Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

Campo do Passadiço: Uma sede e um marco histórico das modalidades do Sporting

Até campeonatos foram celebrados no local emblemático do leão. Em 1947, a vida verde e branca começava lá e muitos continuam a recordar o espaço com carinho

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

06 Fev 2025 | 18:33 |

Icon Comentário0

O Campo do Passadiço, situado na Rua do Passadiço Nº 86, é um capítulo marcante na história do Sporting Clube de Portugal. Este espaço esteve inicialmente ligado à nova sede do clube, cujo contrato de arrendamento foi assinado a 20 de janeiro de 1947. A visão do Sporting era ambiciosa: um ginásio, uma piscina de 25 metros e um campo dedicado a modalidades coletivas como basquetebol, voleibol e ténis.


A sede foi inaugurada oficialmente a 9 de junho de 1947, mas o campo desportivo só ficaria concluído meses depois, com a sua inauguração a 8 de novembro de 1947. Com uma bancada de mil lugares e espaço para mais de quatrocentos espectadores, o campo de terra batida rapidamente se tornou o palco do basquetebol e voleibol leonino, ainda que a ideia inicial de o adaptar ao hóquei em patins não se concretizasse.


Glórias Leoninas no Passadiço


O campo teve um papel fundamental na história do basquetebol do Sporting. Entre as suas conquistas destacam-se a primeira Taça de Portugal de basquetebol, obtida a 1 de agosto de 1955, num recinto completamente lotado, e o Campeonato Nacional de 1955/56, também disputado neste local. Ao longo de 18 temporadas, o basquetebol leonino usou o campo de forma regular, celebrando três Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal.

Apesar disso, a evolução das exigências desportivas ditou que as equipas seniores transitassem para recintos cobertos como o Pavilhão do Instituto Superior Técnico e o Pavilhão dos Desportos. A partir dos anos 50, o campo foi progressivamente utilizado por equipas de formação e reservas.


O Declínio e a Renovação

Após o Sporting transferir a sua sede para o Estádio José Alvalade em 1971, o Campo do Passadiço entrou em declínio, permanecendo abandonado durante anos. No entanto, foi recuperado pela Câmara Municipal de Lisboa e, em 2015, já fazia parte das infraestruturas desportivas da cidade. O campo recebeu um piso sintético, mas a bancada original foi preservada, perpetuando a memória das glórias passadas.

Um Novo Propósito

Em 2020, o espaço foi transformado na Escola JI/EB1 Luísa Ducla Soares, após profundas obras de requalificação. A inauguração ocorreu a 24 de setembro de 2020, com a presença da escritora que dá nome à escola e outras figuras públicas, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina.

Um Legado que Perdura

Hoje, o Campo do Passadiço é muito mais do que uma memória desportiva; é um exemplo de preservação histórica e de adaptação funcional, relembrando as conquistas leoninas enquanto serve as novas gerações.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Negócio fechado! A. García vai ser reforço do Sporting

Central que nasceu na Argentina chegou a acordo com emblema verde e branco e será mais uma aquisição do Clube de Alvalade

Exclusivo Leonino - É negócio fechado; Avril García vai ser reforço para a equipa de voleibol feminino do Sporting
Exclusivo Leonino - É negócio fechado; Avril García vai ser reforço para a equipa de voleibol feminino do Sporting

26 Jun 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

É negócio fechado. Avril García vai ser reforço para a equipa de voleibol feminino do Sporting, sabe o Leonino. A central argentina, de 21 anos, que é vista como uma atleta em crescimento e com margem de evolução no panorama europeu, será oficializada nas próximas semanas.


Formada no voleibol argentino, a jogadora construiu o seu percurso em clubes como o Gimnasia y Esgrima La Plata e o CEF 5 La Rioja, antes de dar o salto para a Europa. Mais recentemente, representou o Levallois Paris Saint-Cloud, em França, onde ganhou experiência num contexto competitivo mais exigente.


Com 1,84 metros de altura, a jogadora destaca-se sobretudo pela capacidade de bloco e pela eficácia em ações rápidas no centro da rede. No plano internacional, Avril García tem sido presença regular nas dinâmicas da seleção argentina.


Com várias entradas praticamente asseguradas, o Sporting demonstra ambição renovada para 2026/27 e procura construir uma equipa capaz de discutir os lugares cimeiros do voleibol feminino nacional, apostando numa mistura de juventude, talento internacional e conhecimento do campeonato português.

O Clube de Alvalade continua a preparar a próxima temporada e tem praticamente fechadas mais cinco contratações para o plantel agora orientado por Tiago Sineiro, nomeadamente Ada Aronen, Liina Raty, Sol Onofri, Eva Rodrigues e Gabriela Lopes (Recorde AQUI).



Modalidades

Fecho de modalidade no Sporting motiva queixa à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

Entidade em causa está atualmente a analisar o caso após a receção de um pedido de informações relacionado com a situação

Decisão do Sporting de terminar com os escalões de formação feminina de andebol continua a gerar polémica
Decisão do Sporting de terminar com os escalões de formação feminina de andebol continua a gerar polémica

25 Jun 2026 | 17:29 |

Icon Comentário0

A decisão do Sporting de terminar com os escalões de formação feminina de andebol continua a gerar polémica e já motivou uma participação junto da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que confirmou estar a acompanhar o processo.


