiro de 1947. A visão do Sporting era ambiciosa: um ginásio, uma piscina de 25 metros e um campo dedicado a modalidades coletivas como basquetebol, voleibol e ténis.
A sede foi inaugurada oficialmente a 9 de junho de 1947, mas o campo desportivo só ficaria concluído meses depois, com a sua inauguração a 8 de novembro de 1947. Com uma bancada de mil lugares e espaço para mais de quatrocentos espectadores, o campo de terra batida rapidamente se tornou o palco do basquetebol e voleibol leonino, ainda que a ideia inicial de o adaptar ao hóquei em patins não se concretizasse.
Glórias Leoninas no Passadiço
O campo teve um papel fundamental na história do basquetebol do Sporting. Entre as suas conquistas destacam-se a primeira Taça de Portugal de basquetebol, obtida a 1 de agosto de 1955, num recinto completamente lotado, e o Campeonato Nacional de 1955/56, também disputado neste local. Ao longo de 18 temporadas, o basquetebol leonino usou o campo de forma regular, celebrando três Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal.
Apesar disso, a evolução das exigências desportivas ditou que as equipas seniores transitassem para recintos cobertos como o Pavilhão do Instituto Superior Técnico e o Pavilhão dos Desportos. A partir dos anos 50, o campo foi progressivamente utilizado por equipas de formação e reservas.
O Declínio e a Renovação
Após o Sporting transferir a sua sede para o Estádio José Alvalade em 1971, o Campo do Passadiço entrou em declínio, permanecendo abandonado durante anos. No entanto, foi recuperado pela Câmara Municipal de Lisboa e, em 2015, já fazia parte das infraestruturas desportivas da cidade. O campo recebeu um piso sintético, mas a bancada original foi preservada, perpetuando a memória das glórias passadas.
Um Novo Propósito
Em 2020, o espaço foi transformado na Escola JI/EB1 Luísa Ducla Soares, após profundas obras de requalificação. A inauguração ocorreu a 24 de setembro de 2020, com a presença da escritora que dá nome à escola e outras figuras públicas, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina.
Um Legado que Perdura
Hoje, o Campo do Passadiço é muito mais do que uma memória desportiva; é um exemplo de preservação histórica e de adaptação funcional, relembrando as conquistas leoninas enquanto serve as novas gerações.
Jogador do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma africana por quatro tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol derrotou o Egito nesta quinta-feira, dia 26 de junho, por 30-26 e carimbou o passaporte para a próxima fase da competição. Rafael Vasconcelos, lateral do Sporting, apontou seis golos e, desta forma, os jovens lusos ainda não perderam qualquer jogo na competição. Filipe Monteiro, que vai reforçar o Sporting e esteve em destaque frente à Suécia, foi opção na partida.
A primeira parte foi bastante emotiva com constantes alterações no marcador. As duas equipas começaram com um ritmo bastante elevado, sendo que foram os portugueses a estar ligeiramente por cima. Diogo Rêma ajudou na baliza lusitana, enquanto o ataque dos comandados de Carlos Martingo funcionou com boa fluidez.
Os egípcios acabaram por subir de rendimento e rubricaram minutos de qualidade no final da primeira parte, algo que causou dificuldades a Portugal, que não conseguiu converter com sucesso as últimas posses de bola a que teve direito. 13-13 era o resultado ao intervalo.
Na segunda metade, a armada lusa mostrou muita eficácia na hora de visar a baliza. Como tal, o resultado tornou-se mais abonatório com o decorrer dos minutos e o triunfo foi assegurado. Em termos individuais, além de Rafael Vasconcelos, também Tomás Teixeira (Póvoa) esteve em destaque com sete golos.
A equipa das quinas vai assim disputar pela terceira vez as meias-finais de um Campeonato do Mundo do escalão, depois do terceiro lugar, em 1995, na Argentina, e do quarto posto, em 2019, em Espanha, onde perdeu diante dos egípcios na disputa pelo bronze.
Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os adversários para a edição 2025/2026 da prova internacional, dia 27 de junho, a partir das 14h00
|
A equipa de andebol do Sporting vai ficar a conhecer os adversários para a edição 2025/2026 da Liga dos Campeões, já esta sexta-feira, dia 27 de junho, a partir das 14h00. A formação de Ricardo Costa sabe que vai ficar no pote 3 da competição internacional.
Serão 16 equipas na prova mais importante do Velho Continente. Além dos leões - que marcaram o melhor golo na época passada - estão mais quatro emblemas no mesmo pote, entre as quais o Dinamo Bucuresti (Roménia), Zagreb (Croácia), Kolstad Håndball (Noruega) e Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte)
O pote 1 será composto por Füchse Berlin (Alemanha), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Aalborg Håndbold (Dinamarca), Orlen Wisla Plock (Polónia) e Veszprém (Hungria). O segundo pote terá o Magdeburg (Alemanha), Nantes (França), GOG (Dinamarca), Industria Kielce (Polónia) e PICK Szeged (Hungria).
Depois de uma campanha histórica na temporada passada, os leões preparam-se para voltar à carga e novamente como representantes únicos do andebol português, uma vez que a instituição máxima que regula a modalidade a nível europeu não ter atribuído um dos wild cards ao Porto.
A primeira jornada está marcada para 10/11 de setembro de 2025 e a fase de grupos vai estender-se até 11/12 de março de 2026, datas para as quais estão agendados os jogos da última ronda. O formato mantém-se com um total de 14 jornadas. As duas equipas melhor classificadas de cada grupo se qualificarão diretamente para os quartos de final. As equipas que terminarem nos terceiro, quarto, quinto e sexto lugares disputarão os play-offs.
Antigo atleta do emblema verde e branco encerrou um capítulo de sete temporadas no clube agora liderado por André Villas Boas
|
É oficial. Fábio Magalhães, antigo lateral esquerdo da equipa de andebol do Sporting, encerrou um capítulo de sete temporadas no Porto, onde esteve entre 2018 e 2025. Agora, ao que tudo indica, segue-se um regresso ao ABC, emblema onde começou a carreira antes de ingressar nos leões.
"Vestido de azul e branco desde 2018, o internacional português arrecadou quatro títulos nacionais consecutivos, aos quais somou ainda Taças de Portugal e Supertaças", escreveram os dragões - que não vão à Liga dos Campeões - no final desta manhã de quarta-feira, agradecendo todo o contributo do atleta.
Aos 37 anos, o jogador despediu-se dos adeptos portistas: "Quero deixar aqui uma mensagem para vocês. Agradecer todo o apoio que nos deram e que me deram pessoalmente ao longo dos últimos sete anos. O meu ciclo chega ao fim, mas vou muito feliz por tudo o que vivi. Foi extraordinário e não poderia ter pedido melhor", referiu o lateral.
Fábio Magalhães representou também o Sporting durante sete temporadas - entre 2009 e 2016 -, saindo do Clube no tempo de Bruno de Carvalho. No total, o jogador participou em 300 jogos e marcou 1.046 golos, conquistando uma Taça Challenge (2009/10), uma Supertaça, e três Taças de Portugal (2011/12, 2012/13 e 2013/14), antes de rumar ao Madeira SAD (2016/17), seguido dos franceses do Chartres (2017/18).
O atleta foi contratado pelos dragões em 2018/19, após uma época na liga gaulesa e, além dos quatro títulos de campeão, em 2018/19, 2020/21, 2021/22 e 2022/23, também conquistou duas vezes a Taça de Portugal e a Supertaça portuguesa da modalidade pelo Porto.