A entidade está atualmente a analisar o caso após a receção de um pedido de informações relacionado com a situação: "O tratamento de eventuais queixas obedece ao previsto no Código do Procedimento Administrativo, designadamente, para efeito de pronúncia, no exercício do direito ao contraditório pelas entidades visadas".


A decisão do Clube foi justificada, ao Jornal de Notícias, com base na estratégia definida para a modalidade de andebol, nomeadamente a ligação entre a formação e o escalão sénior: "Não fazia sentido manter equipas de formação sem a existência de uma equipa sénior que assegurasse a continuidade do percurso desportivo das atletas".


O Sporting garantiu ainda que a aposta no desporto feminino se mantém firme noutras modalidades, reforçando a continuidade do investimento em diferentes frentes. O Clube fala em "aposta clara no desenvolvimento do desporto feminino, através do investimento e da participação ao mais alto nível em modalidades como o basquetebol, a natação, o atletismo, a ginástica ou o voleibol, áreas onde continua a alcançar resultados que evidenciam o seu compromisso com a promoção e valorização".

No entanto, surgem críticas de pessoas ligadas ao processo, que afirmam ter sido apresentadas alternativas para evitar o fim da formação, mas sem sucesso: "Propusemos encontrar outras soluções que passassem por patrocínios, mas foi recusado". Outras fontes acrescentam que "os andebolistas não pagam mensalidades e as femininas sim" e que poderia ter existido "uma tentativa de maior equilíbrio", proposta que, segundo as mesmas fontes, não foi aceite.



Modalidades

Nuno Dias deixa aviso sério aos jogadores do Sporting antes do dérbi com o Benfica

Em desvantagem na final do Campeonato Nacional, técnico dos verdes e brancos espera uma equipa na máxima confiança para a reviravolta

Nuno Dias, técnico do Sporting, acredita numa boa resposta da equipa para o Jogo 4 da Final do Campeonato Nacional
Nuno Dias, técnico do Sporting, acredita numa boa resposta da equipa para o Jogo 4 da Final do Campeonato Nacional

25 Jun 2026 | 13:14 |

Icon Comentário0

O Sporting entra em campo no Jogo 4, esta quinta-feira, da Final do Campeonato a saber que está obrigado a vencer para continuar na luta pelo título. Em desvantagem por 2-1 na eliminatória diante do Benfica, Nuno Dias acredita que poderá levar a decisão para a negra, mas não dá margem para erros aos seus pupilos.


“Se não pensássemos dessa forma, nem valia a pena fazermos o jogo. Não só por aquilo que fizemos no jogo 3, acho que por tudo aquilo que temos feito neste play-off, pelo que foi o equilíbrio dos jogos 1 e 3 e a nossa superioridade no jogo 2. Tudo o que temos feito faz-nos acreditar que podemos chegar ao jogo 5”, afirmou, aos meios de comunicação do Clube, deixando bem claro a prioridade imediata de toda a equipa. “Só vamos pensar no jogo 5 depois de vencermos o jogo 4 porque não há outro jogo sem vencermos amanhã.”


Apesar do Sporting se estar a mostrar capaz nesta final, Nuno Dias - que desmentiu recentemente a imprensa - reconhece que isso de pouco vale se a equipa não conseguir produzir vitórias. “Se temos sido superiores e perdemos, tanto o jogo 1 como o jogo 4, o ideal era agora não sermos superiores, era sermos inferiores, para ver se os conseguimos vencer”, referiu.


No entanto, o técnico destacou o fator que considera que tem sido decisivo em todas as partidas: “Tem tudo a ver com os momentos do jogo em que estamos mais ou menos ansiosos para finalizar e com a forma como encaramos as dificuldades.”

Vamos querer ser melhores no último momento, que é a finalização e o golo. Queremos ser melhores naquilo que é o não entregar e o não errar de maneira a que o adversário consiga aproveitar e contra-atacar em cima de erros nossos. Temos sofrido alguns golos dessa forma e isso é algo que temos de corrigir. Se queremos chegar ao jogo 5, não podemos oferecer nada", concluiu.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting despede-se de bicampeão: "Foi uma viagem incrível"
Modalidades

Oficial! Sporting despede-se de bicampeão: "Foi uma viagem incrível"

24 Jun 2026 | 14:58

Icon Comentário0
Chegada do melhor marcador da Champions empurra Allan Guilherme para fora do Sporting
Modalidades

Chegada do melhor marcador da Champions empurra Allan Guilherme para fora do Sporting

23 Jun 2026 | 16:11

Icon Comentário0
Oficial! Bicampeão pelo Sporting decide despedir-se de Alvalade: "Saio muito feliz"
Modalidades

Oficial! Bicampeão pelo Sporting decide despedir-se de Alvalade: "Saio muito feliz"

23 Jun 2026 | 16:21

Icon Comentário0